Teste na Noruega põe à prova autonomia de 20 carros elétricos
A autonomia dos carros elétricos é, certamente, um dos seus pontos fracos, na medida em que as fabricantes ainda não garantem uma autonomia satisfatória a par de um preço acessível. Nesse sentido, a Noruega foi a anfitriã de uma prova que, em condições reais, testou a autonomia de 20 carros elétricos.
Além das autonomias, foram também testados os consumos de cada um dos modelos.
Além da autonomia ser um dos aspetos mais considerados na hora de ponderar a compra de um carro elétrico, é também ela que desmotiva os possíveis compradores. Isto, porque as redes de carregamento não estão, ainda, massificadas e, portanto, não é fácil garantir um alcance satisfatório.
Por outro lado, a autonomia estipulada pelas fabricantes nem sempre corresponde à autonomia real, em condições do dia a dia. Afinal, ainda que a legislação obrigue a que os valores sejam os mais fidedignos possível, nem sempre é o caso. Alguns modelos têm uma autonomia mais alargada do que aquela que a fabricante estipula, bem como outros têm uma mais reduzida.
Tesla Model 3 LR no primeiro lugar do pódio da autonomia
Para que não haja dúvidas, a Noruega protagonizou um teste, envolvendo 20 carros elétricos. Assim, é possível entender de que forma variam as performances de cada um dos modelos.
Modelo | Alcance | Consumo Médio |
Tesla Model 3 LR (614 km) | 654,9 km | 12,4 kWt/100 |
Ford Mustang Mach-E RWD (610 km) | 617,9 km | 15,0 kWt/100 |
Volkswagen ID.3 Pro S (539 km) | 564,0 km | 13,5 kWt/100 |
BMW iX3 (450 km) | 556,2 km | 13,3 kWt/100 |
Ford Mustang Mach-E AWD (540 km) | 551,9 km | 16,0 kWt/100 |
Volkswagen ID.4 1st Plus (487 km) | 532,0 km | 14,5 kWt/100 |
Audi e-Tron GT quattro (468 km) | 528,1 km | 16,1 kWt/100 |
Skoda Enyaq High + Suite (520 km) | 522,0 km | 14,5 kWt/100 |
Hyundai Ioniq 5 (460 km) | 502,0 km | 14,4 kWt/100 |
Polestar 2 (470 km) | 467,0 km | 16,6 kWt/100 |
Tesla Model 3 SR (448 km) | 454,4 km | 12,2 kWt/100 |
Mercedes-Benz EQA (250 milhas) | 451,8 km | 15,0 kWt/100 |
Volvo XC40 Recharge (417 km) | 445,4 km | 17,5 kWt/100 |
Xpeng G3 (451 km) | 438,9 km | - |
Volkswagen ID.3 1st Plus (420 km) | 421,0 km | 13,3 kWt/100 |
Citroën ë-C4 (350 km) | 345,0 km | 13,1 kWt/100 |
Opel Mokka-e (324 km) | 332,4 km | 13,8 kWt/100 |
Fiat 500 (298 km) | 307,8 km | 12,4 kWt/100 |
Honda e (210 km) | 236,2 km | 13,4 kWt/100 |
Mazda MX-30 (200 km) | 219,6 km | 13,2 kWt/100 |
Dos 20 modelos em teste, o que registou maior alcance foi o Tesla Model 3 LR. Com uma única carga, o carro elétrico da Tesla foi conduzido por estradas diferentes, respeitando o limite de velocidade, e percorreu 654,9 km, 41 km acima do proposto pela fabricante.
O segundo lugar foi para o Ford Mustang Mach-E RWD que ultrapassou a expectativa e percorreu 617,9 km, estando tabelados apenas 610 km de autonomia. Por sua vez, em terceiro lugar, ficou para o Volkswagen ID.3 Pro S que, embora prometa 539 km, percorreu 564. De forma surpreendente, o BMW iX3 percorreu 556,2 km, enquanto que a fabricante define a sua autonomia como sendo de apenas 450 km.
Embora a maioria dos modelos testados na Noruega tenha excedido a autonomia registada pela fabricante, houve alguns que não garantiram uma tão promissora performance. Exemplo disso é, por exemplo, o Polestar 2 que percorreu 467 km, contrariando os 470 prometidos; o Xpeng G3 foi conduzido ao longo de 438,9 km, sendo que promete 451; e o Citroën ë-C4 que circulou durante 345 quilómetros, menos 5 km do que a autonomia prometida pela fabricante.
Dispostos desta forma e tendo em conta que foram conduzidos em condições semelhantes, os consumidores têm oportunidade de perceber o desempenho real de cada modelo.
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Engraçado no link postado daí vitória ao Tesla que foi mais longe sem dúvida mas o que mais surpreendeu foi o bmw ix3 e no vosso artigo a relevância vai toda para a Tesla.
Engraçado no link postado dão vitória ao Tesla que foi mais longe sem dúvida mas o que mais surpreendeu foi o bmw ix3 e no vosso artigo a relevância vai toda para a Tesla.
“…De forma surpreendente, o BMW iX3 percorreu 556,2 km, enquanto que a fabricante define a sua autonomia como sendo de apenas 450 km.” A mim parece-me que o caso do BMW encontra-se bem destacado, não?
