UE precisa de 8x mais pontos de carga por ano até 2030 para cumprir objetivos
A escassez de pontos de carga é conhecida, pelas críticas tecidas relativamente à mobilidade elétrica. Contudo, um novo relatório europeu aponta uma conclusão mais inquietante: a União Europeia (UE) precisa de oito vezes mais pontos de carregamento por ano até 2030 para cumprir objetivos de redução de CO2.
Um novo relatório da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) revela um fosso alarmante entre a atual disponibilidade de pontos de carregamento públicos para automóveis elétricos na UE e o que será necessário, de facto, para cumprir os objetivos de redução de CO2.
Apesar do abrandamento da procura por veículos elétricos, as vendas cresceram três vezes mais depressa do que a instalação de pontos de carregamento entre 2017 e 2023.
Assim sendo, conforme as estimativas da indústria, no futuro, a UE precisa de oito vezes mais pontos de carga por ano até 2030.
Precisamos da adoção em massa de automóveis elétricos em todos os países da UE para atingir os ambiciosos objetivos de redução de CO2 da Europa. Isto não acontecerá sem uma disponibilidade generalizada de infraestruturas públicas de carregamento em toda a região.
Partilhou Sigrid de Vries, diretora-geral da ACEA, admitindo estarem "muito preocupados com o facto de a implantação das infraestruturas não ter acompanhado o ritmo das vendas de automóveis elétricos a bateria nos últimos anos".
Mais do que isso, a executiva revelou que o vulgarmente chamado défice de infraestruturas "corre o risco de aumentar no futuro; muito mais do que as estimativas da Comissão Europeia".
Disponibilidade de pontos de carga para elétricos na UE tem de crescer
Conforme partilhado pela ACEA, no ano passado, foram instalados pouco mais de 150.000 pontos de carregamento públicos em toda a UE (menos de 3000 por semana, em média), atingindo um total de mais de 630.000.
Pelas contas da Comissão Europeia, deverão ser instalados 3,5 milhões de pontos de carga até 2030. Para atingir este objetivo, seria necessário instalar cerca de 410.000 pontos de carregamento públicos por ano (ou quase 8000 por semana) - quase três vezes a taxa de instalação anual mais recente.
Por sua vez, a ACEA prevê que serão necessários 8,8 milhões de pontos de carregamento até 2030. Para isto, seria necessário instalar 1,2 milhões de pontos de carregamento por ano (ou mais de 22.000 por semana) - oito vezes a taxa de instalação anual mais recente.
A executiva da associação europeia alertou que "os investimentos em infraestruturas públicas de carregamento devem ser urgentemente aumentados, se quisermos colmatar o défice de infraestruturas e cumprir os objetivos climáticos".
Nada que quem trabalhe na área não soubesse que no papel é tudo muito giro, no real existe muitos entraves, a começar por verba, as infraestruturas tem de ser alteradas para possibilitar ter milhares de carregadores ligados em simultâneo, carregar em casa é outro problema casas velhas em que para aplicar carregador em 90% dos casos implica alterações na instalação ou nem existe viabilidade, ainda temos os prédios que garagem não existe, ou tem de brigar com condomínio para fazer uma instalação…
Portanto tudo coisas simples de resolver como se pode ver…
Acredito tambem que exista pessoas a por carregadores acima das suas necessidades, para a maioria da malta um simples tomada de energia a carregar a 2.3KWh era mais que suficiente, e mesmo a 3.7KWh não é suposto ser dificil em qualquer instalação eletrica.
Porblemas de condominio não faz sentido a lei não dá grande poder ao condominio nisso, a pessoa quer instala, assumindo que há segurança.
Lá vai a UE falhar e depois culpar Portugal pelo falhanço (é certo).
Ainda assim estão qs sp vazios 24/24, muitos deles ocupando espaço público e dificultando ainda mais a vida do cidadão comum que pretende estacionar e não pode e não consegue alternativa.
Concordo que instalem o que quiserem, mas ao mesmo tempo, por cada lugar sonegado, terão que criar 50 livres onde carros comuns possam estacionar.
Eles pagam estacionamento, e você paga ?
Pagam? Só se for no tal parque do aeroporto de Lisboa pq de resto não me parece.
Paga, tanto que quem se esquece lá do carro depois de carregado, continua a somar a conta.
