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UE quer impedir reparações de carros com mais de 15 anos?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Técnico Meo says:

    Ofereçam-me 4000 euros pelo Peugeot hdi de 2004 e não se fala mais no assunto…. E mesmo assim vou chorar… 3.8 litros REAIS DE gasóleo /100km..MEDIAS VELOCIDADE DE 70/80/90…30 urbano/ 70 extra urbano

    • O realista says:

      Oh amigo compre outro. Quem anda de carro velho e fumarento que use transportes publicos ou bicicleta. Ja chega de poluicao

      • Ifm says:

        Aqui o maior problema é os clássicos, não os velhos.

        Falando por mim, eu tenho um carro de daqui a 4anos é clássico, é o carro desportivo com poucas unidades vendidas e muito poucas em circulação.

        Tem de haver diferenciação de um carro velho (ex: Fiat uno, ou um focus), de um clássico.
        Goste se ou não se goste, um clássico devia ser preservado.
        E preservar não é o meter num museu, como também não é usar como um carro de dia a dia.
        Mas isso já está inerente, na classificação de clássico com limite de km anual.

        Não queremos que isto seja Cuba, só com charutos velhos ( museu a céu aberto), mas também não queremos que a Europa fique sem clássicos a circular.

        Este para mim é um ponto importante, não por ter um em vias de ser clássico.

        Mas como o nome diz ” carro de interesse histórico”

      • Helio says:

        e já agora, mudo-me para a cidade para ter acesso a essa “qualidade de vida”, “limpa” e “sustentável”. se calhar até peço o divórcio, para não ter de ir para casa, já que trabalhamos em cidades diferentes. Tudo pelo pelaneta azulhe

        E trocar o turno da noite, para o de dia, e os doentes que se lixem. Que adoeçam de dia.

      • Técnico Meo says:

        Não chames fumarento ao meu menino vai a todas pois é muito mimado com combustível com aditivo á mão que na inspeção fica sempre muito abaixo das emissões na medição teste sff ! Old cars have feelings, ok !

      • freakonaleash says:

        Vai tu de bicicleta às compras!

      • Hélder says:

        “O realista” da sua bolha

      • André says:

        Já chegou um eletricista!

      • Infinity says:

        Outro que vive no mundo das ilusões, o bateria dos electricos vem de onde? gera poluição e não foi pouca cada bateria.

        • JL says:

          Vem do mesmo sitio que os motores, óleos e combustíveis para os ICE.

          Sim, não foi pouca, só é bem menor comparado com a alternativa.,

          • Infinity says:

            Menor? E a poluicao feita pelas máquinas que fazem a extração da matéria prima bem como barcos que levam a materia prima do Canadá e Austrália para a China onde a maioria das baterias é produzida? é zero?

          • JL says:

            Sim muito menor.

            E a poluição feita pelas máquinas que extraiem matéria prima para os combustão? E as máquinas que extraem petróleo ? São eléctricas ?

            E os barcos que transportam tudo isto?

            Não esquecer que o combustível só dura uma vez….

          • Yamahia says:

            E a electricidade é eterna.

          • JL says:

            É, os electrões só se movem, apenas precisamos de os fazer mover.

            Pensava que isto era fisica básica da quarta classe.

          • Infinity says:

            as maquinas que extraem petroleo sao bombas fisicas, o transporte do petroleo é feito por oleodutos na maioria dos cenarios

          • JL says:

            Bombas físicas a pedais ?

            E as que perfuram ? E as que bombeam também ?

            E os navios e tudo mais mais à frente ?

    • João Carlos says:

      3.8? Reais? Nem imagino se fosse mentira… Era 1l

      • Técnico Meo says:

        é pra andar devagar, o mecânico odeia ter poucas avarias, é um burro de carga, 400.000 km e continua saudável, sem fugas, sem retificações, embraiagem de origem, só mudei correia distribuição preventivamente , deposito cheio depende, entre 1200 a 1100 km/ deposito , ás vezes mais, ou menos, muito coasting em ponto morto….

  2. Tiago says:

    Agenda 2030 em funcionamento. Não terás nada e serás feliz.
    Procurem na internet antes de dizerem, “teoria da conspiração”.

    Acabar com as viaturas a combustão, agora proibir a reparação das antigas, proibir o uso de avião para viagens domésticas, aumentar os custos dos bilhetes mesmo para viagens internacionais, aumentar a idade da reforma, introdução da moeda digital, aumento do custo de vida e da habitação, criação das taxas de carbono a serem aplicadas em diversos setores.

    E quem não concordar com isto, é fascista.

    • PeterOak says:

      Melhor comentário!

    • says:

      Teoria da conspiração.
      Deixa lá a Vodka. Bebe bagaço que faz menos mal e é nacional 😉

      Há muita coisa que vai aumentar (e já aumentam) e as pessoas continuam todas contentes a comer. iPhone, Netflix, viagens de avião, férias à grande, cartões de crédito e crédito ao consumo… A culpa é de uma conspiração contra as pessoas ou as pessoas estão a transforma-se em hedonistas que só pensam em viver à rico? Não sou rico nem nada que se pareça, mas vejo gente que ganha menos, o mesmo ou mais que eu a viver de aparências, de saídas à noite, de jantares, de roupa de marca, de carros novos… e no fim de contas não têm um tostão no banco e quanto é preciso trocar pneus ou o óleo do carro andam sempre a chorar ao mecânico, pedem para pagar no fim do mês ou no mês seguinte (quando pagam), entre muitas outras coisas. Às vezes também é preciso ter noção que não podemos mesmo ter tudo. E ter umas coisas implica não ter outras e fazer sacrifícios.
      Claro que esta medida cheira a esturro (ou pelo menos a estupidez da UE).

    • Profeta says:

      Tiago isso tambem se ira aplicar aos Donos Disto Tudo ? Ehehe gostaria de ver isso mas sim concordo contigo, sao os indicios que vemos todos os dias. Espezinhar cada vez mais a economia e as pessoas.

    • _RJCA_ says:

      Se fosse só isso Tiago…

    • JP says:

      Esta propaganda da UE é na verdade descarada.
      A necessidade de por a economia a funcionar para adquirir mais armamento, com o receio que o Trump seja reeleito e se despeça da OTAN.

