Escolhas Pplware 2015
2015 foi mais um ano recheado de novidades tecnológicas e o Pplware fez questão de acompanhar esta evolução em pormenor. Pudemos testar alguns dos mais badalados e desejados gadgets e noticiámos as conquistas e derrotas das mais importantes empresas neste mundo da tecnologia.
Agora chegou o momento de eleger aquilo que, para o Pplware, mais se destacou ao longo deste ano. Foram avaliadas de forma criteriosa uma série de categorias de produtos hardware, software e serviços Web e elegidos os que, do nosso ponto de vista, foram os que mais se destacaram.
Em análise estiveram 19 categorias divididas entre Software, Hardware e Serviços Web. Além do que de melhor se desenvolveu a nível tecnológico elegemos ainda a Marca do Ano e aquilo que foi o maior falhanço de 2015.
Estas foram as nossas escolhas, as Escolhas Pplware 2015!
HARDWARE
Computador Pessoal: IMAC RETINA 5K 27"
Este é o caminho dos computadores pessoais. Uma máquina com um excelente hardware e uma resolução que mostra que os limites de qualidade de imagem devem ser ultrapassados, a um preço justo para a tecnologia que oferece.
Smartphone: IPHONE 6S PLUS
A escolha de um smartphone não é propriamente uma escolha fácil, principalmente, num ano onde tantas marcas inovaram. O Samsung Galaxy S6 edge+, por exemplo, poderia ter sido um dos escolhidos, não pelo excelente hardware e software, mas sim pelo seu design de excelência, nunca antes inscrito num smartphone.
Mas a escolha unânime recaiu sobre o iPhone da Apple, pela capacidade que a Apple teve em se adaptar aos gostos do mercado e por ter sido capaz de captar muitos utilizadores que, até então, eram utilizadores dos topos de gama Android.
Tablet: Surface
O conceito dos Surface da Microsoft merecem um destaque como tablets do ano. Apesar do novo Surface Pro 4 deixar a desejar em alguns aspectos, a verdade é que os modelos anteriores, tanto o Surface Pro 3 como o Surface 3, são equipamentos que conseguem aliar a produtividade e portabilidade de uma forma perfeita, muito mais do que é esperado de um tablet e, daí, estes equipamentos poderem ser considerados verdadeiros computadores pessoais.
Consola: XBOX ONE
A Microsoft prometeu o melhor ano de sempre para a marca Xbox e cumpriu com todas as expectativas com um vasto leque de exclusivos como Forza 6, Ori and The Blind Forest, Halo 5 e Rise of The Tomb Raider a atacarem ferozmente a carteira do jogador.
Gadget: APPLE WATCH
2015 foi o ano dos smartwatches e das bandas inteligentes, onde se poderiam destacar marcas como a Huawei, com o seu Huawei Watch, o mais optimizado Android Wear do mercado, ou a Xiaomi, com a Xiaomi Mi Band, uma banda inteligente com uma série de funcionalidades e a um preço bastante baixo, actualmente à venda por cerca de 15 euros.
Mas foi a Apple que mais se conseguiu destacar, que maior importância conseguiu atribuiu aos smartwatches e que, de certa forma, fez com que o mercado evoluísse. Lançou o Apple Watch em várias versões diferentes, com preços para cada uma delas e que se adaptam aos mais variados utilizadores.
Inovação: FORCE TOUCH
A tecnologia force touch surgiu no mercado dos smartphones com a Huawei e com a Apple e 2016 será o ano em que se estima que 25% do mercado dos smartphones a traga incluída. Não há dúvidas de que foi a grande inovação de 2015!
SOFTWARE
Produtividade: MICROSOFT OFFICE 2016
O Office da Microsoft é há muito considerado a mais completa suite de produtividade do mercado, é também uma das mais utilizadas em todo o mundo e a sua qualidade aumentou substancialmente com a última versão disponibilizada este ano, principalmente no que toca à sua usabilidade em dispositivos com ecrã táctil.
