Venda de carros elétricos em Portugal continua a crescer de forma única
Tal como em (quase) todos os mercados, também em Portugal a venda de carros elétricos está em crescimento. Estas propostas são cada vez mais interessantes e as grandes marcas continuam a apresentar novas propostas, mais capazes e com maior autonomia. No nosso mercado, os dados mostram que a venda de carros elétricos continua a crescer de forma única.
Os dados mais recentes, apresentados agora pela ACAP, mostram que as vendas de carros elétricos, continuam com um crescimento muito forte. Por categoria, houve um crescimento de 101,9 por cento, 140,9 por cento e 523,4 por cento, no ano de 2023, para ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados, respetivamente.
No caso dos automóveis ligeiros de passageiros, e no mês de dezembro de 2023, foram matriculados em Portugal 8640 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos. Ou seja, mais 52,7 por cento que no mesmo mês do ano anterior.
De janeiro a dezembro de 2023, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 92.395 unidades, o que significa um crescimento grande nas vendas. Isso traduz-se numa variação positiva de 58,5 por cento relativamente ao período homólogo de 2022.
Nos 12 meses de 2023 verificou-se um aumento de 101,9 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior, dos veículos ligeiros de passageiros novos elétricos. A sustentar este número temos o valor de 36.390 unidades matriculadas.
Especificamente, e observando os veículos elétricos no último mês de 2023, registou-se um aumento de 85,8 por cento em comparação com o mesmo mês de 2022. Neste caso foram matriculados 3.957 ligeiros de passageiros novos.
Nas restantes categorias, o comportamento foi oposto, com os veículos ligeiros de mercadorias a terem uma evolução negativa de 1,2% face ao mês homólogo e um crescimento de 137,3% face ao ano de 2022. Nos veículos pesados, no mês de dezembro de 2023 matricularam-se 120 veículos. Nos 12 meses de 2023, verificou-se uma evolução positiva de 525,0% face ao ano de 2022.
Normal, só os velhos do Restelo é que não acreditavam que isto ia ser o novo normal.
Ou aqueles que moram num prédio (3º andar) e não tem carregadores a mesmos de 5km distancia num LIDL!
Aqueles que moravam em prédios do 3º Andar e não tinham tv por cabo mas que arranjaram forma de fazer instalação ou aqueles que moravam em prédios do 3º andar e não tinhas gás canalizado mas que arranjaram forma de fazer instalação?
Qual dos velhos do Restelo é que te estas a referir que eu estou confuso?
Estou muito curioso. Então você tem uma solução para o carregamento de VE directamente das habitações em prédios para os veículos na rua e não diz nada. Avance que tem um NOBEL à sua espera, REAL génio.
Já existem muitas soluções.
Normal……. ya…
https://www.businessinsider.com/electric-car-ev-sales-prices-problem-transportation-2024-1
Nos EUA comprar um EV em 2024 para além da Tesla, é burrice e por isso muitos estão já estão a aguardar por 2025.
Isto porque está a existir uma transição de portas de carregamento onde todos os modelos estão a alterar para a porta da Tesla, deixando de lado o padrão CCS que vai ser descontinuado.
Como para já não existe oferta nativa para esta porta, para além da Tesla, não existe incentivo para comprar um EV novo nesta altura.
Não é bem o novo normal, mas sim €€€€€! Os elétricos estão a ser apoiados. Enquanto houver subsídios, tudo bem. Depois, quero ver….
E destes numeros quantos foram comprados por particulares? Aposto que a maioria foi adquirido por empresas
hehehe, de todas pessoas que conheco que têm EV’s. são efectivamente carros de empresa. Particulares só Hibridos…e mesmo assim gama mais baixa.
Eu conheço de ambos, particulares com ordenados médios que têm EVs mais antigos em segunda mão, alguns particulares com bons EVs novos e vários com carros EV de empresas, mas também conheço muita gente com carros de empresas a combustão e muitas vezes bons carros…
+1
É simplesmente ridículo da forma como funciona para os particulares.
Já me chegaram ao ponto de atribuírem €10.001 de desconto numa viatura com pvp de €35.000 (para não pagar tanto de tributação autónoma e o carro ficar no limite dos €24.999 com IVA) mas se quisesse comprar a viatura como particular já não tinha direito a esse desconto.
A isto depois junta-se a desvalorização para os particulares na venda em usado pois ao fim de 4 anos se um particular comprar um veículo de €35.000 a desvalorização vai ser muito maior do que aquele que comprou o mesmo carro por €25.000…
Isto é ridículo e não faz sentido nenhum.
