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Toyota admite fracasso do hidrogénio e revela dificuldades

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. TugAzeiteiro says:

    Imagino os milhões que devem ter gasto para ter chegado a estas conclusões… (que outros já haviam alertado). Será por isso que os Toyotas aumentaram todos de preço ? Um Yaris a iniciar-se nos 20mil Eur. com um 998cc de 72cv ou 24mil para o 1.5cc Hybrid, mesmo sendo excelentes carros roça só o ridículo!

    • Rui says:

      E nem traz vidros elétricos atras e um design mais que ultrapassado para mim não roça o ridículo é mesmo ridículo, para mim toyota nunca mais ja foram dos melhores hj em dia estão mais que ultrapassados

    • VTPC213 says:

      Tudo o que é novo requer investimentos gigantescos.

      • JL says:

        É novo ? só se for para si, estes veiculos já andam em testes há praticamente 20 anos.

        A diferente é que os investimentos não foram pagos por eles, e agora quem pagou não deve estar interessado em continuar a pagar.

        O mesmo está a acontecer por cá, enquanto houver dinheiro “dado” o hidrogénio é sempre o futuro, quando ele acaba “ah não correu como esperado”, “existem dificuldades”, “os resultados foram fracos”, “a aderência foi fraca.”, etc,etc,etc….

    • Gasoil says:

      Exato… Todos a avisar…

  2. José Ramos says:

    A verdade é que o carro a hidrogénio, é um carro hibrido. Será sempre preciso uma bateria. Quando se diz que a eletrificação não faz sentido porque o futuro é hidrogénio, as pessoas não sabem o que dizem.

    • Pedro Coelho Silva says:

      Ya, mas a Toyota nunca menciona isso. Os carros a hidrogenio atuais usam motores elétricos! Não usam motores a hidrogénio..Logo o hidrogénio tem de ser convertido em eletricidade , armazenada numa pequena bateria e transmitida ao motor elétrico. Um sistema assim é bem mais complexo e bastante obvio que nao iria ser competitivo vs Elétrico puro.

      • Blackbit says:

        Ora ai esta!
        E para não falar do alto custo de produção do hidrogénio e do fraco rendimento da cadeia energética desde a produção do H2, armazenamento, distribuição, venda e rendimento no sua utilização em pilhas de hidrogénio. O rendimento dessa cadeia é bem mais fraca do que a dos carros puramento eletricos.

      • JL says:

        Até porque não existem motores a hidrogénio, no máximo testaram hidrogénio num motor a combustão muito alterado, com resultados ridiculos.

        • Ferreira says:

          O H2 tem muito menor energia do que uma cadeia de hidrocarbonetos. Não há volta a dar. H2 implica sempre enormes pressões.

        • Gasoil says:

          Já vi carros a ar comprimido… Todos podemos ter um compressor em casa… A minha esposa é um… É cada bomba….

          • JL says:

            Viu, na internet, concluíram que a eficiência é tão baixa, tal como a autonomia que não ia longe.

            Ou seja, a energia que se gasta a comprimir o ar, pode ser muito melhor aproveitada de outras formas.

          • JL says:

            E já agora, é também um dos grandes/enormes problemas da tecnologia hidrogénio, o comprimir a 700bar para o armazenar, é preciso cerca se 50% da energia que um BEV gasta para fazer 50 kms.

            Ou seja, a energia só para comprimir o gás para fazer 100 kms num FCEV, é o suficiente para um BEV fazer 40 a 50 kms, se juntar a parte do arrefecimento a -40 graus C, então já chega para o BEV fazer quase os 100 kms.

          • Yamahia says:

            Isso é q vai praí um ressabiamento em relação ao H2 e a tudo o que mexa e não ande com acumuladores às costas, lol.

          • JL says:

            Apenas dei a minha opinião, também lhe chamo ressabiado quando comenta assuntos que mexam com acumuladores ?

            Já agora, estes também têm acumuladores, e de 3 tipos, e levam muito mais coisas às costas que os outros.

            Então agora já não chama pilhas ? LOOL

            Sabe mal não é ?

          • Yamahia says:

            “Então agora já não chama pilhas ?”
            É a mesma coisa. 😛

          • JL says:

            Por acaso não é, mas ok, já sabemos que não entende muito disso.

          • Yamahia says:

            Nao estou a perceber qual é o seu complexo com as pilhas 😛

          • JL says:

            Eu também não, por isso é brinco sempre com isso.

    • André says:

      mas é uma bateria muito mais pequena, que não precisa de parar num carregador, porque está sempre a ser carregada com energia limpa….

      • JL says:

        Só que tem uma pilha de combustível muito maior que essa bateria, um dc-dc booster que é do tamanho de um motor electrico e tanques que ocupam 30 a 40% do espaço util do carro.

        Só o fabrico dos tanques tem mais emissões que a baterias de um 100% eléctrico.

      • Toni da Adega says:

        Tão ou menos limpa para a electricidade….