Sistema Operativo para PC: WINDOWS 10
Apesar de muitas controvérsias, de muitas actualizações inesperadas e de muitos utilizadores desesperados, a verdade é que o Windows 10 surgiu este ano como uma verdadeira revolução face às versões anteriores e mesmo face ao que o restante mercado tem para oferecer.
Sistema Operativo para dispositivos móveis: IOS 9
O iOS 9 demonstrou ser, este ano, o sistema operativo que mais evoluiu de forma sustentada. No entanto, o Windows 10 Mobile também se destacou nesta categoria pela forma como interage com o Windows 10.
Browser: GOOGLE CHROME
Apesar de não ter conseguido lançar nenhuma grande novidade durante 2015 continua a ser a nossa escolha e a de muitos utilizadores por esse mundo fora, tanto na sua versão para computador como para dispositivos móveis.
Jogos: THE WITCHER 3: WILD HUNT
O mundo do gaming não pára de surpreender e 2015 foi um ano de grandes nomes no mundo dos videojogos. Com tudo o que Witcher 3 oferece, entre personagens e história memoráveis, gráficos fantásticos e download gratuito de conteúdos.
Há que destacar ainda nomes como GTA 5, Fallout 4 ou Halo 5, de entre a vasta escolha oferta do mercado.
SERVIÇOS WEB
E-mail: GMAIL
O Gmail continua a destacar-se como um serviço de e-mail simples e intuitivo, quer a nível pessoal, quer a nível profissional e, até ao momento e durante 2015, nenhum outro serviço se conseguiu impor ao serviço de e-mail da Google.
Alojamento: DROPBOX
O Dropbox continua a ser o serviço de alojamento de excelência mesmo que a concorrência seja cada vez mais agressiva. Nesta escolha, também o serviço de alojamento da Google, o Google Drive, esteve em discussão, ainda assim, a grande maioria dos utilizadores do serviço da Google não abandonou o Dropbox.
Redes Sociais: FACEBOOK
O poder da rede social de Mark Zuckerberg é indiscutível. O impacto da rede na vida social online dos seus utilizadores, sejam eles pessoas ou empresas é considerável e a rede está, a cada ano, mais forte, mesmo com a entrada de outras redes sociais no mercado.
Comunicação: SNAPCHAT
A forma de comunicar está a mudar e o serviço Snapchat atraiu milhares de utilizadores durante este ano, desenvolveu novas funcionalidades e mantém-se numa posição de favoritismo entre grande parte dos seus utilizadores para comunicação instantânea.
Vídeo: YOUTUBE
E novamente o nome da Google surge associado a mais uma das nossas escolhas com o fantástico serviço de vídeo, cada vez mais evoluído, com grandes novidades apresentadas em 2015. Trabalhar para o YouTube, produzir conteúdos para os canais, tornou-se este ano um fenómeno muito interessante, a qualidade dos vídeos está a aumentar e a oferta não pára de crescer.
Música: SPOTIFY
A Apple bem que tentou, durante este ano, lançar um serviço que captasse boa parte dos utilizadores do serviço de streaming de música do Spotify, mas a maturidade deste não deixa que nenhum outro se consiga aproximar. É daqueles que vale a pena pagar pelo serviço premium, a quantidade e qualidade de músicas não tem fim e as opções para o ajustar às preferências do utilizador são também elas uma vantagem.
Fotografia: GOOGLE PHOTOS
Apesar do Flickr ser um dos mais completos serviços de fotografia, de o iCloud Photo ter surgido este ano com grandes novidades, o Google Photos acabou por ser o que mais se destacou neste universo e daí ser a nossa escolha para 2015.
Produtividade: GOOGLE DOCS
Também o Office 365 pudesse aqui merecer um destaque mas, na verdade, a integração com o Gmail e com o Google Drive fazem do Google Docs o mais produtivo serviço Web.
MARCA DO ANO
1º Lugar: MICROSOFT
Escolher 3 marcas que se destacaram durante o ano não é propriamente fácil no mundo da tecnologia. Mas não há dúvidas de que a Microsoft este ano esteve nas bocas do mundo, nem sempre pelas melhores razões, mas quase sempre por elas. O Windows 10 e o Windows 10 Mobile foram os grandes impulsionadores da marca em 2015, mas os lançamentos dos novos Surface, dos novos Lumia, o Office 2016 e ainda o Surface Book foram grandes apostas vencedoras da marca.
