Apple pode estar prestes a entrar na lista negra da China
Ainda que os EUA tenham concedido à Huawei uma licença especial com a duração de 90 dias, não será sol de longa dura. Assim o diz o atual Secretário da Defesa norte-americano, em declarações à AFB. No entanto, a Apple também pode estar prestes a ser bloqueada na China, já segundo outros relatos.
Poderá este ser o próximo e gravoso desenvolvimento na guerra comercial entre ambos os países?
Segundo as declarações do representante do governo norte-americano, a Huawei não é de confiança. Por conseguinte, findo o período especial de 90 dias as relações comerciais com esta empresa serão definitivamente encerradas. É, portanto, o fim da linha para as relações entre a Huawei e a Google, por exemplo.
Os EUA endurecem as críticas à Huawei
O Secretário dos EUA comentou também a grande pressão colocada em todos os aliados estratégicos dos Estados Unidos para abdicarem dos sistemas e redes 5G da Huawei. De acordo com a sua tese, "Quando analiso esta situação, vejo que é demasiada arriscada. Não podem confiar na integridade das suas redes".
Para Patrick Shanahan, o risco prende-se com a possibilidade de os equipamentos da Huawei terem algum backdoor. Uma porta que poderia ser utilizada para enviar informação para o governo da China. Refere ainda que a Huawei está legalmente adstrita a tal, face à lei vigente no seu país natal.
Vale relembrar que o governo chinês pode legalmente requerer, a qualquer momento, que a Huawei colabore com as entidades estatais. Ora, ainda que a abrangência e detalhes dessa colaboração não sejam conhecidos, a mera existência dessa possibilidade, legalmente vertida, é o suficiente para alertar os EUA.
A Apple pode ser bloqueada na China
Ao mesmo tempo, mas já de acordo com a Bloomberg, a Apple estará prestes a ser bloqueada na China. O infortúnio será uma consequência direta da colocação desta empresa na "lista negra" do país. Ao mesmo tempo, vemos já vários indicadores a sugerir uma absorção da quota de mercado da Apple na China.
Tal acontecerá mesmo sem que a China bloqueie a Apple. Tudo isto devido ao sentimento nacionalista que se levanta junto da população chinesa e, aliás, algo que já se tem vindo a verificar há vários anos. Até ao momento, certo é, de forma gradual, mas perante estes desenvolvimentos, agora de forma exacerbada.
Além disso, a China já anunciou que criou uma lista negra de empresas estrangeiras e indivíduos com quem não negociará. Em síntese, uma lista de entidades com as quais cortará as relações comerciais, uma vez que os mesmos desígnios lhe foram aplicados, portanto, quem não negoceia com a China, será banido por esta.
A guerra comercial, que futuro para a Huawei e Apple?
A segunda maior fabricante de smartphones Android em todo o globo será impedida de utilizar o sistema operativo mais popular do mundo. Isto é, a menos que consiga um pequeno milagre junto dos tribunais norte-americanos. Mesmo assim, o prognóstico é menos positivo a cada dia que passa.
No entanto, a Apple não será a única empresa a deixar de poder encetar negócios com empresas sediadas na China. Em boa verdade, as entidades que negaram à Huawei qualquer negócio, estão nos lugares cimeiros da nova lista negra elaborada pelo governo chinês.
Já, por sua vez, o porta-voz chinês do Ministério do Comércio afirmou que a lista incluirá empresas e entidades que apresentem um risco de segurança para a China e a sua segurança nacional. Para Gao Feng, o governo tomará todas as ações e precauções ao seu dispor para assegurar os interesses do seu país e dos seus cidadãos.
Virtualmente todos os smartphones são produzidos na China
Ainda assim, não é provável que a Apple seja banida da China. Se, por um lado, o país é de extrema importância para a Apple e com as vendas de iPhones já em queda, isto seria gravoso para a mesma, a economia chinesa iria sentir profundas repercussões em todo o seu tecido económico.
