Huawei aproxima-se ainda mais da Samsung e a Apple da Xiaomi – IDC
A segunda maior fabricante mundial de smartphones é a Huawei e o seu objetivo é bem claro, ultrapassar a líder sul-coreana, Samsung. Ao mesmo tempo, vemos a Apple a sofrer uma queda aparatosa, enquanto a Xiaomi está em quarto lugar. Tudo isto e muito mais, agora com os dados a serem avançados pela IDC.
Esta agência de análise de mercado dá-nos agora o seu relatório atualizado com o primeiro trimestre de 2019.
O atual Top 5 das maiores fabricantes mundiais de smartphones mostra-nos que a clara vencedora tem sido a chinesa Huawei. Ainda que a Samsung tenha voltado a crescer durante este primeiro trimestre, não foi o suficiente para recuperar das quedas anteriores. Enquanto isso, a Huawei continua a escalar esta tabela.
O 1.º trimestre de 2019 reafirmou o crescimento da Huawei
A Huawei tem cobiçado o primeiro lugar há já vários meses. Aliás, prometeu conquistar esta posição ainda durante 2019, antecipando assim as previsões anteriores em que este objetivo era alcançado em 2020. Em 2017, a tecnológica chinesa ultrapassou pela primeira vez a Apple, mas só agora solidificou o seu lugar.
Em 2018 a Huawei trocaria de lugar com a Apple várias vezes ao longo dos quatro trimestres. Já em 2019 vemos uma clara tendência de queda no seio da norte-americana ao passo que a rival chinesa apresenta um crescimento gradual, mas consistente. Os dados da IDC e da Strategy Analytics são bem claros nesse ponto.
Com efeito, no primeiro trimestre de 2019 a Huawei vendeu 59,1 milhões de smartphones. Uma cifra que vai ao encontro dos números avançados pela própria marca. Além de ser um grande salto face aos 39,3 milhões de smartphones vendidos no período homólogo de 2018. Por outras palavras, um crescimento notório.
A Apple derrapou, ao contrário dos smartphones da Samsung
A Apple vendeu 52,2 milhões de smartphones no quarto trimestre de 2018. Contudo, no primeiro trimestre de 2019 este valor caiu para 36 a 43 milhões de unidades, uma imprecisão que se deve ao facto de a empresa já não disponibilizar o número exato de unidades vendidas. Ainda assim, a tendência foi de queda.
Ao mesmo tempo, a Samsung passou de 78,2 milhões de smartphones vendidos para 71,9 milhões. Ainda assim, a sua quota de mercado aumentou significativamente durante o primeiro trimestre de 2019, muito à custa da queda da Apple.
O primeiro trimestre do ano não foi gratificante para a Samsung, nem para a Apple. Ao passo que a primeira enfrenta um período adverso, a segunda está a transformar-se (também) numa empresa de serviços, tendo cada uma, novos e antigos desafios a enfrentar.
A Xiaomi está logo abaixo da Apple
Em quarto lugar temos a Xiaomi, acompanhada pela Vivo e pela OPPO. Aliás, estas três fabricantes chinesas têm guerreado pelos três últimos lugares deste Top 5 nos últimos anos, mas neste momento é a Xiaomi quem aparenta estar na mó de cima. Ainda assim, também elas cairiam, para dar mais quota de mercado à Huawei.
Esta é realmente a exceção e a grande estrela do momento. Encontrando-se impedida de operar no 3.º maior mercado mundial de smartphones, isso não abrandou o seu desempenho. Em boa verdade parece ter tido o efeito contrário, continuando a crescer.
Já numa nota de rodapé temos a Sony cujos smartphones "vão de mal a pior" e o mesmo pode ser dito da HTC que continua neste mercado apenas com um smartphone. Mercado este que em 2018 contraiu cerca de 3 a 4%, cada vez mais competitivo e com as fabricantes chinesas em forte crescendo.
A Huawei quer chegar a n.º1 ainda em 2019, conseguirá?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Strategy Analytics
Fonte: IDC
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Eu vejo é uma queda brutal da Apple apesar de estar a baixar as calças… próxima Nokia.
Não disseste isso quando a cotação das ações da Apple caíram há uns meses atrás?
Ontem, durante um certo período, ultrapassou o bilião de dólares outra vez.