2º Lugar: GOOGLE
A Google destacou-se mais um ano pelo seu conjunto de serviços e produtos, pelas suas investigações em diferentes frentes da tecnologia. O segundo lugar é merecido e só não é um primeiro lugar, porque a empresa já nos habituou ao melhor há muito tempo.
3º Lugar: XIAOMI
Da China, durante 2015, surgiram grandes novidades e a Xiaomi foi um dos nomes que mais se fez ecoar. A empresa colocou à disposição do mundo alguma da melhor tecnologia ao serviço do consumidor comum ao melhor preço e facturou milhões durante este ano. Esta jovem empresa é uma das maiores e China e prepara-se para ser uma das maiores a nível mundial.
DESASTRE TECNOLÓGICO
IPAD PRO
Escolher o iPad Pro para desastre tecnológico pode não ser trivial. Na verdade, o tablet empresarial da Apple pode ainda vir a ser um sucesso mas, actualmente, e a primeira reacção do mercado não foi propriamente positiva, principalmente porque a Apple é acusada de o ter lançado no momento errado e sem a estrutura, ou melhor, o sistema operativo, adequada à máxima produtividade a nível profissional que dele se esperava. Vamos aguardar por 2016, para perceber o que o futuro reserva para este tablet...
Concorda com as nossas escolhas? Se não, quais seriam as suas escolhas para 2015?
Este artigo tem mais de um ano
Curioso como no top dos dispositivos, no smartphone do ano, no sistema móvel do ano e no Computador Pessoal do Ano é Apple, mas nas marcas do Ano nada de Apple…
O problema é que o mundo da tecnologia está algo parado… A única inovação da Apple foi o Watch, o resto foi fazer o mesmo que fizeram até agora.
Já a Microsoft apresentou o HoloLens, o Surface acabou com toda a especulação que não havia mercado para híbridos, e o Windows 10 é o único sistema operativo pronto para o futuro dos dispositivos.
Concluindo, a Microsoft apresentou-se em 2015 a com uma estratégia renovada e a pensar no futuro, enquanto a Apple apresentou-se com o mesmo modelo de negócio dos anos anteriores, que não quer dizer que estejam errados, mas mostra tornam a marca desinteressante, principalmente para os media que querem é mudança para escrever notícias.
Para os próximos anos, acredito que as grandes novidades no mundo tecnológico estejam nos automóveis, e aqui a Apple e Google parecem levar uma ligeira vantagem (já andam nisto à mais anos), mas novamente, tanto o Android e iOS ainda não são capazes de se apresentar a 100% noutros aparelhos que não em telemóveis e tablets (nem sempre), pelo que a estratégia do W10 até pode ter maior sucesso devido a estar pensado a correr em qualquer dispositivo (iot) e não num dispositivo específico.
Pode ser a vossa opinião, mas tendo em conta as vendas da PS4 vs. X1, é difícil considerar a X1 melhor. Sem ser fan boy nem nada (visto que já tive vários sistemas, desde a minha SNES, à Megadrive, Dreamcast, etc.), mas é que nem sequer é uma diferença pequena, os números até Nov. 2015 apontam para vendas de 30M de unidades de PS4 e metade disso para X1. Eu se pudesse teria os dois mas a PS4 é muito mais um sistema de gaming puro, ao passo que a X1 é um sistema de entretenimento. De resto, talvez só trocasse o Snapchat pelo Wahtsapp ou o Smart Watch por outro gadget (qual, não sei, mas não me parece aquele que tenha tido mais impacto)
Não são as vendas que fazem uma consola melhor ou pior. Isso da PS4 ser uma consola de gaming puro vs X1 ser uma consola de entretenimento foi algo que não te “venderam bem”: a PS4 é basicamente uma consola para jogar, ao passo que a X1 é uma consola que serve para jogar e não só, pois apresenta-se como sendo muito mais completa e flexível, principalmente no campo do entretenimento, já para não falar no multitasking…
Para além disso, isto refere-se a este ano de 2015, onde os melhores e mais exclusivos jogos estão na X1. Cumprimentos e bons jogos!