    • Sara Varandas says:

      Tu é que não sabes o que dizes. Para ti tudo o que tem bateria é veiculo eléctrico….
      E um carro a hidrogénio é obvio que não será hibrido, aliás, está no nome, usa HIDROGÉNIO!

      É obvio que o futuro será a hidrogénio. Mesmo que não seja a 100% uma coisa é garantida, não será eléctrico.

      • Gonçalo says:

        Tu usas quantidades absurda de eletricidade para fazer o hidrogénio para depois meter o hidrogénio no carro converte-lo eme eletricidade para usares com um motor elétrico em vez de teres uma bateria e usares diretamente, tecnicamente o carro a hidrogénio continua a ser elétrico e não não é porque tem uma bateria porque se não um a gasolina também era elétrico é pelo simples facto de usar um motor elétrico para andar motor elétrico esse que usa eletricidade o hidrogénio é só uma outra forma de armazenar a eletricidade só a Toyota é que não viu que isto não tinha pernas para andar, é impossivel o futuro dos carros pessoais serem hidrogénio mas pronto fica la com a tua a cada dia que passa vais ver o quão errada estás

        • BrunoR says:

          Caro Gonçalo, permita-me partilhar a minha opinião. Concordo com parte do que disse, no entanto não poderemos dizer que “tecnicamente também é elétrico” porque então por exemplo um Mitsubishi Outlander que usa um motor elétrico nos eixos e o motor a gasolina só serve para “alimentar” os motores elétricos (acho que a Nissan tb tem um sistema semelhante agora), então também seria “tecnicamente um elétrico”, o que não é verdade. Acho que o H2 poderá não ser o futuro de todos os carros, mas tb tenho muitas dúvidas se os carros elétricos também o serão, dado as dificuldades e os limites dos metais raros necessários para fazer as baterias (que são de maior dimensão) e depois remos ainda a questão da reciclagem das mesmas que também ainda não é muito consensual neste momento o que fazer com elas.

          • JL says:

            Não é bem assim, o Outlander tem tração nas rodas da frente com o motor a combustão e também com motor eléctrico, no mesmo grupo propulsor tem também um gerador que serve tanto para carregar a bateria como para alimentar os motores. E um PHEV.

            Um fcev ou h2 é um 100% eléctrico onde a energia eléctrica é gerada por uma pilha de combustível usando h2.

            Se o problema são os metais raros, então os a hidrogênio enfrentam um problema ainda maior, já que os metais que usam são muito mais raros.

            Também tem o problema na reciclagem dos H2, as pilhas de combustível têm uma duração menor que as baterias e os tanques também. Sai serem muito mais caros, tanto na compra como na utilização.

            É consensual, são recicladas e pronto, pode é dizer que existem ainda desafios no aproveitamento de todos os elementos, mas estão a chegar ao ponto.

            Outro problema do h2 é o consumo energético absurdo, tanto da produção como do transporte e do abastecimento.

      • Blackbit says:

        Usa hidrogénio mas para alimentar uma pilha de hidrogénio e cuja eletricidade é armazenada numa bateria para sua vez alimentar motores electricos…
        Para mim isso é hibrido!

        • JL says:

          Não, um hibrido tem caraterísticas diferentes, chama-se hibrido a um veiculo que usa 2 ou mais tipos de propulsão, só conta para hibrido aquilo que faz mexer as rodas.

          Por exemplo um Opel Ampera, um BMW i3, um Fisker Karma não são híbridos, são 100% eléctricos com extensor de autonomia, isto porque os faz mover é apenas um motor eléctrico.

      • JL says:

        Um carro a hidrogénio é um carro 100% electrico, a maneira como abastece e armazena a energia é que diferente, até porque a fonte de energia pode e deve ser a mesma.

      • JL says:

        Garantido como ? Até porque todas as tecnologias em cima da mesa de baseiam em eletricidade.

        Conhece alguma que não de baseie nela ?

        • Yamahia says:

          O problema nc foi a electricade. O problema são as megatoneladas de baterias que querem por por ai a circular sem nenhuma utilidade prática. Uns pesos mortos.

          • JL says:

            Qual é a diferença para megatoneladas de baterias, pilhas de combustível e tanques de hidrogénio pressurizados (fora os dos postos) para esta vertente ?

            E estes têm utilidade prática ?

          • JL says:

            AH, espere ? a eletricidade só não é problema quando é para soluções que gastam muito mais, inclusivé as puxadas. LOOOOL

            Peso morto ? não percebi ? se fosse morto era retirado de lá.

      • Grunho says:

        Sim, claro, o futuro será a hidrogénio. Vai ser água da torneira. Quase grátis e inesgotável, pelo menos enquanto acreditares nisso.

      • Gasoil says:

        O Iate “Oceano Eco 90” é um Híbrido que durante o dia tem propulsão elétrica e o excedente do fotovoltaico vai para produzir hidrogênio que serve para necessidades noturnas ou para armazenar para dias com menos potência fotovoltaica, apesar das baterias… Isso sim é utilizar toda a tecnologia existente

        • JL says:

          O problema é que necessitaria de muito mais potência solar para conseguir armazenar alguma coisa, estive a ver as especificações e não fazem qualquer sentido, todo o espaço que usam para os sistemas de hidrogénio mais vale meterem baterias que aproveitam muito mais energia.

