Toyota planeia vender apenas veículos elétricos até 2035 na Europa
A Toyota anunciou um novo plano para a implementação de veículos elétricos até 2035, como parte do European Green Deal. A decisão surge na sequência do aumento das emissões de dióxido de carbono e da emergência de ações por parte de governos e fabricantes.
Apesar de estar a investir na mobilidade elétrica, a Toyota já se posicionou face à sua adoção massiva.
Os governos e fabricantes têm definido, por forma a reduzir as emissões de dióxido de carbono e combater as alterações climáticas, objetivos bastante claros e ambiciosos. A maioria das medidas engloba a substituição de modelos de automóveis tradicionais por veículos com emissões zero, tais como elétricos, de células de combustível de hidrogénio e híbridos plug-in. Isto, com horizontes temporais de poucas décadas.
Apesar de já se ter posicionado relativamente à adoção de carros elétricos pelas massas, a Toyota Europe prometeu, de acordo com um novo relatório, que só venderá carros elétricos até 2035. Mais do que isso, o mesmo relatório refere que a fabricante planeia que 50% das suas vendas sejam de emissões zero até 2030.
Indo para além de 2030, esperamos ver mais aceleração da procura de veículos elétricos e a Toyota estará pronta para alcançar uma redução de 100% de CO2 em todos os novos veículos até 2035, na Europa Ocidental.
Disse Matt Harrison, CEO da Toyota Motor Europe.
Até agora, a Toyota é uma das mais significativas fabricantes de veículos com motor de combustão interna. Aliás, por várias vezes, revelou, publicamente, que a transição para uma mobilidade 100% elétrica poderá não ser a solução que todos procuram.
Ainda assim, no European Green Deal, comprometeu-se a eliminar as emissões dos seus carros até 2035 e, por isso, pressupõe-se que irá cumprir. Conforme referiu o CEO, além disto, seria ótimo se a capacidade de energia renovável da Toyota aumentasse.
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“Toyota planeia vender apenas veículos elétricos até 2035 na Europa”
E então depois de 2035? 🙂
Depois não vende os térmicos.
O que o títulos significa é que a Toyota pretende vender “unicamente” veículos eléctricos até 2035, isto é, não vai vender veículos térmicos nenhuns até lá. Daí a pergunta do Luís Silva ser legítima e lógica.
Até aquela data a marca disse que quer vender unicamente veículos elétricos. Como refere no texto. Depois pode ter outra tecnologia, o mundo não para de evoluir.
Mas a marca também nada revelou sobre o depois de 2035.
Quer dizer que pode ser em 2034 ou 2033, por exemplo. Não pode é ser depois de 2035.
Palpita me que a Toyota até 2030 vai ser a nova Kodak … Já estão a ser boicotados em muitos países… Fazem campanhas anti elétrico , posters flyers muppies … O Akio está a destruir a reputação da Toyota … Carros em condicoes para se comprar nem vê los … Enfim espero mesmo que não seja um falhanço como a GM / Chrisler / Stellantis.
Pelo que sei estão a tentar colar-se a BYD…a Mercedes a mesma coisa .
A BYD passou a ser o 3 maior construtor de baterias e afins, produz os próprios semi condutores, baterias de fosfato de iões de lítio e ainda produz uma verdadeira frota de produtos eletrificados bastante extensa.
A ver vamos… Palpita me que muitos legacy vão passar a ser Às nokias e as kodaks se não avançarem …mudança de paradigma diz que todos recomeçam do zero.
Precisamente… está a acontecer o que já aconteceu no passado com tantas “empresas grandes”… Devido à sua estrutura interna, à resistência à mudança, entre outras, acabam por não conseguir acompanhar e o resultado já se conhece…
Infelizmente tb é o meu receio quanto à Toyota.
Ficou presa no tempo com a sua excelente tecnologia dos Hibridos e não quis dar o salto para os automóveis 100% elétricos.
É pena porque a qualidade de construção da Toyota é muito boa e os consumidores vão ficar a perder com o provável desaparecimento desse construtor que não quer mudar para o 100% elétrico.
A Toyota, se deixar de vender na Europa, não é grande perda, o foco da Toyota está na Ásia e em Africa ai sim mercados com menos regras o que acaba por dar mais lucro.
Quem já visitou estes dois continentes repara nas grandes frotas desta marca a circular nas estradas.
Das duas uma, ou o preço do elétricos baixa muito ou têm de haver apoios do estado para a compra destes, ou a classe mais baixa da nossa sociedade vais ser proibida de comprar carro.
A próxima estucada vais ser quando for necessário reciclar as baterias, lá vão aparecer as taxas ambientais e nos vão sair mais caras que o atual IUC.
Estou de acordo. Os eléctricos continuam a ser muito caros. Deixem passar uns 5 anos ou mais e o preço dos eléctricos cai para metade.