  3. Patinhas says:

    Reduzir, reutilizar e raio que os parta

  4. PeterOak says:

    Quando se permite que fundamentalistas radicais sem qualquer noção da realidade tomem o poder, surgem estas propostas utópicas e impraticáveis.

    • Joao Ptt says:

      Os electrodomésticos antes duravam uns 30 anos, hoje em dia alguns não duram mais de 2 anos.
      Os móveis antes duravam uma vida, hoje em dia alguns passados 2 anos já estão estragados.

      Não me parece assim tão difícil de tornar isto realidade de acabar com os veículos a combustão… é só não permitir a reparação deles (actual proposta na UE), e se há coisa que os veículos todos precisam é de reparações constantes ao longo dos anos… pelo que em poucos anos vai haver milhões de novas pessoas sem veículos.

  5. Ângelo says:

    Eu, como faço 20000€ por mês a vender colares artesanais, não estou preocupado em mudar de carro de 15 em 15 anos.

  6. PoisPois says:

    Já tinha percebido que a Europa está cada vez mais estúpida, mas nunca pensei irem ficar anencefálicos.

  7. Sungas says:

    Deviam também fazer isso com pessoas. É um gasto enormne e mau para o ambiente.

  8. Rodrigo says:

    Alguém ainda tem dúvidas que os burocratas em Bruxelas não estão passados da cabeça.

    Estes políticos do Facebook vão levar a Europa a falência.

    Eu não mandatei ninguém para impor medidas como esta, e já agora tenho carro eléctrico.

  9. Helder Pinto says:

    Eles querem mesmo obrigar o pessoal a andar a pé… Se alguém tem um carro com 15 anos é porque não tem dinheiro para comprar um novo, não é porque não gostasse de ter um carro novo!
    Cambada de mentecaptos completamente desligados da realidade… devem pensar que toda a gente ganha o ordenado deles!

    • O Tuga says:

      Até produzo dinheiro suficiente para comprar um carro electrico de x em x anos no entanto grande parte do meu vencimento vai para o patrão, assim fica mais lenta a transição energética para carros electricos agravando-se as crises climáticas, a ganancia de alguns sufoca tudo!

      • Ifm says:

        O tuga, grande parte do dinheiro que o teu patrão gasta contigo vai é para o estado.

        Não andes a culpar o patrão quando a máquina do estado leva 70% do dinheiro que o teu patrão gasta contigo.

        Tu até junho/julho andas a trabalhar para o estado português. A custo 0

        E o que o estado te dá em troca??
        TAP, BES, casas em Paris, Litium, Hidrogênio, etc etc.

        E tal como tu a empresa também fazem o mesmo andam 6 meses a trabalhar para o estado.

        Para alimentar milhares de boys, instalados

    • B@rão Vermelho says:

      @Helder Pinto, mesmo tendo dinheiro há coisas muito mais rentáveis para comprar que um carro, alias o carro é o pior investimento que podes fazer com o teu dinheiro.
      Quando o dinheiro estava barato ouve muitos que compravam carros e trocavam como quem troca de camisa, não se lembraram de pagar a casa ou comprar uma outra para agora porem a render.
      Eu longe de ser rico, mas até posso comprar um carro muito melhor que o meu modesto carro, mas por opção a compra de um carro é um mal necessário, e têm de servir o prepósito que é levar-me do ponto A ao ponto B, não compro para mostrar a ninguém.
      E para mim o meu carro tem de duram no mínimo 10 anos, por norma troco de carro ao fim de 15 anos, mais coisa menos coisa.

      • Profeta says:

        Barao ainda es daqueles que pensa que o carro e um objecto de luxo ? Ai ai estamos no sec XXI nao te deixes enganar em mentiras.

        • B@rão Vermelho says:

          Cada um gasta os dinheiro onde gosta, eu por exemplo tenho um orçamento muito maior para viajar todos os anos que para a compra de um carro de 10 em 10.
          Não é um objeto de luxo mas o pessoal está todo endividado para pagar o carrinho para o qual não tem rendimentos.
          São opções, eu não consigo justificar a mim próprio gastar mais de 20.000€ num carro, e este valor é para um VE, se for a combustão o valor é de 10.000€, e claro nunca novo, assim como comprar um carro a prestações, desculpa é fazer um mão negócio e ainda pagar juros pelo mau negócio, mas é a minha forma de estar na vida.

      • Zé Fonseca A. says:

        essa ideia de quem tem carros bons é para mostrar a alguém ou quem tem qualquer coisa boa é para mostrar demonstra mindset muito imaturo.
        um carro bom serve para se usufruir do conforto, das funcionalidades especificas que podem ser uteis e também por uma questão de segurança, nunca tive carros que não fossem alemães por isso mesmo e não faço questão de oferecer boleias para mostrar o carro que tenho nem de andar com o porta chaves em riste.
        aqui em casa temos tudo do bom e do melhor, produtos tão exclusivos que muitos nem se vendem no mercado nacional, guess what, sabes o que fazemos com tudo? tiramos partido de tudo, utilizamos e nada sai de casa nem sequer recebemos visitas em casa nem tão pouco temos redes sociais para “mostrar”.

      • Pedro says:

        Tens razão.
        Sempre andei de transporte publico e o meu dinheiro está investido em AL.
        Todos os meses pinga metade de um carro elétrico, mas…
        Sou preguiçoso para andar a ver carros, chega o charuto da esposa.
        Gosto da Tesla, mas atualmente é para seguidores, depois tenderão a ficar com mais qualidade.
        Mas o id.7 faz-me bater o coração, mas tenho de olhar para o lado.
        É cedo para VE.

  10. says:

    Veículos em fim de vida e sem hipótese de reparação bem… É quase sempre possível reparar. Quando não é possível reparar, não cumpre com os requisitos. Tendo em conta que cá em Portugal temos a IPO, não me parece que esta medida faça sentido algum. Aliás, se o próprio porta voz diz que ficarão salvaguardados os carros que tecnicamente podem ser reparados, não percebo.
    É mais uma vez a UE a vomitar legislação inconsequente. Não devem ter nada mais grave para resolver.
    Ou… se calhar é bem pior e vai não vai serão as marcas de cada veículo a determinar se há peças ou não. Estão a ver bem, não estão?

