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Volkswagen contra-ataca preços Tesla e oferece descontos agressivos nos elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Miguel Monteiro says:

    E o mercado Português, esse é que nos interessa saber.

    • freakonaleash says:

      Pelo que procuro ler, ou passar nos sites das marcas, descontos é zero ou fingir que têm descontos. Valha-nos os carros a combustão, que para segmentos do tipo B ainda conseguem andar abaixo dos 17 e mesmo dos 15K. É um país para gente rica ou que finge ser e não se importa ficar amarrada a um crédito por causa de um carro. Mesmo o mercado de usados está com preços indecentes…espero que comam as vossas margens com pão, porque o guito não o vão ver!

      • rui says:

        Só mesmo Dacia por esses preços, um Clio é 20k, um 208 19k, vá o C3 é 14k mas coitado, motor atmosferico e nem sistema multimédia tem…

      • Zé Fonseca A. says:

        há quem nem sequer compre carros nem faça creditos, metem-se em ALDs e assumem que têm essa mensalidade, não vejo o mal, é tudo uma questão de escolha, ser dono de um carro é um enterro, é um bem que está sempre a perder valor, o último carro que tive meu já o vendi em 2016, agora tenho um novo a cada quatro anos livre de chatices, com seguro, manutenções, pneus sempre garantidos e com carro de substituição se precisar de ficar sem carro por algum azar

        • Rui says:

          E todos os meses a pagar aos gajos, a última vez que fiz contas a isso em 5 anos pagava 2 carros

          • Nuno says:

            Em 5 anos pagas 2 carros? Pode saber-seb que carro era e qual a mensalidade?
            Andei 8 anos com um Ibiza (2 ald de 4 anos) e pagava 190€/mês ou seja, menos do que 1 carro. Tinha seguro contra todos os riscos, pneus, manutenções, carro de substituição, etc incluído.
            Não achei que fosse melhor ter andado no mesmo carro sendo meu. Primeiro ia pagar juros no crédito, depois ia andar com um carro velho, e no fim fazendo as contas com o valor da venda do carro ia ficar praticamente na mesma…

          • Rui says:

            Exemplo: Comprei um Captur a GPL há 4 anos paguei ~20 mil por ele vamos fazer as contas 7 anos que é o tempo do leasing que eu vi seguro 3500 pneus 400 manutenções 1000, total do carro para 7 anos ~25 mil.
            Leasing para 7 anos no site LeasePlan 471€ por mês com limite de 15k km que para mim seria apertado mas pronto vamos manter nos 15 mil km ao fim dos 7 anos ficaria ~35 mil se tiver de aumentar os km para 20mil por ano que teria de ser ficaria em 41mil praticamente pagava-me 2 capturs novos para mim os leasings é para quem não sabe fazer contas.
            No mesmo site leaseplan o ibiza mais básico que há custa 299€ por mês com os mínimos de 30 meses e 10 mil km ou seja nestes 30 meses que sao 2,5 anos vais pagar 10 mil euros pelo carro sempre com o entrave dos 10 mil km que para muita gente é pouco chega ao final do ano já tens de evitar andar com o carro e também se fazes menos de 10mil km por ano mais vale comprares um ibiza e dura-te o resto da vida

          • Zé Fonseca A. says:

            Rui, leasing não é ALD, além que esses simuladores são para inglês ver, tudo é negociável, até o número de kms

          • Nuno says:

            Em vez de dizeres que leasing é para quem não sabe fazer contas, experimenta dizer que é para quem sabe aproveitar oportunidades.
            A leaseplan dá um preço baseado no valor tabelado pela marca. Qualquer desconto que possas negociar com o stand baixa-te a mensalidade e muito.
            Leasing a 7 anos é outro erro… No máximo 4 anos e neste momento compensa mais 3 anos.
            E a derradeira oportunidade é quando sai um modelo novo e aproveitas o leasing do próprio stand que tem interesse em mostrar o carro para aumentar as vendas. O leasing que tinha era 4 anos e 80.000km por 190€/mês com tudo incluído.
            Se fizeres as contas considerando tudo na compra em novo, o que pagas em 10 anos é menos do que o custo da aquisição, manutenção e pneus e juros caso pagues em prestações. Compras a pronto é outro caso.
            Claro que há casos e casos e cada carro tem um valor e uma procura que influência o preço. Se fizeres um leasing de um carro branco, preto ou cinza vais pagar menos por mês que pelo mesmo carro em verde…
            Por ex. um Leon com que andei no trabalho estaca acima.do budget mas se metesse teto de abrir panorâmico o valor da mensalidade baixava porque no final o carro tinha uma procura superior ou uma maior probabilidade de venda, etc…
            Uma característica como ser GPL pode muito bem ser logo um fator que influência negativamente.

