Será o fim dos ecrãs tácteis nos carros na Europa? A Tesla é a mais afetada
A tendência no mercado automóvel na última década tem sido clara. Colocar o máximo de ecrãs possível no carro. A Tesla foi a grande culpada por iniciar esta tendência, com um design minimalista baseado num ecrã central. Agora, o mercado pode dar uma volta de 180 graus, e muitos fabricantes terão de modificar os seus novos modelos.
Penalizados os modelos com ecrãs que controlam as funções básicas
O Euro NCAP confirmou que, a partir de 1 de janeiro de 2026, os automóveis que utilizem controlos por toque para funções básicas serão penalizados durante os testes de segurança.
Os novos veículos terão de oferecer o controlo físico tradicional, pelo menos nas funções básicas. A medida já tinha sido anunciada no ano passado, mas agora foi confirmado que entrará em vigor em janeiro de 2026.
De forma clara, as funções que devem ter controlo físico são as seguintes: indicadores de mudança de direção, luzes de emergência, buzina, limpa-para-brisas e o sistema de chamada de emergência eCall.
Durante os testes de segurança, o Euro NCAP irá garantir que estas funções têm um controlo físico disponível. Se não o tiver, afetará a pontuação final de segurança, o que significa que o modelo não receberá cinco estrelas Euro NCAP.
É importante realçar que o Euro NCAP é um programa de avaliação voluntário e não tem poder para obrigar os fabricantes a fazer o que quer que seja. Ainda assim, tem sido a referência há décadas para milhões de consumidores que procuram a máxima segurança nos seus novos carros.
As marcas costumam fazer modificações para garantir cinco estrelas e utilizá-las nas suas campanhas promocionais.
A Tesla levou ao exagero e o mercado “foi atrás”
Por outro lado, não se espera que a nova medida afete muitos modelos. A mais afetada poderá ser a Tesla. Nas últimas revisões dos seus carros mais populares, como o Model 3, começou a retirar as manetes dos piscas, substituindo-as por comandos sensíveis ao toque no volante.
Em teoria, os futuros modelos da Tesla poderão não receber cinco estrelas do Euro NCAP se continuarem a utilizar este sistema.
Inicialmente, parecia que os consumidores estavam satisfeitos com os ecrãs tácteis nos automóveis, pela sua estética, modernidade e pelas possibilidades de utilização de aplicações como o Google Maps ou o Android Auto no automóvel.
O tempo provou que aqueles que ainda preferiam os botões tinham razão. Aos poucos, os condutores percebem que ter um ecrã para tudo não é tão interessante como parece.
Chega o fim dos ecrãs tácteis como tendência de controlo total
Embora a medida afete inicialmente apenas funções muito básicas que já são controlos físicos na maioria dos carros, espera-se que seja estendida a outros controlos.
Para o diretor de desenvolvimento tecnológico da Euro NCAP, “o uso excessivo de ecrãs tácteis é um problema em toda a indústria”, embora alguns fabricantes já tenham anunciado o abandono desta tecnologia.
De facto poderá ser um fim anunciado desta tendência de ter os ecrãs tácteis a controlar “quase tudo” num veículo.
Alguns botões físicos fazem sentido e como se trata de um teste de segurança andar a olhar para um monitor e arrastar menus para trás e para a frente enquanto se conduz para activar uma funcionalidade básica realmente é perigoso.
No entanto também espero que as marcas optem pelas 2 coisas, pois uma coisa não invalida a outra.
Tens um grande impedimento, é custo…
O último carro para onde produzimos os comandos do rádio, AC, etc tinha 16 botões e 2 controlos rotativos e saía de fábrica a 8€ para a marca.
Falar em custos é ridículo quando custa mais hoje em dia o ecrã que todos os botões que ele substitui…
Antes era tão fácil antes ter de apenas de fazer rodar a rodinha p regular a ventilação e AC. Tudo o que inventaram depois foi uma perca de tempo.
