Quantcast
PplWare Mobile

Nearby Share: Android 12 poderá receber uma das melhores funcionalidades do iOS

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. JOSEMAR SOUZA DOS SANTOS says:

    Eu uso esta função na miui desde 2016

  2. says:

    Podem usar o Files da google, não é igual mas uso para tranferir ficheiros enormes entre aparelhos android com muita rapidez.

  3. UPS says:

    A Samsung tem essa funcionalidade no One UI através de QR Code.

  4. Miguel says:

    Isto já existe a tanto tempo ahah cada marca na sua skin tem isto mas a maioria tambem tem o share me que funciona com muitos

  5. Goncalo says:

    Não percebo estas noticias, eu ja tenho nearby à tanto tempo

    • Vítor M. says:

      Mas onde diz que vem agora o Nearby Share? Ora lê o artigo e percebe o que vai trazer a mais o Nearby Share 😉 e é algo que não tens no teu Android de certeza.

      • Goncalo says:

        Já tenho isto no android à muito tempo, o que tu te esqueces é a apple não deixa ter nada na loja deles e no android existem umas 500 apps que já têm a funcionalidade de partilhar password e etc quanto a ficheiros já uso o mi shar e nearby share à muito tempo

        • Vítor M. says:

          Diz-me lá o que tens no teu Android há muito tempo, que não entendi. É que não tens a funcionalidade de partilhar a palavra-passe do WiFi conforme está descrito no artigo e no projeto descrito no texto.

          • Goncalo says:

            Sera dificil mostrar por aqui mas vais a rede wiki e carregas em cima dela aquilo gera um qr code e voila a outra pessoa lê e esta ligado, isto para alem do nerby share que ha muito tempo que dá para partilhar coisas

          • Vítor M. says:

            Para quê? Com a nova tecnologia, tens uma rede disponível, clicas nessa rede, e o teu colega ao lado, dá-te a passe que automaticamente liga o hotspot. QR Code? Para quê?

    • Galo says:

      Goncalo, o artigo está correto. “Nearby share” só agora vai chegar ao Android 12.

      Onde o artigo falha, é na chamada insistente ao serviço equivalente da Apple, fazendo notar que já existe há algum tempo lá, e ao mesmo tempo esquecer que no mundo android este serviço já existe em algumas marcas, até mesmo antes do tal serviço da Apple…
      É que, tal como outros leitores ja referiram, pelo menos duas marcas, que vendem mais equipamentos que a Apple, já oferecem a funcionalidade…
      São este tipo de esquecimentos, que empurram a Apple como marca inovadora, que todos seguem…

      • Vítor M. says:

        Então explica lá desde quando o Android tem esta funcionalidade. É que não tem ainda, mas podes sempre tentar enganar alguns.

        Como foi referido, esta partilha com recurso a estas tecnologias apareceu no iOS 11, que serviu todos os iPhones à altura compatíveis com essa versão. Não servir só duas versões, serviu todas e isso já foi lá atrás em 2017. 🙂

        • Galo says:

          Vítor, vamos particularizar do que estamos a falar.
          Estamos a falar do “Nearby Share”?! Se sim, ele só agora vai chegar ao Android.

          Estamos a falar das funcionalidades que ele oferece? Partilha de ficheiro por proximidade, ou de wifi passwords por QRcode ou NFC já existe…

          • Vítor M. says:

            🙂 Não não estamos. Estamos a falar da funcionalidade de partilhar a palavra-passe wifi pela tecnologia Nearby Share. Aliás, no texto diz claramente que esta funcionalidade da partilha da pass do WiFi existe no iOS desde a versão iOS 11, tal como a Marisa deixou o link de quando essa tecnologia apareceu e nós demos a saber.

            Tal como é referido, nessa tecnologia, que é a que funciona muito melhor que o QR Code ou a partilha via NFC, não existe no Android, ponto. 😉 Não mistures as coisas, depois confundes alguns mais distraídos.

            Contudo, para te dar este enquadramento, o Nearby Share (ou algo parecido que a Xiaomi, OPPO e Vivo desenvolveram) apareceu em meados de 2019. Mas o AirDrop… já existe há mais de 10 anos, salvo erro apareceu em 2010 e foi apresentado em 2011.

