Finlândia é o país mais feliz do mundo. Em que posição está Portugal?
Numa lista dominada pelos países nórdicos, a Finlândia ocupa o primeiro lugar enquanto país mais feliz do mundo, segundo o Relatório sobre a Felicidade Mundial. Em que posição está Portugal, após cair cinco lugares?
O Centro de Investigação sobre o Bem-Estar da Universidade de Oxford publicou, esta quinta-feira, o Relatório sobre a Felicidade Mundial, que entrega o primeiro lugar à Finlândia, pelo oitavo ano consecutivo, e lista outros países nórdicos no top 10.
A Finlândia é um caso extraordinário e penso que o mundo está realmente concentrado em compreender o que é único na Finlândia.
Disse Ilana Ron Levey, diretora-geral da Gallup, explicando que a liderança dos países nórdicos nesta matéria não deve ser uma surpresa.
Na sua perspetiva, "a crença nos outros", o otimismo relativamente ao futuro, a confiança nas instituições e o apoio de amigos e familiares são algumas das razões pelas quais os finlandeses são mais felizes do que a maioria.
Outro ponto importante sobre a Finlândia é que há menos desigualdade de bem-estar dentro do país em comparação com um país como os Estados Unidos. Na Finlândia, existe um maior consenso sobre o facto de nos sentirmos bem com a nossa vida.
Esclareceu Ron Levey, destacando ainda a importância dos atos de boa vontade: "As boas ações também aumentam a felicidade de quem as pratica, e não se trata apenas de quem as recebe".
Entretanto, a Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo, em 2025, estando entre os 10 primeiros há mais de uma década.
Avaliação do país mais feliz do mundo
O Relatório sobre a Felicidade Mundial classificou os países conforme a avaliação da sua vida, em média, durante o período de 2022-2024, e com as respostas à pergunta da escada de Cantril na Gallup World Poll.
Esta pede aos inquiridos que pensem numa escada em que a melhor vida possível para eles é um 10 e a pior é um zero. Em seguida, é-lhes pedido que classifiquem a sua vida atual nessa escala.
Além da escada de Cantril, o relatório considera, também, as seguintes seis variáveis nos mais de 130 países classificados no relatório:
- PIB per capita;
- Apoio social;
- Esperança de vida saudável;
- Liberdade;
- Generosidade;
- Livre de corrupção.
Tendo em conta estes critérios, os Estados Unidos caíram do 23.º lugar do ano passado para o 24.º lugar.
Segundo a diretora-geral da Gallup, esta queda deveu-se, em parte, aos jovens com menos de 30 anos que se sentem pior do que antes: "Sentem-se menos apoiados pelos amigos e pela família, menos livres para fazer escolhas de vida e menos otimistas quanto ao seu nível de vida".
A felicidade tem muito mais que ver com confiança, ligações sociais, relações e todas estas diferentes dimensões, e não apenas com o PIB ou salários mais elevados.
Por sua vez, a Costa Rica e o México ficaram, pela primeira vez, entre os 10 primeiros. Segundo Ron Levey, isto mostra que não é preciso ser um dos países mais ricos do mundo para fazer as pessoas felizes.
Uma mensagem para todos os países é que a riqueza é insuficiente para que a população se sinta feliz com as suas vidas e tenha uma forte avaliação da vida.
Afirmou Ilana Ron Levey.
Portugal ocupa a 60.ª posição da lista
Portugal caiu cinco posições no Relatório sobre a Felicidade Mundial 2025, onde aparece na 60.ª posição com 6013 pontos, contra os 6030 pontos do relatório anterior.
Segundo os investigadores, além da saúde e da riqueza, alguns fatores que influenciam a felicidade parecem simples: partilhar refeições com outras pessoas, ter alguém com quem contar para obter apoio social e a dimensão do agregado familiar.
Deve ser por isso que todos os finlandeses fogem para Portugal e Espanha, e o pais com a maior taxa de suicidio da europa
+1
É tão fácil espalhar fake news, onde estão as tuas fontes? Finlandeses em Portugal só mesmo passando férias , apesar de achar Portugal muito mais agradável de viver do que esses países nórdicos.