Não vejo isso nos headlines
Teve um bom destaque o BMW mas foi o Tesla que ganhou e além disso o Tesla acaba até por ser mais barato que o bmw
Supreendeu em termos de autonomia real vs autonomia anunciada mas foi o Tesla que ganhou e que por acaso é 15 mil euros mais barato que o bmw portanto não sei se o bmw surpreendeu assim tanto
Mais potência e é um SUV, diria que o i3X tem um preço adequado quando comparado com as versões a combustão, além dos acabamos e qualidade de um carro de luxo, em vez de um model3 que não passa de um citadino overpriced.
como assim mais potencia ? tem bem menos potência até. Não me parece de todo um preço adequado para a autonomia e potência que tem, tem acabamento muito superiores ao model3 mas em termos de tecnologia é muito inferior a condução autonoma e uma vergonha sentry mode não tem e vamos lá ver se sempre vai ter update OTA como o model3
Os tesla lovers só se focam em pontos que não interessam, agora compram-se carros pela condução autonoma, pode chegar a isso um dia, neste momento é lixo seja em que fabricante for, já tive um X3 e já conduzi model S e model 3, nunca na vida trocaria um pelo outro, nem que os tesla custassem menos de metade, isso é coisa de quem nunca teve carros a sério.
engraçado que tenho um serie 1 ahah e tu podes não comprar pela condução autonoma podes comprar por um material molinha da pontinha da porta mas muita gente compra pela condução autonoma e muitas outras tecnologias que os teslas têm
Considerar um serie 1 um carro a sério é mesmo de quem nunca conduziu carros decentes, o citadino wannabe com materiais pobres, e condução pessima.
Não admira que gostes de um model3, esses sim estão no mesmo patamar de qualidade e conforto, mesmo assim optaria pelo serie 1.
Zé Fonseca A., pois eu tenho um model S, um E350 cdi coupé, um E220 cdi e um E300 hybrid e digo-lhe que o tesla a nível de condução é equivalente a qualquer dos outros, até superior em muitos aspetos. Assim, dúvido (e desculpe a franqueza) que tenha conduzido o model S o tempo suficiente para tirar essa conclusão.
Realmente, quando o M3 começou a vender, há 3 anos, o gráfico de vendas subiu direto para a vitória. Audi a4, bmw 3 e a versão recedes de qualquer modelo caiu e perdeu a corrida de vendas. Interiors jeitosos não vai salvá-los.
Coitadinha da BMW. Lento, software um lixo, caro, e consome muito mais.
“A autonomia dos carros elétricos é, certamente, um dos seus pontos fracos” quando no top 10 só um não fez mais de 500kms a pessoas a andar muito por dia em Portugal, mas eu quando ia á bomba só os via a meter 10Euros. Depois fazer 500Kms sem nunca para é tudo o que é aconselhado. Também achei piada quase todos fazerem mais do que o anunciado quando vejo sempre a dizerem que anunciam X e fazem muito menos.
Não vi em lado nenhum a capacidade de bateria (capacidade do depósito ) de cada carro. Penso que também teria sido importante destacarem esse ponto.
A capacidade da bateria é a autonomia… Nos eléctricos quanto maior a bateria maior autonomia. Nos veículos de combustão passa-se o mesmo com os depósitos, quanto maiores mais autonomia, mas nestes o consumo pesa muito também, enquanto que nos eléctricos os consumos são muito identicos.
what? Se tiver uma bateria de 100Kwh e gastar 20Kw aos 100 e tiver uma bateria de 50Kwh e gastar 10Kw aos 100 a autonomia vai ser a mesma e uma bateria é o dobro da outra.
O único comentário que colocou uma questão efetivamente inportante. Comparar o comparável é que importa neste tema. Acrescento ainda, qual a velocidade de carregamento na rede doméstica, sendo que conheço, 2.1kw 7.2kw e 11kws e nas redes públicas de carregamento rápido 50kw 100kw… o meu EQC já fez 512kms com uma reserva de mais 37. Basta cumprir as velocidades obrigatórias e usar bem a regeneração como travão. Um sucesso! Faço uma média de 250kms dia, sem preocupações de velocidade e nunca fiquei apeado. Com os preços a baixar e as novas ofertas, é uma realidade atual e já muito válida.
Gostaria de saber se estes resultados se mantêm se o teste fosse efetuado num clima temperado/quente…
Com clima temperado seriam bem melhores.
Exacto. As baterias de lítio gostam do claro. De facto, quando em muito frio, os carros eléctricos gastam bateria para… aquecer a bateria… porque compensa.
Já viram os limites de velocidade ali? Tendo já conduzido ali é sempre a pastar a cabra
é tudo igual a cá menos na velocidade de AE que lá é 100
Nuno AE 100, nacional 80 e muitos troços a 70, e as multas de excesso de velocidade são a peso de ouro
Costumo acompanhar os testes do Bjorn Nyland ( Noruegues ) no youtube e os resultados de muitos destes modelos, em condições bem mais reais, são consideravelmente diferentes…para pior.
Incrível a eficiência dos Teslas… conseguem com um carro de tamanho “familiar”, gastar menos que um carrito pequenito como o Fiat 500 ou o Honda e! Desta maneira, como podem os outros competir?
observacao muito boa, Elon diz que seus motores são de tecnologia alienígena. E mais um quando o engenheiro japonês quebrou o modelo 3 e viu os chips AI tesla … ele falou “nã podemos fazer isto”. Muito assustador para Ford, gm, mercedes, bmw e toyota.
Importante seria ter os Taycan e o EQS no teste.