PplWare Mobile

O que é QR Code? O Android descodifica-o

Marisa Pinto

Editora no Pplware e psicóloga de profissão. Desde cedo que a tecnologia é uma paixão, interessando-se em particular com o impacto que esta tem na nossa vida e nos comportamentos que as pessoas adotam nas redes sociais.

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

45 Comentários em "O que é QR Code? O Android descodifica-o"

avatar
  Subscreva  
Notify of
Carlos
Visitante

Ferramenta para criar QRCOdes:
http://galhano.com/web/Services/?Action=QRCode

vinyh
Visitante
vinyh

como eu posso saber se meu android tem esse aplicativo leitor?

Ana Pinto
Visitante
Ana Pinto

este nome não é encontrado na pesquisa

TMAgostinho
Visitante
TMAgostinho

è realmente uma boa aplicação e uso diariamente.
Só ainda nao consegui ler QR code na versão 40, (Version 40, 177×177, 1,852-4,296 alphanumeric chars)

http://en.wikipedia.org/wiki/QR_code

Conhecem alguma aplicação que o faça?

Cumps, Tiago

D. Leal
Visitante

Gostei deste aplicativo, já o instalei, bastante interessante, não sabia que o meu telemóvel dava para tanto xD eu via os artigos do pplware c codigo de barras moderno, agora sei que é QR code lol e facilita muito para sacar os aplicativos para o android

Mais uma vez o pplware…

The power of pplware is tecnologic (inglês que arranha lol)

Vinicius
Visitante
Vinicius

Daqui a pouco vão sair comerciais com o qr code tipo assim na tv “por tempo limitado Kill All Humans gratis so os 5 primeiros” esse é um dos app mais caros do android market custa 158.19 Euros

TMAgostinho
Visitante
TMAgostinho

Realmente é espectacular a aplicação, tem dado imenso jeito para tirar aplicações aqui do blog.
Só notei no outro dia que não consigo ler o QR code que se encontra no documento único automóvel. Alguém sabe porque será?
Há alguma forma de conseguir ler esse QR code?

Cumps,
Tiago

Ricardo
Visitante

Só consegui ler esse código quando fiz scan do DUA para o pc, e do PC o telemóvel já consegue ler.
A informação retirada é em XML com a info desse DUA.

jagsilva
Visitante
jagsilva

E funciona no a1?

Pedro Pinto
Admin

Sim, claro

Vasco
Visitante
Vasco
Parágrafo “Os Verdes”: “Esta é mais uma ideia bastante criativa e útil do Sistema Operativo do Robot Verde, que já cativou muitos utilizadores.” O que tem um Qr Code a ver com um sistema operativo? Ok, uma ideia descoberta através do mercado verde que corre em cima do sistema operativo… verde!… e que usa as câmeras de telefone dos telefones verdes? Mas nem sempre! O artigo podia ser mais focado na tecnologia e não nas aplicações das App stores, que obviamente não fazem nada além de testar algo que já existe há muito tempo, e que não tem aplicabilidade prática.… Read more »
Youseh
Visitante
Youseh

Realmente o android não é o único a utilizar a funcionalidade, o samsung bada tem agora o BeeTagg para o mesmo efeito (não lê códigos de barras).
http://www.samsungapps.com/topApps/topAppsDetail.as?productId=G00000105926&listYN=Y

Tiago Órfão
Visitante
Tiago Órfão

O N95 e outros nokia vêm com um leitor destes de origem há já mt tempo, sei q não estou a acrescentar nada q já não tenha sido dito, mas acho que vale a pena reiterar. 😛

Rui Guedes
Visitante
Rui Guedes

1000 desculpas Marisa Pinto… um “do” e um “para” fazem a diferença… :). excelente artigo, assim como os artigos que tens vindo a desenvolver.

Ivo Pereira
Visitante

para iPhone tem o i-nigma que é grátis, mas existem muitos mais.
Entretanto gostaria que visitassem este site http://www.idshirt.net/
é um projecto português que está a ter imenso sucesso internacionalmente.

okapi
Visitante
okapi

Pronto! É português deve-se apoiar, mas não é novidade nenhuma, isso não deixa de ser mais um negócio, se procurar na net há en de aplicações, do genero e não só.