A "vingança", ainda que tentadora, significaria que os iPhones deixariam de ser produzidos na China. As consequências de tal para a economia do país são óbvias e traduzir-se-iam em vagas de novos desempregados.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Yahoo
Fonte: Bloomberg
“… Vale relembrar que o governo Americano pode legalmente requerer, a qualquer momento, que a Apple, Google, Microsoft, colabore com as entidades estatais.”
Convido-vos a descobrirem as diferenças, com o post do Bacelar.
Acertaste na muche!
Mas com os Estados Unidos é faz o que eu digo, não faças o que eu faço.
n pode não.
olhe que até pode, o exemplo é a restrição imposta pelo fed act do trump que impede as empresas americanas de fazer negocio com o huawei, não estamos a ver nenhuma empresa a se opor judicialmente a esta imposição do governo dos estados unidos assim elas estão a colaborar porque se fez uma lei que teem de cumprir.
Correcto
E não só com o argumento que o Trump usa sobre a Huawei pode ser usado sobre qualquer empresa da UE, ou do Japão que ele considere prejudicial aos USA os USA a fazer chantagem, manipulação e controle.
Aquilo que acusam a China os USA estão a fazer o mesmo só não vê quem não quer
Os EUA, vigiam, manipulam dados e invadem a privacidade não respeitando a soberania de ninguém na maior cara dura. Lembrem das armas de destruição do Iraque e o caso envolvendo a NSA
Ainda bem que a China não tem lá uma NSA para nos espiar a todos. A China é uma democracia tão avançada, mas tão avançada, que não faz espionagem 🙂
20% das receitas da Apple de 2018 vieram da China. E o iPhone representou 60% das receitas da Apple.
Como os iPhones são fabricados na China a Apple deve lá deixar uma grossa maquia.
Não acredito que a venda de iPhones venha a ser proibida pelo Governo chinês. Mas os chineses são nacionalistas, pode ser organizada uma campanha de boicote de retaliação, mesmo que não seja, formalmente, ordenada pelo governo.
Grossa maquia… ingénuo. Achas que se deixasse uma tão “grossa maquia” (e não fosse substituível) a fábrica da Foxconn em Shenzhen teria uma tão alta taxa de suicidios? Viste o video dos jornalistas infiltrados? Pois, também achei que não. O que a fábrica não fabricar para a Apple, altera a produção para outra qualquer empresa, tão simples quanto isso.
Eu duvido que venha a ser proibido, mas não tenho a mínima dúvida que se for preciso o governo Chinês proiba produtos Apple e nem sequer pestaneje ao fazê-lo. Eles baniram reciclagem de lixo (que consequentemente agora foi retornado pela Malásia aos países provenientes) e era um negócio bem mais lucrativo (e debatívelmente igualmente poluente).
RIP Apple
Se a China e não só, proibirem a Apple, lá se vai o Trump…
Este Trump nem deve perceber que ao proibir a venda de produtos e serviços americanos às empresas chinesas está a prejudicar as vendas e a economia americana também – hoje vivemos numa economia mundial, um smartphone pode ser fabricado na China mas é composto por hardware e software de empresas presentes em vários continentes. Empresas chinesas que ele acusa sem provas, quando existem tantas provas que os EUA espiam todos os outros países, inclusive os seus aliados…
Quando o mundo estiver com todos seus equipamentos ligados por redes 5G, desde carros, edifícios inteiros(dos elevadores, serviços de segurança, às cafeteiras), relógios e etc, aquele que controlar essa tecnologia terá o controle da vida de todos. Por isso os EUA estão tentando derrubar a concorrência para ele deter todo esse controle de massa. Nesse cenário os EUA, China e Rússia(talves a Índia no futuro) serão os únicos países livres de influência externa, o resto ficará a mercê dessas potências
Se a China e não só, proibirem a Apple, lá se vai o Trump…
Os Americanos andam cada vez mais burros e o seu presidente é um excelente exemplo de que burro + burro não há….