    • Sabe-se lá says:

      O problema é que, mesmo que um gajo saiba de mecânica o suficiente para se desenrascar, se sair uma lei destas é mesmo provável que as marcas deixem de fazer peças pra carros anteriores a 2010 (já a contar que demore tempo a sair a lei…)
      Depois, quer seja um C1 ou um X6, vai pra sucata na mesma, mesmo um consumindo 1/3 do outro….

      Palmas para os engravatados que governam, que vivem nas grandes cidades onde os transportes públicos estão bem difundidos, que não sabem o que é uma vaca e pensam que o leite “vem da fábrica”…

  11. Oi says:

    25 anos, concordaria.
    15 jamais.

  12. u says:

    Cambada de inergumenos…. (e pagos por nós)…
    Mais uma vez está patente que apenas querem encher os seus (e dos que os compram) bolsos.
    Não estão lá para defender os cidadãos/consumidores que os elegem.
    Tristeza.

  13. Nuno Nunes says:

    Eles querem te enfiar o carro electrico pela guela abaixo

    • JL says:

      Pode sempre comprar um a combustão, não entende essa embirrancia por carros eléctricos.

    • B@rão Vermelho says:

      O enfiar pela goela a baixo ainda vá lá, o problema vai ser depois, quando já todos termos engolido o VE, em nome do ambiente lá vem a roubalheira do costume, imposto até perder de vista, mas claro tudo em nome do ambiente.
      Estão é a esquecer-se que se eu quiser pagar os meus impostos em notas, nem o pinhal de leiria produz tanto papel, lá se vai o ambientalismo à vida.

  14. PAULO SILVA says:

    Tenho um Renault Megane 3 com 85.000 Kms, esta como novo, mas como é de nov/2011 e tem 13 anos, daqui a 2 envio para o lixo por estar «velho», enfim isso para o bem do ambiente.

  15. Yamahia says:

    Estes gajos enlouqueceram de vez. Mandar para o aterro carros em condições e depois andam preocupados com os USB que a Apple não tem/tinha loool Recambiem essa canalha toda pra casa, pá.

  16. António Dinis says:

    Só demonstra que os politicos que elegemos não sabem nada da vida.
    Não sei o que será o futuro, não sou profeta, mas isto vai dar Grandes PROBLEMAS!
    É a Microsoft a obrigar cada um de nós a comprar novos equipamentos a partir de finais de 2025 e agora as viaturas, vai salvar-nos a IA.

  17. JL says:

    Onde é que a medida diz que é com mais de 15 anos ?

  18. _RJCA_ says:

    Tou lixado.

    O meu “fumarento” tem 27 aninhos de idade (3 anos nas minhas mãos)… :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

    Força com isso, assim ajudam mais umas quantas “fabricas” de peças a fechar também…

    • Grunho says:

      Como se não existissem as pelas da concorrências, às vezes bem melhores que as da origem. Os renault a gasolina traziam de origem umas bobines de ignição da sagem que com menos de 30 mil estavam queimadas. As da concorrência da beru duravam todo o resto da vida do carro.

  19. TiagoR says:

    É por estas e outras que os “Trumps” desta vida tem a estrada cada vez mais aberta !

  20. Anung says:

    Não têm dinheiro para carro novo andem a pé.
    Oficinas iva 0, essas dão sempre para reparar seja o que for.

  21. Simão says:

    eles que larguem mas é a droga que lhes anda a fritar os miolos .
    Tenho um carro de 1980 e outro de 96 e hão-de andar

  22. Sergio says:

    Isto é impossível de passar.
    Querem fazer disto uma ditadura eletrificada? se quiserem tudo bem.. um chequezinho de 20k para todo o cidadão europeu que ganhe abaixo do salario medio e estamos conversados. Não conseguem? então tenham respeito pela classe media e baixa sem capacidade de renovar o seu veiculo

  23. Aves says:

    “Rumores [que ganharam tração nas redes sociais] são falsos. União Europeia não vai proibir reparação de carros antigos”.
    Tal como está no post: “Trata-se exclusivamente de abordar o caso de veículos que já atingiram o fim de vida útil. Não existe nada neste regulamento para impedir a reparação de autromóveis que podem ser reparados”.

  24. carlos says:

    A medida, embora discutível, pois não vai facilitar a vida a quem tem menos recursos, não é tão má como o título do artigo indica.

    O objetivo é que os veículos que necessitem de reparação de valor superior ao seu valor de mercado sejam abatidos e não impedir a normal e regular manutenção dos veículos com mais de 15 anos.

    Quanto aos chamados clássicos, certamente haverá regras especiais, como já há para, por exemplo, o imposto de circulação.

  25. PJA says:

    Sou contrário a esta medida da UE. A UE está contra as populações não a favor delas.

  26. 0°0 says:

    Onde andam os defensores das leis qua a Europa faz as empresas (usb-c).

  27. Bruno says:

    Vai ser óptimo para fazer manutenções em casa e depositar o óleo velho no monte e as peças velhas no contentor do lixo…

  28. Nuno says:

    Pha ,mas onde as pessoas vam carregar os carros eléctricos,???? A maioria da população não tem garagem para deixar o carro a carregar , esta tecnologia ainda está Muito longe do consenso geral, só se for com as de Sódio, ou as Novas Atómicas que duram anos, agora com estas baterias , não …e o Hidrogênio é sempre uma tecnologia adiada…

  29. Antunes says:

    Então um carro com 15 anos já chegou ao fim da sua vida útil? Isto é um apelo ao consumismo.

    Quer dizer, querem salvar o planeta mas também querem que se troque de carro de 15 em 15 anos. Como se o custo e a poluição provocada pela construção de um carro, fossem pouca coisa.

  30. AlexS says:

    Tirania e totalitarismo da União Europeia aumenta de dia para dia.

    • Grunho says:

      A UE vai implodir no dia em que o zé lenços apresentar a conta dos estragos da guerra para nós pagarmos, no caso, mais provavel, de os russos não o transformarem no zé farrapos.

  31. AlexS says:

    A pérola da desonestidade:

    “Também Adalbert Jahnz, porta-voz da Comissão Europeia para o ambiente, assuntos marítimos e transportes, esclareceu o assunto:

    Trata-se exclusivamente de abordar o caso de veículos que já atingiram o fim de vida útil. Não existe nada neste regulamento para impedir a reparação de autromóveis que podem ser reparados.”

    Então porque é preciso a lei? para dar empregos a burocratas que nada fazem de útil?