Verdade em Portugal o clima é melhor o restante estamos a anos luz da Finlandia.
Se a malta triste se suicida, só ficam os alegres
Na Finlândia eles até se suicidam felizes. Basta o facto de levarem para casa mais do triplo dos portugueses em igualdade de trabalho e horas.
Ba Dum Tss!
“De acordo com os últimos dados da OMS publicados de 2020, as Mortes por Suicídio na Finlândia atingiram 13,43 por 100 000 habitantes o que classifica a Finlândia em # 38 no mundo. ”
” em Portugal é de 7,22 por 100 000 habitantes classifica a Portugal (#111) e em Espanha de 5,28 (#137)
Mas há países europeus com maiores taxas de suicídio do que a Finlândia.
(Pode-se escolher a causa de morte e ver a lista de países ou escolher o país e ver as causa de morte)
https://www.worldlifeexpectancy.com/cause-of-death/suicide/by-
E a maior taxa de suicidio da europa por habitante. Ve a populacao total e os que se suicidam
As percentagens do link que coloquei (no segundo comentário) é por 100.000 habitantes, São os dados da OMS. O que fazem – para todos os países – é uma correção por idades, aquilo a que chamam idade standardizada/ajustada. Por exemplo, não faz sentido entrar com a população total, considerando também as crianças. O que se percebe também no caso de mortes por alcoolismo.
Relativamente às Finlândia, o texto todo diz assim:
“De acordo com os últimos dados da OMS publicados de 2020, as Mortes por Suicídio na Finlândia atingiram 846 ou 1.75% do total de mortes. A taxa de morte ajustada à idade é de 13,43 por 100 000 habitantes classifica a Finlândia # 38 no mundo https://www.worldlifeexpectancy.com/pt/finland-suicide
Correção do link:
https://www.worldlifeexpectancy.com/cause-of-death/suicide/by-country/
maioria desses não são suicidios, são pessoas que são suicidadas
Isso ajuda a explicar a taxa de suicídio na Rússia: 21,6 por 100 habitantes (#11 no mundo e 1º da Europa) 🙂
Putin is your friend 😉
Nepias amigo, na Rússia são acidentes de avião, gajos que caíram das janelas, outros são presos numa prisão com 30 graus negativos e meio pacote de bolachas por dia e adoeceram…..depois junta se estes suicidados todos aos suicídios….faz me lembrar o outro paraquedista que o lençol no abriu mas deu positivo ao c0v!d e a morte foi atribuída ao a doença…..lool
Nah máfrend. Isso é fake news do oXidente. O Rodrigo já te mostra os dados à La Putin
21,6 por 100 – mil – habitantes, senão não havia janelas que chegassem.
não é o maior da europa mas isso é facil de explicar, 1º têm tudo, não existe grande desafio para nada, 2º clima e exposição solar
a ignorância também da felicidade. nota-se por alguns países do ranking. antes de falares devias fazer o trabalho de casa, mas como estas nesta categoria premiada passou-te ao lado. a taxa de suicídios da Finlândia é 0,0134% (em 2023) a media europeia (0,011%). infelizmente nos países civilizados com QI superior à média (e à tua), com tempo para pensar, chega-se a um ponto que se percebe que este mundo não é para eles, só estão a aturar burros todos os dias e isso não trás felicidade para ninguém. Sabem que não os vão mudar. Felizmente não são assim tantos como pintas. Quanto a eles que gostam “tanto” de portugal que vêm para cá. Vêm para comunidades fechadas ao contrário dos 250.000 brasileiros e 200.000 africanos que estão cá (legalmente), só sao 1000 que escolheram Portugal, os Finlandeses. E adivinha para onde foram. Dica, não foram trabalhar na azeitona.
Portugal é ele próprio um meme, daí ser triste e cómico em simultâneo.
Não gostas é seguir viagem… não faltam por aí é alternativas.
Portugal tem o clima mais feliz da Europa mas o povo mais melancólico talvez, a culpa é do Camões.