A notícia é pertinente. Só é pena que a pressão de ter manchetes atrativas para os leitores verem a notícia faça com que elas se desviem tanto do conteúdo. A notícia não é relativa ao fim dos ecrãs táteis mas sim relativa ao início de ações para evitar que funções importantes voltem ao controlo físico.
Pelo contrário funções importantes são para voltar ao controle físico, caso contrário perto de estrelas no euro NCAP.
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Acho bem, funções básicas como sofagem, aquecimento de vidros, volume, botões de vidros e botões no volante têm de voltar a ser normais.
O condutor fazia isso tudo sem olha pros botões porque simplesmente sabia e sentia onde estava a tocar, agora tem de andar a Procura onde estão e se está a carregar no botão ou não.
*chauffage , não “sofagem”
Isso em que lingua? Em PT/PT não é uma nem outra. É ventilação.
Felicito-o pela pertinência da correção! Temos palavras portuguesas para tudo o que é básico e mais básico do que isto é dificil!
Compreendo, contudo, o que não legislam são sistemas que tenham uma interação Homem máquina melhor…
Após testar vários veículos, o sistema que na minha opinião é mais prático é o sistema da Tesla… BMW, VW, Mercedes, Renault, Polestar…. durante a condução é por vezes difícil encontrar o que pretendemos….
Não estou com isto a fazer pub à Tesla, contudo uma marca que poderia e deveria ser muito melhor, a Polestar, sendo que herdou muita coisa da Volvo, e tem a Volvo por trás, marca que tem um departamento de desenvolvimento para sistemas de segurança, etc…. poderiam fazer algo muito melhor do que o sistema que apresentam nos Polestar… a Volvo/Polestar, têm os meios e o know how para serem os melhores do mercado…
Apesar da Polestar já não ser uma marca sob alçada da Volvo, mas sim uma marca independente, e pertencente ao grupo Geely, posicionada ao lado da Volvo, herdou muito e trabalham em conjunto ainda…
Acho os Polestar, esteticamente lindos, pena o sistema lento e nada prático…
Tocas num ponto chave, o problema não é teres um tablet para tudo, o problema é teres um mau tablet para tudo.
O contacto que tive com Teslas foi positivo, mesmo a testar o atual Model 3, a terceira rotunda feita já fazia os piscas normalmente, pois basta saberes que direita é cima e esquerda é baixo. Controlar os sistemas de climatização foi super pratico e estamos a falar em que tive com o carro 10 minutos em que foi literalmente estar a aprender enquanto conduzi.
Mas quando vejo implementações de outras marcas como por Exemplo a Peugeot, ui, que misséria de coisa, não dá nada com nada…
As marcas já nem conseguem contratar engenheiros que saibam que a esquerda é para a esquerda e direita é para a direita ;D
Acho bem que se volte atrás pelo menos no que pode causar distrações quando se conduz.
Sim vai ser o fim dos ecrãs que conduzem o carro (ou da ideia de ter isso num ecrã), isso acredito até porque hoje se pensarem num tesla, por exemplo podem no ecrã abrir a porta da garagem, ativar o a rota via GPS, iniciar a marcha, podem colocar o autopiloto, podem comandar a temperatura do habitáculo, podem gerir os vidros, a frunk a trunk as luzes, o entretenimento, a sentinela, as comunicações, o sistema de avaliação da eletronica do carro, se virmos bem o volante cada vez é para piscas e enfeitar no exagero da realidade em construção. Realmente é um exagero e os botões fazem falta.