  32. falcaobranco says:

    O pessoal aqui é todo rico…para mandar os outros comprar carros novos…

    Só digo isto…o pessoal da UE que vá para um sitio que eu cá sei…querem que um gajo compre carros electricos á força…

  33. João says:

    Que lei estúpida e ridícula. Conheço carros com 11 anos e 42mil quilômetros rodados. Isso é uma lei meramente econômica. Querem é te obrigar a consumir ou a não ter mais carro. É a moda do “as a service” onde tudo será alugado e nada será seu.

  34. Grunho says:

    Sem vergonhas do lobby automóvel, a quanto obrigais, e onde chega a corrupção destes eurocratas às mãos do vosso lobby. Em Portugal vos garanto que não ides ter sorte, porque o pessoal não quer é manter os velhos carros a combustão por mais 10, 20 ou 30 anos e está para aí virado a torrar guita para vos meter nos bolsos.

  35. Luis Henrique Silva says:

    Se isso sair, se o governo me quizer comprar um novo ok….
    O meu já tem 20 aninhos e ainda anda, e por enquanto ainda não dá pra trocar por um melhor.

  36. jorge santos says:

    Cada vez mais me convenço que a Europa está a ser gerida por IDIOTAS e começa a ser precisa uma mudança de gerência urgente.
    Isto, se for a sério, é GRAVÍSSIMO que esteja sequer a ser proposto como uma LEI. É de LOUCOS!!!

  37. jorge santos says:

    É graças a LOUCURAS destas que a extrema-direita vai tornar a ganhar a EUROPA… e todos vamos sofrer por causa destes loucos no Parlamento Europeu.

  38. Miguel says:

    Ouvi falar deste assunto pela primeira vez aqui. Não sei se é mesmo verídico, mas a ser estou automaticamente e completamente contra. Com medidas destas, depois admirem-se do aumento da popularidade da extrema-direita.

    Para mim um automóvel não é apenas um meio de transporte. Eu gosto de automóveis e de mecânica. Não tenho necessidade nenhuma, para mim é um hobby onde “enterro dinheiro” e do qual tenho muito gosto. Por exemplo tenho um gosto enorme por todo-o-terreno e por fazer expedições em África e outras partes do mundo e para isso tenho vários Toyota Land Cruiser da década de 90 que estão impecáveis. Felizmente trato deles em casa e tenho peças suplentes para os reconstruir se necessário, portanto boa sorte a proibirem-me de os arranjar.

    Já tive um Tesla e já me desfiz dele e voltei a um carro a gasolina, como já tive hipótese de comentar numa notícia anterior. A aceleração era de facto incrível, mas não era para mim. Faço muitos quilómetros praticamente todos os dias, seja em trabalho, em passeio, para ver o nascer do sol numa estrada junto ao mar, ou simplesmente para ir jantar bem longe com amigos durante a semana. Para mim esse carro elétrico tornou-se num enorme entrave, claro com o uso pouco normal que eu dou a um carro. Era a autonomia muito aquém da estimativa (com o meu estilo de condução), o tempo extra em viagem para carregamentos, chegar a algum lado e ter a logística de carregar para depois voltar para trás, sair de um restaurante a meio da refeição para ir desligar o carro do carregador e estacionar noutro lado, chegar mais tarde ou ter de sair mais cedo e andar sempre a encaixar esse tempo na minha agenda. Ainda na quinta passada fiz quase 300Km para ir a um jantar em Faro e para depois voltar para cima – impraticável num carro elétrico com carregamentos pelo meio e durante o jantar, isto tendo em conta que não quero sair mais cedo nem chegar mais tarde do que preciso atualmente.

    Entre outros gostos requintados em automóveis, jamais aceitarei tal medida. Haverá quem esteja mais receptivo do que eu a aceitar as condicionantes de ter um elétrico. Ou até nem haverá grandes condicionantes, conforme a utilização. Mas eu não e acho completam descabido ser o governo a ditar tal coisa.

    • Rodrigo says:

      Próximo passo. Proibição de ter lareiras em casa

      • Zé Fonseca A. says:

        no dia que isso acontecer voto chega, ninguém que ouse tirar-me a minha rica lareira onde desfruto muitos dos fins-de-semana de inverno umas horas a beber um bom vinho e ouvir boa musica ou ler um bom livro

      • Miguel2 says:

        Uma das condições para um veículo ser considerado “sucata” é, e cito: “Decorreram mais de dois anos a contar da data na qual devia ter sido realizada a inspeção técnica nacional obrigatória;”

        Além de outras que são absurdas, aos olhos da equidade, seriedade, liberdade e honestidade.
        Nem a história do CO2 é verdade como a contam.

        E tal como no UK, cujas novas casas está proibido a instalação de lareiras, essa ideia já se encontra em discussão na UE, para quem ainda não saiba.

        Ora, não é com extrema direita que se resolve isto, mas sim deitar abaixo o sistema político vigente e esta UE.
        Sim a governos locais/regionais, e a uma Comunidade Europeia. Com soberania plena de cada país e até mesmo regiões autónomas.

        Não é o povo soberano? Pois bem…. só assim se garante essa soberania.

    • JL says:

      É por este e outros relatos que sempre disse que não teve um tesla.

      • Miguel says:

        E é por não me conhecer que me estou marimbando se acredita ou não. Mas até fiquei curioso, diga lá de que forma é que um relato de desagrado com a experiência de ter um carro elétrico na minha vida, mais relato de gosto por carros não elétricos e todo-o-terreno me tornam incompatível com ter um carro elétrico. Só se pode ter um carro?
        Quem também não quis adaptar a sua vida à logística de andar de carro elétrico, com as limitações que eles têm hoje, compreende.

        • JL says:

          Não é pelo desagrado, é pelo relato em si que não faz qualquer sentido na utilização do veículo.

          Pode ter os carros que quiser e sobretudo os que gostar, o que mais faltava era não termos direito ao que gostamos.

          Compreendo, por isso ter dito o que disse.

