Toyota considera que é demasiado cedo para apostar apenas em carros elétricos
Com a corrida à transição para uma mobilidade elétrica, várias são as fabricantes que se estão a apressar e a prometer uma frota 100% elétrica, a partir de um determinado horizonte temporal. No entanto, a Toyota considera que é demasiado cedo para apostar apenas nos carros elétricos, descartando as restantes opções.
Então, nas próximas décadas, a fabricante manterá a sua oferta de mobilidade aberta.
Demasiado cedo para a hegemonia dos carros elétricos na Toyota
Durante a última reunião de acionistas da Toyota, o vice-presidente executivo da fabricante, Shigeki Terashi, ressalvou que durante as próximas décadas a oferta de mobilidade manter-se-á aberta. Isto, porque é demasiado cedo para se concentrar apenas nos carros elétricos.
Nos anos anteriores a 2050, diferentes opções, incluindo veículos híbridos e a hidrogénio, devem competir entre si pela Toyota para manter as melhores opções.
Disse Terashi.
Embora pareça ser sensato deixar o cliente escolher o carro que melhor se adequa às suas necessidades e desejos, garantir a produção de todas as tecnologias - gasolina, gasóleo, híbridos, híbridos plug-in e elétricos - poderá não ser rentável e, por isso, viável.
Mais do que isso, 2050 é uma margem demasiado longa, pelo que o mercado, de tão volátil, poderá transformar-se completamente até lá. Aliás, está já a mudar.
A eletrificação por outras fabricantes
Apesar do que foi dito pelo vice-presidente executivo da Toyota, existem outros grandes grupos automóveis que assumirão, conforme já anunciaram, a mobilidade elétrica. Por exemplo, o Grupo Volkswagen descartou o seu trabalho com o hidrogénio e avançou com carros elétricos e híbridos. Aliás, a Audi, uma das suas marcas, já estabeleceu uma data para o fim do desenvolvimento de novos modelos a combustão e híbridos.
A questão que se coloca visa entender se esta decisão poderá colocar em risco a fabricante. Estando o mercado a caminhar para a mobilidade elétrica a passos largos, se a Toyota não corresponder, poderá ficar para trás.
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Fonte: Foro Coches Eléctricos
Neste artigo: carros motor combustão interna, eletrificação, híbridos plug-in, toyota
Parece que há um unico fabricante a saber o que diz e a concordar com a minha premissa que os EVs são o futuro do futuro, para já o futuro passa por hidrogenio, já que um full EV nunca poderá ser opção para 90% da populaçao mundial.
+1
Exato. Anda tudo louco. Há somente algumas cidades que podem ser 100% EV.
Então e carros a hidrogénio não são eléctricos ?
A partir do momento que não dependem de carregar baterias não.
lol
São carros eléctricos na mesma, o hidrogénio é usado para gerar energia eléctrica que é armazenada numa bateria semelhante aos hibridos.
90% da população nem sequer precisa de carro…
Acho que o futuro passa mesmo por ai, até porque combustíveis fosseis são limitados e poluientes.
o problema é a massificação, porque quando as pessoas começarem a comprar mais eléctricos e houver uma maior percentagem em circulação haverá mais postos de carregamento, as casas já estarão mais equipadas para carregar carros, etc. Depois também as baterias desenvolverão para melhores e menos problemáticas.
Hidrogénio é muito bonito sim, mas é perigosos, talvez um bucadito mais que o combustível normal….
Temos de pensar nas energias limpas e que sejam baratas, que também depois não achas o abuso de preços…..
O futuro certamente irá ser muito diferente do que pensamos e para melhor.
Se queres energia limpa em veículos automóveis não arranjas melhor que o hidrogénio.
Não tenho qualquer dúvida que existem lobbys fortíssimos das fornecedoras de eletricidade por trás da mobilidade elétrica, que não é, de todo, uma energia tão limpa como pretendem fazer passar para a opinião pública.