São várias as notícias que indicaram que jogos que iriam sair a 1080p e 60FPS acabaram por levar dumb down para 30FPS por causa da X1 (Tomb Raider, Destiny, Witcher 3). Claro que a Sony diz que a culpa é da Microsoft quando não sabemos se tem de ser assim por causa de ambas as consolas, mas há vários jogos com pior setting na X1 que na PS4. E os jogos exclusivos da X1, só tenho pena do Halo (o Forza não iria jogar assim tanto) e na PS4 tiveste Bloodborne e Until Dawn para competir. Com os problemas que têm tido, continuo a achar a PS4 muito mais “consola”, mas nada me impede de um dia mudar 😉
Explica lá como é que um jogo como o Witcher 3, que nem sequer consegue correr a 30 fps estáveis na PS4 ia conseguir correr a 60fps?
Em relação à escolha da consola, é opinião da Pplware, não te deveria fazer tanta comichão
Para além do especificado no artigo, a MS este ano introduziu a retro-compatibilidade, de forma gratuita. Para além disso tens ainda o serviço EA Access, que por enquanto é exclusivo da Xbox One.
A própria Sony admitiu que o ano de 2015 foi escasso.
http://www.gamespot.com/articles/sony-admits-ps4-first-party-lineup-this-year-is-a-/1100-6427614/
Talvez para o ano o caso mude de figura com Uncharted 4, Horizon, Gran Turismo Sport, etc.
Concordo com todas… coloco apenas uma exceção: o iMac 5k (2149€) continua a ter um valor muito elevado para computador pessoal. Um de 21.5″ (1299€) chegava perfeitamente ou até mesmo o MacBook Pro (1499,63€), para não sairmos da maçã…
Apenas mudaria o browser, que apesar de usar o chrome acho que anda a piorar, e o computador pessoal que meteria o Surface tambem
Hmm… A Apple não está no top 3 de marcas do ano no entanto ganhou um monte de categorias. Alguma coisa não está bem.
Isso quer dizer que tem de ser a marca do ano? A Microsoft foi muito mais activa que a Apple, por exemplo. A Google, com projectos como o Google X Lab foi muito mais dinâmica…. faltou ali, na minha opinião, o Facebook como 3ª marca do ano.
Não disse isso, disse que alguma coisa não estava bem, pode ser o que disseste ou que a Apple ganhou em categorias que não merecia.
o melhor é mesmo o iphone
Só quem não tem é que fala mal pode ser caro mas aguenta muito bem 4 anos ainda tenho o iPhone 5 desde que saiu esta estimadinho e iOS 9.2 resolveu todos os problemas de performance.
Já tive e já me curei. Tenho um WP e garanto-te que é superior em tudo principalmente na autonomia.
Superior em tudo! Pois… Já te curaste mesmo! Nota-se mesmo…
Só não curaste foi a falta de informação!
e a opinião dele, gostos são gostos.
também já tive ( e ainda tenho em casa ) iphone, e entretanto já tenho outro produto que também acho superior 😀
ng te obriga a concordar 🙂
Vendeu milhões, foi buscar milhões de novos utilizadores, foi um sucesso mas…. ficou um pouco aquém. Digo eu!
haja dinheiro
Há muito dinheiro, não lês os jornais, não lês os sites ou vês TV? São milhões investidos no futebol e em tecnologia.
Nós é que ganhamos pouco.
Grande verdade,”Francisco Almeida”.Ser teso é lixado. 🙁
Apple Watch escolha do ano 2015!? Um relógio que só tem integração com iOS..? Então e por ex. o Huawei Watch ou o Moto 360 2nd gen. que para alem de muito mais bonitos (ok bem sei que é a minha opinião pessoal), mas que conseguem interagir tanto com Android como iOS!? Isto para não falar que teem muito mais apps e a personalização deixa a um canto a Apple?! Em fim….