          • Miguel says:

            Foi por isso que sempre tive o cuidado de referir que o carro elétrico não fez sentido “na minha vida” para a utilização que eu fiz e faço do automóvel. Chegou ao ponto de não o querer levar mais para longe e passou a ser carro das voltinhas, pelo que o vendi.
            E mais, isso é com a tecnologia atual, pois certamente irá melhorar muito nos pontos que referi como fraquezas.
            Eu próprio, a médio-longo prazo, continuo a ter interesse em carros elétricos pelas vantagens que têm (basta olhar para o Model S Plaid que faz 0-240Km/h em cerca de 10s) quando o estado da arte dos elétricos assim o justificar – mais uma vez, para mim.

  39. says:

    É por causa destas tretas que o Chega e Trumps e La pens e Bolsonarios ganham

  40. Luís Rosa says:

    Comecem com a proibição de venda de veículos com mais de 15 anos e estamos falados 🙂

  41. Luis says:

    Querem resolver um problema que não existe!!! Não tem melhor que fazer. Eu sou contra. Não há nenhuma empresa que produza veículos eléctricos que seja rentável actualmente (incluindo a Tesla) sem benefícios e beneces fiscais. Pegada de poluição de um eléctrico é de tal maneira grande que mesmo no fim de vida útil da bateria, não é sequer claro que polua menos que um veículo equipado com um motor a combustão, e isto sem contar com combustíveis sintéticos. Estamos a ser governados por cegos e seguimos sem perguntar para onde…

    • JL says:

      E há certezas da poluição que um a combustão provoca ?

      Para que quer combustíveis sintéticos os convencionais estão baratos demais ?

      • Luis says:

        Sintético é mais barato e mais amigo do ambiente… o mapa de poluição causado por um motor a combustão é bem melhor conhecido e divulgado do que um veículo eléctrico. Precisamos de mais informação, não campanhas denominadas ecológicas de desinformação.

        • JL says:

          Mais barato onde ?

          É bem melhor ? então mostre lá provas disso.

          Você é que está a fazer uma campanha sem dados.

          • Luis says:

            Não tenho tempo para te educar, mas se quiser saber mais do que pensa existe muita informação disponível gratuitamente online. Basta querer procurar. Eu por acaso tenho acesso a informação gratuita e não só, e até trabalho na área, e já apresentei sobre estes assuntos para que decisões informadas possam ser tomadas. Não quero aqui simplesmente fazer-me de esperto mas sei que tenho mais conhecimento na matéria do que a média da população e não estou aqui para tentar educar quem não quer ser educado nem tem vontade de saber mais. Arrogância já há em demasia.

          • JL says:

            Se é mais barato porque é que a Porsche diz que é caro ? Está por aqui essa informação num artigo da Pplware.

            Então porque a informação aqui, se é gratuita….

    • Zé Fonseca A. says:

      Cegos? Eu diria que são bem espertos, o mercado de carros novos está ao rubro quando estava estagnado

      • Luis says:

        Antes pelo contrario, é o mercado de carros usados que está ao rubro, especialmente após covid e a falta de semi-condutores em que carros novos nem havia para entrega… havia concessionários a comprar de volta carros novos acima do preço de venda original só para os venderem como semi-novos certificados por alguns milhares euros acima do preço original…

  42. Mestre says:

    Isto vai de mal a pior. Continuem com os mesmos, votem neles e depois venham aqui queixar-se. Abram os olhos, como já perceberam que não vai de uma forma, vai de outra. Vão ter de levar com os eletrodomésticos, com a malta sem orientação, e um dia a Europa será de gente pequena, porque os grandes líderes, esses ja não se fazem. Triste realidade, em resposta à crise climática, temos de consumir cada vez mais, alqo que não bate certo.

  43. Pedro António says:

    E quando vão acabar com o corrídio dos jatos privados, altamente pulentes, que vão das arábias para os US e dos US para a Europa com duas ou três pessoas excêntricas? E com todos os camiões que diariamente atravessam as estradas da Europa e dos EUA?

  44. Cebolas Verdes says:

    E aviões comerciais com mais de 15 anos, já são ecológicos? E helicópteros com mais de 15 anos, já são ecológicos? E navios de carga com mais de 15 anos já são ecológicos? E navios turísticos de cruzeiro oceânicos e barcos que andam a percorrer o rio Douro com mais de 15 anos já são ecológicos?

  45. EuTech says:

    ainda esse proximo fim de semana vou fazer manutençao ao meu charuto de 23 anos…nem pra ii preocupado em mudar, preciso é de mais um charuto pa me entreter a montar e desmontar cenas, carros novos na tem a mesma piada, entao “powerbanks” com rodas fique la com eles…

  46. nope says:

    Boa sorte em seguir as ordens (mais uma) dos EUA…

  47. Odius says:

    UExit em massa… ou a UE a pagar carros elétricos a todos os que têm os de combustão.

  48. João says:

    Proibir reparação de carros com mais de 15 anos é praticamente o mesmo que dizer que quem nem tem dinheiro para comprar comida tem de morrer a fome.
    Esta é mais uma de muitas das coisas que revoltam qualquer pessoa minimamente decente.
    O meu pai tem uma carrinha do ano de 2000 e está 1000 vezes melhor que 90% das sucatas que nos tentam impingir de todas as formas. Se uma pessoa vive em meios rurais e a única forma de ir ao supermercado ou ir a uma consulta é em um carro que comprou faz uns 20 anos com sacrifícios gigantescos ( sim porque nem toda a gente nasceu em berço de ouro ) e que esta melhor que 90% da sucata que lhe chamam de económicos e não poluentes mas que de 8 em 8 dias estão na oficina ( claro para quem tem bons ordenados para sustentar isso porque são fortunas cada reparação dessas sucatas que lhe chamam de carros que metem nojo e andam nessas estradas ) e não uma pessoa que nem ganha para comer que vai conseguir comprar um carro novo porque nem mesmo um usado o consegue comprar por não ter dinheiro nenhum. Qualquer carro anterior ao ano 2000 desde que esteja bem estimado é mil vezes melhor que qualquer um que fazem agora.
    Ou seja uma pessoa levou 8 anos a pagar um carro e nunca mais conseguiu voltar a comprar mais nenhum e agora ficando sem poder trabalhar vai acabar por ser condenado a passar o resto da vida fechado em casa. Sim porque se nem para comprar comida vai ter então muito menos para comprar um carro para se deslocar a lugar nenhum.
    Mais outro exemplo, uma pessoa mesmo com uma reforma e que leve 3 anos para pagar um carro de 1500€ e já nem é para qualquer um porque tinha de ter uma reforma maior que o ordenado mínimo para conseguir fazer isso.
    Resumindo o pais, o mundo e até o próprio planeta esta mergulhado em uma podridão total porque já não existe nada nem ninguém que se aproveite. É só gatunos,corruptos,vigaristas e gente sem um pingo de escrúpulos.