Hidrogénio para de produzir porque precisa de muita energia. Por isso é caro. Achas que quem vende eletricidade não vai querer a vender a fabricas de hidrogeno ou então serem eles a produzir?
Na verdade é barato, os projectos são de hidrogenio verde e o mesmo é armazenavel e até serviria para consumo residencial.
Tem a certeza ? é que faz um investimento que produz 100% e tira 20 a 25%
Ou seja, leva 4x mais tempo a compensar.
É barato ? sabia que um kilo de hidrogénio necessita de 40-41 kwh de energia elétrica para ser produzido ?
Então e o hidrogénio é feito de quê ? de caca de pombo ?
lol
Ignoras que para obteres H2 tens de usar eletricidade?
muita eletricidade….
Ainda a poucos dias saiu uma noticia aqui, a falar da parceira entre a Bmw e a Toyota para o hidrogénio.
Os carros elétricos não são pelo menos a curto prazo a solução.
Mas o que acho mais giro nisto tudo, é que se fala no impacto enorme da bitcoin a nível de consumo de energia, mas ninguém fala do impacto do carro elétrico (consumo de energia e baterias)
Simples…em termos práticos, para que serve a bitcoin? Para além de servir de moeda para tráfico de droga? Agora experimente privar toda a população mundial dos transportes…tem tudo que ver com a real utilidade das coisas. Se o bitcoin tem valor é porque alguns lhe dão esse valor, mas há muito mais gente a dar valor à mobilidade.
Então e o hidrogénio é feito de quê ? de caca de pombo ?
Electrico nunca passará pela minha opção.
Quero com isto dizer que quem perde não é o cliente são as marcas.
Por exemplo a Volvo já está riscada das minhas opções.
Obviamente… O futuro está no H2 e não em pilhas.
Quem diz isso não sabe de onde o hidrogénio vem, como é produzido, nem o rendimento energético aproveitável desde a produção até ao consumo.
mas a tecnologia melhora a cada dia que passa, tb a anos a tras os motores a combustao eram o que eram e agora sao mais eficientes.
Há anos atrás, os motores térmicos eram o quê ? 25 % eficientes ?
Finalmente, após muuuuuitos anos já são 35 % eficientes.
Que fixe!
Da mesma forma que as beterias vão melhorar também, para transformar para hidrogénio também consome por isso entre ter carro eléctrico e hidrogénio são ambas limpas.
Claramente a mineração de litio, niquel e cobalto e a produção de baterias é das coisas mais limpas que existe… NOT
Claramente a produção contínua de energia para carregamento dos EVs ou armazenamento da mesma através de bancos é limpa.. NOT
O lítio o níquel e o cobalto estão a um passinho (pequeno) de perder o lugar nas baterias.
Nas fuelcells continuam como única hipótese.
E ainda precisa de platina, cobalto e outros minerais para as fuel cell, que têm uma duração mais curta que as baterias.
Por isso mesmo continuam a ser o futuro que existe há 50 anos.
Onde ? mostre lá uma evolução da tecnologia de hidrogénio em 20 anos.
Parece tudo muito bonito, só eléctricos (nada contra) apenas não percebo como é possível dotar todas as zonas com postos de carregamento. Moro num pequeno bairro, com poucas garagens e o espaço para estacionar é limitado. E a infraestrutura eléctrica aguenta com tal carga? É pergunta para os engenheiros para também acredito no hidrogénio como futuro próximo. Tenho um carro a GPL e foi o melhor que fiz. Gostava de ter um eléctrico? Sim, mas e depois? Carrego a máquina onde? Temos de ser realistas. É como agora a VW, na sua hipocrisia e na sua tentativa de limpar a cara depois do escândalo da fraude que passou, querer passar a ideia de carbono zero. Não existe carbono zero haverá sempre “poluição”.
O seu problema é misturar conceitos e conhecer pouco da tecnologia.
– o carro carrega em qualquer tomada.