E em termos de vendas? De desenvolvimento e capacidade de mobilização? Em termos de inovação e propostas para áreas como esta: http://bit.ly/1YLB4x0
Tudo conta, principalmente o que arrasta mais utilizadores, mais vendas, o hype e o valor do gadget em termos de imagem. Isso de deixar a um canto tem muito o que se diga. Sendo máquinas fantásticas (qualquer um deles e eu tenho o Moto 360 que adoro) não conseguiram cativar tantos milhões como o Apple Watch. Isso tem um peso no mercado global.
Em termos de vendas não podes analisar o Moto 360 ou o Huawai Watch ou outro qualquer smartwach com Android no individual Vítor M. como se pode fazer com o Apple Watch, por este último ser “único” no seu ambiente Apple. Há por aí algum estudo de mercado a nível mundial com % de vendas que possamos ver? (até posso estar errado e o Apple Watch vender mais do que os outros todos juntos..) Em termos de inovação sinceramente o Apple Watch para mim não traz nada de mais.. e sejamos sinceros, usas a maioria das Apps que está no video que apresentas-te? Acho que o que o torna num bem apetecível é precisamente o Marketing todo à sua volta, ou seja, o valor da marca.. o status de ter o gadget. Quantos anúncios em Portugal passaram do Moto 360 ou do Huawai? A maioria nem sabe que existem.. ao contrário da Apple que até dá no Jornal da Noite!
Em termos de qualidade de construção.. aí sim, nada a dizer, eu tenho lá por casa um Macbook com 7 anos e um iPad já com 4 e não posso dizer mal. Já andei a brincar com o Apple Watch e… talvez por ser a 1ªGen deixe muito a desejar, assim como ser algo complicado de interagir, coisa que a Apple não é.
Não conseguiram cativar porque não foi feita publicidade nenhuma! O Watch apenas foi escolha porque mais uma vez o marketing da Apple é ridiculamente estrondoso! Se tivessem feito publicidade ao moto 360 e etc, logo se via se o Apple Watch vendia tanto.
Não foi feita publicidade? Eu vi muita publicidade, nesta última apresentação estavam muitos “media” pagos pela empresa para dar conta das novidades. Desculpa mas isso não é verdade. E mais, no meu entender o Moto 360 é o smartwatch mais bonito do mercado e se “ainda” não vingou apenas se deve à quantidade de outros que se abafam uns aos outros e não por falta de publicidade. Há marcas “branca” chinesas que se fartam de vender, por exemplo!
por essa logica então também a ps4 ficava a frente da xbox, tem mais vendas e arrasta mais utilizadores como tu dizes acima.
No conjunto de parâmetros não, Como já foi referido por outras pessoas, a XBOX ONE traz um ecossistema muito mais rico, um desenvolvimento mais prometedor, agora com o Windows 10, além de hardware mais vanguardista. Há vários requisitos que determinaram os vencedores, são esses os que fazem um produto ter sucesso ou não, desde que saiu, cresceu num período que está balizado do dia 1 de janeiro de 2015 ao 31 de dezembro. Ora pelo que vimos neste ano com suporte de mais de uma década, as escolhas e a votação dos vários editores determinou os resultados que estão à mostra.
Uns concordo, outros não, uns votei neles, outros não, mas há critérios rígidos, muito bem estudados para chegar a estas escolhas, não é nada feito ao calhas ou com resultados ” pedido” 😉
Essa do hardware mais vanguardista da XBOX… Espero que não seja o Kinetic, que vale 0 para um gamer. Porque a nível de specs, a PS4 é melhor (excepto no CPU, e aí a diferença é pouca, sendo que já têm 7 cores desbloqueados para devs e a X1 só tem 6). Nesta não consigo mesmo concordar pá! Mas pronto tem que se aceitar
Excepto? Conta tudo Hugo. Além do mais conta também o facto do Windows 10 estar muito mais “íntimo” desta plataforma como sabes, é uma vantagem considerável.