        • Seal says:

          @Zé, pagas tu ou a empresa ?

    • AlexS says:

      No mercado português boa parte do preço são impostos.

  2. Rodrigo says:

    Ainda existe quem defende que a concorrência no sector automóvel deve acabar.

    Mais e mais concorrência é a única maneira de baixar o preço seja com marcas americanas ou chinesas.

  3. Renato+Nogueira says:

    Agora que o Brasil está investindo em carros elétricos com BYD saindo mais barato que os carros a Gás Óleo (Gasolina, Bio Combustivel)

  4. há+cada+gajo says:

    E quer esta malta que eu vá a correr um VE. Esta atitude é um tiro nos pés. Todo o consumidor adia o seu consumo quando sabe que o preço futuro é mais baixo que o preço presente.

    • Rodrigo says:

      Se o preço baixa…aí e tal…
      Se o preço é caro…aí e tal…
      Se não tenho dinheiro…aí e tal…

      🙂

    • Rui says:

      Esta competição de preços é optima o consumidor ganha. Não é preciso esta atitude para toda a gente saber que o preço vai baixar basta ter 2 dedos de testa qualquer tecnologia nova começa com o preço lá em cima e depois vem por aí abaixo nos ultimos 5 anos o preço dos elétricos já caiu a pique seja por mais concorrência seja por avanços na tecnologia e nos próximos 5 anos vão começar a cair até que em 2033 vão começar a aumentar porque a partir de 35 vão deixar de se vender carros a combustão portanto os elétricos a partir daí vão aumentar que eles só querem lucro para o bolso, quem está realmente interessado aconselho vivamente em comprarem um até 2030 mas até lá ainda faltam 6 anos ainda vão aparecer montes de opções e os preços vão continuar a reduzir

      • há+cada+gajo says:

        As vendas vão cair assim que o mercado tiver esta percepção. Depois é ver quem se aguenta.

      • Nuno says:

        Quando dizes que o preço dos elétricos caiu a pique tens noção que um zoe custa o dobro de um clio, certo?

        • JL says:

          Renault Clio mais barato – 19420 €
          Renault zoe mais barato – já não existe novo
          Renault Megane mais barato – 32990€

          É o dobro ?

          • Nuno says:

            Tendo em conta que tanto em Leiria como nas Caldas da Rainha consegues o Clio por 17.100€ e uns cêntimos e o zoe nao baixava dos 34.000, sim. É o dobro. Mas lá está, tinhas de vir contrariar já que sabes tudo.

          • JL says:

            O Zoe chegou a estar a 17 mil, com aluguer de baterias,os últimos sem aluguer eram a 28 mil.

            E Leiria e Caldas não tinha zoe mais barato ? Só o Clio.

            É que nem no Megane é o dobro.

          • Nuno says:

            Leiria e Caldas tinham o Zoe e 34.000 como preço mínimo. E eu não falo do último nem dos últimos. Falo do preço do carro durante todo o seu período de vendas. Mas sua excelência tinha de vir falar do aluguer de baterias que não interessa a ninguém e de um carro que também ninguém quer saber de nada. E coincidentemente está a esquecer-se que acabaram de lhes baixar o preço 6.000€… Uma queda a pique, para mim, não é cair 10%.

          • JL says:

            Preço mínimo para a versão mais cara ?

            Não interessa porquê? Porque não lhe convém depois destas invenções ?

            Interessa porque para muitos compensa alugar.

            Baixou pouco mais de 5 mil euros em Janeiro, o Megane.

          • Nuno says:

            Baixou pouco mais de 5000€ para os cromos que falam sem saber do quê e que não sabem que o preço dos carros é para ser negociado.
            Ir a um stand e pagar o que está no site é o mesmo que baixar as calças e passar vaselina…

          • JL says:

            E só os a combustão é que dão para negociar ?

          • Nuno says:

            Vai lá negociar um carro a pilhas e diz-me se consegues uma redução se 10% ou mais como num ICE e depois falamos…

          • JL says:

            Como? Se cá não existem carros a pilhas à venda ?

