Apple bate a Samsung nos EUA mas perde na Europa e esmorece na China
A Apple continua forte nos Estados Unidos. Contudo, os novos dados publicados pelos parceiros da Consumer Intelligence Research (CIRP) revelam que a Apple na Europa perde para a Samsung, provavelmente por não ter neste trimestre nenhuma novidade. Estes dados referem-se ao trimestre fechado a 31 de março.
Segundo o relatório, a gigante tecnológica de Cupertino conseguiu assim vencer a Samsung mais uma vez em casa... mas por pouco!
EUA - iPhone vende mais (marca a marca), mas no total há mais Android
O mercado dos smartphones esmoreceu um pouco para o lado da Apple. No entanto, a empresa não deixa de ser ainda umas das mais preponderantes fabricantes do mundo. Desta forma, não surpreende o que refere a CIRP.
Segundo esta empresa, a Apple liderou o mercado americano com 36% por cento das ativações. Logo em seguida aparece a Samsung com 35% das ativações. A LG e a Motorola estão muito atrás, com 11% e 10%, respetivamente.
Quando se trata apenas de sistemas operativos, o Android é obviamente a principal escolha, com nada menos que 64% de todas as ativações nos EUA durante o trimestre. O iOS é o segundo colocado, com os restantes 36%.
As ações da marca são mais variáveis. A Samsung tem a participação mais alta, de 30% a 39%, dependendo dos calendários de lançamento de produtos. A participação da Apple variou de forma semelhante, de 29% para 40%. A tendência mais notável é a Motorola estar a tirar participação à LG e ameaçar conquistar o terceiro lugar no mercado de smartphones.
Referiu Mike Levin, sócio e co-fundador da CIRP.
Europa é mais Samsung e menos Apple
A Apple não tem no ano nenhum smartphone novo. O iPhone XR ainda é quem lidera as vendas da empresa. Contra si tem a Samsung que disponibilizou já este ano novas unidades.
Um relatório separado da Kantar indica que o iPhone XR foi responsável por 10% de todos os novos smartphones vendidos nos EUA no último trimestre. A Samsung, por outro lado, liderou as vendas na Europa, em parte graças ao Galaxy S10, enquanto o iPhone mais acessível da Apple lançado no ano passado garantiu o primeiro lugar no Reino Unido.
A Apple está projetada para revelar os seus resultados trimestrais no próximo dia 30 de abril. Contudo, a empresa deixou de revelar quantos iPhones vende. Os analistas preveem que as vendas possam diminuir ainda mais durante este primeiro trimestre.
Apple na China também perdeu algum mercado
Na China urbana, a participação do iOS no mercado caiu 0,4 pontos percentuais. No entanto, esta perda mostra que tem um desempenho razoavelmente robusto. Isto porque há nesse mercado uma intensa concorrência das marcas locais como a Huawei ou a Xiaomi.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CIRP
“Apple bate a Samsung nos EUA mas perde na Europa” – em número total de exemplares e comparando com todos os Android perde muito mais
É uma comparações um bocado esquisitas.
Devia ser: no segmento de topo, acima dos 400$ e sobretudo acima dos 800$ a Apple ganha 10-1.
Aí é que está o ganho. Por isso a Apple está nos 961 mil milhões de dólares, a caminho dos 1000 milhões outra vez.
Segundo os últimos números, no segmento premium (>400$) a Apple está com 51% de quota de mercado, contra 49% Android.
Por isso não é 10-1, é mais 1-1 🙂
> 400$: Apple 51% – Samsung 21% , Huawei 10%, OPPO 6%, One plus 2%.
Isso ainda é uma comparação mais esquisita: Apple vs. Android. As empresas competem umas com as outras, não é o iOS com o Android. O Android não está cotado em bolsa.
Em todo o caso, falta o segmento realmente premiam: > 800$.
https://www.91mobiles.com/hub/premium-smartphone-segment-leader-2018-apple-samsung-huawei-oppo-oneplus/