    • Zé+Fonseca+A. says:

      O mundo é dos espertos, os espertos na tuga têm 3 hipóteses:
      1- imigram
      2- trabalham a triplicar nem que isso implique ter mais que um emprego
      3- enganam outros

      Quem não quer andar com uma mão à frente e outra atrás tem de planear a sua profissão e evolução profissional de acordo com a vida que quer ter, tem que arriscar e tem que investir parte dos seus ganhos, depois é só trabalhar para que tudo corra bem e consigas tirar frutos ao longo da tua vida, de outra forma esses choradinhos vão sempre existir, mas guess what, sempre esteve nas vossas mãos

  49. Bruno says:

    E agora vem a pergunta que não quer calar… e o Direito à reparação?

  50. Robin says:

    A DITADURA DA UE , sempre foi onde está a democracia e a liberdade ?
    A UE não interessa e mais quase todas as leis aprovadas na assembleia relativamente a UE são inscontitucionais porque Portugal não pode ceder soberania .
    Temos muita gente que não passa de traidores e ainda andam na politica.

  51. JCarlos says:

    Esta gente quer imprementar as cidades dos 15 minutos e então procuram impedir a circulação de toda maneira possivel alem de lhes interessar o carro electrico para puderem controlar os movimentos das populações.

  52. Tiago says:

    Bom dia.

    Esta lei, não tem pés nem cabeça, e só pode vir de mentes brilhantes da esquerda “democrática” radical europeia.

    Quais os valores máximos possíveis para a reparação de um automóvel?!
    Quem os decide?!
    Quem os aplica?
    Como os aplica?

    Se eu tiver um Porsche, com um valor comercial acima de 50 000/60 000 euros, anterior a 2010 e tiver um problema no motor ou na caixa de velocidades e, tiver de o(s) substituir por outro(s) (novo ou usado), não o vou poder fazer por a reparação ter um valor elevado…?!

    Quão desse valor elevado, é realmente elevado…?!

    A UE/Estado/Seguradora vai passar-me um cheque de 45 000/50 000 euros de indemnização, por decretar o meu veículo como, perda total?!

    Se tiver um Ferrari 360 Modena ou um F430, cuja revisão/manutenção periódica, tem um valor superior a 10 000 euros, deixa de se fazer por não existirem peças…?!
    Se precisar de substituir um disco/prato de embraiagem ou de substituir discos de travão em aço ou carbo-cerâmicos, não vou poder por que não existem peças, ou a reparação/substituição tem um custo “muito” elevado…?!

    Quem pode ou não, decidir onde gasto o meu pouco ou muito dinheiro, a manter/reparar aquilo que é meu, ou do que gosto…?!

    A UE/Estado/Seguradora vai-me passar um cheque com um valor acima de 100/150 000 euros, por decretar injustificavelmente, o meu veículo como “perda total”…?!

    Apenas dois exemplos, que não se enquadram na mentalidade marxista/trotskista/livre/verde europeia…

    Assim, tal como todos os outros construtores de automóveis Premium/Luxo/Super-Luxo…

    Valha-nos a “Santa”… ‍♂️

  53. Nuno Dias says:

    Lá ficava a policia e muitos serviços sem carros XD

  54. JR56 says:

    Gostei de ver a listagem infindável de comentadores 🙂 De facto e, reportando-me a um facto real comprovado no dia a dia deste Planeta, parece que ninguém ainda está convencido de que MESMO QUE TODOS OS MOTORES DE COMBUSTÃO E/OU COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PARASSEM AGORA o caminho para o fim da presente ERA HOLOCENO/ANTROPOCENO e da Humanidade está em velocidade acelerada ! Pessoalmente faço o esforço que me é possível com a disponibilidade financeira que tenho mas sem dúvida que algures no tempo próximo a resolução vai ser mesmo eliminação forçada pelos “governos” (seja lá o que isso for) de certos produtos no pressuposto de que vai alterar esse fim 🙂 Além do mais, com a paranóia de alguns regimes de poderem ser invadidos pelo Ocidente e pela imbecil paranóia da contrução de arsenais nucleares para o efeito não sei se valerá a pena atalhar alguma coisa nos combustíveis 🙂 Antes da extinção da Humanidade aproxima-se a extinção da Europa e do Ocidente 🙂 Segundo a filosofia actual da maioria da malta os nossos netos e bisnetos que se lixem….por agora estamos todos cool 🙂 Ahhh eu não pertenço a nenhuma associação climática 🙂

  55. Manuel says:

    Os políticos espalhados pela Europa que já teem mais de 60 anos e que já só poluem também deviam ser enviados para o aterro e ser cobertos com a porcaria de leis que produzem,talvez a poluição fosse menor,pois fazem pouco e recebem muito…

  56. Odius says:

    No caso de Portugal a perca de impostos será na ordem dos 113 milhões de euros só no IUC (com o IUC a €50).

  57. Duarte says:

    OS MENINOS ALEMAES E FRANCESES QUEREM É CONTINUAR A SUSTENTAR AS SUAS ECONOMIAS COM A CONSTRUÇÃO AUTOMOVEL

    • Cebolas+Verdes says:

      Era exatamente o 2º comentário que eu ia fazer. Obviamente a indústria automóvel Europeia que andou a comer sono nestes últimos anos vai estar em maus lençóis com as questões climáticas e com a concorrência Chinesa nos elétricos.

    • Nuno Nunes says:

      Isto e tudo para o pessoal comprar carros novos e electricos mas os carros electrios tambem poluem mas eles isso ja nao mostram so para produzir uma bateria polui mais que um carro a combustao

        • Yamahia says:

          Lávem o @JL e os amigos mentirosos da T&E.
          Uma bateria de 100kWh vinda dos chinos, que é de onde chegam qs todas, polui o equivalente a 200.000 mil kms num carro a combustão ou 23 anos de uso medio em P, e ainda não fez 1km na estrada.
          Fora a electricidade que globalmente ainda é 70%de origem fóssil, fora os pneus q é mais do dobro a debitar partículas. Fora ter q substituir baterias novas por dá cá aquela palha pq claramente o q eles querem é vender.