          • Nuno says:

            Para quem nunca foi à escola nem sabe com utilizar a internet, aqui fica um exceto do dicionário de português…
            Bateria: Agrupamento de diversos aparelhos como acumuladores, pilhas, condensadores, etc. dispostos em série ou em paralelo.

          • JL says:

            Onde disse que era a bateria ?

            Não sabe a diferença entre uma pilha e um acumulador ?

            Ora bolas, além de não saberem nada de eletricidade, não pescam nada de automóveis.

            Ah, também não existem a condensadores…

          • Nuno says:

            Eu sei bem a diferença… Já tu continuas sem perceber que uma bateria é um conjunto de pilhas…

          • JL says:

            Então acabou de dizer que uma bateria era um conjunto de pilhas, de acumuladores ou de condensadores, agora já é só de pilhas ?

            Ainda não entendeu que há os 3 tipos, e curiosamente há esses 3 tipos de bateria em carros .

            Portanto se não entende nada de carros, não se manifeste…

          • Nuno says:

            1. Não usei a palavra “só” em lado nenhum.
            2. O teu EV é um dos a pilhas, daí o ter referido no último comentário.
            3. Foste tu quem disse que em Portugal não vendem carros a pilhas quando compraste cá um.
            4. É óbvio que a ignorância é tua.

          • JL says:

            Para ter referido só um dos tipos, é o mesmo que dizer só.

            Não, o meu não é a pilhas, é de acumuladores, a pilhas nem se vendem cá, mas ok, já vimos que não entende nada de carros.

          • Nuno says:

            O teu é a pilhas. Não é por tu achares que não que elas deixam de o ser da mesma forma que um homem que acha que é uma mulher também não o é só por causa disso…

          • JL says:

            Não, não é, não é por eu querer ou não, não é a pilhas porque não é considerado como tal.

            Mistura carros com pessoas ? Loool

            Não se engane mais, não entende nada de carros.

          • Nuno says:

            O teu carro tem uma bateria formada por um conjunto de pilhas. Ponto.

          • JL says:

            Errado, tem uma bateria formada por módulos, dentes dos quais tem células acumuladoras do tipo 2.

            Se não sabe o que é um carro que usa pilhas, estamos mal.

            Sendo assim todos são a pilhas, já que todos usam baterias de pilhas. Loool

            Enfim, nem sabe o que é um carro a pilhas. Ahahah

          • Nuno says:

            Também conhecidas como pilhas…

          • JL says:

            Errado, conhecidas por acumuladores ou elementos do tipo 2.

            Por isso é apenas para aqueles que nem isso entendem.

            Mas ok, vá lá chamar o seu de carro a pilhas, também tem.

          • Nuno says:

            Claro que tem. E estão carregadas para ir brincar no fim de semana para o pinhal. É para isso que servem os brinquedos.

          • JL says:

            As pilhas não se carregam. Lol

          • Nuno says:

            Carregam pois. Mas bem sei que para ti é um caso à parte porque tens vergonha de andar num carro a pilhas e então queres à força toda chamar-lhe bateria como se isso mudasse alguma coisa…

          • JL says:

            Pilhas não carregam, está novamente a fazer confusão.

          • JL says:

            Não tenho vergonha nenhuma, antes pelo contrário.

            Até foi você que lhe chamou bateria, não eu.

          • Nuno says:

            Continuas sem perceber que uma bateria é um conjunto de pilhas…
            Os meus brinquedos usam uma pilha de lítio, ou uma bateria de 2, 3, 4 ou 6 pilhas.

          • JL says:

            Então antes era um conjunto de pilhas, acumuladores ou condensadores, agora já voltou atrás? Anda mesmo cego, deve ser do fumo que lhe tolda a visão. Loool

          • Nuno says:

            Pelos vistos não sabes o que significa “ou”…
            E essa do fumo não percebi. És daqueles que acha que o mundo é a preto e branco? Ou já é costume assumires coisas que não fazes ideia?

            E obrigado por esta pérola “Ah, também não existem a condensadores…” que já meteu a malta aqui da fábrica a rir muito à tua conta…

          • JL says:

            Quem não sabe já sabemos quem é , ou sao baterias de pilhas, ou de acumuladores, ou de condensadores.