Não são vendas na mesma e usados por pessoas ? Ou por aliens ?
Vou explicar de uma forma que até uma criança de 4 anos perceba, porque claramente tem que ser assim contigo.
O que o Infinity queria dizer é que a maior parte das vendas vem das empresas e não dos particulares.
O que nos diz isso?
Diz-nos que o cidadão médio não está interessado em elétricos, não porque as pessoas temam ou não queiram os elétricos. Na realidade portuguesa, existem outras prioridades no cidadão comum do que comprar um carro elétrico.
Por outro lado, isto também nos diz que as empresas pouco ou nada querem saber do ambiente, uma vez que mudaram apenas a frota porque economicamente compensa ter um elétrico para os seus funcionários devido à questão da redução de impostos e assim.
Apostava contigo o meu ordenado de janeiro que, caso os preços dos elétricos fossem os mesmos que são praticados a particulares, nenhuma empresa se ia meter nestas coisas. As empresas não estão abertas a serem amigas do ambiente, estão abertas para dar lucro.
Comprar elétricos por parte das empresas traz as vantagens que já falei e, como bónus, ainda podem ir para as redes sociais dizer que são pró-ambiente e sustentáveis, o que é sempre boa publicidade e gratuita.
Ficou claro agora?
Ninguém questiona isso. É lógico que a grande maioria só vai comprar eléctricos porque compensa a médio ou longo prazo.
O própio @JL já disse muitas de vezes que o Tesla dele é um usado.
NESTE momento, a compra de eléctricos não compensará para o comum dos mortais. Por isso, fala-se que esta transição vai demorar décadas, não é de um ano para o outro.
‘É lógico que a grande maioria só vai comprar elétricos porque compensa a médio ou longo prazo.’
Dou-te essa de borla, e para quem tem condições para carregar o carro em casa, é perfeito para poupar em quilómetros.
Agora, o que não gosto é da hipocrisia das pessoas que equiparam carro elétrico a ser amigo do ambiente, quando, na verdade, as pessoas, empresas e governos só olham para a sua carteira.
Os ricos compram elétricos porque podem e porque, a longo prazo, lhes fica mais barato carregar em casa. Empresas fazem-no pelas questões de isenção e afins. Mas tudo gira em torno dos custos e não do ambiente em si, como pregam. Porque, acabando as isenções ou compensações por andar de elétrico, tenho as minhas dúvidas que essa transição seja feita.
@Fusion
Vais ao encontro do que eu disse. Há uma certa hipocrisia mas é o mundo em que vivemos.
Tudo se resume ao capital, por isso, é que surgem os mecanismos de crédito de carbono e fundos para apoiar a transição para os VE.
É uma utopia acreditar que todas as pessoas mudariam o seu comportamento só pela causa ambiental. Mas se forem criados mecanismos para andar com isso para a frente, que seja…
NESTE momento a compra de NENHUM carro novo compensa para o comum dos míseros tugas que não pertençam aos 5% de cima. Só se for algum dacia para substituir algum chaço a desfazer-se e a largar óleo e parafusos.
Se não querem saber do ambiente compravam carros a gasolina bem baratinhos.
Sim ficou claro que se é bom para as empresas, os particulares vão atrás, tal como aconteceu com os diesel.
Digam antes assim “estamos todos incomodados que os eléctricos se estejam a vender bem.”
Não é mais fácil assim?
‘Se não querem saber do ambiente, compravam carros a gasolina bem baratinhos.’
-> O colaborador não é parvo e quer mais do que meros Clios de pouca cilindrada. Carros da empresa, geralmente, são usados para fazer muitos quilómetros; logo, independentemente de serem elétricos ou a combustão, são dados carros de gama intermédia/alta.
Se concordo? Não importa, mas é a realidade.
‘Sim, ficou claro que, se é bom para as empresas, os particulares vão atrás, tal como aconteceu com os diesel.’
-> Dá-me dados, estudos que comprovem esta afirmação. A minha empresa quer fazer a transição para elétrico e a maior parte dos colaboradores está descontente, uma vez que muitos não têm onde carregar o veículo, e no fim do dia, carregar em carregadores de rua fica mais caro do que combustível.
‘Digam antes assim: “Estamos todos incomodados que os elétricos se estejam a vender bem.”’
-> Zero incomodado, até porque cada um tem que comprar aquilo que servir para as suas necessidades. O que estou contra é esta imposição de todos termos que ir para elétrico de um dia para o outro sem as devidas condições.