            Para lá disso, o importante é mesmo esta tecnologia servir bem os utilizadores 😉

          • Galo says:

            Entao estás a particularizar uma entre as várias funcionalidade que o Nearby Share permite 😉

            E o Airdrop desde que surgiu não teve acrescento de funcionalidades? 😉 O que existe agora não é igual ao que surgiu pois nao? 😉

            Sim, eu conheço e uso o Mi share (é esse o nome parecido que a Xiaomi, OPPO e Vivo desenvolveram), que ja existe desde o Miu 11 (embora alguma funcionalidades até ja estivessem presentes na miui antes).

            O artigo ficaria mais completo com esta informação. Fica a sugestão 😉

          • Vítor M. says:

            Não mistures barulho à mensagem. O assunto é sobre a funcionalidade de partilha da palavra-passe que será possível através do Nearby Share. O resto, que estás a fazer, é criar ruído de algo que não é o foco do artigo.

            E a tua sugestão peca porque não estás a ter atenção. É que o artigo complementa-se com os links deixados e está muito bem elaborada, pois deixa o históricos de várias tecnologias 😉 incluindo a implementação do código QR 😉

          • Galo says:

            Vitor, existe sempre a “visão” de quem escreve, e a “visão” de quem lê…Como demonstram os comentários, a “minha” interpretação nem foi a única…

            Está escrito “O Nearby Share permite a transferência de dados via Bluetooth e Wi-Fi. Assim, de forma simples, será possível a troca rápida de curto alcance de vários tipo de ficheiros.” – Será possivel…quando já o é há anos!

            E sim, já está referido a partilha de password wifi por QRcode, embora associado ao Android 10, sendo que, pelo menos na Miui, essa funcionalidade já está presente antes do android 10 😉

            E partilha de password Wifi por NFC (que é sistema de proximidade) não entrava no contexto?
            Mas não vale a pena alongar esta conversa. Os meus comentários vão mais no sentido de que “se dê o seu a quem é devido”. É que haverá uma parte dos leitores menos informados, que poderão ser levados a acreditar em coisas que não o são.

          • Vítor M. says:

            Ora…

            Vitor, existe sempre a “visão” de quem escreve, e a “visão” de quem lê…Como demonstram os comentários, a “minha” interpretação nem foi a única…

            Hmmm por vezes o facto de não lerem mais que o título pode provocar isso. Se coubesse, eu metia o artigo todo no título em H1. Mas isso não funciona assim, e por isso existe o artigo.

            Depois, tens o titulo, e tens logo o primeiro parágrafo onde é taxativo o assunto. Diz assim: […]através da tecnologia Nearby Share, os utilizadores Android 12 poderão facilmente partilhar a password do WiFi com quem estiver perto.[…]

            Portanto, depois, há que explicar a base da partilha desta funcionalidade, afinal vais er “transpiortada” pela tecnologia Nearby Share. E diz o seguinte “O Nearby Share permite a transferência de dados via Bluetooth e Wi-Fi. Assim, de forma simples, será possível a troca rápida de curto alcance de vários tipo de ficheiros.”

            Depois, e por isso serve todo o resto do trabalho, diz o seguinte:

            “Para que serve esta funcionalidade?

            O cenário de utilização é fácil de explicar e verá a utilidade desta nova funcionalidade. Por exemplo, está num local com rede WiFi e alguém, seu conhecido, quer ligar-se a essa rede. Então, vai receber uma notificação para partilhar a palavra-passe com esse seu contacto que precisa do acesso.”

            Que mais falta explicar? Nada. Depois, para que as pessoas possam aumentar a sua informação, já que se fez um paralelo com a partilha da password WiFi no iOS, é deixado este link: http://bit.ly/2qXPonJ

            E que mais traz o artigo? Traz depois o enquadramento desta tecnologia no Nearby Share e, por sua vez, fala da sua integração do Android 12…. ainda são deixadas outras dicas de mais boas novidades que irão aparecer no Android 12… com links e tudo.

            Portanto, está tudo tão bem explicado que não perceber é difícil…

          • Galo says:

            Eu sei que por vezes há leitores que comentam lendo o titulo apenas…assim como outras vezes o texto não suporta o titulo.
            Neste caso, não se trata de nenhuma das 2 situações. Acho que isso ficou claro.

