Contas falsas no TikTok continuam a espalhar desinformação sobre a guerra na Ucrânia
As redes sociais têm esta capacidade, altamente reprovável, de disseminar informação falsa. Mais uma vez, é apontada ao TikTok a culpa de contas falsas espalharem, pela sua plataforma, desinformação sobre a guerra na Ucrânia.
Apesar do esforço que alegam fazer e das medidas de anunciam implementar, as redes sociais continuam a ser um espaço de disseminação de informações falsas. Aliás, em tempo de conflito, como têm sido os últimos meses, essa realidade destaca-se.
Agora, uma investigação da BBC, publicada na sexta-feira, identificou 800 contas falsas, que, segundo o órgão de comunicação, tinham como alvo países europeus com falsas alegações de que altos funcionários ucranianos e os seus familiares compraram carros ou vilas de luxo no exterior, após a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022.
As publicações na rede social tinham como alvo utilizadores ucranianos e russos, bem como cidadãos espalhados pela Europa, e o conteúdo procurava "amplificar artificialmente narrativas pró-Rússia". Algumas contas foram, inclusivamente, rotuladas como meios de comunicação.
Um porta-voz do TikTok disse à CNBC que a empresa já havia começado a investigar as contas, antes da investigação da BBC, e que todas as contas falsas identificadas já haviam sido removidas.
Perseguimos constante e incansavelmente aqueles que procuram influenciar a sua comunidade através de comportamentos enganosos.
A maioria das cerca de 13 mil contas falsas identificadas eram operadas a partir da Rússia e enviavam propaganda de guerra do Kremlin em línguas locais para a Ucrânia, Rússia, Alemanha, Itália, Turquia, Sérvia, República Checa, Polónia e Grécia. Além disso, algumas delas também eram operadas a partir da Ucrânia.
De acordo com o TikTok, o número combinado de seguidores das contas falsas ultrapassou um milhão.
Este artigo tem mais de um ano
– “Contas falsas no TikTok continuam a espalhar desinformação sobre a guerra na Ucrânia”
– “o número combinado de seguidores das contas falsas ultrapassou um milhão”.
– “o conteúdo procurava “amplificar artificialmente narrativas pró-Rússia”
Os seguidores dessas contas já sabem muito bem ao que vão – não são desinformados, são “informados” ao seu gosto. A Tass só pode publicar as grandes mentiras oficiais, mas os seguidores querem alimentar-se de mais, porcaria.
hehehe,… os socio-comunas tb sao comediantes!
https://twitter.com/TuckerCarlson/status/1733581286256607619
Os seguidores dessas contas no TikTok também seguem Tucker Carlson.
Aia essas contas do TikTok malandras… Então eles não sabem que o Putin está doente terminal desde que o dia que a operação começou?
Eles não sabem que os militares não têm armas nem balas nem rações nem botas desde a 1 ano e meio?
Eles não sabem que já não tem chips para mísseis a mais de 1 ano e meio?
O que continua a cair do céu são máquinas de lavar que já não tem chips.
🙂
Este é um dos gajos que apoia o genocida do Putin. Vergonha na cara não te falta. Ri-te mais, enquanto és responsável pelo que está a acontecer. O Hitler seria teu amigo na 2 guerra mundial. Como ousaram os EUA vir ajudar a Europa.
Este é um gajo que gosta de mentir.
Se não percebes a dualidade de do que é considerado “desinformação” só posso ter pena de ti!
Depois ainda temos o cumplices da criatura a comentar que ele é comunista e tal, toda uma dança que estes trolls fazem nas caixas de comentários a ver se enganam alguns.
O Hitler era de esquerda…. Se não souber….
Era pois. Qualquer pessoa que conheça a história e os seus discursos sabe disso.
Era ele e o Franco 😛
Tiktok não é lugar de notícias… Não foi criado para entretenimento? É agora reclamam? De fake news tem mais é q ter msm…
FakeTok
A sério! A informação deve ser “séria” por esse canal? A menos que façam danças a servir de coreografia para divulgar tal coisa. O que eu ando a ganhar em não ter mais que WhatsApp. É a contra-informação ao mais alto nível. Certifiquem-se que as notícias são corretas, caso contrário ainda assistem a comícios dos partidos para as próximas eleições pelo X eh eh eh
“falsas alegações de que altos funcionários ucranianos e os seus familiares compraram carros ou vilas de luxo no exterior”…
São tão falsas que são os próprios a publicar os videos das vidas de luxo que levam á conta dos biliões de Euros a fundo perdido pagos pelos contribuintes Europeus.
Há q tempos q se ouve falar nisso e oligarcas é ao pontapé.
E compraram quando? Ou antes era proibido terem casas no estrangeiro e bons carros? Se acompanhares as notícias de fontes credíveis, vais ver que quem desviou verbas está a ser detido, coisa que por exemplo não acontece em Portugal, país que também vive à custa do dinheiro dos outros europeus.
O desespero na operação especial de 3 dias é grande !
os mass media espalham todos os dias notícias falsas sobre imensas coisas e a verdade é que ninguém os tenta sequer parar. será porque também os políticos espalham essas mesmas notícias falsas(?) a verdade política está cada vez mais longe da verdade objetiva