          Deve ser apenas mais um projecto para “caçar” uns fundos perdidos, já que tem a palavra hidrogénio pelo meio.

    • mikado says:

      Olha!! Um que não sabe do que fala… O hidrogénio não é futuro pois em termos energéticos é inferior a uma bateria de um carro elétrico normal. Fala-se que é apenas de 96% ou seja por cada 100km só andas 96km, mais precisamente em 400km só andas 384km.

  3. Toni da Adega says:

    Então mas…

  4. Rodrigo says:

    O Hidrogénio só é bom para o Galamba e Costa.
    Já existe países que vão deixar de financiar o Hidrogénio, mas a Europa tem muitos milhões para ajudar os sacos azuis, rosas, laranjas…

  5. Gonçalo says:

    Foi preciso tanto tempo e tantos milhões para chegarem a esta conclusão? Realmente o hidrogénio é muito mais adequado para transportes pesados espero sinceramente que as marcas percebam isso.

    • NunoManuelAlves says:

      Nem para transportes pesados nem coisissima nenhuma… Camiões vão ser todos Bev, aviões para o final do ano já vão ter alternativa, o mínimo são 400 W por kilo a CatL já anda nos 500 W por kilo na bateria aeronáutica , por isso nem para aviões e para barcos a mesma coisa, vi um artigo em que falava no H2 e Amónio mas mesmo assim não tem futuro, tudo que mexer vai ser com baterias ponto …. H2 é bom para fertilizar campos e para algumas indústrias pesadas para substituir o gás mas mesmo assim com uma eficiência de produção baixa… Só vendo mesmo

  6. Mr. Y says:

    Uma mensagem do JL em 3, 2, 1 🙂

  7. Miguel A. says:

    Uma cidade francesa colocou em funcionamento há uns anos, uma série de autocarros a hidrogénio. Já encostou tudo e trocou por elétricos, por causa dos custos de operação. Há muita gente que é contra os elétricos e a favor do hidrogénio. O resultado começa-se a ver. Sim o hidrogénio será o futuro dos pesados, mas há um longo caminho a percorrer. Os elétricos a baterias, para mim, só terá futuro com outras tecnologias para as baterias que não seja litio.

  8. João says:

    Tanto tempo e esforço para chegarem à conclusão que todos já tinham percebido há anos !! O hidrogénio em si não é uma má ideia mas precisa de uma cadeia de distribuição como os combustíveis fósseis – não elimina a necessidade de camiões e afins andarem a carregar combustível de um lado para o outro. Além disso há hidrogénio produzido a partir de fontes poluentes , e esse é o mais fácil e barato de produzir , logo iria ser o que iria dominar o mercado , vindo provavelmente de países subdesenvolvidos. Há no entanto algumas áreas em que pode ser utilizado como o transporte pesado, aviação, etc.

  9. Yamahia says:

    “não elimina a necessidade de camiões e afins andarem a carregar combustível de um lado para o outro.”
    O que é bom. Seja por gasoduto, navio etc. Há muitos locais no globo que não têm hipótese do produzir e seria a forma de serem abastecidos com energia mais limpa.

    “Além disso há hidrogénio produzido a partir de fontes poluentes , e esse é o mais fácil e barato de produzir ”
    Tal e qual a electricidade.

    • JL says:

      Nop, as renováveis conseguem ser mais baratas. No caso do hidrogénio é que consegue ser mais barato através de fontes poluentes porque usa energia aproveitada da refinaria, o tal “steam reforming” usando um combustível barato que é o gás natural ou metano de outra fonte.

      • Yamahia says:

        “Nop, as renováveis conseguem ser mais baratas.”
        Não sei se reparou mas está tudo a desistir dos leilões offshore. E não é por sair barato.

        Noutra vertente, não sei se reparou que a UE abriu guerra às barragens.

        Qq dia vão descobrir q os espelhos tb estão a dar cabo dos ecossistemas e vai tudo abaixo.

        Esta malta não sabe o q quer.
        Não mate muito a cabeça com isso q não vale a pena.

        • JL says:

          Devem estar à espera que aumente ? não ?

          Então quer dizer que combustíveis sintéticos e hidrogénio levam mais uma machadada ? sim, porque sem essa parte, caput…

          Não, eu nem perco tempo a inventar.

  10. sieg heil says:

    O Hidrogénio só é bom para o Galamba e Costa.

    • Secatretas says:

      São a cara da evolução humana… Um é Mitomaniaco o outro mente mesmo… Num país de mentirosos quem fala verdade é preso… O Rui Pinto foi um exemplo…

  11. vaz says:

    sei onde está um parado à semanas por falta de combustível

  12. JL says:

    @Yamahia esta é também a pensar em si, quando diz que os ve consomem 20 kwh.

    https://ibb.co/T1dBBxr

    https://ibb.co/vsSK0jP

    PS: impossível fazer de fcev…

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