            Agora lendo a tua ultima resposta creio que tu é que não lês os comentários todos com detalhe, e o que lês vai com uma visão “fechada”.

          • Vítor M. says:

            Não, eu leio todos os comentários com total mente aberta, aliás, faço questão de o fazer desde sempre. Mas já conheço as pessoas, são muitos anos por cá. E percebo o que alguns dizem, ou outros o que não querem dizer, outros o que não percebem, outros o que querem subverter, outros o que imaginam, outros a comentar com o coração, outros com a sua ingenuidade… enfim, é a riqueza da pluralidade de pessoas que cá “moram”, isso é muito interessante, mas obriga-nos a escrever com muita atenção ao detalhe, e, como diz um candidato presidencial “sempre com um olho no burro e outro no burro”, para podermos chegar a todos os quesitos da informação.

    • Diogo says:

      A Samsung ja tem nearby ha alguns anos

      A função partilha de password sem qr code, apenas por termos um contacto ja conectado ao wifi, tambem ja existe com a nova oneui 3.0 (android 11)

  6. António Alberto Sampaio Barandas says:

    Desculpem a minha ignorância mas como é que ibernando uma app poupa espaço smartphone? Obrigado e cuidem-se.

    • Joao Frango says:

      se clicasses no link do hibernar percebias…mas confesso que nao vejo utilidade nenhuma. os telemoveis cada vez tem mais memoria..isto ha 5 anos ou antes ainda fazia sentido.
      no fundo é comprimir as apps que nao usas…nada mais. ou seja aproveitamento zero…..se nao usas apagas…..pelo menos nao ficas com lixo no telemovel. os telemoveis com baixos recursos nunca na vida vao ver o android 12 por isso esta medida para os novos nao faz sentido nenhum. falta de objectivos….

    • Tx2 says:

      suponho que deve desinstalar a app e mantar apenas os dados, depois tens que voltar a fazer o download, como na nintendo switch quando arquivas um jogo

      • Joao Frango says:

        a nintendo tem controlo nos jogos é facil fazer isso…..em bilioes de apps ke nao sao controladas pela google esses dados guardados podem entrar com conflitos em versoes mais recentes da app. obriga os programadores a acrescentar codigo para reconstruir as apps se a base de dados foi alterada e duvido ke estejam feitas para isso agora. o mais facil é apagar tudo e instalar de novo. os jogos os rankings estao em cloud/servidor normalmente e n ao precisas de guardar nada. mas é uma excelente ideia a da nintendo. e é super simples de a fazer.

  7. Security says:

    Um reparo que muita gente se esquece… O Android ter isto nativamente é diferente de a Samsung/Xiaomi/… terem esta tecnologia. Significa que a base do Sistema Operativo terá isto nativamente. Se há marcas que depois customizem e adicionem features já se sabia. Nativamente, o Android não tinha esta tecnologia. E dá muito muito jeito. Evolução é sempre necessária, seja do lado do Android a trazer novidades existentes noutros ecossistemas, seja o iOS a trazer melhorias de outros ecossistemas. Quem ganha é o utilizador final, que tem mais opção de compra.

    • Joao Frango says:

      a única diferença é para os programadores nao é para o utilizador. agora como programador vou ter ferramentas mais faceis para abordar esse tema. o mesmo fez para ver a area util de um telemovel. se a google nao me desse isso estava tramado, a conta dos diferentes tipos de smartphones que existe. o cliente seja android puro ou nao…ker la saber so ker saber se isso veio do android puro ou nao. mesmo que o android puro tenha no android 12…é preciso uma app ke o faça. se os fabricantes preferirem meter as deles é com eles. mas tem a vida facilitada da google. as actualiacoes podem ser mais rapidas a conta disso. o meu pixel por exemplo na camera da para usar a camera normal para ver os codigos QR. nao preciso de instalar app nenhuma para o fazer. kem diz codigo qr…tambem diz monumento etc…podes saber mais info a partir da camera normal. isto no pixel…..no dos fabricantes isso varia..pq a camera é uma app de cada fabricante. a apple ja faz isso tambem e é mais rapida a detectar os codigos qr.

  8. Vela says:

    Eu ja faço isso com meu Xiaomi MI9

  9. Rui Patinho says:

    Em 2021 ainda não existe AirDrop em Android? A Apple já tem há anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.