É da saudade, que vem da palavra árabe “Saudah” (Bile Negra), é algo mais antigo que Portugal. O YouTuber Mark Manson, no vídeo sobre o país mais ansioso do mundo, diz que é genético.
Até saudades do futuro temos, um futuro que teima a não vir, levamos com crise após crise.
xD Morri hahaha
A culpa é mesmo da falta de civismo e educação.
Não, a culpa é da herança que o Costa e o socialismo deixaram, isso é a verdadeira causa da tristeza de todos os portugueses.
Não vires à esquerda não… olha para os USA e vê o futuro que te espera, ficas sem democracia para começar, aumento de preços, gastam em armamento etc enquanto o estado social aqui na europa vai ao ar, passas fome e trabalhas com menos direitos. Grandes visionários esses de direita…
Olha para os USA , assim tbm posso dizer olha para a Rússia e para a China, digam o que disserem estados unidos ainda continuam a ser melhores que os outros dois. Quanto ao Trump, ele não manda sozinho, não é por acaso que ele já recuou nalgumas decisões e daqui a três anos há novas eleições. Já na China e na Rússia se há eleições não sei como é que aquilo funciona que ganham sempre os mesmos , aliás a oposição é inexistente…..tanta miséria que há naquela China mas não passa cá para fora
Resta a Europa onde vivo, os USA são uma experiencia falhada só não vê quem não quer.
Pois são tão falhados que tenho amigos e família que foram para lá e estão bem melhores que eu aqui…..na China e na Rússia não conheço ninguém que tivesse para lá ido a pensar em trabalhar, é capaz de haver por aí uns empresários mas foram para lá fazer o que os líderes chineses tbm fazem….. exploração do povo…..estados unidos queres trabalhar? Safas te bem, os mexicanos fogem para lá porque será? Se tivessem bem no México não arriscavam tanto atravessar a fronteira e não é pela administração norte americana, os próprios cartéis mexicanos exturquem o seu próprio povo que tenta passar a fronteira…..e reina a impunidade…..
Marcos só pensas na economia e no que metes ao bolso mas o problema é mais profundo que isso, uma nação como a USA que muita população não quer saber da ciência só isso merece o tocar de todos os alarmes. O ser humano não é só o que tem na conta bancária, podes conquistar o mundo mas se perderes a “alma” a moral etc não és nada.
Não é só a economia, é um leque de coisas importantes onde tbm se incluí a economia obviamente mas há outros critérios a ter em conta…..
Agora um facto é um facto os estados unidos são muito melhores que Rússia ou China….
Simples não é ires de férias porque de férias é bom em qq sítio. Vais trabalhar 1 ano para USA, outro ano para Rússia e outro ano na China e depois tendo em conta todos os critérios diz qual preferes……
Nenhum dos sistemas é perfeito, a vida é dura, é difícil…e acho que ainda assim prefiro estados unidos….
O pior de Portugal são mesmo os Portugueses.
Que raio de povo que nunca vê o bom deste país, depois vem o pessoal de fora e adora, fica encantado,
mudam-se para Portugal e não querem sair, mas para os tugas nunca está bem.
Portugal é um país fantástico mas não é perfeito.
não é um país fantastico, tem coisas boas e coisas más, mas só valoriza quem já andou fora longas temporadas
@Zé Fonseca A., Nem sempre estamos de acordo mas neste caso pelos visto temos a mesma certeza, o que faz falta aos Portugueses é saírem de Portugal e verem o mundo lá fora, para depois voltarem e verem o fantástico país que temos mas que não é perfeito.
E quando digo sair de Portugal não é fazer roteiros turísticos nas grandes capitais, é deixarem de ser turistas e tornarem-se viajantes.
Quem vier visitar Portugal e só for a Belem, Sinta, Cascais, Baixa Chiado e etc, também vai pensar que em Portugal somos todos ricos.
nem mais, falaste tudo!!