Em jeito de brincadeira
Bom bom é como na aviação… um botão para cada coisa…
GPS? Comprem um Garmin/tomtom que está sempre actualizado
Realmente displays para que? Saudades dos botões…
Vai ver com é o interior e forma de comandar a nave da SpaceX que já meteu uma porrada de malta na ISS e depois vê como é o da Boeing que a unica vez que lá chegou teve de voltar sozinhas…
não preciso ver…
Estava a ser irónico, uso tesla, já usei outros e continuo a preferir Tesla! Facto é que é uma questão de adaptação, em relação aos novos piscas… contudo prefiro manter o comando físico para os piscas… o resto, é tão prático… não entendo o que as pessoas reclamam…
Contudo esta história, da EU a ser EU e a não fazer nada de jeito realmente, só vai ser dessa forma até os grandes tipo grupos VW, BMW, Mercedes e afins seguir os mesmos padrões e a EU adapta-se…
Porque aqui, para já é só embirrar com o Musk que podia estar quieto na Tesla e de bico fechado… mas não… entendeu fazer merda com o Trump e pronto… Tesla está a cair… e os restantes aplaudem…
Contudo, não posso deixar de dizer que essas grandes marcas outrora tb já estiveram com um pé e interesses nas guerras anteriores… por isso parem de condenar a tesla por causa do que o CEO faz… Musk não é a Tesla…
Tens razão: Musk não é a Tesla, mas é uma parte integrante da mesma. E, para o bem e para o mal, leva a marca para a ribalta ou para o chão mediante as ações tomadas por ele próprio. E neste momento as coisas não estão muito jeitosas para aqueles lados.
Não vejo problema em ter alguns comandos no ecrã.
Analisando alguns dos comandos que foram aqui referidos:
– iniciar a marcha – é algo que se faz uma vez a cada viagem, e com o veículo parado, e mesmo em cenário de manobras é muito intuitivo e não distrai.
– programar a rota no sistema de navegação – uma vez mais, algo que na maioria das vezes se faz com o veículo parado, e ter um bom ecrã ajuda mesmo para ter teclado querty, boa visualização de mapas ou seleção de pontos de interesse no mapa, etc. Em muitas marcas, não só na Tesla, já é possível definir no telemóvel e enviar para o carro.
– gerir a abertura de vidros, os comandos são físicos nas portas (pelo menos na Tesla)
– iniciar ao aotopilot ou apenas o Cruise Control, o comando é físico no volante ou hastes, e esta solução é comum a várias marcas pelo menos para o Cruise Control
– frunk e trunk ser no ecrã lá está, algo que garantidamente só se faz com o veículo parado. Adicionalmentez veja como um bónus também ser possível abrir no ecrã, mas se pretender, para o trunk tem o comando físico convencional cá fora também.
– Abrir o portão da garagem – mais uma ação com o veículo parado. É mais um bónus que pode usar, se optar por não procurar e usar o comando convencional
Entretenimento não percebi porque o refere, não há infoentretenimento sem ecrã, quando muito deverá estar a referir-se ao rádio…
– sentinela, será comando físico para quê? Tem o veículo parado e vai sair, ligue a sentinela no ecrã ou no telemóvel a qualquer momento até já depois de ter saído. Mais simples não podia ser.
Sistema de avaliação da eletrónica – não entendi o que queria dizer com isso. Há veículos com comandos físicos para isso? Já agora, o que é isso de um botão para avaliação da eletrónica de carro que aparentemente teremos de carregar lá regularmente? Se se estiver a refeir aos os sistemas de ajuda eletrónica como ESP, ASR etc, esses devem permanecer ligados. Mas mesmo que queira desligar, são ações muito pontuais para quem quiser testar limites… Não é usual ligar ou desligar frequentemente em condução.
A evolução dos carros trouxe muitas novas funcionalidades, incluindo algumas aqui mencionadas. Comandos físicos para rigorosamente tudo o que um carro atual pode fazer, não teria um carro, teria um cockpit de avião.
Agora sim, concordo que funcionalidades que tipicamente se usam com o carro em andamento, também considero conveniente ter comandos físicos.
Teclado númerico para o telemóvel, ou seleção de estação de rádio efetivamente daria jeito (num carro que tive com teclado númerico físico, selecionava estaçōes de rádio ou marcava números quase sem olhar para as teclas).
Acrescento ainda controlo de luzes de estrada, de nevoeiro ou de emergência (conhecido como 4 piscas, é proibido ser no ecrã, mas um botão “liso” como na Tesla efetivamentente não é do meu agrado), e ainda climatização, ou pelo menos desembaciamento dos vidros.
