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Venda de carros elétricos em Portugal continua a crescer de forma única

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    Normal, só os velhos do Restelo é que não acreditavam que isto ia ser o novo normal.

  2. Infinity says:

    E destes numeros quantos foram comprados por particulares? Aposto que a maioria foi adquirido por empresas

    • NN says:

      hehehe, de todas pessoas que conheco que têm EV’s. são efectivamente carros de empresa. Particulares só Hibridos…e mesmo assim gama mais baixa.

      • Rui says:

        Eu conheço de ambos, particulares com ordenados médios que têm EVs mais antigos em segunda mão, alguns particulares com bons EVs novos e vários com carros EV de empresas, mas também conheço muita gente com carros de empresas a combustão e muitas vezes bons carros…

      • Realista says:

        É simplesmente ridículo da forma como funciona para os particulares.

        Já me chegaram ao ponto de atribuírem €10.001 de desconto numa viatura com pvp de €35.000 (para não pagar tanto de tributação autónoma e o carro ficar no limite dos €24.999 com IVA) mas se quisesse comprar a viatura como particular já não tinha direito a esse desconto.

        A isto depois junta-se a desvalorização para os particulares na venda em usado pois ao fim de 4 anos se um particular comprar um veículo de €35.000 a desvalorização vai ser muito maior do que aquele que comprou o mesmo carro por €25.000…

        Isto é ridículo e não faz sentido nenhum.

    • JL says:

      Não são vendas na mesma e usados por pessoas ? Ou por aliens ?

      • Fusion says:

        Vou explicar de uma forma que até uma criança de 4 anos perceba, porque claramente tem que ser assim contigo.

        O que o Infinity queria dizer é que a maior parte das vendas vem das empresas e não dos particulares.

        O que nos diz isso?

        Diz-nos que o cidadão médio não está interessado em elétricos, não porque as pessoas temam ou não queiram os elétricos. Na realidade portuguesa, existem outras prioridades no cidadão comum do que comprar um carro elétrico.

        Por outro lado, isto também nos diz que as empresas pouco ou nada querem saber do ambiente, uma vez que mudaram apenas a frota porque economicamente compensa ter um elétrico para os seus funcionários devido à questão da redução de impostos e assim.

        Apostava contigo o meu ordenado de janeiro que, caso os preços dos elétricos fossem os mesmos que são praticados a particulares, nenhuma empresa se ia meter nestas coisas. As empresas não estão abertas a serem amigas do ambiente, estão abertas para dar lucro.

        Comprar elétricos por parte das empresas traz as vantagens que já falei e, como bónus, ainda podem ir para as redes sociais dizer que são pró-ambiente e sustentáveis, o que é sempre boa publicidade e gratuita.

        Ficou claro agora?

        • Mr. Y says:

          Ninguém questiona isso. É lógico que a grande maioria só vai comprar eléctricos porque compensa a médio ou longo prazo.

          O própio @JL já disse muitas de vezes que o Tesla dele é um usado.

          NESTE momento, a compra de eléctricos não compensará para o comum dos mortais. Por isso, fala-se que esta transição vai demorar décadas, não é de um ano para o outro.

          • Fusion says:

            ‘É lógico que a grande maioria só vai comprar elétricos porque compensa a médio ou longo prazo.’

            Dou-te essa de borla, e para quem tem condições para carregar o carro em casa, é perfeito para poupar em quilómetros.

            Agora, o que não gosto é da hipocrisia das pessoas que equiparam carro elétrico a ser amigo do ambiente, quando, na verdade, as pessoas, empresas e governos só olham para a sua carteira.

            Os ricos compram elétricos porque podem e porque, a longo prazo, lhes fica mais barato carregar em casa. Empresas fazem-no pelas questões de isenção e afins. Mas tudo gira em torno dos custos e não do ambiente em si, como pregam. Porque, acabando as isenções ou compensações por andar de elétrico, tenho as minhas dúvidas que essa transição seja feita.

          • Mr. Y says:

            @Fusion
            Vais ao encontro do que eu disse. Há uma certa hipocrisia mas é o mundo em que vivemos.
            Tudo se resume ao capital, por isso, é que surgem os mecanismos de crédito de carbono e fundos para apoiar a transição para os VE.

            É uma utopia acreditar que todas as pessoas mudariam o seu comportamento só pela causa ambiental. Mas se forem criados mecanismos para andar com isso para a frente, que seja…

          • Grunho says:

            NESTE momento a compra de NENHUM carro novo compensa para o comum dos míseros tugas que não pertençam aos 5% de cima. Só se for algum dacia para substituir algum chaço a desfazer-se e a largar óleo e parafusos.