            Por não achar que é preto e branco é que dou o nome devido as coisas.

            Não existem condensadores ? Onde disse isso ?

          • Nuno says:

            Foste tu quem escreveu o texto entre aspas. Será que não sabes fazer scroll para ver o que escreves?

          • JL says:

            Carros movidos a baterias de condensadores não, existem sim sistemas de recuperação que usam baterias de condensadores. Chega assim ?

          • Nuno says:

            Ó rapazinho, só deixei aqui a definição de “bateria” na língua portuguesa…
            Pensei que não era preciso explicar e ainda entender por ti…

          • JL says:

            Se a deixou não entendo porque não leu para a entender, e parece que ainda não entendeu, leia novamente.

          • Nuno says:

            Continua com a birra…

          • JL says:

            Quem fez birra não fui eu, o Nuno é que insiste em apontar apenas um tipo de bateria quando numa das intervenções apontou 3.

            Portanto a birra é sua.

          • Nuno says:

            Eu não apontei nada. Meti uma definição do dicionário que te contradiz. Além disso, o teu EV tem uma bateria de pilhas. Ponto.
            Podemos avançar agora ou o teu ego continua ferido por alguém lhe chamar carro a pilhas?

          • JL says:

            Que o contradiz a si, mas parece que ainda não entendeu.

            Condensadores são pilhas ?

          • Nuno says:

            O teu carro não tem uma bateria de condensadores. Tem uma bateria de pilhas. Arre!

          • JL says:

            Pois não, tem uma de acumuladores.

            É desta ? Loool

          • Nuno says:

            Exatamente. São as pilhas que falo que acumulam a energia química e a libertam sob a forma de eletricidade Top!

          • JL says:

            Se for nos seus carros de brincar sim, já nos carros que carregam não , são as baterias de acumuladores.

            Ainda não foi desta. Loool

          • Nuno says:

            Começo a achar que não sabes nem do que falas nem do que eu falo… As pilhas que uso nos meus carros de brincar vêm das baterias dos EVs… Mas certamente estou com expectativas demasiado elevadas para a tua compreensão…

          • JL says:

            Ah sim, então quais são ?

            Se as carrega, são pilhas como ?

          • Nuno says:

            São as pilhas das baterias dos tesla. Se as carrego é porque são pilhas recarregáveis onde ao aplicar corrente elétrica podemos reverter a reação química que produz eletricidade… Ou achavas que eram descartáveis?

          • JL says:

            Errado, não sabe o que são pilhas recarregáveis? Ora bolas.

            Afinal são acumuladores. Mas enfim, continue na sua ignorância.

            Quem diz que são descartáveis é você, já que continua a usar o termo errado.

            Usar elementos da Tesla em aplicações de radio comando ? Elas têm uma resistência elevada para essa aplicação, tente outra que essa não convence.

          • Nuno says:

            Eu não uso elementos da Tesla… Escusas de usar palavras genéricas para fugir ao óbvio. Uso pilhas 18650 e se me arranjares pelo mesmo preço com os mesmos 50 miliohms de resistência interna deixa aí o link…

          • JL says:

            Sabe lá o que diz, primeiro era Tesla, agora já não é.

            Não existem pilhas recarregáveis 18650, já vi que não nem porque chamam pilhas recarregáveis a alguns formatos de acumuladores.

            Não me disse o preço…

          • Nuno says:

            Fica aproximadamente a 80 cêntimos cada mas são vendidas por módulos. São pouco mais de 400 em cada módulo. E são pilhas 18650 da tesla. Não sei onde leste que não eram. Só te disse para não lhes chamares elementos porque deixa transparecer que te estás a esforçar para não lhe chamar pilha… E a resistência interna é 51mohm para ser mais preciso neste momento o que deve fazer uma diferença enorme dos 50mohm que tinha dito antes já que achas que isto não dá para um brinquedo mas dá para um carro de 2 toneladas e que é uma resistência muito elevada… Assim tens mais 1mohm de margem e deve ser ainda mais fácil arranjares uma alternativa para deixares aqui ao pessoal.
            Ficamos a aguardar.

          • JL says:

            Se for da tesla não compra nenhumas a esse preço.

