Trump vai banir mais apps chinesas para além do TikTok
A tensão entra a rede social chinesa TikTok e o governo norte-americano cresce a cada dia que passa. Mas se pensa que esta é uma guerra de Donald Trump somente focada nesta aplicação em concreto, está enganado.
De acordo com o secretário de estado dos EUA Mike Pompeo, a Casa Branca está já a desenvolver um plano para banir outras aplicações chinesas do país.
O TikTok é atualmente uma das mais populares aplicações em todo o mundo, utilizada sobretudo por jovens, que permite a partilha de vídeos curtos. O sucesso da app cresceu durante a quarentena. Isto porque as pessoas a usaram para manter contacto com amigos mas também para exibirem os seus talentos ou participarem em desafios.
Contudo, a aplicação tem estado envolvida em polémicas devido aos problemas de privacidade e segurança dos dados dos utilizadores. Assim, motivado por todas as suspeitas em torno da aplicação TikTok, recentemente o presidente norte-americano ameaçou com uma ordem judicial para banir a app de operar no país. Mas este não é um problema apenas dos EUA contra o TikTok.
Donald Trump prepara-se para banir outras aplicações chinesas
De acordo com Mike Pompeo, secretário de estado dos Estados Unidos da América, a Casa Branca já se está a preparar para banir outras aplicações chinesas do país, para além do TikTok.
Pompeo afirmou que uma outra app é o famoso serviço de mensagens WeChat, também já acusado de monitorizar conversas realizadas fora da China.
Em entrevista ao canal norte-americano Fox News, no passado domingo, o secretário de estado adianta que estas medidas têm como objetivo promover a segurança e privacidade da população americana. Segundo Pompeo:
Bem, eis o que eu espero que o povo americano reconheça: estas empresas de software chinesas que fazem negócios nos Estados Unidos, seja TikTok ou WeChat - são inúmeras - como Peter Navarro disse, estão a fornecer dados diretamente ao Partido Comunista Chinês. Pode ser o padrão de reconhecimento facial. Podem ser informações sobre a sua residência, números de telefone, amigos e com quem estão ligados. Essas são as questões que o presidente Trump deixou claro que iremos tratar. Estas são as verdadeiras questões de segurança nacional. São verdadeiras questões de privacidade para o povo americano.
E assim ele [Donald Trump] vai tomar medidas nos próximos dias com relação a uma ampla gama de riscos para a segurança nacional que são apresentados por softwares associados ao Partido Comunista Chinês.
E se a Microsoft comprar o TikTok?
Entretanto a Microsoft já manifestou a sua intenção de adquirir o TikTok o que, por conseguinte, poderia resolver este problema. Em relação a este assunto, o secretário de estado explica que:
Prometo que o Presidente, quando tomar a sua decisão, garantirá que tudo o que fizemos nos leva a um risco quase zero para o povo americano. Estamos a tentar encontrar uma solução e acho que teremos o anúncio do presidente em breve.
No entanto Mike Pompeo não adiantou mais pormenores acerca deste plano do governo norte-americano.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ou nos vendem as apps ou sao banidas
Tens consciência que na China o Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, YouTube, Google, Netflix ,etc ESTÃO TODOS PROIBIDOS!!?? A China não se pode queixar de nada,, se quiser que abra o seu mercado interno as empresas ocidentais.
Caro Jorge, aqui o pessoal não está bem a ver o filme. De um lado está uma ditadura comunista de partido único que tem um firewall na internet onde não passa nada de cá para lá e que não abre o seu mercado digital a ninguém; do outro temos uma democracia com mercados abertos, que aceita a concorrência e tem uma indústria digital de onde apareceram todas as novidades (com três exceções, que me lembre: o Spotify, o Skype e a Nokia) da era da internet. Mas aqui o pessoal prefere os imitadores aos criadores…
Os chineses fazem o mesmo a anos, mas são uma ditadura.
Será que a Trump tem força para ir contra a democracia imposta na América…
Acho que é só fogo de vista!
Mas quem é que no seu perfeito juízo vai usar o Wechat fora da China? Só mesmo chineses para falarem com parentes na China, porque de resto não estou a ver muitos ocidentais a ir nessa.
ou pessoal que tenha negócios na China, e essa tendência é para aumentar
Obrigado TRUMP!
#Trump2020 landslide
Hehe o Trump bem disse que os Chineses iam pagar pelo que fizeram.
Está na hora de lhes apresentar a conta…
Qual conta? A do bilião que os EUA deve á China? Pah por mim eles que andem á cabeçada por muito tempo mas desenganem se se acham que isto não é só para levantar pó
O que me impressiona nisto tudo é que raramente a comunicação social vai a fundo nesta questão, ficando apenas pela critica À administração Trump – tentando fazer com que ele passe pelo vilão da história.
Uma coisa que, principalmente nós europeus, temos de ter noção é que a privacidade dos dados é algo muito importante; daí ter saido o RGPD – que tanto deu que falar e tanta dor de cabeça deu às empresas para regularizar a situação.