Isto é o chamado feedback tátil, e efetivamente em determinadas situações ajuda e muito para determinadas ações sem tirar a vista da estrada, mas é importante essencialmente e apenas para funções que se usam tipicamente em condução.
Me parece un error dejar en mido manual las llamadas de emergencia, que pasaria so el conductor pierde el conocimiento por algun motivo
Nesse caso, estou de acordo.
Europa a ser Europa
Nem mais
Neste caso é mais a pensar em evitar acidentes.
Ainda bem. Ter tudo num ecrã é perigoso. Os condutores dos Teslas distraem-se demasiado e por isso há tanta acidente. Até o Autopilot falha.
Achas que se não existisse a EuroN-CAP os carros eram tão seguros como são?
Recomendo ler alguns livros sobre a história dos dois últimos séculos para aprender algo. Das duas uma – ou temos algo em que tudo é controlado pelo estado e não corre bem, ou então temos iniciativa privada, mas com reguladores a evitar os abusos. Há demasiadas evidências históriacas de casos em que se não houver um freio regulamentar, as coisas mais cedo ou mais tarde correm mesmo muito mal. É só uma questão de tempo.
No tempo dos automóveis totalmente mecânicos e com poucas opções, poucas diferenças havia, tirando a VW em que a marcha atrás é para a esquerda-frente. Passava-se um. carro para outro sem perder muito tempo a fazer o reconhecimento das diferenças.
Mas depois as marcas e modelos começaram a fazer alterações, cada um à sua maneira. Por exemplo, se a buzina (que uns usam para avisar em caso de necessidade e outros usam por tudo e por nada e sobretudo para protestar) costumava estar no centro do volante, não podia lá continuar, em todas as marcas e modelos, apesar do airbag? [Nos Teslas a buzina está onde deve – no centro do volante, mas a partir daí é tudo diferente, a começar nos piscas também no volante].
Fazer o reconhecimento das diferenças tornou-se uma tarefa interminável e ninguém as faz, ou não se lembra delas quando precisa. Obviamente que se alguém me vai bater no carro por não me estar a ver – eu tenho que buzinar imediatamente para avisar, sem ter que andar à procura no volante onde é que puseram a buzina. Quanto a ecrãs táteis, quanto mais coisas lá estiverem mais vezes se tira os olhos da estrada, o que pode ser a morte do artista.
Algo me diz que conduzes poucos carros…
Por marcha atrás varia mais do que dizes, a VW era para baixo, esquerda e frete, a Renault era Puxar patilha esquerda Frente, a BMW era esquerda com força e frente, no tempo das 5 velocidades tinhas marcas com direita e trás, tinhas carros resportivos que o que achamos ser a primeira era a marcha atrás e por ai fora.
Sempre houve diferenças, por exemplo carros franceses controlo de multimedia na direita, já a VW chegou a ser a esquerda onde a PSA usava o cruze control, ligar luzes, alemães é uma roda ao lado do volante, franceses e Japoneses é na manete dos piscas, falando disso, por maximos, japoneses tipicamente é empurar a manete para a frente, já carros europeus é com click a puxar, cá em casa o meu carro é com click e o da minha mulher é empurar e quando troco entre carros dou por mim a enganar-me.
E tens todo outros conjuntos de diferenças, desde controlos de Ar condicionado, ajustes de bancos, até o travão de parque é diferente, desde as antigas 4L que era na coluna de direção, aos mercedes que usas o pé com um butão de remover, a tipica vara para puxar com a mão ou mesmo eletronico hoje em dia.
A menos que só uses carros da mesma marca ou grupo as diferenças são nalguns casos muito significantes e pode custar a perceber ou a perder habitos.
Curiosamente, como disse acima, no Tesla foi sentar, começar a conduzir e passado 5 minutos todos os basicos eram intuitivos…
Qual é a funcionalidade dessas, dita, segurança, que não é manual em todos os carros?
Seja um botão ou uma manete, é manual, e não através de um ecrã.
Tesla S e X, tantos os piscas, como buzina e mesmo limpa parabrisas são butões tateis no volante, e no caso do parabrisas apenas a função de impulso, pois o resto é no ecra.