Se cidades como Covilhã, Fundão, Guarda, Castelo Branco (ou até mesmo Lisboa e Porto) toda a gente, em simultâneo, mudar para elétrico, vão ser criadas filas intermináveis em postos de carregamento, principalmente em cidades pequenas onde existem poucos carregadores. E, além disso, carregar fora de casa fica muito mais caro.
https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/carro-eletrico-compensa-carregar-casa
São os mesmos estudos que você usou para dizer que o colaborador tem de ter carro de gama média alta, como se fossem os eléctricos de gama média alta que mais se vendessem.
E onde todos vão mudar do dia para noite ?
Assim se confirma que é mesmo incomodo, porque preocupação não parece ser, até inventam problemas.looool
Tens empresas que por acaso tem orçamentos mais elevados para elétricos pois têm metas de co2 a comprir e preferem ter mais frota elétrica pois facilita a vida…
BMW e Mercedes estão quase sempre no top 5 em Portugal exatamente porque mais de 80% das suas vendas são para empresas.
Os benefícios do estado dados às empresas para comprar carros elétricos e hibridos vieram ajudar.
Só saberiamos como seriamas vendas dos elétricos se pagassem impostos normais como qualquer carro e sem benefícios fiscais.
Então mostre lá esses números que quem compra 80% deles são as empresas ?
E também ajudam quem compra BMW, já que 50% do IVA do combustível pode ser deduzido.
Então e se os diesel não tivessem incentivos, como seriam as vendas deles ?
Não preciso de mostrar, eu fui vendedor da marca e sim, mais de 80% dos BMW e Mercedes novos venddos em Portugal são para empresas.
Isto justifica-se pelo seu valor residual que faz com que muitas vezes um renting de uma marca premium compensa em relação a uma marca dita generalista.
E você é que os vendia todos e de todos os stands ? Isso não quer dizer nada.
Ainda a pouco tempo estive em Madrid a visitar família, e não se vê tantos Tesla como em Portugal, talvez sejamos mais ricos que os Espanhóis, ou então deixamos de pagar a casa mais depressa que o carro.
Desculpem estar a insistir, mas tenho medo muito medo dos impostos que vão recair sode os VE, se em nome do ambiente estamos a caminhar para formas mais amigas do mesmo, mas também em nome do ambiente vamos ser castigados com impostos sobre os VE.
Já se começa a ver VE a preço mais simpático, o Dacia Spring, ou EC3, esperamos que a tendência seja essa.
Na realidade há muito mais tesla em Espanha que aqui. A diferença é que, como lá a classe média também compra carros, o que já não acontece aqui, em proporção parecem muito menos.
Então imagine os que vão cair sobre os a combustão…
É lógico. Em Portugal os 5% de cima acumulam muito mais rendimento e mais riqueza que os 50% de baixo ( e a missão da direita é aumentar ainda mais o fosso, até onde for possível). Por isso, fora alguns dacias, aqui praticamente todas as vendas de carros novos são aos 5% de cima. E como eles têm pasta, é eléctricos e plug in que estão a comprar.
Curiosamente
Pobreza aumentou em 2022 e abrange 17% da população: 1,78 milhões de pessoas vivem com menos de €591 por mês
Deve ser a “tal direita” a aumentar o fosso…
È a direita à volta do mundo que nos desgoverna isso sim, Portugal sofre muito com o exterior, crise após crise.
Os desejos dos capitalistas são ordens para a “tal direita”, e a competitividade e prosperidade deles faz-se também com o que o que perdem as tais pessoas vivem com menos de €591 por mês. A soma das perdas de uns com os ganhos de outros dá zero.
Por acaso estás muito errado.
Os dados oficiais apontam como Portugal ter 22.4% da população no Limiar da pobreza…
Mas não dizem que em toda a nossa democracia, foi entre os anos de 2012 a 2014 que esta atingiu os números mais elevados de 27 a 30% respectivamente!!!
Que me lembro foram os anos em que mandaram emigrar e diziam que tinhamos de empobrecer o país.
Só em 2020 devido à pandemia é que os números subirm para 27%, o que era de esperar e reduziram logo a seguir para puco mais de 21%.
A média da União Europeia ronda os 21.7%, ou seja estamos praticamente em linha…
Já que és assim tão defensor da direita, curioso que foi no último governo de direita que batemos no fundo em todos os dados macroeconómicos.
Normal, tenho um EV em ALD. Uso e daqui a 4 anos, vai para quem quiser a fava.
Olha outro com ald, parece que gostam tanto de ve’s que até inventam que os têm. Shahhaha
Então qual é o ve ?