– se não há infraesturura eléctrica para electricos normais ( porque a hidrogénio também são electricos) muito menos haverá para carros a hidrogénio, já que o hidrogénio é produzido através de electricidade, e necessita de 4 a 5 vezes de electricidade para fazer o mesmo.
– o carbono pouco interessa, o que interessa são os outros gases que são emitidos, o problema são os SOx, NOx, entre muitos outros que os a combustão emitem.
O futuro do automóvel vai ser eléctrico, mas o conceito actual de bateria/carregamento não é solução para a massificação do mesmo. No mínimo mais uma década e talvez se comece a vislumbrar a solução pratica e funcional, capaz de satisfazer todos os utilizadores.
Estamos a falar de carros. O pessoa fica com carros mais de 20 anos. Massificar vai demorar 2 decadas no minimo!
Eu por acaso tenho dois com mais de 20 anos e n estou convencido em mudar nos próximos 10 anos….
É muito dinheiro pra deitar fora e duram muito pouco tempo sem falar quando avaria qualquer coisinha e um dinheirão pra mandar arranjar
Então, duram pouco tempo ? eu tenho um elétrico com 22 anos, outro com 20 e uma mota com 15.
Até agora durante alguns anos que tenho nem o dinheiro de uma mudança de óleo gastei neles.
Gostava de saber a sua experiência com eles, já que desde 2007 ando nos eléctricos.
Toyota, a próxima Nokia.
Nem mais…tem andados meios perdidos no tempo…
Uma das maiores marcas do mundo, das mais fiáveis e das que mais tendem anda perdida no tempo.
Se já foram ou conhecem países Asiáticos devem ter reparado que por cada 10 carros a circula nas estradas 7 são Toyota, a Toyota se deixar de vender para a Europa continua com vendas fantásticas e em África é igual
porque vai apostar em várias frente? só de lembrar que quem ajudou a Tesla no inicio foi a Toyota e eles têm das melhores baterias. só porque querem oferecer escolha ao consumidor enquanto não há completas condições para carros elétricos são a Nókia?
A Toyota já tem elétricos e vai ter cada vez mais.
Apenas acham que ainda não é altura para acabar definitivamente com carros a combustão.~
Uma marca global como a Toyota vai vender elétricos em africa e na américa do sul em zonas onde ter eletricidade em casa é um luxo???
Nesse caso hidrogénio também não é solução.
Ora aí está uma empresa com os pés bem assentes em terra! E basta referir que a Toyota aposta em todas as tecnologias, avança com muita cautela e sem certezas definitivas!
Eu gostava de ver se agora todos mudássemos para carros eléctricos, onde é que iam buscar essa energia!!!!!
e as baterias! ninguem consegue produzir baterias suficientes para carros novos, imagina quando os antigos começarem a trocar as baterias. Vai levar muito tempo. Fazem eles bem em apostar num intermédia. Assim o consumidor tem opção de escolha.
E a poluição que vais ter porque existe uma componente das baterias que não se consegue reciclar.
Não consegue reciclar ?? então as marcas andam a fazer centros de reciclagem para quê ???
Esta malta deve viver em Marte e vem à terra durante umas horas.
Então e como vão produzir baterias para os a hidrogénio, a juntar ás fuel cells que levam muitos dos minerais das baterias + platina, tendo em conta que duram menos que as baterias.
Então e o hidrogénio é feito de quê ? de caca de pombo ?
Incrível, para elétricos não há energia, mas para hidrogénio que consomem 4 a 5x mais para fazer o mesmo já há. LOOOOOL
Já agora, carros a hidrogénio são eléctricos.
Produção 24/7, green e armazenavel “infinitamente”.
lol
Errado, tem 100, gasta, desperdiça 30 para produzir hidrogénio, mais 10 para o comprimir, e depois aproveita 50% desse restante, ou seja, no final dos 100, tem 20 a 25.