Não é apenas impulso, para além de ter modo automático, podes fazer scroll na roda esquerda e ajustar o modo de velocidade.
Adicionalmente, podes definir um modo atalho para diversas funcionalidades, na roda esquerda, carregando durantes dois segundos, e depois fazeres scroll para ajustar (ex: climatização).
Um carro conduz-se essencialmente com dois dos sentidos mais importantes que Deus deu ao ser humano no que diz respeito à orientação: a visão e o tato. A visão é fundamental para manter o veículo na estrada, sempre atento aos elementos à frente e também ao que vem atrás. O tato é igualmente crucial, pois, à medida que se adquire experiência ao volante, todos os comandos do carro como movimentar, identificar, sinalizar, iluminar, assinalar, limpar campos de visão e parar o veículo, passam a ser feitos de forma automática, quase que inconsciente, um acto reflexo como quem leva a comida à boca, sem a necessidade de desviar o olhar da estrada.
Tentar concentrar tudo num ecrã é simplesmente absurdo, pois anula as valências do tato, obrigando a um esforço extra da visão, ao mesmo tempo que prejudica a concentração e obriga a desviar os olhos da estrada. Isso pode ajudar a explicar por que razão os Teslas são, atualmente, os carros onde se morre mais nas estradas. Há muito que os Teslas não deviam ter mais do que uma estrela no Euro NCAP, mas o peso de certas influências tem-se feito sentir, e não foi só no capítulo da segurança
Carros onde mais se morre ? LOOOOOOOOOOOOOOOL
Yup
https://eu.freep.com/story/money/cars/2024/11/26/tesla-named-deadliest-car-brand-in-america/76573878007/
Tá-lhe a custar a entrar nessa cabeça dura. Já é praí a 15ª fonte de informação que lhe deixo sobre o assunto.
A mim prova é que o carro que faz mais KMS.
A Tesla é a marca com mais acidentes fatais do mundo.
https://www.iseecars.com/most-dangerous-cars-study
Curioso que nas áreas citadinas não aparece nenhum tesla.
Por outro lado também são as marcas que têm os piores condutores.
https://www.lendingtree.com/insurance/brand-incidents-study/
Não admira, é só milfs e velhos com mais de 70 anos confiantes nas proezas do fsd.
Confiantes até acredito, velhos nem por isso.
São as conclusões do inquérito do ACP. Dado que nos EUA tudo o que é elektro praticamente é Tesla…
Nem por isso, mais uma invenção sua:
https://evadoption.com/ev-sales/evs-percent-of-vehicle-sales-by-brand/
Lá vem vc meter os PHEV ao barulho.
Já parece o ZéBigodes pá
Todos eles têm evs.
Depois das tampas das garrafas, mais um ideia inovadora da EU.
Ora… Vou ligar os 4 piscas…. Menu – emergência – sinalizCao – 4 piscas.
Em caso real de emergência. Um botão. KISS. Keep It Simple.
Ou será mais Keep It Simple, stupid.
Qual é o carro que não tem botão de 4 piscas ?
Post da treta. A tesla não é a mais afectada.
Tem todos os botões fisicos que são obrigatorios. E não, o botão dos piscas não é sensivel ao toque. são botões.
Certo, são botões físicos, no volante.
Até aposto que se perguntarem a alguém com um volante normal, com alavancas em baixo, se a do piscas é a alavanca do lado esquerdo ou a do lado direito vão ter que pensar, não têm a certeza e muitos se enganam. Mas se se sentarem ao volante não se enganam (é a do lado esquerdo) e piscam corretamente para a esquerda ou a direita.
E o condutor habitual de um Tesla, depois de um certo tempo a olhar para as setas nos botões, também não se engana qual é o botão.
A questão é que muitas famílias têm mais do que um carro, com frequência sai-se de um e entra-se noutro – e ter que andar às apalpadelas porque lhe trocaram as voltas com os piscas não tem graça nenhuma.