O que eu gostava mesmo de saber é o que as Rentings vão fazer com VEs usados no final do prazo. Como é sabido, o lucro do negócio das rentings é a venda de usados, já que o renting em si é basicamente neutro. Palpita-me que todos esses VEs em renting vão para o ferro-velho no final do prazo, porque o mercado para VEs usados é quase zero, mas estaremos cá para ver.
Não me admirava que esses usados vão todos para reciclagem, aí será muito questionável a viabilidade económica dos VEs. Posso estar enganado mas suspeito que os HEV é que estarão para ficar.
É quase zero onde ? Em que planeta ?
Por isso é que há cada vez mais cemitérios de elétricos usados.
Na Europa onde ? De usados não estou a ver…
Qual o espanto e porque raio isto é notícia???
Então se as marcas deixaram de vender carros a gasóleo, queriam o quê?!!!
Era a mesma coisa que fazer um título a dizer que este ano não se vendeu um único automóvel movido a red bull…
Claro, não existe!
Nem todas, mas há muitos híbridos e a gasolina. Agora pensa a razão de haver elétricos.
Por outro lado, há países onde as penetração dos elétricos é mais baixa que em Portugal e têm as mesmas medidas. O nosso mercado poderia não ter esta apetência aos novos carros, mas o que fará haver este interesse?
Nem todas, mas há muitos híbridos e a gasolina. Agora pensa a razão de haver elétricos.
Por outro lado, há países onde as penetração dos elétricos é mais baixa que em Portugal e têm as mesmas medidas. O nosso mercado poderia não ter esta apetência aos novos carros, mas o que fará haver este interesse?
O povo português é um povo vaidoso e gosta de ter a última tecnologia, é outro mal.
O tuga pode ter o cartão de crédito no limite mas a aparência é mais importante!!!
Já vi na minha rua um elétrico a carregar com um cabo atirado pela janela de um 6º andar!!!!
As empresas são as maiores responsáveis pela renovação do nosso parque automóvel, mas há muitos países onde o parque das empresas não é tão representativo como o nosso e isso também ajuda.
Não é porque os tugas são mais inteligentes e decidiram ir para elétricos porque compensa, em muitos casos não é verdade! Até porque um modelo dito “normal” imaginemos um Renault Megane que a Diesel se comprava a 22.000€ e que agora o elétrico custa cerca de 35.000€
Para um utilizador comum a fazer 15 ou 20.000kms/ano levaria mais de 15 anos para compensar o negócio.
Como dizia o outro “E o burro sou eu…?”
Nunca viu uma mangueira de combustível a sair da janela porque ninguém o produz ou recebe em casa. Lool
Ah é só por mania? Então porque não compram Ferraris e lambos ?
Secalhar é……
É muito inteligente sim sr.
Então pela sua ordem de pensamento, todos os prédios vão passar a ter cabos pendurados de todos os partamentos par carregar elétricos!!!
Realmente deve viver em Narnia…
Em prédio normal com 4 ou 5 andares (já nem vou para 10 ou mais) com 2 apartamentos por piso dá 10 carros, isto se só existir 1 carro por casa, se a média fosse 1.5 daria 15 carros por prédio…
Diga lá quantos prédios têm espaço de estacionamento para 15 carros junto às janelas?
E que segurança tem 10 ou 15 cabos elétricos pedurados por 4 ou 5 andares?!?
Esta gente nem pensa no que diz….
E sim é por mania… ou vaidade…
Quantas pessoas precisam de 1 iphone? precisam de um telemóvel e isso qualquer marca serve, mas no entanto sabemos as vendas dos iphones certo?
Quem precisa efetivamente de um carro de marca premium??
Exato, ninguém, mas todos queremos ter.
Então onde deixam os carros ? Vê, afinal é fácil.
Precisa de pendurar cabos para quê? Também tem cabos pendurados dos postes para o prédio ?
Dizer as coisas sem pensar e fazer alusão apenas por uma imagem de banda desenhada que circula na internet, dá nisto.
Se é mania porque não compram os carros que você gosta ?
E só usa iPhone por ser iPhone ? Provavelmente nunca usou nenhum e não sabe o que é.
Não é respeitar as escolhas dos outros ? Ou quer que façam o mesmo sobre as suas escolhas ?
Já agora um Megane diesel custa 33670 e um Megane eléctrico custa 32990, o que é que tem de compensar mesmo ?
Deve ter uns 5 anos para fazer certos comentários…
Então todos os prédios do país têm garagem?