Se o meter nas baterias dos carros, aproveita 90, e o carro desperdiça mais 10.
Essa é a parte que a maioria não vê, mas que entram nas contas.
Acho que a toyota tem razão.
Ainda estamos MUITO longe de existir, a nível global, um parque automóvel maioritariamente constituído por viaturas eléctricas.
A fraca autonomia e o tempo necessário para carregar a bateria, irão continuar a ser os maiores handicaps de se ter uma viatura eléctrica.
Maiores mesmo que o preço dos carros.
Já para não falar nas altas voltagens existentes num carro elétrico, aquilo é uma bomba com rodas, para se mexer é preciso equipamento especial, e não é qualquer um a mexer ou fica com os pés juntos.
Então e um carro a hidrogénio não é igual ? veja lá o da toyota que usa 360 volts, tal como qualquer outro eléctrico.
O tempo de carga e a disponibilidade de postos de carregamento vão ser as maiores complicações num futuro recente.
Em Portugal existe uma enormidade de prédios sem garagem e os que têm não estão preparados para carregar automóveis
Prédios velhos sim, novos já são obrigados a ter.
Parece-me uma boa decisão. A malta neste cantinho da Europa ou do mundo ocidental emprenha de ouvido com todas as notícias que agora passam na TV e internet sobre os EV, mas esquecem que há todo um outro mundo.
A Toyota é o maior fabricante mundial e não é apenas por vender nos EUA, Europa ou Japão. Eles são líderes nos mercados africanos e asiáticos. Nesses países não há mínimas condições nem no curto nem médio prazo para terem uma infraestrutura de carregamento de EV de forma disseminada.
Por isso bem a Toyota a pensar sobre quem são os seus clientes e as suas necessidades. Ponderada, em vez de tomar decisões com base no que fica bem nas PR e focus groups de países ricos.
+1
Na Europa mandam os lobbys .
Pois sabe, é por isso que anda à 10 anos a tentar vender o mirai e não passa de um fiasco.
Digam antes assim: “apostamos nos a hidrogénio porque o governo japonês e alguns parvos privados meteram cá uns biliões e nos conseguimos fazer o trabalho, mesmo que ninguém compre, agora estamos atrasados em relação a outros, até a tesla nos passou à frente em relação ao valo em bolsa.”
A toyota sabe que carros a pilhas nunca serao o futuro. Hidrogenio, energia solar, energia nuclear isso sim. O mundo so sera eletrico e nao poluente quando se massificar a energia nuclear de fusao
Antes massificar a energia nuclear de fissão…é que ada de fusão ainda mal saiu do papel…a energia necessária para efetuar arranques de centrais para testes é massiva e não sei se os materiais interiores de um Tokamak não terão de ser todos trocados após cada teste, dadas as temperaturas atingidas…controlar um pequeno sol é uma tarefa hercúlea. Nuclear já deveria de ser o presente!
Fica o apelo ao PPLware para publicar cada vez mais nóticias sobre fusão nuclear…não devem ter grande concorrência no segmento de ciência em português de Portugal.
Also BEV > Fuel Cell em carros ligeiros…ver ciência.
Então e vão gerar energia cara para depois desperdiçar ? Essa é a questão, tudo o que tem de ver é a eficiência deles, e no caso dos hidrogénio nem sequer chegam aos calcanhares dos a combustão.
É incrível o nível de conhecimento de quem por aqui aparece.
Impressionante!
Eu farto-me de rir com isto…
No passado aconteceu com o transporte animal, também houve bocas destas, quando apareceram os primeiros veículos a combustão.
A grande diferença agora é isto ficar por aqui escrito para a eternidade digital.
Da maneira que a tecnologia evolui, o electrico ieá ser a solucã em pouco tempo temos é de esperar por evoluir melhor o conceito de baterias.
Um dia quem sabe quando se descobrir melhor sobre magnetismo, tqlvez se encontre uma soluclção ainda mais limpa.