Os EUA, além da guerra económica, estão bastante preocupados (e sempre estiveram até) com a questão de ter dados de cidadãos seus a serem usados por regimes como o chinês.
É fantástico como nenhum CEO chinês é capaz de garantir que os dados que a sua empresa detém não sejam divulgados ao regime caso este os peça/exija. Ou seja, os nossos dados – da HUAWEI, por exemplo – podem muito bem ser facultados ao regime chinês a pedido – porque quem é o CEO chinês que fará frente ao Partido Comunista Chinês e À sua grande maquina?
Apesar de os EUA terem o seu historial de espionágem (Snowden e afins), pelo menos ainda é uma democracia e com uma politica liberal e de mercado. Tenho mais confiança nos meus dados estarem nos EUA do que na China.
Tem-se menos confiança na China, mas neste momento a democracia e mercado livre está nas ruas da amargura nos Estados Unidos! Até a Microsoft escreve comunicados a bajular Trump, ao bom estilo das velhas ditaduras (quase fazia lembrar as declarações que se ouvem na Coreia do Norte)
Qualquer observador atento aos Estados Unidos percebe que esta situação não tem nada a ver com a administração Trump estar preocupada com os dados dos seus cidadãos. Tem tudo a ver com a fragilidade política do Trump, de querer tirar atirar todas as culpas da actual situação preocupante dos Estados Unidos para outros, principalmente a China, na esperança de que a população americana seja enganada e não repare na incompetência de Trump para gerir e governar nesta pandemia e agitação social.
Basta recordar que o Trump já tinha um acordo pronto com os Chineses para acabar com a guerra comercial e nunca levantou questões sobre aplicações, dados, etc! Tudo mudou por causa da pandemia e de necessitar de atirar culpas sobre os chineses!
+1
Isso é só ridículo. Eu não quero os meus dados nas mãos de ninguém! E se queres que te diga não devias ter tanta confiança no “pais da liberdade”. Os chineses não são santos nenhuns mas espiam para proteção e mais numa de guerra comercial. Os EUA espiam para te torcer o braço e obrigar te a seguir aquilo que eles querem.
Eu critico o Trump e restante administração pela hipocrisia que têm sido os últimos meses.
achas que os chineses não espiam para “torcer o braço”?
Os chineses até ameaçam outros países com represálias só por dizerem alguma coisa que não gostam… tantos exemplos, até mesmo com países europeus. E está cada vez pior.
Não deve faltar muito até começarem a usar poder militar para se impôr sobre vizinhos – já começaram os primeiros passos no mar do sul da China… quando tiverem vários porta aviões e a marinha mais apetrechada com os mísseis supersónicos, vão simplesmente impôr a sua vontade para ficar com uma área gigante de mar com vários recursos de combustíveis fósseis, ignorando que é uma área a que outros países têm direito.
Muito provavelmente vai dar numa guerra com vários países…
Que fique bem explícito, eu não defendo a China de forma alguma. Agora dizer que os nossos dados estão melhores nas mãos dos americanos do que nos dos chineses é so inocente!
Agora não vão é na conversa da marioneta ruiva se faz favor que isto é para proteger o mundo. Quanto muito é para proteger o próprio traseiro
Também não estou a defender os americanos, que estão cada vez piores, e são uns bullies. Contudo, em certo sentido é melhor sofrer com os americanos do que com os Chineses, por esse ser o status quo da nossa estrutura ocidental, o mal conhecido, sendo possível alguma coisa negociada.
Sem, tal como o SD, querer minimamente defender os chineses, tudo o que referiu já os USA fazem há dezenas de anos. A diferença é que uns são os “malandros duns comunistas”, os outros vêm com o rótulo de supostos “defensores das liberdades”. E esqueça isso de quando tiverem maior poderio militar porque já o têm, mas o objectivo deles é tornarem-se a maior potência económica.
O CEO da Huawei é de certeza membro do PCC, por isso nem tenta fazer frente…
Mas a Huawei não é da indústria militar chinesa? Que por sua vez é do estado chinês.
Do ponto de vista dos países externos só existem três pontos possíveis de vista: não querem saber, gostam da filosofia do estado chinês, não gostam da filosofia do estado chinês. Dependendo do ponto de vista adoptado depois actuam de acordo. Em Portugal os governos tem demonstrado gostar da filosofia do estado chinês, até me admira os operadores terem dito que não iam meter nada da Huwei na rede principal… os militares chineses devem estar bastante desagradados… e vamos ver se eles não vão exigir que os operadores mudem de ideias.
Peço desculpa descobri agora que a mascara é para ser usada na cara.
É a lei do mercado. Ou os EUA estão à frente ou vai à pantufada.
o problema é esse… eles podem espiar, controlar tudo mas náo podem ser espiados e controlados?
isto tudo porque os putos do tik tok foram confirmar presença no comicio do homem e não apareceu nem metade ahahahahaha
#frustrados #ovossomedoeoutro #vamoscontinuaravivernamentira #capitalismoparaafrente
A lei do mercado tem que ser aplicado em ambos os sentidos. Não podes ter a china a banir tudo o que é estrangeiro e em compensação o ocidente abre as pernas a todas as apps chineses.