Por isso é que as ruas estão vazias de carros…
Como diz noutro comentário, não era eu que vendia os carros todos, mas se alguma vez tivesse trabalhado na vida sabía que todas as semanas somos informados de todas as vendas, análises de tipologias de clientes, se são particulares ou empresas, homens ou mulheres etc etc
As empresas não trabalham como se fosse uma feira a vender na alcofa…
As próprias marcas nos dão essas métricas para melhor podermos trabalhar as vendas.
Mas pronto, acabe lá o secundário e um dia falamos.
Quais comentários ? Você é que deve ter, daqui a pouco está a defender soluções que nem sequer existem.
E quem falou em garagens ? É preciso garagem para carregar um ev ? Como vê, o senhor é que deve ter pouca idade para não saber alto tão simples
Então mas não são vendas mas mesma ? Espere lá , então as empresas é que são cheias de manias e querem.mostrar carros ? Então porque não compram Ferraris ?
Se quisessem mostrar aquilo que conseguem não compravam o eléctrico do pobre, que são os Teslas, compravam carros como Porsche taycan, Audi etron e coisas assim.
Nunca vi ninguém querer parecer “grande” com um Nokia 3310 nas mãos. Loooooool
Compensa, porque ninguém que comprar uma bateria usada! Lol
Eu quero, onde estão elas ?
Deixaram de vender porque não os compravam….
O povo português é um povo vaidoso e gosta de ter a última tecnologia, é outro mal.
O tuga pode ter o cartão de crédito no limite mas a aparência é mais importante!!!
Já vi na minha rua um elétrico a carregar com um cabo atirado pela janela de um 6º andar!!!!
As empresas são as maiores responsáveis pela renovação do nosso parque automóvel, mas há muitos países onde o parque das empresas não é tão representativo como o nosso e isso também ajuda.
Não é porque os tugas são mais inteligentes e decidiram ir para elétricos porque compensa, em muitos casos não é verdade! Até porque um modelo dito “normal” imaginemos um Renault Megane que a Diesel se comprava a 22.000€ e que agora o elétrico custa cerca de 35.000€
Para um utilizador comum a fazer 15 ou 20.000kms/ano levaria mais de 15 anos para compensar o negócio.
Como dizia o outro “E o burro sou eu…?”
Por acaso um Megane diesel custa 33670 e um Megane eléctrico custa 32990, não sei onde foi arranjar essa diferença.
Onde tem de compensar mesmo ?
Custam agora para as mercas se encherem com as margens, quanto custavam antes de viremos elétricos?
Vá a um stand ver se tem diesel para entrega.
Encherem com quais ? Os diesel ? Só pode.
E têm eléctricos para entrega ? Pois não ….
Mais vale diesel que avarias americanas. Pesquise no Google a lista infindável de problemas nos Teslas. Aquilo é que é fiável
E antes que venha com lirismos, aqui está a prova disso http s://www.turbo.pt/tesla-model-3-ultimo/
Lista infindável de avarias com diesel ? Sim é verdade, por isso é que já os deixei.
Usem os travões de vez em quando, assim não têm esse problema.
Ok, não compro dacia nem vw nem bmw, nem fiat nem renault, já que são os piores dessas listas.
Claro que não têm, não vão lá ter um carro que ninguém quer comprar.
Mas quem quer comprar baterias usadas?
Eu, onde estão elas, tenho aqui lugar no sistema solar para elas. Onde estão ?
Eu tenho um elétrico de empresa. Se fosse meu, jamais o compraria. Só sei que leva com cada esticão de carga rápida, que que ficar com ele vai ter problemas de certeza com a bateria. Assim compensa ter um eletrico. Come a carne e deixa os ossos para algum tolo os comer
Olha mais um que não tem nada, deve ser clone do outro
Então que carro tem ?
JL tens ar que não tens dinheiro para nada e apenas compras lixo usado
Não tenho muito, compro o que posso com aquilo que tenho, e não, não compro lixo Hugo.
O mercado dos elétricos em Portugal é maioritariamente em regime de aluguer empresarial, não tenha dúvidas. Depois de usados, vai ser lixo ou luxo para tolos.
Então mostre lá provas disso ?
O meu novo VW Touareg V6 já está encomendado!
Força, Boa Sorte Hugo.
@yamahia não vem cá reclamar com o peso e a consecutiva destruição das estradas deste ?
LOOOOOL
Vanderlei falou certo!
Tesla no seu melhor! aqui está a prova disso http s://www.turbo.pt/tesla-model-3-ultimo
Esse Nick é meu, boa tentativa Hugo.
Coitados dos Dacia, BMW, Fiat e outros, não aguentam nada.
Curioso porque só olham para os 2 a 3 anos, os Teslas já cá andam há mais de 10 anos.