Com tanta mariquice sem nexo habilitam-se a arranjar uma guerra tecnológica da qual não sobreviverão…
Havia de ser hilariante ver um iphone feiro nos EUA sem qualquer input dos chineses, seja para componentes ou matéria prima… se a ser feito na china custa + de 1 100 € então feito nos EUA custaria o quê ? o triplo, quadruplo?
Eles que não se deixem de manias e teorias que vão ver como a musica toca.
Acho que tens razão e o Trump o que fez a Huawei levanta a antenas a muita gente todo os software é quase USA e estas proibições vão provocar a criação de SO alternativos, o Trump abriu uma cx de surpresas e pode vir a constituir um tiro nas empresas de software dos USA a pressa e a ignorância é mãe de todas as asneiras, e posso estar enganado mas os chineses quando responderem ao Trump vai cheque mate.
Foi exatamente o que disse noutro post… Estás decisões vão abrir os olhos dos chineses… O monopólio de software made in USA Vai estar seriamente em perigo… Aliás acho que já não há volta a dar… Os chineses não vão querer mais estar nas mãos de decisões de políticos tipo Trump.
“Havia de ser hilariante ver um iphone feiro nos EUA sem qualquer input dos chineses, seja para componentes ou matéria prima”
Como por exemplo ?
Abc
Ainda ontem o Paulo Portas falou disso na TVI.
Existem minérios necessários na produção do iPhone, mas pelos visto a China detém 90% da sua exploração global.
Portanto, mesmo que a Apple mude a produção para o EUA, continua dependente da China.
Esta brincadeira dos estados unidos vai-nos sair do bolso. Em vez de investirem no 5g tentam condicionar a concorrencia que está a anos-luz. Só porque vão perder o control do mundo digital.
Bloquear a apple para que… se eu la estivesse era mais divertido bloquaer o asseco a Alibaba Cloud, e ver a apple a pagar 10x? mais em servicos cloude a google era uma samgria em custos de operar na China, mais com a minha “Great Firewall of China” até me portava bem ao estilo “net neutrality” como na UE.
aah.. afinal não á proplema … acho que o iTumes vai acabar.
Apple está banindo hawei, combinado com dolnad Trump porque hawei está com tecnologia melhores
Lol.
Huawei com tecnologia melhor….. 🙂
É tam melhor que se isto for avante a Hawei deixa de ter tecnologia para fazer um smartphone..
-Dexia de ter acesso a ARM-
– Dexia de ter acesso ao Wi-Fi
-Deixa de ter acesso ao Bluetooth
– Deixa de ter acesso aos SD
– ETC
TUdo tecnologia Hawei…ups ups
São esses monopólios que estão atrasando nosso desenvolvimento tecnológico, deixando de investir em novas tecnologias. O SD a Huawei já não precisa mais (e acredito que pouca gente precise), para o ARM já existem outras opções, para o wifi e Bluetooth já faz tempo, só não é adotado pela indústria justamente pela tendência imposta por algumas empresas. Espero que essa guerra entre EUA e China seja útil para trazer novas e mais avançadas opções ao mercado
Isso até pode ser verdade.
Agora realidade é que sem essas tecnologias a huawei não tem como desenvolver um smartphone competitivo e ao ter de adotar outras tecnologias vai ficar isolada. Depois nenhuma delas está pronta para ser usada de um dia para o outro 🙂
“vingança”, ainda que tentadora, significaria que os iPhones deixariam de ser produzidos na China. As consequências de tal para a economia do país são óbvias e traduzir-se-iam em vagas de novos desempregados.”
A Apple mesmo que mude a produção de pais continuará a depender da China.
O autor que se informe melhor sobre o impacto dessa eventual mudança.
Aconselho a ver este ponto de vista, para perceberem o problema que a Apple e o Mundo está metido.
https://tvi24.iol.pt/opiniao/guerra-comercial/paulo-portas-global-presidente-da-china-tocou-no-ponto-mais-fino-do-mundo-visitou-fabrica-de-terras-raras