Depois há o facto de podermos ligar outras novidades, esta por exemplo: http://bit.ly/1MGA3dr 😉
O Surface Book não foi lançado em 2015?
Foi e diria que sendo um produto bonito, levaria (para já) o prémio de flop do ano.
Mais à frente logo se via.
E achas que foi um Flop porquê? Por não conseguires deitar a mão a um?
O Flop do ano foi bem atribuído ao Ipad Pro, a não ser que também consiga provocar uma rotura de stocks como aconteceu com o surface book.
Tens andado onde?
É um flop pelos problemas e pelas milhares de unidades devolvidas à Microsoft.
o flop do ano de um equipamento que ainda nem se encontra à venda na maioria dos mercados?
Foi e dado a sua portabilidade merecia mais “ganhar” a categoria de computador pessoal, mas isto é só a minha opinião…
Não tenho também dúvidas. Já houve muitas tentativas para criar um terminal portátil que fizesse um pouco de tudo, mas nenhum consegue ser tão simples para o utilizador como o Surface Book……. venha ele para Portugal!
Lumia 950 XL.
Esquece. Os Lumia são boas carcaças mas têm aplicações horríveis. Deprimentes.
Se um dia suportassem Android isso sim, era uma máquina de combate.
Looool suportar Android… LOOOOOOL
Não teria metade do encanto que tem com WINDOWS 10 MOBILE, independentemente do numero de apps!
Gostei da última parte. iPad Pro
Diria que a Apple foi a marca do ano (novamente), claro que a Microsoft apareceu este ano muito forte com tecnologias inovadoras, não se pode esquecer do HoloLens, do Surface Book e, da união de tudo, o Windows 10.
Por isso percebo a vossa escolha.
PS: discordo na consola. PS4 muito melhor.
Qual é que foi a grande novidade da Apple? O 6s? Ecran de 5K? O ipad Pro?…….. se nos próximos anos a Apple lançar novidades como este ano, o cataclismo que as acções da Apple estão a sofrer, é só o começo!!!!
http://www.usatoday.com/story/money/markets/2015/12/15/apple-more-bad-news/77358628/
Sim, essa das acções é típica e tem barbas. A seguir vamos ouvir que a Apple vai acabar, que é o fim da empresa… depois a empresa apresenta os números e são uns milhões a mais que o ano passado. É velha essa lenga lenga. 😉
O que importa é que a concorrência esteja forte, para termos melhores tecnologias. Agora essa treta 🙂 é velha e caduca amigo.
Para mim a nível de inovação acho mais útil o ecrã com os cantos arredondados da Samsung do que o FORCE TOUCH, até que nem altera em nada esteticamente o tlf, e na minha modesta opinião o Edge da Samsung é atualmente o tlf mais bonito, pena é o preço elevado, mas isso são contas que não entram aqui.
E quanto a Xiaomi, acho que tem tudo para subir, estou a espera do PPLWARE, sobre o veredito final do Xiaomi Note 3, 32GB, para mandar vir um para mim.
Gostaria de ver tambem um portatil nessa lista, acho que e muito aceitavel
Alem do mais acho que deveriam justificar melhor as vossas escolhas como por exemplo porque o computador mac 5k ….??? a unica coisa que se destaca e um ecra excelente optimo para designers e pessoal da area dos Photoshops e sony vegas
Agora eu como tecnico de redes preferia memoria e precessamento e um ecra FHD ja e mais do que suficiente, porque temos um bocado a vida engrata passar horas com uma janela so putty aberta e nesse caso um ecra a preto e branco era o suficiente 😀 😀
Muito difícil concordar quando entram muitos gostos pessoais..
Cocordo no Spotify 🙂
Era estranho se todos concordassem, diria mesmo que havia máfia. Isto é como os clubes, cada um gosta do seu é por vezes é tão fanático que nem olha a mai nada 🙂
Como tu, que dizes que a Apple é que merecia ser a marca do ano, quando a Microsoft foi, de longe, a que mais inovou e a que lançou os produtos mals interessantes: Holo Lens, Surface Book (já nem falo do Pro 4), Windows 10, Lumia 950 e 950 XL que se ligam a um monitor e viram pcs, etc. Mais inovador que isto?