            Afinal primeiro eram tesla, depois já não eram, agora já são outra vez.LOL

            Disse aqui:

            “Eu não uso elementos da Tesla… Escusas de usar palavras genéricas para fugir ao óbvio. Uso pilhas 18650 e se me arranjares pelo mesmo preço com os mesmos 50 miliohms de resistência interna deixa aí o link…”

            Não lhe vou Marias, porque não é nome delas, são elementos acumulados do tipo secundário, para ser mais preciso, ou células.

            Pilhas recarregáveis são acumuladores no FORMTATO normal de pilhas e TRABALHAM na MESMA TENSÃO ou aproximada das pilhas não recarregáveis comuns, para as substituir nas aplicações onde são usadas por recarregáveis.

            Será que é desta ?

            Dá para um carro porque o mesmo usa muitas em paralelo, e como sabe as resistência em paralelo diminui com a associação de mais em paralelo.

            Um carro como um tesla não puxa no máximo 8C pela bateria, um carro rádio comando pode chegar aos 50 ou mais C, já tive um que chegava aos 100C.

            Tal como eu disse, essa resistência é muito elevada para essa aplicação, as baterias que se costumam usar nessas aplicações têm resistência interna abaixo de 3 a 4 mOhm.

            Se arranjar módulos tesla a 355 euros (444 *.8 €), compro 10 por 500 euros cada.

          • Nuno says:

            Podes inventar o que quiseres e tentar meter na minha boca as tuas palavras que não muda o que eu disse. Eu disse e repito que não uso elementos da tesla! Uso pilhas 18650! Obviamente da tesla e provenientes de baterias avariadas que são desmontadas e vendidas a cerca de 5600€ e de onde se aproveita pouco mais de 400 pilhas de cada módulo. Se os queres a esse preço e não encontras é porque não tens procurado…
            Quanto aos brinquedos a pilhas, está claro que conheces pouco do que há no mercado para achares que todos precisamos de baterias com 200 ou 300 amperes…

          • JL says:

            Agora já não são Tesla outra vez depois já são. Lol

            Conheço, por exemplo os trepa pedras não precisam de baterias com grandes descargas.

            Nesse caso não são a pilhas, são a acumuladores. Loooool

          • Nuno says:

            Podes mentir quantas vezes quiseres que não passa a ser verdade.
            Não uso acumuladores da tesla. Uso pilhas 18650 da tesla que vêm diretamente dos módulos das baterias que tu achas que estragadas por 5500€ são baratas. Até me arrepia só de pensar o que custarão novas para ti…
            Os crawlers usam pilhas 18650 nas suas baterias também. Pelo menos os meus. E os outros também. Só nos drones e nos aviões é que não por questões de peso.
            Mas esse problema de ego impede-te de lhes chamar pilha e tiveste de arranjar o termo acumulador para te sentires melhor… Não morreu. Faleceu…
            Continua que ninguém se importa ou então vai dar uma voltinha no teu carro a pilhas que até te aumenta o dinheiro na conta bancária…

          • JL says:

            Onde é que menti ?

            A Tesla não tem pilhas, nem sequer existem pilhas no formato 18650.

            Eu nunca comprei novas, nem velhas, não preciso.

            Quem lhe chamou de acumulador pela primeira vez foi você, não eu.

            Afinal primeiro haviam 3 tipos de baterias, depois só para mostrar o preconceito passou a 2. Loooooool

          • JL says:

            Já lhe disse que não tenho carro a pilhas, é que nem podia ter, porque em Portugal não se vendem.

          • Nuno says:

            Ó meu granda cromo, eu meti uma definição do dicionário que dá exemplos dos tipos de baterias. Não é obrigatório que cada bateria seja dos 3 tipos do exemplo. Não sabes o que é um dicionário nem as definições e tipologias mencionadas?
            Tens carro a pilhas tens e sabes bem disso mas custa-te a admitir porque de alguma forma achas que isso é mau aos olhos dos outros.
            Mas se te sentes melhor a chamar acumulador em vez de pilha segue por aí e continua a discutir sozinho.
            E quanto às pilhas 18650 da tesla, se queres mesmo pagar 500 por cada módulo avariado faz 2 pesquisas no google que a probabilidade de ser eu a fazer a entrega é elevada e depois falamos pessoalmente sem estares constantemente a mentir à descarada como fazes aqui nos comentários atrás do teclado…
            De resto, podes continuar a falar sozinho.

          • JL says:

            Não sou cromo.

            Exato, colocou aqui 3 tipos, mas ao que parece ainda não conseguiu identificá-los, está difícil.