Tens que ver o filme doutra maneira. Para além de outros serviços, a App Store dá muito dinheiro. Existe atualmente uma base de 1,4 mil milhões de equipamentos da Apple em funcionamento. Cada utilizador, em média, gasta em apps 10 vezes o que gasta um utilizador do Android.
Donde vieram os 58,02 mM USD das vendas no último trimestre:
31,05 mM – iPhone
11,45 mM – serviços
5,51 mM– Mac
5,13 mM – Vestíveis e acessórios
4,87 mM– iPad
Quais eram mesmo os serviços que a Nokia vendia? E outros equipamentos e “vestíveis”? E quanto gastava em investigação? E porque não foi capaz de reagir à principal inovação tecnológica no campo que lhe dava dinheiro (ecrã touch e SO para competir com o iOS e o Android)?
Em tecnologia tudo pode acontecer – desde um novo motor de busca que dê cabo do Google Search a um smartphone com tecnologia revolucionária que afunde a Apple e outros fabricantes que não forem capazes de acompanhar. A questão aqui é que a Apple tem mostrado que consegue acompanhar e estar na frente – ao contrário da Nokia.
Tudo o que sobe desce é uma lei da física. Dar cabo de um negócio não é – depende dos concorrentes é certo, mas depende sobretudo de quem o estiver a dirigir. Os que dirigiam a Nokia asneiraram.
No aspeto de serviços da Apple, com a velocidade que sobem … descem. Os serviços quase todos da Apple são muito dependentes dos aparelhos Apple e são muito fechados. Se não se vendem aparelhos (como a Apple TV ou colunas com siri que foram uma calamidade) então também baixam os serviços.
Já ao tempo que a Apple está “fria” e cada vez mais pessoas se voltam para a fantástica concorrência nos Android por um preço igual ou inferior. Para te ser honesto é muito raro ver um iPhone 8, quanto mais um X ou mais recente. IPad pro dos novos vi até hoje fora da loja… um. Tablet Android ou Windows muitos ou iPhone/ iPad com 3 ou mais anos …
Bom Dia por favor as fotos que não estão visíveis podem ficar visíveis novamente se possível gostaria
Eu estou espantado é como é que a Samsung consegue manter o 1º lugar! Em comparação com a Huawai os Samsung são bem inferiores!
Provavelmente pelo facto da Huawei nao ser vendida nos States. A Samsung vende bastante nesse Mercado.
Em quê (tirando o zoom ótico brutal) são mesmo os Huawei superiores? Ecrã não, qualidade da bateria não, fotos sem zoom diurnas não, vídeo 4K não, versão personalizada do Android não, compatibilidade não, suporte MicroSD no P30 Pro não, design (discutível) não, sensor de impressões digitais no ecrã não, acessórios não, suporte geral não, quantidade de backdoor nos chineses de certeza maior.
Só não vê, quem não quer, Huawei é superior à Samsung. Imagino se vendessem nos States!
Vem comparar os novos A que possui várias tecnologias que só agora os topo de gama detiam com os huawei da atualidade… 10 a 0. Já para não falar da principal vantagem na minha opinião o Amoled Display.
“sensor de impressões digitais no ecrã não” oi ? lá que digas que são tecnologias diferentes, agora dizer que não têm… LOL ?
e nem comento o resto…
Bateria? Usas o k como telemóvel.? N
Huawei aproxima-se ainda mais da Samsung e a Apple da Xiaomi – IDC
– fonte:
PPLWARE
Há aqui um erro!? … Apple da Xiaomi..? Não será. … Xiaomi da Apple?
Viva Paulo. Não, a ideia é mesmo dar a conhecer que pela perda, a Apple é que começa a cair para valores “perto” dos da Xiaomi 😉 o texto explica tudo.
Abr.
Desculpem. têm razão. entendi mal a vossa frase.
IDC: variação das vendas (número de smartphones) 1° Trim 2018 – 1º Trim 2019
Samsung: cai 8,1%
Hawei: sobe 50,3%
Apple: cai 30,2%
Xiaomi: cai 10,2%
https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS45042319&utm_medium=rss_feed&utm_source=Alert&utm_campaign=rss_syndication
Xiaomi diz que existe erros nos números:
https ://xiaomi4mi.com/noticias/temas-interes/xiaomi-se-opone-a-las-cifras-dadas-por-la-firma-de-investigacion-idc/
Acho piada alguns comentarios, independente da marca que cada um usa. Vocês devem achar que a malta compra telemóveis de 6 em 6 meses?