          • JL says:

            São mentirosos porquê ? porque não convém a verdade na sua campanha ?

            Quer mais 3 ? o da icct, dos americanos ??

            Não há nenhum chines com bateria de 100 kwh.

            Polui mas é nos seus pesadelos contra os eléctricos.

            Fora a eletricidade que é 70’% renovável, deve ter-se enganado outra vez, já que conta com carros produzidos em arvores.

            Fora ter de substituir óleos e todas as peças, ah espere, devem usar óleo fula ou azeite virgem.

            Fora de terem de substituir o motor ao fim de 2 e 4 anos, já que duram apenas a garantia.

            Portanto ficam sempre piores, como aliás, indicam todos os estudos, menos o seu baseado em pomares.

          • Yamahia says:

            “Não há nenhum chines com bateria de 100 kwh.”
            LOOL
            Quantas quer?
            -BYD Tang EV600: bateria de 108,8 kWh
            -NIO ES8: bateria de 100 kWh
            -XPeng P7 bateria de 100 kWh
            BYD Han EV bateria de 100 kWh
            -NIO ET7: bateria de 100
            -XPeng P5: bateria de 96 kWh
            -GWM Ora Ballet Cat bateria de 95 kWh
            Etc

          • JL says:

            Ora viu como não há nenhum por cá.

            -BYD Tang EV600: bateria de 90 kwh
            -NIO ES8: bateria de 100 kWh
            -XPeng P7 bateria de 86.2 kWh
            BYD Han EV bateria de 88kWh
            -NIO ET7: bateria de 75 kwh
            -XPeng P5: bateria de 66.2 kWh
            -GWM Ora Ballet Cat bateria de 60.5 kWh

            Só acertou num, e nem sequer está disponível por cá

          • Yamahia says:

            Tome lá o Nio ET7 de 100 kWh e já se vende na UE.
            https://ev-database.org/car/1752/NIO-ET7-100-kWh
            Nao diga que não há pq há. Até há de 150.
            Escusa de ir buscar as versões mais baixas.

            Alem disso baterias de Audi e Mercedes acima de 100 tb é td chinoca.

          • JL says:

            Errado, são coreanas.

          • Hugo says:

            JL tens um problema sabes disso certo? Subvertes tudo o que é dito anteriormente…o que te interessa é “tentar” ter razão nem que pra isso seja necessário fingir que a conversa é sobre qualquer outro assunto que não o inicial… Concentra-te rapaz.

            P.S. e pelo amor da santa, não me venhas com a conversa de “onde é que “fingi” ou mudei de assunto LOLOL

          • Yamahia says:

            São Coreana só de marca.
            A Panasonic tem fabricas não so na Coreia mas tb na Polonia e na China.
            As de maior capacidade estão na Coreia(1) e na China(2)
            Tb tem na Polónia e nos EUA.
            Nenhum destes países é muito melhor que a China ao nível do mix energetico.
            Portanto, a maior parte das baterias da Panasonic vêem da China o que é mau.
            Algumas que venham da Coreia continua a ser mau. A Coreia só tem 5% de energia renovável.
            Polónia tb não resolve e EUA idem.

            Portanto é mandar abrir fabricas no Brasil se querem ser amigos do ambiente.

          • JL says:

            Não são Panasonic.

            Vai continuar a inventar só porque sim ?

            E também tem noutros países, porque não os referiu?

            Vai continuar com essa ladainha verde que já parece a Greta a chorar ?

            Já todos sabemos até com carvão são melhores.

            Correia mas é do Sul.

            O seu Audi tem 0 de energia renovável e você anda com ele, devia ter era vergonha de ser tão ambientalista e anda com uma coisa que é zero % de energia renovável.

          • JL says:

            Quem mudou de assunto não fui eu, eu disse que os ambientalistas dizem o que dizem, e alguém veio e mudou para baterias maiores como se isso alterasse alguma coisa.

            Não percebi que assunto mudei eu.

            Também não lhe convém o que disse ?

            E não, não me vou calar.

      • Yamahia says:

        Lol,
        São sp os outros os malandros. Que vítima .
        Repare que vc é q veio com os tangas da T&E e a história que produzir um carro a bateria polui menos q produzir um carro a combustão. Deixe de ser birrento e assuma o ónus das questões que levanta na tentativa de manipular, a exemplo da industria elektra. Devem ter lá uma escola de influencers q vc frequenta mas já não conseguem enganar ninguém.
        Não lhe dá jeito as baterias de 100? Entenda isso como uma métrica. 100 é um nr. redondo. A partir dai é mais fácil calcular o impacto de um carro com uma bateria de 50. 60, 82..ou de 110, 120, 150, 200, 250…
        Para além disso 100 tende para o novo normal da indústria e mesmo com essas os carros apresentam as dificuldades características do carro elektro.

        • JL says:

          Eu só disse e provei que produzir uma bateria polui menos que um carro a combustão, se quer juntar baterias de 100 kmh junte também os carros a combustão para o mesmo segmento.

          Não é uma questão de jeito, até porque esses são uma minoria, a média do tamanho das baterias deve andar entre os 50 e os 60 kwh.

          Se eu entender isso como uma métrica também vou usar os maiores poluidores a combustão como métrica.

          Não há carros com baterias 150, 200 e 250.

          Errado, afinal noutro post veio provar-se que os mais vendidos têm baterias de 27 kwh a 60 kwh, para quê usar 100 kmh como métrica ? também posso usar um Range Roger de 2.8 toneladas como métrica ?

        • Yamahia says:

          Não há baterias suficientemente grandes para competir com o alcance de um carro a combustão médio.
          Para isso suceder teria que ter carros segmento D com baterias de pelo menos 350 kWh de capacidade. Ou seja o carro não se iria mexer ou partia-se looolooolool

          Não há carros com baterias de 250? Vá lá ver qt tem o Hummer.

          A média actual é 50 ??? @JL sempre na linha da frente no que toca à desinformação:
          https://ev-database.org/cheatsheet/useable-battery-capacity-electric-car
          69 usáveis aprox 75 nominal.
          A tendência é que em 2025 a media seja 100 e céu é o limite. Isto está a ficar lindo eheh.