Um botão que nas rotundas nunca se sabe se está na esquerda ou na direita, em cima ou em baixo.
Isso é treta, sabes sempre, o butão da direita é o que está na parte cima do volante ou seja na parte com o aro maior, se o volante estiver ao contrario sabes que espaço grande igual a direita, espaço pequeno esquerda.
Na primeira rotunda foi confuso, na segunda maio ou menos e na terceira já foi naturalemnte ao sitio certo, isto a primeira vez que conduzi um carro assim.
Tb tenho botões no meu volante @rui e sei o q a casa gasta. Escusas de tentar branquear a coisa.
Tens toda a razao, pelo volante estar em movimento nunca deveria ter um comando essencial à conduçao como é o caso dos piscas!
Nao faz sentido “caçar” um botao com o volante em movimento, ainda por cima no exemplo de uma rotunda.
Treta. Numa rotunda saímos sempre para o mesmo lado direito – o botão para sinalizar a entrada é sempre o mesmo, e para a saída também é sempre o mesmo.
Que não se tenha habituado a esta solução é uma coisa, agora daí a dizer que não funciona e ninguém consegue utilizar é outra…
Nunca mudas de via dentro duma rotunda – ou nunca fazes pisca e fica o assunto resolvido?
Excelente seria retirar os piscas… na maioria dos casos até nem é usado… só está lá para consumir energia…
Há que poupar bateria
Se grande parte dos modernos automóveis, permite que acionem comandos por voz, e até pensam incluir IA para orientar tarefas, voltar a botões físicos mesmo para o básico, parece um passo atrás.
Os carros evoluem e os condutores têm que se habituar.
Mas lembra-me do primeiro carro que conduzi com o sistema start-stop. Era de outra pessoa – num cruzamento “foi-se abaixo” e fiquei a dar à chave, como era habitual nesses casos. Ela podia ter-me falado disso e dizer-me como é que se desligava o start-stop, mas não se lembrou. E isto está sempre a acontecer com as novidades, em situações em que um condutor não tem tempo para pensar e reage instintivamente.
Isso que dizes faz sentido, desde que existem sistemas redundantes e quem quiser possa desligar o sistema “avançado” e usar o sistema habitual. É mais seguro.
A Tesla pode começar por instalar abertura mecânica das portas com uma alavanca habitual, quando o carro fica sem bateria – já tem lá ficado gente trancada dentro e morrido quando o carro se incendeia, por haver uma alavanca para abrir a porta em caso de emergência, mas que as pessoa não encontram por não ser a que existe habitualmente nos outros carros.
A tesla teve de mudar a alavança normal por ser demasiado facil usar e as pessoas abrirem a porta com ela…
Aquilo está na zona central da porta e é bastante obvia, apenas nos novos 3 e y é que pasosu a haver nas portas de trás mas é no forro onde se coloca garrafas ou outras coisas.
Trata se de manter as coisas básicas o mais básicas possíveis.
Em caso de emergência andar a mexer em menus é só parvo.
Até parece que a IA é fiável.
Diga lá qual é o carro que não tem botão de 4 piscas ?
Deve ser mais um argumento ah lá Mário.
Diga la a pessoa que mais idolatra os elektros? E que nem respondeu ao meu link do expresso… Pois quando se dizem as verdades, perde os argumentos.
Como é que vai essa bataria de 80kwh XPTO overclocked?
Qual link ? vá lá ver se não tem resposta.
Quais verdade ? e por não responde às perguntas que lhe faço ? se quer igualdade seja uma pessoa.
Vai bem, quer vê-la ?
Então qual é o carro (veja que até aqui não faço em eléctricos como os electrofóbicos como você) que não tem botão de 4 piscas ?
Nada do que ali está é relevante em emergencias, vá o e call pode ser, mas nunca ouvi uma pesso a dizer que usou… e se for colisão o carro faz isso sozinho…
Pelo menos tradicional “manete” dos piscas é fundamental; no volante não tem a mesma funcionalidade. Claro que há quem não utilize… enfim.
