Volvo acredita que a paridade de preços entre elétricos e térmicos será atingida até 2025
Para muitos, o preço dos carros elétricos ainda não é apetecível a ponto de ponderarem participar na tão apelada eletrificação. Contudo, para a Volvo, a paridade de preços poderá chegar já em 2025.
O CEO da fabricante partilhou a sua opinião durante uma entrevista, apontando a nova geração de baterias como impulsionadora dos elétricos.
Numa entrevista recente, o CEO da Volvo, Jim Rowan, revelou acreditar que a paridade de preços entre modelos elétricos e térmicos pode acontecer em dois ou três anos, numa previsão mais otimista do que aquela que a maioria dos seus concorrentes já fez. Contudo, esta opinião deverá ser acompanhada do facto de a Volvo ser uma fabricante premium, que pratica preços mais elevados.
Na mesma intervenção, o CEO da Volvo observou que os carros elétricos já não deveriam depender de auxílios estatais para serem competitivos com os térmicos. Na sua opinião, “nenhum negócio deve depender de subsídios governamentais para prosperar”.
Aliás, a Volvo quer ser uma marca 100% elétrica até 2030, tendo definido que 50% das suas vendas globais serão de carros elétricos até meados da década.
Acreditamos que alcançaremos a paridade de preços por volta de 2025, quando [...] o custo das baterias diminuir. A tecnologia irá aumentar o alcance. Menos baterias, mas mais alcance, a um custo mais baixo: é isso que vamos conseguir.
Disse Rowan, sublinhando que a redução do custo dos elétricos vai ser impulsionada pela nova geração de baterias.
Primeiro, a Volvo irá eletrificar a sua gama de SUV (XC40, XC60, XC90) e, mais tarde, o resto da sua gama (S60/V60, S90/V90).
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Óptimo, nao tenciono comprar um antes de 2025. Meu ICE so tem 20,000 Kms
Nivelado por cima, obviamente….
E para isso acontecer, vão aumentar o preço dos veículos a combustão a dizer que estão cada vez mais caros de produzir…
foi isso mesmo que eu pensei …
“a redução do custo dos elétricos vai ser impulsionada pela nova geração de baterias”.
Não fosse este pedacinho de texto e iria exatamente comentar como outros participantes aqui.
A paridade poderia sempre ser feita ao contrário, os carros com motores de combustão interna atingirem os preços dos Full Electric, significando isso que os preços iriam só na tendência de aumentar.
Espero sinceramente que não caminhemos para aí…
Claro.
Foi logo o que pensei também!!!
A isso acrescenta-se as taxas de poluição e afins… e pronto!!!
Ou não
Ótimo, agora é esperar que os preços se nivelem depois no mercado em segunda e em terceira mão.
Quando der para comprar um carro elétrico a 1500€ sem problemas mecânicos, talvez ai seja opção.
Porque entre comer e viver ou pagar um carro, prefiro a primeira
se fosse possivel comprar um carro em 2 mao por 1500€ em condicoes, eu era o primeiro a comprar um, so para aproveitar as baterias para eproveitamento de energia sola, depois vendia o restante ao peso para a sucata.
Eu comprei um, tinha apenas uma pequena avaria que foi facilmente resolvida, avaria essa provocada, ou seja, devido a uma reparação mal feita.
“Quando der para comprar um carro elétrico a 1500€ sem problemas mecânicos”.
Isso é quase certo acontecer, no limite poderá precisar “apenas” de uns rolamentos ou de uns amortecedores ou umas pastilhas/discos
A maior fonte de problemas passará a ser de origem elétrica, coisa “barata” portanto…
Mas já estão próximos, depois dos aumentos nos ICE.
Em 10 anos baixaram imenso, quanto mais se desenvolve a tecnologia e o fabrico, mais os preços caiem, tal como acontece em qualquer outro produto.
Sim, pois, pois, sobem os térmicos… afinal o mesmo de sempre paga tudo !
Por mim só quando existir postos de hidrogénio para abastecer os carros. Até lá diesel para viagens ou híbrido convencional para cidade
Daqueles que existem nos eua, que custaram uma fortuna e raramente funcionam ? Além disso vendem a 25 dólares o kilo. Safra.
Deixe lá, muitos americanos também pensavam assim, agora até os dão, já pode comprar em segunda mão, por 1/3 do preço e com 2 a 3 anos.
Ele não disse que queria comprar já, qual é a pressa afinal?
Não tenho dúvidas de que o hidrogênio acabará por ser o combustível do futuro para os meios de transportes globais (se não nos destruirmos a nós e/ou ao planeta entretanto).
Mas não é para já, obviamente.
Eu tenho grandes dúvidas que venha a ser, a sua viabilidade é nula, tal como a sua aplicação em grande escala, devido há sua baixa densidade é eficiência, mas isto sou eu a opinar, que estudei esta tecnologia há 20 anos, trabalhei com ela durante uns anos e a sigo desde então.
Curioso ser sempre para amanhã, mas porquê? As suas grandes evoluções já foram há décadas, nas últimas 2 pouco ou nada se desenvolveu, a não ser a sua vontade de captar fundos, isso parece que ficou pior, tal que só se fala em hidrogénio quando os governos andam a mandar dinheiro para o ar.
A pressa ? É que os fabricantes andam cada vez mais a parar de os fabricar, ou compra agora ou duvido que chegue a ter algum. Deixe lá , eu duvido até que ele saiba quanto custa abastecer, já viu alguém que conheça a tecnologia a dizer bem dela ? Eu não.
Se não é viável para veículos ligeiros, muito menos para pesados. Há dias vi uma notícia sobre hyundai na Suíça, conseguem fazer uma média de 400 kms de autonomia por abastecimento. Como leva 32 kilos de hidrogénio, são cerca de 650 a 800 euros para os fazer.
Os americanos andam a vendê-los ao desbarato, já se encontra mirai há venda por menos de 10 mil dólares com 2 a 3 anos, o mercado de segunda mão está inundado, a toyota até já parou de vender e fabricar para ver se não perde tanto, já que existem rumores que por cada 1 que vende, perdem entre 50 a 100 mil dólares.
Se não é viável agora, muito menos será daqui a uns anos, a energia está a aumentar, o que faz com que veículos ineficientes fiquem mais caros, além disso estão a perder as vantagens que tinham para os eléctricos só de baterias.
Deixe lá, ele nem deve saber quanto custa 1 kg de hidrogénio, eu nunca vi ninguém dizer bem do hidrogénio é que ao mesmo tempo tenha noção dos custos e de como funciona.
Suspeito que para ele o nível de paridade de um VE com um ICE deve andar pelos 30 a 35 mil euros, o homem vive noutra realidade, diferente do comum cidadão. Digo isto porque não acredito que em apenas 3 anos as baterias evoluam assim tanto que os elétricos passem a custar menos de 20 mil euros e com a autonomia de um ICE.
Para que precisa da autonomia de um ice ? Para lhe dar o mesmo uso ? Ou seja, usá-lo uma vez por ano ?