        • JL says:

          Se não querem saber do ambiente compravam carros a gasolina bem baratinhos.

          Sim ficou claro que se é bom para as empresas, os particulares vão atrás, tal como aconteceu com os diesel.

          Digam antes assim “estamos todos incomodados que os eléctricos se estejam a vender bem.”

          Não é mais fácil assim?

          • Fusion says:

            ‘Se não querem saber do ambiente, compravam carros a gasolina bem baratinhos.’

            -> O colaborador não é parvo e quer mais do que meros Clios de pouca cilindrada. Carros da empresa, geralmente, são usados para fazer muitos quilómetros; logo, independentemente de serem elétricos ou a combustão, são dados carros de gama intermédia/alta.

            Se concordo? Não importa, mas é a realidade.

            ‘Sim, ficou claro que, se é bom para as empresas, os particulares vão atrás, tal como aconteceu com os diesel.’

            -> Dá-me dados, estudos que comprovem esta afirmação. A minha empresa quer fazer a transição para elétrico e a maior parte dos colaboradores está descontente, uma vez que muitos não têm onde carregar o veículo, e no fim do dia, carregar em carregadores de rua fica mais caro do que combustível.

            ‘Digam antes assim: “Estamos todos incomodados que os elétricos se estejam a vender bem.”’

            -> Zero incomodado, até porque cada um tem que comprar aquilo que servir para as suas necessidades. O que estou contra é esta imposição de todos termos que ir para elétrico de um dia para o outro sem as devidas condições.

            Se cidades como Covilhã, Fundão, Guarda, Castelo Branco (ou até mesmo Lisboa e Porto) toda a gente, em simultâneo, mudar para elétrico, vão ser criadas filas intermináveis em postos de carregamento, principalmente em cidades pequenas onde existem poucos carregadores. E, além disso, carregar fora de casa fica muito mais caro.

            https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/carro-eletrico-compensa-carregar-casa

          • JL says:

            São os mesmos estudos que você usou para dizer que o colaborador tem de ter carro de gama média alta, como se fossem os eléctricos de gama média alta que mais se vendessem.

            E onde todos vão mudar do dia para noite ?

            Assim se confirma que é mesmo incomodo, porque preocupação não parece ser, até inventam problemas.looool

        • Pedro says:

          Tens empresas que por acaso tem orçamentos mais elevados para elétricos pois têm metas de co2 a comprir e preferem ter mais frota elétrica pois facilita a vida…

    • AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

      BMW e Mercedes estão quase sempre no top 5 em Portugal exatamente porque mais de 80% das suas vendas são para empresas.

      Os benefícios do estado dados às empresas para comprar carros elétricos e hibridos vieram ajudar.

      Só saberiamos como seriamas vendas dos elétricos se pagassem impostos normais como qualquer carro e sem benefícios fiscais.

      • JL says:

        Então mostre lá esses números que quem compra 80% deles são as empresas ?

        E também ajudam quem compra BMW, já que 50% do IVA do combustível pode ser deduzido.

        Então e se os diesel não tivessem incentivos, como seriam as vendas deles ?

        • AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

          Não preciso de mostrar, eu fui vendedor da marca e sim, mais de 80% dos BMW e Mercedes novos venddos em Portugal são para empresas.

          Isto justifica-se pelo seu valor residual que faz com que muitas vezes um renting de uma marca premium compensa em relação a uma marca dita generalista.

  3. B@rão Vermelho says:

    Ainda a pouco tempo estive em Madrid a visitar família, e não se vê tantos Tesla como em Portugal, talvez sejamos mais ricos que os Espanhóis, ou então deixamos de pagar a casa mais depressa que o carro.
    Desculpem estar a insistir, mas tenho medo muito medo dos impostos que vão recair sode os VE, se em nome do ambiente estamos a caminhar para formas mais amigas do mesmo, mas também em nome do ambiente vamos ser castigados com impostos sobre os VE.
    Já se começa a ver VE a preço mais simpático, o Dacia Spring, ou EC3, esperamos que a tendência seja essa.

  4. Grunho says:

    É lógico. Em Portugal os 5% de cima acumulam muito mais rendimento e mais riqueza que os 50% de baixo ( e a missão da direita é aumentar ainda mais o fosso, até onde for possível). Por isso, fora alguns dacias, aqui praticamente todas as vendas de carros novos são aos 5% de cima. E como eles têm pasta, é eléctricos e plug in que estão a comprar.