Se não se pode atender um telefone, e bem! Julgo que este tipo de distração é altamente perigoso ⚠️, distração de olhar em frente para manusear este tipo de equipamento informativo de dimensões brutais! Não pode haver a penalização do telefone e coexistir estes iPad’s de maior tamanho.
Eu apenas acho que a EU deve seguir um de dois caminhos… ou excluímos todas as opões e funcionalidades de todos e quaisquer automóveis… assim so olhamos para a estrada…. atenção, manter os piscas mesmo assim… embora em muitos casos é um acessório desnecessário….
ou então deixar todas as funcionalidades mas obrigatoriedade de um co piloto para assim o condutor estar atento à estrada…
Escolham…
Contudo, uma coisa que ninguém pode prever… apesar de ecrã gigante…. o condutor é responsável por ele próprio… ou seja se ele tem de ir fazer algo, se não sabe onde… estaciona, executa e segue viagem… todas as restantes decisões são suas responsabilidade…
Acho que queremos tratar o ser Humano como eternas crianças na Europa…. sejam responsáveis… simplesmente isso….
Outra coisa, ao invés de se falar dos ecrãs etc etc etc… porque não escolhem os automóveis olhando para a parte interior do mesmo, nomeadamente o software? se uma dada viatura é bonitinha, mas o uso dela é preciso um mestrado ou mesmo uma pós graduação ou doutoramento… escolham aquela que vos servirá melhor… já que vamos conduzir e estar 99% do tempo “dentro” do carro….
Como dito anteriormente, se a EU quer fazer alguma coisa então obrigue a que os sistemas se tornem mais simples e mais intuitivos…. melhor interação Homem máquina…. Mas como sempre a EU nunca sabe por onde começar…
Como alguém mencionou em cima, Europa a ser Europa…. mas saber-se o que realmente fazer, zero….
Para bem era voltar ao tempo de colocar o carro a trabalhar através de uma manivela. Isso é que era.
Agora botões para ligar o carro ou comandos para abrir as portas é tudo uma estupidez.
Volta tudo atrás.
Os comandos para abrir portas são bons – até ao carro ficar sem bateria e ser uma estupidez não ter um sistema alternativo mecânico simples.
diz-me ai um carro que não tenhas alternativa…
https://pplware.sapo.pt/informacao/proprietaria-de-um-tesla-deixa-aviso-aos-condutores-depois-de-ficar-presa-dentro-do-carro/
Se ficou presa é porque não sabia que tem abertura manual, isto nas portas da frente, em alguns modelos as de trás são abertura eléctrica sim, tem um procedimento manual, mas é mais complexo.
https://www.tesla.com/ownersmanual/modely/en_hk/GUID-A7A60DC7-E476-4A86-9C9C-10F4A276AB8B.html
O que é que isso tem a ver com o acto de conduzir?
Em caso de necessidade é muito melhor andar a mexer em menus para ligar algo.
Falo por mim que já tive uma colisão por causa disso, climatização, calor/ frio, mais n sei que, Ups já bati.
Que carro era ?
Estes ecrãs são a mesma coisa que telefones gigantes.
Os Teslas são dos piores veículos de sempre. 99,9% das funções estão no ecrã. Os condutores distraem-se bastante.
O Musk quis fazer carros baratuchos cortando em todo o lado mas no final tem um produto semi-acabado, pouco usável e caro para o que oferece.
Só comprou quem nunca teve um veículo antes…
Que funções são essas ?
Curioso, que malta que compra raramente fala mal ou volta para outros carros…
Plenamente de acordo, marcas à parte, noto que por vezes tenho de me concentrar no ecra para conseguir tocar no sitio certo…e se houver balancos do carro entao!
O Volume do radio por exemplo, tenho no ecra e atras do volante…nos anos que tenho o carro usei no ecra 3x no maximo…mais comodo no botao fisico, os olhos ficam na estrada e nao distrai.
Tudo o que é essencial deverá ser possivel operar fisicamente (se for touch tem de ter feedback haptico mas isolado de outros controlos), pela segurança de todos os utentes que usam as estradas.