            Dos 3 tipos ainda não acertou em nenhuma, então coloca as definições e depois nega-as ? É negacionista ?

            Não, não tenho carro a pilhas, já lhe disse n vezes, esses nem se vendem cá.

            Eu dou a definição que você deu do dicionário, que é a correta, você usa a que quiser, mas tem de levar com os factos quando a usa mal para cima dos outros.

            Eu disse que pagava o dobro do que custam esses avariados, por modulos em boas condições.

            Eu não menti em lado nenhum.

            Falar sozinho estive eu até agora, ou então com uma parece que umas vezes diz uma coisa, outras vezes diz outra.

    • JL says:

      Se é caro, é por é caro, se baixa é porque baixa, se não baixa continua caro. LOL

      Ainda bem que estes descontos não vêm para Portugal.

  5. N3rdWare says:

    Toma tesla! Mal vejo essa empresaseca teclo logo furioso no teclado para os mandar passear, é logo como nao tem hipoteses!

  6. jota says:

    Continuam com preços absolutamente escandalosos! Ainda não caíram na realidade!

    • Nuno says:

      Tu é que ganhas pouco, pá!

      • rui says:

        mesmo a ganhar muito, pelo preço do ID.3 vale mais um Megane eletrico, pelo ID.4 vale mais o Model Y e ainda sobra €€€

        • Luís Silva says:

          Acho que o mal dos ID’s é serem demasiado feios. Porque não fazem os carros com a mesma linha do T-Roc por exemplo? É um carro bonito e barato

          • Blackbit says:

            São é caros!
            Com a fealdade posso eu bem agora o preço excessivo não!

          • Nuno says:

            Estou para o mesmo. Feios ou não que se lixe… Fossem eles baratos…
            Ainda hoje vi um pobre coitado (literalmente) a comprar um ID.4 com 30.000€ a crédito a amortizar em 96 prestações mensais de quase 500€ cada… São mais de 15.000€ em juros que vão para o lixo. E explicar a esta criatura que só o valor dos juros lhe pagavam mais de 150.000km de gasóleo? Bem que tentei mas enfim…
            Daqui a 8 anos pagou 65.000€ por um carro de 50.000€ que há-de valer 20.000€ com alguma sorte…

        • Luís Silva says:

          Acho que o mal dos ID’s é serem demasiado feios. Porque não fazem os carros com a mesma linha do T-Roc por exemplo? É um carro bonito e barato

          • Yamahia says:

            Tem a ver com a aerodinâmica.

          • Gonçalo says:

            Porra aerodinâmica ?
            Tesla model 3 0,219
            Renault megane eletrico 0,29 (é um SUV)
            Vw Id3 0,267
            Se o carro é horrível por causa da aerodinâmica fizeram um péssimo trabalho está mais perto de um SUV do que de um model 3 que mesmo assim é um carro maior que o id3

  7. Wow says:

    A expressão “carros baratos” do artigo diz tudo, meus senhores os atuais é que são caros, a partir de certa altura o mercado dos carros caros abranda e foi chão que deu uvas. Carros à volta de 20k são os mais vendidos e é nisso que as marcas têm de investir.

  8. Driver says:

    Continuam caros na generalidade. Os elétricos ainda pior. Estão acessíveis a muito poucos, maioritariamente às empresas.

  9. Padre Remedios says:

    Ainda o outro dia fui fazer um drive test ao Dacia Spring, preço final do vendedor 23000€, fui procurar um preço melhor e encontro na Alemanha um modelo exatamente igual com 5000 km usado com 2 anos por 8000 Euros, só compra em Portugal quem não sabe.

  10. Moura says:

    Nota
    Xangai produz um elétrico a 18000€
    Aí o id3 para conseguir vender vende mais barato embora com bateria de autonomia 270 km
    Isso foi comunicado já faz tempo na Xina
    Futuro á tua espera

  11. Blackbit says:

    Sério?
    F…

  12. Joao Magalhaes says:

    Descontos são sempre bem vindos mas mesmo assim são caros, o mais barato para se fazer uma viagem longa vai ser uma dor de cabeça.

  13. Moura says:

    Bom dia
    Um carro comprado novo quando se vende
    Com motor convencional tem um valor de retoma
    E um elétrico?
    Ao fim de 6 anos?
    Ninguém o quer
    Tomem nota

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