    • David Guerreiro says:

      Curiosamente

      Pobreza aumentou em 2022 e abrange 17% da população: 1,78 milhões de pessoas vivem com menos de €591 por mês

      Deve ser a “tal direita” a aumentar o fosso…

      • X says:

        È a direita à volta do mundo que nos desgoverna isso sim, Portugal sofre muito com o exterior, crise após crise.

      • Grunho says:

        Os desejos dos capitalistas são ordens para a “tal direita”, e a competitividade e prosperidade deles faz-se também com o que o que perdem as tais pessoas vivem com menos de €591 por mês. A soma das perdas de uns com os ganhos de outros dá zero.

      • AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

        Por acaso estás muito errado.

        Os dados oficiais apontam como Portugal ter 22.4% da população no Limiar da pobreza…

        Mas não dizem que em toda a nossa democracia, foi entre os anos de 2012 a 2014 que esta atingiu os números mais elevados de 27 a 30% respectivamente!!!

        Que me lembro foram os anos em que mandaram emigrar e diziam que tinhamos de empobrecer o país.

        Só em 2020 devido à pandemia é que os números subirm para 27%, o que era de esperar e reduziram logo a seguir para puco mais de 21%.

        A média da União Europeia ronda os 21.7%, ou seja estamos praticamente em linha…

        Já que és assim tão defensor da direita, curioso que foi no último governo de direita que batemos no fundo em todos os dados macroeconómicos.

  5. jota says:

    Normal, tenho um EV em ALD. Uso e daqui a 4 anos, vai para quem quiser a fava.

    • JL says:

      Olha outro com ald, parece que gostam tanto de ve’s que até inventam que os têm. Shahhaha

      Então qual é o ve ?

    • SM says:

      O que eu gostava mesmo de saber é o que as Rentings vão fazer com VEs usados no final do prazo. Como é sabido, o lucro do negócio das rentings é a venda de usados, já que o renting em si é basicamente neutro. Palpita-me que todos esses VEs em renting vão para o ferro-velho no final do prazo, porque o mercado para VEs usados é quase zero, mas estaremos cá para ver.
      Não me admirava que esses usados vão todos para reciclagem, aí será muito questionável a viabilidade económica dos VEs. Posso estar enganado mas suspeito que os HEV é que estarão para ficar.

  6. AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

    Qual o espanto e porque raio isto é notícia???

    Então se as marcas deixaram de vender carros a gasóleo, queriam o quê?!!!

    Era a mesma coisa que fazer um título a dizer que este ano não se vendeu um único automóvel movido a red bull…
    Claro, não existe!

    • Vítor M. says:

      Nem todas, mas há muitos híbridos e a gasolina. Agora pensa a razão de haver elétricos.
      Por outro lado, há países onde as penetração dos elétricos é mais baixa que em Portugal e têm as mesmas medidas. O nosso mercado poderia não ter esta apetência aos novos carros, mas o que fará haver este interesse?

    • Vítor M. says:

      Nem todas, mas há muitos híbridos e a gasolina. Agora pensa a razão de haver elétricos.
      Por outro lado, há países onde as penetração dos elétricos é mais baixa que em Portugal e têm as mesmas medidas. O nosso mercado poderia não ter esta apetência aos novos carros, mas o que fará haver este interesse?

      • AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

        O povo português é um povo vaidoso e gosta de ter a última tecnologia, é outro mal.
        O tuga pode ter o cartão de crédito no limite mas a aparência é mais importante!!!

        Já vi na minha rua um elétrico a carregar com um cabo atirado pela janela de um 6º andar!!!!

        As empresas são as maiores responsáveis pela renovação do nosso parque automóvel, mas há muitos países onde o parque das empresas não é tão representativo como o nosso e isso também ajuda.

        Não é porque os tugas são mais inteligentes e decidiram ir para elétricos porque compensa, em muitos casos não é verdade! Até porque um modelo dito “normal” imaginemos um Renault Megane que a Diesel se comprava a 22.000€ e que agora o elétrico custa cerca de 35.000€

        Para um utilizador comum a fazer 15 ou 20.000kms/ano levaria mais de 15 anos para compensar o negócio.

        Como dizia o outro “E o burro sou eu…?”

        • JL says:

          Nunca viu uma mangueira de combustível a sair da janela porque ninguém o produz ou recebe em casa. Lool

          Ah é só por mania? Então porque não compram Ferraris e lambos ?

          Secalhar é……

          • AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

            É muito inteligente sim sr.

            Então pela sua ordem de pensamento, todos os prédios vão passar a ter cabos pendurados de todos os partamentos par carregar elétricos!!!