Diria mais que o W10 Mobile se destacou muito mais em 2015 com a sua função Continuum do que propriamente o iOS9 sem nada de novo..
+1 Continiuum
+1
Tinha de ser o pplware a dar o prémio de melhor Smartphone a um iPhone 😛
Mas qual será o smartphone que tem os melhores serviços? O smartphone que mais vende no mundo? O smartphone com melhor ecossistema? O smartphone com o charme, o marketing e o hype que o mundo criou em volta de um telefone?
Quem foi que conquistou a China? Tudo isso bate a concorrência é só por misericórdia seria outro.
OnePlus 2 saiu furado. Os Xiaomi são parcos em mercados, a Sony morreu, a LG está moribunda, a Samsung canabaliza-se mês a mês, a HTC é tímida e a Huawei deu altos tiros nos pés com o Nexus 6P…
Queres milagres ou vais lá sozinho?
Melhores serviços, em quê? Se estás a falar das apps da Apple, coitadinhas.
Tenho um ipad e coloquei-as todas numa pasta para não chatearem muito. De resto quase todas as aplicações de outras companhias estão nos 2 SOs.
Relativamente ao ecossistema, neste momento a Playstore já tem mais apps que a App Store da Apple. Existem apps que realmente só existem para iOS, mas também já existem bastantes exclusivas Android.
Quanto ao marketing, aí dou-te toda a razão. Ninguém é melhor a vender o seu peixe que a Apple.
Da China estás bastante enganado, estando a Apple neste momento a ocupar o 3° ou 4° lugar em vendas, atrás de diversos OEM locais.
E o Nexus 6p a que chamas tiro no pé foi considerado por diversos sites e publicações como o melhor Android do ano.
Com isto tudo não quero dizer que o iPhone é um mau telemovel, muito longe disso. Mas para mim é apenas mais um excelente equipamento no meio de muitos outros de outras marcas.
Qualquer Android tem serviços igualmente bons e normalmente mais baratos; Isso não faz parte de MELHOR smartphone; qualquer um com Windows Phone; isso faz dele um melhor smartphone como?; não sei, não estudei isso na escola, mas penso que a China foi um império que foi crescendo e conquistando outros impérios…
XBOX ONE? Really?
Provavelmente a melhor em termos de hardware, mas em títulos discordo.
Agora, com a store, ligação a serviços Windows… ok com tudo isso sem dúvida que é a mais completa.
Concordo com o Gmail, Dropbox, Facebook, Youtube e Spotify. São aplicações que funcionam perfeitamente nas minhas Distros e Smartphones ou Tablets. Em relação ao Chrome discordo, o Firefox está a funcionar muito melhor em termos de consumo de RAM, a sincronização é perfeita, o flash funciona sempre, isto claro nas minhas Distros. Já nos telemóveis acho o Opera Mini ou o CMBrowser bem melhor que o Chrome. O Google Photos desiludiu-me bastante, o Picasa era bem melhor. No Smart ou no Browser não tem a função de visualisação automática das fotos (apresentação em diapositivos)??? Uma função básica para qualquer visualizador de fotos. Quanto ao resto nem concordo nem discordo, pois não possuo nem faço conta de possuir qualquer dos artigos.
Discordo no browser, flop e consola. Ok que o Chrome continua a ser o mais usado e como dizem, sem grandes melhorias mas o mesmo critério não serviu para a consola que é a que tem menos utilizadores assim como a que houve uma menor evolução (360 -> One vs PS3 -> PS4, hardware e funcionalidades, comando). Quanto ao iPad Pro, o mesmo factor, não é o mais utilizado/vendido da gama mas… o Surface Book? Não foi o que se esperou dele, com alguns problemas à mistura. Por outro lado, concordo plenamente com o The Witcher 3.
Fanático iDiota. O iPad Pro e um flop, sim! O Surface Book é dos melhores produtos do ano! Não tens dinheiro para um? Paciência, compra um iPad air de 500eur e finge que gostas.