Vão lá e desligam o cabo e vão-se embora. Tantos que o fazem!
Os ficais dos estacionamentos estão-se a borrifar para o assunto e não os bloqueiam, como fazem aos outros. ” pesos e 2 medidas. Um dia acaba-se!
Desligam o cabo como ?
Não, mas corre o risco de levar multa.
Estão a borrifar-se ? então não gostam de multar ?
Tanto que bloqueiam que até são removidos.
Não vejo isso por ai, existir neste momento 2 ou 3 lugares reservados a elétricos no meio de 100 lugares é o menos, tal como os que existem para as pessoas com incapacidade…
O problema que referes já são outros 500, pois existe um pouco por todo lado, o problema de as zonas estarem saturadas e o problema é comum a quem lá mora como a quem lá vai para trabalhar, como aqueles que necessitam de lá ir só por umas breves horas, a solução todos sabemos que passa por melhorar a rede de transporte publico, mas como neste país as prioridades destes governos são sempre outras, a malta precisa de carro para ir a todo lado…
Agora claro como já foi mencionado os políticos no papel é sempre tudo muito giro a fácil, mas na realidade não é, existe muitos problemas para resolver de forma a tornar viável esta bela ideia e não é algo que possa ser feito no tempo que traçaram vai levar muito mais anos para chegar onde se pretende…
Eu não sou de intrigas mas vocês deviam arranjar um quarto…
Então afinal é um intrigas.
É apenas uma expressão, que qualquer Português conhece…mas tu, obviamente, sendo literal como és, até nisso pegas LOL
Em relação à minha afirmação não se trata de uma intriga, apenas um conselho baseado no ódio/adoração que por aqui vejo da v/ parte. Penso que seria bom para ambos 😀
Eu peguei ? Onde ?
Então mas está com ciúmes ? Looool
Para isso basta acrescentar a cada poste de iluminação capacidades de carga lenta, de dia ou de noite.
Pois era, antes fosse assim tão simples com pensar e fazer, mas não é, para fazer isso, obrigava a fazer obras, redimensionar todos os fios ao longo das ruas para suportar o aumento de potência e alterações no posto de transformação, e por ai fora, portanto, simples, uns milhões de euros para tornar a tua ideia viável…
Para carregar a 220v 16 Ah algum havia que se gastar, mas nada comparado com um PCR, nem uma migalha.
Tu estás a pensar que é só chegar ali e pendurar no candeiro como fases em casa, não é, dizes 16A pois a projector led 50W consome pouco mais 0.2 A, agora multiplicas esses 16 do carregador veses 10 candeeiros , dá 160 A, para teres ali 10 carros a carregar durante 8 horas, claro que comparado com um PCR o consumo é menor, mas implica alterações em toda a infraestrutura da rede publica… pois é isto que tem de ser tido em conta tudo tem calculos e no final outros custos acrescidos para realizar a alteração…
Interessa é saber o que lá está, e não o que consome agora, que cabos e proteções lá tem, se já o fazem noutros e países e até cá, é porque é simples.
Hahahahahahah, “para cumprir objetivos de redução de CO2”, dizem eles.
Nunca se cumpriu esses objetivos uma única vez, apesar de todas as Cimeiras mundiais com metas para a sua redução, e os totós ainda acreditam que vai ser desta vez.
Santa ingenuidade.
Os objetivos são um meta, nunca se cumprem, interessa é reduzir, e é o que tem acontecido.
Apenas comentei o que está escrito no artigo, nada mais.
O dinheiro que andam a rebentar com esta narrativa dos €létricos. O povo paga, toca a gastar.
O mundo vai ficar ainda mais poluído.
As suas ideias é que andam muito poluídas…
Cada posto de abastecimento de combustiveis , custo e area, para quantos carregadores daria? No mínimo , uns 20 postos. Portanto, estamos muito longe disso
O dinheiro que andam a rebentar com essa narrativa a favor dos a combustão também já devia ter acabado.
Se o povo não gastar não há economia e o mundo pára.
Claro, faltam cá mais ambientalistas como você. Loool
Pontos de carregamento para quê? É estender extensões da casa das pessoas até aos carros. É estes políticos que temos.
Na minha rua, 8×0 = 0 vai ficar tudo na mesma.
Na minha rua existem tantos como casas existem.