          Por fim, vc não provou nada. Vc usa a bengala de meia dúzia de lunáticos apostados em enganar as pessoas e segue na mesma linha.

          • JL says:

            Isso não é carro. É um tanque, tal como são todos os Hummer.

            Desculpe mas isso não é comparação nenhuma, só do Porsche taycan aparecem 13 modelos com baterias grandes e 2 do Dacia spring, isso não reflete a media de capacidade de bateria dos carros em circulação, arranje outra.

            Sim, e a tendência é que emitam cada vez menos na produção, tal como a Mercedes já o faz, Tesla entre outras.

            O lunático que quer enganar pessoas é você, este post é um deles, mete a média da capacidade de baterias por modelos existentes, onde aparecem 13 Porsche taycan e 2 Dacia. Quando o Dacia vende 20x mais que o Porsche.

            Isso continue com a ver

          • Yamahia says:

            Vc Tb é exigente carago!!! 🙂
            Que culpa tenho eu que a Dacia só tenha 2 modelos? Fizessem mais, ora esta 😛
            Isto são dados dos seus amigos do EvDataBase, não tenho como manipulá-los
            Mas deixe lá que os Porsche até estão pouco acima da média. Se tivesse aí uma catrefada de Hummers é que se poda queixar. lool
            Bom para rematar, de um total de 354 modelos de elektros, apenas 51 estão igual ou abaixo dos 50kWh que vc dá como referência. Está bem assim? Portanto não tem como escapar.

            Qt às emissões de fabrico de uma bateria tenderem a diminuir, tire o cavalinho da chuva. A China é que domina isto. Mesmo as marcas mais conotadas com o ocidente (LG, Panasonic e Samsung têm as principais fábricas e de maior capacidade em território chinês, pelo menos 2 grandes fábricas cada uma. 2 delas tb têm uma grande fábrica na Coreia do Sul que tb só tem 5% de renováveis.
            Depois outras 2 têm fábricas de capacidade média na Polónia que tb é a miséria que se sabe em termos de emissões. E penso que é possível encontrar 1 fabrica de média capacidade de cada destas marcas nos EUA que tb deve muito às renováveis.
            Tudo o que resta e que é a maior parte, são marcas chinesas fabricadas na China. Até para carros fabricados na Europa já vem baterias de marcas chinesas. Deviam ser banidas!
            De resto diga-me, onde há uma fábrica de média/grande capacidade a produzir num país com um mix energético aceitável? Não há!

          • JL says:

            Não sou exigente, só lhe provei que essa métrica de usar 100 kWh é falsa e tendenciosa.

            Ah sim, eles até vão produzir mais versões só para lhe baixarem a média. Loooool

            Mas acho que você não chegou lá, ou então não sabe o que é a média.

            Não, esses dados os dados da base de dados deles, até porque faltam lá muitos modelos, onde estão os Nissan leaf 24, 30? Onde estão os Renault zoe 24, 40 ?

            Depois têm modelos que nem vendem na Europa.

            Errado, tanto que já anunciaram várias fábricas fora desses países, e não diminuem só por serem fora, consoante a densidade aumenta também diminui as emissões, já que usam os mesmos processos e elementos para fabricar baterias com mais capacidade

  58. mario says:

    ´E isto no que dá, quando magicamento esta vulgarleian chega ao puder na União Sovietica 2.0

  59. PorcoDoPunjab says:

    Bem vindos à ditadura de Bruxelas…
    Depois ditadores são os outros, claro…

  60. nunof says:

    Ao fim de décadas ainda não conseguiram que as oficinas passem fatura, boa sorte em conseguir que estas não façam a reparação se o dono quiser e puder pagar

  61. JL says:

    Já agora sobre este assunto, já foi desmentido que isto foi tudo invenção jornalística.

    • Vítor M. says:

      O quê? O conceito de “veículo residual”? Não foi desmentido não senhor. E o que isso implica também não.

        • Vítor M. says:

          Os teus exemplos, são redundantes e não devias ficar-te sempre pelos títulos em vez de leres as coisas até ao fim.

          De facto, linearmente a UE nunca disse que quer impedir as reparações de veículos com mais de 15 anos, o que lançou foi uma proposta que propõe a criação do conceito de ‘veículo residual’, segundo o qual o automóvel deverá ser enviado para sucata. A chave, portanto, é saber quando termina a vida útil de um veículo, ou seja, em que momento um veículo se torna um veículo residual.

          E nesta categoria integrar-se-ão os carros que apresentem falhas em componentes importantes, como motores, transmissões, travões ou direção, e sejam considerados antigos (presumivelmente, com cerca de 15 anos). Repara que se fala em presumivelmente e não exatamente. Aliás, no nosso artigo diz mesmo isso […]Também Adalbert Jahnz, porta-voz da Comissão Europeia para o ambiente, assuntos marítimos e transportes, esclareceu o assunto:

          Trata-se exclusivamente de abordar o caso de veículos que já atingiram o fim de vida útil. Não existe nada neste regulamento para impedir a reparação de automóveis que podem ser reparados.[…]

          Mas… até existe, porque, segundo os danos propostos pelo regulamento, pode haver oportunidade de reparação.

          Portanto, poderá ser exagerado, neste momento, falar em 15 anos, 20 anos, mas está em marcha a elaboração de certos aspetos, características e factos que promovam qualquer carro ao fim de vida, para lá da vontade do seu proprietário, como, por exemplo:
          -> se o carro for cortado ou desmontado.
          -> se for totalmente consumido pelo fogo, destruindo o compartimento do motor ou o habitáculo.
          -> se um ou mais componentes (pneus, suspensão, direção, travagem, airbags ou cintos de segurança, entre outros) não possam ser reparados ou substituídos.
          -> se a sua reparação exige a substituição do conjunto motor, caixa de velocidades, carroçaria ou chassis, resultando na “perda da identidade original do veículo”.

          ATENÇÃO: estes exemplos estão nos posts que deixas-te como exemplo 😉

          Isto são já muitas introduções e podem haver mais, estamos ainda numa fase primária do projeto. E como pode ver, há situações que preconizam um veículo residual que podem ser reparadas.

          Atenção, os 15 anos não partiram “à toa” da imprensa 😉 Mas documentalmente, a Comissão Europeia não falou nos 15 anos. Deixou outras considerações, como referido mais acima.

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