Nunofos
Visitante

Não quero tirar o mérito ao Android, até porque é um excelente SO, mas já tive uma aplicação com exactamente o mesmo efeito no meu Nokia N70, que é de 2005.

ZiLOG
Visitante
ZiLOG

Já uso um programa do género, há algum tempo num Symbian.

ZiLOG
Visitante
ZiLOG

Também há em Java e assim dá em mais modelos. Basta procurar no Google.

okapi
Visitante
okapi
Sem querer desprestigiar o artigo do autor, acrescento algo mais para quem estiver interessado. Ao contrário do que muitos podem pensar o codigo QR ( Quick Response) tem muitos anos, o QR foi criado em 1991 pelos Japoneses da Denso, http://www.globaldenso.com/en/ Este codigo em 2D QR já á muito é utilizado no Japão mas, com a vinda do Android começou a ser mais utilizado. Qualquer telemovel e não só os Android podem ler o Código QR desde que tenham o software apropriado. Andoroid, Apple, Nokia, Blackberry, etc já á muito existem apps para esta marcas. Outros telemoveis não de topo… Read more »
sirnelson
Visitante
sirnelson

o artigo até não está mal, mas fica-se com a ideia que os QR Codes têm de alguma maneira a ver com o SO Android. A última frase “… ideia criativa do SO…” não está correcta. o meu nokia E71 que tenho ha quase 2 anos já vinha com um leitor de códigos de barras pré-instalado.

Pedro Pinto
Admin

Mas a Nokia não consegui tirar partido desta tecnologia como o Android está a fazer. Os códigos QR já têm no mínimo 8 anos de existência 😉

Ghost_Rider
Visitante
Ghost_Rider

o meu antigo N73 também.

Pedro Pinto
Admin

Bom artigo Marisa…Instalações de software no Android é por aqui (nós colocamos sempre nos artigos o QR_CODE) ou pelo Market 🙂

Pedro
Visitante
Pedro

a unica vez que utilizei um QR code foi com o meu nokia 5800 num cartaz da fanta :p

Angelo Matos
Visitante
Angelo Matos

No meu Boston com android 1.6 só funcionou a primeira vez, depois não funcionou mais. se alguém tiver o mesmo problema posso recomendar outra app para o mesmo efeito, chama-se shopsavvy, é só procurar no market. Este tipo de aplicações são muito boas, basta apontar a camera do telemóvel para o qr code que ele abre logo a respectiva pagina web.

Nuno F
Visitante
Nuno F

Tb só o consegui utilizar 2 ou 3 vezes. Sempre que tentava utilizar, abri e fechava logo a seguir. Agora uso o shop.

Zé Manel
Visitante
Zé Manel

O Boston com 1.6 tem um grande defeito… Não traz autofocus, o que é um grande problema quando tentamos “ler” alguns QR mais pequenos. O meu só reconhece aqueles QR maiores, como o deste post.

João Dias
Visitante
João Dias
Comprei no outro dia, um vinil do álbum “Signify”, dos Porcupine Tree. Dentro da caixa vinha um pequeno booklet da editora, onde mostrava os artistas semelhantes à banda inglesa, projectos laterais, etc. Na parte de trás do booklet, estava um QR Code. Apontei para lá, para experimentar, e foi ter ao site da editora 🙂 Foi o primeiro código QR que vi, depois de comprar um telemóvel Android. É realmente uma ideia muito interessante, e útil, mas… Até que ponto é seguro direccionar o telemóvel para um código (mesmo no pc) e depois ir ter a um link? Será que… Read more »
lfspaulo
Visitante
lfspaulo

Em tempos vi no jornal Oje um QR-Code que não era nada mais nada menos que um link para um anúncio da Siemens.

Rui Guedes
Visitante
Rui Guedes

“Esta é mais uma ideia bastante criativa e útil do Sistema Operativo do Robot Verde”, o que queres dizer com isto? Que a Google inventou os QR codes?

MAROTO
Visitante
MAROTO

Não o inventou mas até então pouca utilização se dava a tal sistema. Não inventou a roda (QR Codes) mas impulsionou a auto-estrada para ela.

R o B
Visitante
R o B

Muito util, recomendo