O que é que o facto de quererem “obrigar a meter botões físicos ou manetes dos piscas tem a ver com o “fim dos ecrãs?
Porque as marcas vão acabar por abandonar esses mesmos ecrãs ao oferecerem botões. Não adianta estar a duplicar funcionalidades.
Não é possível deixar de ter ecrãs, especialmente numa marca como a tesla que a ideia é os carros terem condução autónoma e por consequência uma televisão no meio será a melhor opção. E se o carro é autónomo, controlar tudo no ecrã é irrelevante…
Em caso de emergencia e caso a tecnologia falhe quero ver se os LCD’s resolvem alguma vida.
Tal como as comunicações é só cenas xpto, mas bastou ver no leslie e outros que o velhinho CB é que resolveu tudo.
O seu telefone ainda tem teclas ?
Os botões serão interface de algumas funcionalidades dos ecrãs. Vieram para ficar.
Finalmente, uma entidade que considero credível, vem por o “dedo na ferida” sobre um tema pertinente: a segurança, ou a falta dela, na utilização de comandos virtuais para acesso a funções básicas durante a condução. Há quem considere um avanço tecnológico, outros um retrocesso, mas os construtores deveriam focar-se mais na segurança do que na moda. Mas há mais: retirar espelhos e colocar câmaras, para quê? Por uma questão aerodinâmica? Alta definição? Tretas! Modernices sem nenhuma vantagem ao tradicional espelho. Outro: Polestar 4 sem vidro traseiro, só por vaidade e pioneirismo…
Por fim, também gostaria ver regulamentado o tamanho das funções dos farolins traseiros, que por vezes são absolutamente ridículas: temos muitos casos em que são quase do tamanho de 1 pixel, só para ficar esteticamente moderno…
A modernização tem sempre um custo na segurança, até se entender que realmente é eficaz demora o seu tempo. Os fabricantes têm a tendência de andar na moda mesmo que isso penalize a segurança, o exagero da Tesla e a tendência dos outros copiar o tudo, o certo e o errado, faz com que os carros hoje em dia são objetos de moda e não veículos de utilidade e segurança exímias. São demasiado grandes, feios por dentro, só para estar na moda, e demasiado poluentes com um ciclo de vida cada vez mais curto. Ainda bem que entidades , mesmo que privadas, fazem este tipo de testes, eu ainda acrescentava a cor das luzes dos carros modernos que também tem pouca utilidade e só por ser mais bonito se utilizam mas que na verdade são menos eficientes pois põem em causa a saúde e segurança de todos que utilizam as vias de trânsito.
Os carros de hoje são muito mais versáteis que há uns anos, não é por questão de moda, mas sim de utilidade.
E não, são muito mais eficientes.
Tenho um Tesla mas acho muito bem que coloquem os botões essenciais como fisicos. Não tenho tido nenhum problema com os controlos basicos do tesla mas sinto falta de não precisar de olhar para ligar o ar condicionado por exemplo
Eu uso apenas a rodinha direita.
Qual a última grande inovação Europeia em direção ao futuro e à modernidade? A tampa que não se descola da garrafa PET!?!?!??! UE sempre na vanguarda do atraso.
Realmente isso também me irrita, só o facto de beber agua em contacto com o plástico já não é bom.
Muitos vao dizer mas sempre se usou plastico , mas agora usa-se plastico para tudo, até o corpo humano já vive com microplasticos no seu interior.
Eu continuo a preferir os botões nao quero dizer com isto que tenha que ser tudo com botão mas o touch estraga se mais rápido Há que ajustar a tecnologia ao dia a dia das pessoas nao é colocar touch em tudo. É tudo muito bonito quando é novo mas depois que dá problema já ninguem gosta. . Hoje em dia abusa se muito com a tecnologia ao ponto de tirar empregos para meter robots……Algum dia ficamos todos de braços cruzados a olhar os robots, e nao sei como vamos sobreviver, sem trabalho sem dinheiro e sem dinheiro nao há nada…..vamos fazer touch uns nos outros LOOOOL