UE concordou em apertar companhias aéreas para descarbonizar o setor da aviação
Tendo em vista a descarbonização do setor da aviação, a União Europeia (UE) acordou uma medida que exigirá a utilização de combustíveis mais sustentáveis.
De acordo com a Comissão Europeia, o setor da aviação é responsável por 13,9% das emissões de transporte na UE, sendo, por isso, a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa. Antes deste está apenas o transporte rodoviário.
Para resolver o problema e numa tentativa de descarbonizar o setor da aviação, a Comissão Europeia acordou novas regras que obrigam as companhias aéreas a utilizar combustíveis mais sustentáveis, em toda a UE.
Segundo noticiado pela Associated Press, ontem, a Comissão Europeia deu a conhecer um acordo alcançado pelos estados membros e pelo Parlamento Europeu. A decisão exige que os fornecedores misturem combustíveis de aviação sustentáveis com querosene, em quantidades crescentes, a partir de 2025.
A nova mistura de combustível também precisará de conter uma quantidade mínima de combustíveis sintéticos mais modernos e ecológicos, aumentando com o tempo.
Pelas previsões da Comissão Europeia, a medida deverá reduzir as emissões de carbono dos aviões em dois terços até 2050, em comparação com “um cenário de ‘nenhuma ação’, e deverá fornecer benefícios climáticos e de qualidade do ar".
A UE está a colocar todos os setores no caminho da neutralidade climática, com as medidas necessárias para cumprir as nossas metas climáticas de 2030 e 2050. A UE está pronta para descolar em direção a um futuro mais sustentável para a aviação.
Partilhou Frans Timmermans, o comissário da UE responsável pelo Pacto Ecológico Europeu.
Um dos objetivos da UE passa por alcançar a neutralidade climática até 2050. Segundo mencionou, para isso, precisa de reduzir as emissões do transporte em 90%, em comparação com os níveis de 1990.
Agora, para entrar em vigor, o acordo precisa da aprovação formal dos legisladores da UE e dos estados-membros.
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A UE so tem de obrigar todos os paises a terem TGV ou Maglev ate 2030. Basta unir todas as capitais europeias por tgv ou maglev e ninguem vai usar avioes.
por mim até poder ir a pé, eu só de avião.
As 2horas de checkin e filas de seguranca, limites de bagagem esquece. No comboio não ha nada disso. Chego 5 mins antes, entro e tenho um conforto enorme, restaurante, sinal de net. Venha a franca, espanha, alemanha e vera como e bom andar de comboio, aviao? So para lisboa que não tem comboios
Verdade absoluta. Apesar disso, em matéria de linhas férreas internacionais, AV ou normais, estamos 100% reféns dos espanhóis, que no limite podem acabar com a linha 1 metro antes da fronteira. Não adianta nada fazer projectos que não tenham o aval deles.
O problema não está em Espanha está em Portugal…
Temos milhões e milhões enterrados em ” estudos” e ” impactos ambientais” e em sei lá mais o que para a linha do TGV e para o aeroporto “novo”, e continuam com esses estudos e mais estudos a queimar dinheiro dos nossos impostos, no meio disto alguns eche os bolsos e nada é feito.
Aqui está o problema é que ninguém quer realmente fazer nada, porque se quisessem já estava feito com o dinheiro que já gastaram em papel.
Isto está feito é para não dá fazer nada e os amigos ficarem ricos
Agora querem culpar os espanhóis????abram è os olhos há quantos anos se fala do TGV e do novo aeroporto??
Qualquer dia já é tecnologia obsoleta, e é nesse dia que vamos implementar.
Os nossos políticos são a causa dos problemas todos do nosso país, não querem saber do desenvolvimento mas sim de ganhar for fora dinheiro.
estás-te a esquecer de um pequeno grande pormenor: ao contrário dos aviões, que ‘apenas’ precisam de aeroportos, comboios precisam de linhas e infraestrutura..
O transporte aéreo tal como o conhecemos tem os dias contados. A começar pelos voos baratinhos, que já não existem. Tudo o que era low cost está a passar a medium cost e os voos das companhias normais a passar a high cost. E o problema da localização do novo aeroporto fica resolvido por natureza: o velho torna-se largamente excedentário. Ainda bem que não se gastou dinheiro a construi-lo, porque dentro em breve estava a gastar-se em demoli-lo.
não ter percebido ainda, mas não é só nas companhias aéreas que tudo está mais caro!
A insanidade religiosa ataca.
Aposto que se deslocaram todos em aviões privados para o local da reunião
Estes extremistas dos verdes..é preciso cuidado com eles..
Em 2025, o combustível para aviação deverá ser 98% de querosene de aviação e 2% de combustíveis sintéticos (e-fuel) para aviação.
Em 2050, os combustíveis sintéticos deverão representar 70%.
E com isto, digo eu, se esgotam os caros combustíveis sintéticos produzidos, que não vão chegar para os transportes rodoviários com motor de combustão interna, sujeitos ao calendário da descarbonizarão que já foi aprovado.
A UE está desesperada em sacar o máximo possível dos contribuintes e empresas para continuarem a patrocinar a guerra americana na Ucrânia… O fascismo está instalado na EU há muito tempo. Basta ler e ouvir as declarações destes novos “empregados a tempo parcial” dos EUA