            Realmente deve viver em Narnia…

            Em prédio normal com 4 ou 5 andares (já nem vou para 10 ou mais) com 2 apartamentos por piso dá 10 carros, isto se só existir 1 carro por casa, se a média fosse 1.5 daria 15 carros por prédio…

            Diga lá quantos prédios têm espaço de estacionamento para 15 carros junto às janelas?

            E que segurança tem 10 ou 15 cabos elétricos pedurados por 4 ou 5 andares?!?

            Esta gente nem pensa no que diz….

            E sim é por mania… ou vaidade…

            Quantas pessoas precisam de 1 iphone? precisam de um telemóvel e isso qualquer marca serve, mas no entanto sabemos as vendas dos iphones certo?

            Quem precisa efetivamente de um carro de marca premium??
            Exato, ninguém, mas todos queremos ter.

          • JL says:

            Então onde deixam os carros ? Vê, afinal é fácil.

            Precisa de pendurar cabos para quê? Também tem cabos pendurados dos postes para o prédio ?

            Dizer as coisas sem pensar e fazer alusão apenas por uma imagem de banda desenhada que circula na internet, dá nisto.

            Se é mania porque não compram os carros que você gosta ?

            E só usa iPhone por ser iPhone ? Provavelmente nunca usou nenhum e não sabe o que é.

            Não é respeitar as escolhas dos outros ? Ou quer que façam o mesmo sobre as suas escolhas ?

        • JL says:

          Já agora um Megane diesel custa 33670 e um Megane eléctrico custa 32990, o que é que tem de compensar mesmo ?

          • AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

            Deve ter uns 5 anos para fazer certos comentários…

            Então todos os prédios do país têm garagem?

            Por isso é que as ruas estão vazias de carros…

            Como diz noutro comentário, não era eu que vendia os carros todos, mas se alguma vez tivesse trabalhado na vida sabía que todas as semanas somos informados de todas as vendas, análises de tipologias de clientes, se são particulares ou empresas, homens ou mulheres etc etc

            As empresas não trabalham como se fosse uma feira a vender na alcofa…

            As próprias marcas nos dão essas métricas para melhor podermos trabalhar as vendas.

            Mas pronto, acabe lá o secundário e um dia falamos.

          • JL says:

            Quais comentários ? Você é que deve ter, daqui a pouco está a defender soluções que nem sequer existem.

            E quem falou em garagens ? É preciso garagem para carregar um ev ? Como vê, o senhor é que deve ter pouca idade para não saber alto tão simples

            Então mas não são vendas mas mesma ? Espere lá , então as empresas é que são cheias de manias e querem.mostrar carros ? Então porque não compram Ferraris ?

            Se quisessem mostrar aquilo que conseguem não compravam o eléctrico do pobre, que são os Teslas, compravam carros como Porsche taycan, Audi etron e coisas assim.

            Nunca vi ninguém querer parecer “grande” com um Nokia 3310 nas mãos. Loooooool

          • Nuno says:

            Compensa, porque ninguém que comprar uma bateria usada! Lol

          • JL says:

            Eu quero, onde estão elas ?

    • JL says:

      Deixaram de vender porque não os compravam….

  7. AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

    O povo português é um povo vaidoso e gosta de ter a última tecnologia, é outro mal.
    O tuga pode ter o cartão de crédito no limite mas a aparência é mais importante!!!

    Já vi na minha rua um elétrico a carregar com um cabo atirado pela janela de um 6º andar!!!!

    As empresas são as maiores responsáveis pela renovação do nosso parque automóvel, mas há muitos países onde o parque das empresas não é tão representativo como o nosso e isso também ajuda.

    Não é porque os tugas são mais inteligentes e decidiram ir para elétricos porque compensa, em muitos casos não é verdade! Até porque um modelo dito “normal” imaginemos um Renault Megane que a Diesel se comprava a 22.000€ e que agora o elétrico custa cerca de 35.000€

    Para um utilizador comum a fazer 15 ou 20.000kms/ano levaria mais de 15 anos para compensar o negócio.

    Como dizia o outro “E o burro sou eu…?”

  8. Fernando says:

    Eu tenho um elétrico de empresa. Se fosse meu, jamais o compraria. Só sei que leva com cada esticão de carga rápida, que que ficar com ele vai ter problemas de certeza com a bateria. Assim compensa ter um eletrico. Come a carne e deixa os ossos para algum tolo os comer

  9. Vanderlei says:

    O mercado dos elétricos em Portugal é maioritariamente em regime de aluguer empresarial, não tenha dúvidas. Depois de usados, vai ser lixo ou luxo para tolos.

  10. JL says:

    Tesla no seu melhor! aqui está a prova disso http s://www.turbo.pt/tesla-model-3-ultimo

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