PplWare Mobile

E se fosse despedido por uma escolha aleatória de um algoritmo? Aconteceu no Facebook

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Christophe Morin/IP3

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Pit says:

    Portanto, o objectivo será agora que aqueles que fiquem passem a fazer o deles e o trabalho dos que sairam…. pelo mesmo preço!
    Nada de novo, portanto!…

  2. JCR says:

    Será o novo paradigma desta sociedade, usar-se 1 prefeito “bode expiatório” que é o algoritmo, evitando assim que os responsáveis por este e todos os futuros despedimentos, deem a cara e sejam responsabilizados por esses despedimentos e as consequências que isso traz em qualquer acto desses…

    Parafraseando Scolari, “e o burro sou eu?”.

    Nada de novo nas empresas multi-nacionais deste planeta, aonde a ganância é quem lidera…

    • FAR says:

      Enquanto o povo lhes der €…

    • Pit says:

      Por enquanto, por cá, existem critérios definidos por lei, que definem quem deverá ser o “escolhido”. É certo que é muito fácil manipular esse critério, até porque normalmente ninguém liga às avaliações anuais. Mas o que é certo é que elas servem precisamente quando se pretende despedir alguém!…

      • B@rão Vermelho says:

        Mas despedir em Portugal é mesmo muito complicado, basta ir para o tribunal de trabalho e 99% das vezes o juiz manda o patrão voltar a contratar-te, se trabalhares numa média empresa a coisa ainda vai, agora se trabalhares numa pequena empresa tipo familiar ai o ambiente fica de cortar à faca.
        Quem não se lembra do funcionário da CMP da recolha do lixo que foi despedido por estar bêbado e o juiz diz que para fazer aquele trabalho só alguém assim.

  3. Jorge Rosa says:

    O que seria excelente, era o algoritmo selecionar os próprios programadores que tiveram a “genial” ideia e os que o desenvolveram, incluíndo o “boss”. – Isso sim, significaria que o algoritmo não tinha “bugs” e estava pronto para ser usado…

  4. Manuel Gonçalves says:

    E se todos nós despedissemos o facebook.

  5. Cosa fare? says:

    Tão preocupado com o funcionário da Meta despedido. Se não fosse bom não estava lá e sendo-o arranja trabalho no dia seguinte e em casa.

  6. Zoe says:

    Vamos lá a ver… O Facebook não despediu ninguém! São funcionários da Accenture que simplesmente deixaram de estar alocados no Facebook, e dessa forma mantêm o emprego. A Accenture poderá aloca-los a outros projetos ou, em ultima instância, despedi-los, mas isso jã são contas de outro rosário.

    • Manuel Gonçalves says:

      Como há saiba tanto, cada vez me sinto mais ignorante.
      Porque não são transparentes os contactos com o facebook?
      Anda-se de página em página e “zero”.
      Porque os paises nãotêm qualquer supervisão ou a quem se possa aprsentar uma reclamação perante uma arbitariedade de um dito “algortmo”.

  7. Wilson says:

    Gostei. Blz se o Algoritmo despedir uma pessoa, mulher, homem, alienígena, preto, LGBTQ+, de outro país, indígena, deficiente físico ou mental, com ou sem religião, eleitora de um ou outro partido político, não vai ser processado por preconceito ou perseguição.
    E o algoritmo não vai sofre com falsas acusações de assedio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.