O pior de Portugal são os capitalistas. Portugal é um antro do capitalismo neoliberal.
se isso fosse verdade a IL ganhava sempre as eleições, mas infelizmente é um antro de comunistas pseudonazis
A IL é bom mas tem um grande defeito, é que esse liberalismo todo económico vai ainda fazer com que fique tudo mais concentrado nos grandes centros como Lisboa e porto, talvez Coimbra e Braga e pouco mais porque são zonas com grande movimento que é fácil abrir aí novas empresas e outras fecham mas a tendência é depois abrirem outras. Isso vai aumentar ainda mais o foço entre grandes centros e o resto do país
O país mais feliz é o Butão. Um país budista, isolado, e gerido com a política de Felicidade Interna Bruta.
Este realtorio e tretas e paga.
A felicidade vista pelo prisma to top 10 e:
– Tenho uma televisao de 55″
– temos um sofa apple, iphone, macbook e 2 Teslas
– etc,…
Por isso o top 10 sao extremamente felizes, deve ser por isso que a taxa de suicidio e elevada, felicidade a mais!
o teu grau de inteligência surpreende-me. tu conheces zero da educação e do modo de vida de um finlandês mas vens para aqui mandar filetes do que não sabes. pior é que não es o único, é triste ver tantos bots a falar do que não sabem (por isso há suicídios de lidar com pessoas como tu todos os dias). eu sei que não é esse o motivo mas fica bem aqui picar-te um bocadinho. para meteres esse top 10 já percebi quais são as tuas prioridades na vida. Não quer dizer que sejam as deles, mas isso passa-te ao lado.
ele é russo.
Isto é a Gallup uma organização “progressista”. Basta ver as perguntas.
Por exemplo não fala do abuso de alcool na Finlandia largamente superior á media Europeia, uma das maiores causas de mortes prematuras isto já com grandes restrições á venda de bebidas alcoólicas.
Por exemplo é impossível comprar vinho tinto num supermercado Finlandês porque tem mais de 8% de alcool. Tem de se ir ás lojas da companhia do estatal ALKO. E as lojas normais só vendem até 8% até ás 2100.
Nem da violência doméstica (paradoxo nórdico).
Verdade segundo a OMS. Mortes por alcoolismo por 100.000 habitantes:
– Finlândia: 5,17 (# 17 a nível mundial)
– Portugal: 0,60 (# 138)
Por isso têm mais restrições à venda de álcool.
https://www.worldlifeexpectancy.com/cause-of-death/alcohol/by-country/
Este ranking perdeu toda a credibilidade quando vi Israel em oitavo.
Felicidade não é necessariamente conforto, começa em ter vontade de existir.
Notar ainda que o México em 10º tem cerca de 140 homicídios por dia, vários anos com mais de 30000 assassinatos. Isto fora os desaparecidos que já vai num total de mais de 130000 pessoas.
A felicidade da judiaria de Israel é matar crianças palestinianas. Não admira que se sintam tão felizes.
E com a chegada de milhões de emigrantes Portugal ainda ficou pior.
A culpa e sempre foi de Portugal. Nao sabem dizer nao e agora temos a sociedade toda partida e o melhor e que andamos a culpar aqueles que vieram a procura de um boa vida, algo que milhoes de portugueses tambem fazem no Reino Unido, Franca e EUA.
É a nossa cultura do sim, que não afeta só o país, mas também a educação (positiva), que não permite dizer não. Por isso, há muitos animais e crianças mal comportadas.
Os mentores da importação massiva de migrantes são os capitalistas. A ideia é muito simples: repovoar o exército industrial de reserva, partir a espinha aos sindicatos, e garantir o dumping salarial. O salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis.
e eu e o resto do país a pensarmos que tinha sido a esquerda a promover lá fora virem para cá mesmo sem trabalho para terem quem vote neles que os tugas já estavam fartos
Raciocínio muito limitado: os imigrantes não votam. Logo, a esquerda não ganha um voto com a importação deles.
nacionalizados na ultima decada foram 500k.. quem governou nesse tempo? curioso.. os imigrantes não votam até votarem, ou seja, 12 meses depois de estarem no pais
Com a vizinhança que tem, com o clima saudável fresquinho qb, muito bom para a conserva e com 6 meses de dia e 6 de noite, são muito felizes por ainda estarem vivos.