IP3 afinal “apenas” terá perfil de autoestrada! Não será “inteligente”
O IP3, entre Coimbra e Viseu, é um troço com elevada sinistralidade rodoviária! Em 2018 anunciámos que esta via iria ser uma “autoestrada inteligente” com Wi-Fi e 5G. Seis anos depois foi revelado que o IP3 terá "apenas" perfil de autoestrada.
IP3: tempo de viagem entre Coimbra e Viseu, de 65 para 43 minutos
Esta 2018 foi anunciado um concurso com o objetivo de realizar obras (inovadoras) no IP3. De acordo com as informações, além das obras na via, será também construída uma rede digital de comunicações que permitirá a troca de informações entre os carros e a própria estrada.
Segundo o ministro das Infraestruturas da altura, Pedro Marques:
Esta será também uma estrada inteligente que passará a ter uma rede Wi-Fi e tecnologia 5G para que gradualmente com a capacidade dos veículos possa ser estabelecido um sistema de comunicação entre a infraestrutura e os veículos e as pessoas possam receber alertas em tempo real.
Todo o IP3 vai ser objeto de uma grande intervenção
No entanto, segundo agora anunciado pelo Governo, o melhoramento do IP3 entre Viseu e Coimbra, fará o IP ter perfil de autoestrada. Irá ser feita uma duplicação da via entre Santa Comba Dão e Viseu, obra agora consignada pela Infraestruturas de Portugal, S.A. à Ferrovial.
O IP3, em particular no troço Coimbra-Viseu, corresponde a um corredor de elevada procura com níveis de tráfego muito intenso, agravado pela orografia e pela elevada percentagem de veículos pesados que ali transitam.
O objetivo da intervenção é aumentar a capacidade e melhorar o traçado deste troço, e a segurança rodoviária, permitindo que a via passe a ter perfil de autoestrada em grande parte do percurso e também vias de aceleração e abrandamento regulamentares nos nós de ligação.
Ao mesmo tempo, pretende-se reduzir o tempo de viagem entre Coimbra e Viseu, de 65 para 43 minutos.
Nunca percebi o porquê de ser uma estrada com grande sinistralidade. Já conduzi diversas vezes e em todas as condições atmosféricas e nunca senti ser uma estrada perigosa. Concluo que as pessoas não sabem conduzir.
Espaçamento de vias reduzido, muito mau em ultrapassagens em curvas, quando era miúdo fazia esse percurso em menos de 30 min, mas o tráfego intenso de camiões não ajuda quem não tem kit de unhas
as estradas não são perigosas, as pessoas é que são
Anda cunduzir na estrada nacional que vai de tabuaço a são joão da pesqueira e depois falamos. Acho uma piada a frases feitas…
Será que é desta?! Só acredito quando vir a obra… terminada!! Como é que ainda há pessoas aqui a dizer que a estrada não é perigosa!! Não devem ter em conta situações de numa só via em curva, com chuva e nevoeiro, derrocadas… se por acaso alguém estiver sinistrado a ocupar essa única via e vai outra pessoa passar, mesmo que seja a 80km/h…não tem tempo para parar… gostava de ver onde se iria meter se só existe uma via sem bermas.
André, concordo que o problema muitas vezes são as pessoas. No entanto, e conhecendo bem o ip3, tendo infelizmente perdido pessoas próximas nessa estrada, é uma via com nevoeiro frequente (principalmente na zona da Aguieira), mau piso (se bem que em muitas zonas já existe alcatrão novo), trânsito elevado para as condições da via e com muitas ambulâncias (que em grande parte do trajeto não conseguem ultrapassar), muitas zonas sem separador central, largura de vias reduzida e zonas sem berma. E atenção que a zona que está em melhores condições (e também mais fácil de corrigir) é entre Viseu e Santa Comba Dão. De Mortágua a Souselas o traçado é bem pior. Existirão outras estradas igualmente más no nosso país mas nenhuma terá as características do ip3.
Temos aqui o mestre da condução… Enfim, é com cada um…
A estrada no seu traçado original tinha de facto troços de perigosos, especialmente entre Mortágua e Souselas, levando à ocorrência de imensos acidentes mortais. Entretanto foram tomadas medidas para reduzir a sinistralidade, nomeadamente a aplicação de separador central e redução para via simples (descida do Botão). Estas obras que agora começam vão incidir no troço menos crítico e menos prioritário, e sobretudo de mais fácil intervenção, não resolvendo o problema de fundo desta via.
Concordo. A zona entre Coimbra (Souselas) e barragem da Aguieira é a mais perigosa e problemática, pelo que deveria ser prioritária. No entanto, se fizessem uma Auto-estrada da A13 para a A23 também tiravam algum trânsito do IP3 e resolviam o problema de ligação ao eixo norte-sul do Interior.
O separador central ajudou muito. Mas permanece o problema da falta de bermas.
A única dúvida aqui é: Quando dinheiro desapareceu e quem foram os beneficiados.
O IP3 peca por tardio, desde início da sua construção não ser uma autoestrada, mas quanto aos acidentes, há acidentes mortais em todas as estradas e autoestradas de Portugal , não é só no IP3, eu faço o IP3 desde o início e nunca lá tive nenhum acidente, isto é só para lembrar ao povo português, que passa no IP3, o IP3 é só o bode expiatório, mesmo quando for autoestrada vai continuar a haver acidentes.
Os profetas das promessas que governaram durante 8 anos e nada fizeram são os responsáveis por dezenas de mortos e feridos nos últimos anos.
Espero que sejam penalizados no dia 18.