Abc
Na China não há Facebook, Google, Amazon, Netflix, Instagram, etc. Por mim nem apps nem hardware chineses. Ainda por cima copiam tudo o que apanham. No outro dia ouvi o caso de uma empresa espanhola que tinha uma bomba de água nova. Passadas poucas semanas disseram-lhes que já havia uma igual na China.
Já conheceu alguém do Facebook na China? Não porque lá não há Facebook.
o (Pato Donald) Trump não cansa de ser um desastre na política americana. Ignorância passou a ser sinônimo do seu sobrenome. A continuar assim acabará banindo dos EUA até a famosa dupla Tico e Teco.
Tanta conversa da treta. E os EUA nao espiam ninguem??? Calem se com estas conversas sobre espiões. Deviamos (europeus) ser como os chineses. É ridículo a quantidade de informação que os EUA tem sobre nos.
+1
Em Hong Kong, vários estudantes entre os 16 e os 24 anos foram presos por críticar a ditadura Chinesa, e podem apanhar prisão perpétua!! A polícia pode fazer buscas em qualquer casa, empresa , sem precisar de mandato judicial. Pode controlar as chamadas, SMS, Apps instaladas no telemóvel. Se usares a palavra Liberdade Democracia ou Independência, vais PRESO, sejas cidadão de Hong Kong ou estrangeiro. Graças a nova Lei de Segurança , instalada este ano em Hong Kong. Até então Hong Kong tinha direito a uma autonomia por 50 anos. Agora imagina como é na China Continental!! Quem defende a Ditadura Chinesa, ou é muito ingénuo ou ignorante ao regime ditatorial Chinês!!
No país deste cowboy, tudo é válido para se manterem na frente como 1º potência…
Acho que deviam proibi-las e acabou, tal como fez a Índia.
Putos que nao descansam enquanto nao f%derem mais o mundo.
100% de acordo.
Se a China proibe no seu território o uso do facebook, twitter, instagram, wattsap, youtube, amazon, ebay, google, etc porque razão os USA e UE não devem fazer o mesmo.
Está na hora de colocar um travão nas pretenções Chinesas, a China é uma ditadura que não respeita ninguém nem lei nenhuma nem ninguém nem os seus próprios cidadãos.
A china pensa que pode mandar em todos e fazer o que quer, reparem a china está em “guerra” com todos os seus vizinhos porque quer conquistar territórios que não são seus, e para não fazer deste corona virus onde a China mentiu e omitiu dados á OMS, a China cometeu crime contra a humanidade.
Gostava de ver se a China… fecha-se as fronteiras e deixa-se de ser a Zona industrial do Mundo (inclusive dos EUA)…
Certamente íamos para a idade da pedra…
Tudo é construído na China actualmente…
É só a China querer ganha a Guerra…
Sylvester, então a tua lógica é não fazer nada por medo de represálias, portanto?
Nós, europeus, é que temos de voltar a apostar na reindustrialização daquilo que passamos para paises onde a mão de obra era mais barata, para deixarmos de ser tão dependentes. Mas isto vai fazer com que o preço dos produtos aumentem; e porque aumentam?
Porque enquanto na China tens pessoas que são capazes de trabalhar por meio euro à hora ou um prato de comida, para produzir T-shirts, em Portugal tens pessoas que se recusam a trabalhar pelo salário minimo a produzir t-shirts numa fábrica. Por alguma razão os empresários, há uns anos, começaram a transferir as manofaturas para india e china (entre outros locais). O custo da mão de obra é o que encarece muito o preço do produto final.
Economia é algo mais complexo do que bater o pé e “obrigar” a que as coisas sejam feitas como se quer (ou como a ideologia o manda). Por exemplo, lembram-se do aumento do salário minimo no inicio do ano? O pão aumentou logo a seguir. O preço do pão é algo simbólico mas dá para notar como o custo de um lado afecta o preço do outro.
O seu comentário acabou por reforçar o meu…
Nem eu nem ninguém vai recolocar nossas empresas na Europa se posso continuar na China a uma fracção do preço…
A China e Índia são a Zona industrial do Mundo.
Agora o que não está a perceber é que, Industria é uma coisa e manipular o povo é outra…
O que o Trump quer é ter o mundo na mão…
O que move as economia hoje em dia é a produção automóvel e produção tecnológica…
Pense no assunto…
Se a china entrar de mais no assunto, os EUA deixam de ter o mesmo poder no mundo…
O que o Trump quer é ninguém se meta com as únicas coisas que ainda tem poder… Internet e comunicações…
O que eu acho estranho… é que o mundo vê isso e continua a dar conversa ao Trump, e poder…
Não vê que os EUA também tem acesso a todos os nossos dados e querem ser os únicos a ter acesso a eles…