Longe das luzes da ribalta há outras inovações que passam despercebidas mas que são bem interessantes do ponto de vista tecnológico. Por exemplo, a Jolla tablet com o sistema operativo Sailf Fish 2.0 que ganhou o prémio Best Tablet do Mobile World Congress 2015. Infelizmente este projeto ficou comprometido por falta de verbas e falência iminente, mesmo assim é impressionante o que uma pequena empresa de poucos recursos conseguiu produzir.
Verdade, mas como referes é bem, perdem-se porque não tiveram apoio e morrem sem terem oportunidade de mostrar o que valem.
Falamos delas no pplware: http://bit.ly/1Sly05L
Mais me parecem… Ummm… Escolhas tendenciosas de 2015!!
Vá diz lá as tuas então.
“Este é o caminho dos computadores pessoais (…) a um preço justo para a tecnologia que oferece”, para o iMAC RETINA 5K 27″ ?!?
Vitor, recebeste o meu email?
censurados? Estão em moderação, parece-me que é a primeira vez que comentas 😀 welcome
Boas. caro, não são, tens uns 45 comentários publicados, com 13 nicks diferentes.
Cumprimentos.
Não há cá nenhum comentário com isso. Vê la bem se publicaste!
Concordo com o melhor smartphone, apesar de achar o 6S melhor pelo simples facto de ser muito mais manuseável com apenas uma mão, rornando-o ergonomicamente superior, característica que também é bastante importante em qualquer telemóvel. Quanto ao smartwatch, penso que o Huawei Watch merecia levar o prémio devido às várias razões já explicadas aqui, para além de o achar esteticamente mais atraente que o relógio da Apple. Por fim, quanto à inovação e apesar de achar a tecnologia Force Touch indubitavelmente a ter conta, teria de escolher as Hololens da Microsoft. A forma como conseguiram criar um mundo totalmente novo como é possível ver no seu vídeo de apresentação, abre portas para uma utilização verdadeiramente revolucionária.
Computador pessoal: IMAC RETINA 5K 27″
Sistema operativo: Windows 10
Acho que não vale a pena dizer mais nada.
Qual é o problema? Não podem achar o hardware do iMac algo excelente, principalmente pelo 5k sem ter de considerar o MacOSx?
É mentira que o Windows 10 foi o sistema operativo mais UAU do ano?
Só discordo com duas, eu acho que o Samsung Galaxy S6 Edge foi, sem dúvida, o melhor smartphone do ano. Além de ser extremamente lindo, tem as curvas, que é algo inovador, os materiais de comstrução, que e algo novo na Samsung, que só lançava smartphones de plástico e as specs, que são muito, muito boas.
Gosto imenso do iPhone 6s, mas e uma versão s, não foi aquela surpresa.
A outra que discordo é o sistema operativo para dispositivos móveis. O iOS é apenas uma evolução, ou aliás, uma melhoria do iOS 8, não trouxe quase nada de novo. Aí o “prémio” deveria ser para a Microsoft, com o Windows 10 Mobile. O sistema operativo móvel da gigante de Redmond deu uma volta de 180º, é uma atualização de grande magnitude, tanto a nível estético, como a nível de novas funcionalidades. O Continuum é algo espantoso e é, sem dúvida, o futuro. Esta atualização é tão grande, que ainda tem alguma instabilidade e bugs, pois houve muita mudança por dentro, daí a Microsoft ter adiado a atualização para os smartphones com Windows Phone 8 (deveria sair em Dezembro para os modelos mais recentes, mas foi adiado para Janeiro deste ano, porque a Microsoft vai trabalhar mais na correção de bugs e na melhoria de performance), pena que já lançou os topos de gama com esta versão, o que tem desagradado algumas pessoas, devido à afinação e alimar de arestas que o Windows 10 Mobile precisa.
PS: Há ainda algo que não concordo – o jogo. O GTA V foi o jogo do ano, de longe. Toda a gente fala nele, todos jogam.
De resto concordo com tudo.