Tesla, um local de trabalho racialmente segregado
A acusação não é nova. Já no passado, a Tesla foi acusada de ser uma empresa racista e misógina. Aparentemente, o ambiente de trabalho não é bom para as minorias, segundo um processo recente avançado pela agência de direitos civis, na Califórnia, a Tesla é apontada como um "local de trabalho racialmente segregado".
A empresa antecipou-se na defesa das acusações.
A Tesla foi processada por uma agência estadual de direitos civis da Califórnia por instituir no seio da empresa aquilo que descreve como um “local de trabalho racialmente segregado”.
A Tesla é um local de trabalho racialmente segregado
O Departamento de Emprego Justo e Habitação da Califórnia (California Department of Fair Employment and Housing - DFEH) entrou com a ação nesta semana, depois da fabricante automóvel ter publicado um texto no seu blog, antecipando e negando as acusações.
Em declarações através de um comunicado, o diretor do DFEH, Kevin Kish, disse:
Depois de receber centenas de reclamações de trabalhadores, o DFEH encontrou evidências de que a fábrica de Fremont da Tesla é um local de trabalho racialmente segregado, onde trabalhadores negros são submetidos a insultos raciais e discriminados em atribuições de trabalho, disciplina, pagamento e promoção criando um ambiente de trabalho hostil.
Segundo é avançado, os trabalhadores negros “relataram ter sido designados para funções mais exigentes fisicamente, sendo submetidos a disciplina mais severa e sendo preteridos por oportunidades profissionais” na fábrica da empresa em Fremont. São também estes trabalhadores que dizem ouvir supervisores e gerentes a usar insultos raciais e encontraram graffitis racistas no local de trabalho.
A DFEH alega também que os trabalhadores negros estavam sub-representados na gestão da Tesla. Um relatório de diversidade de 2020 da Tesla indicava que os trabalhadores negros representavam 10% da sua força de trabalho e 4% da liderança.
A história repete-se
Esta não é a primeira vez que a Tesla é processada por assédio racial e discriminação na fábrica de Fremont. Em outubro do ano passado, um juiz concedeu a um ex-funcionário negro 137 milhões de dólares em danos, depois de ter denunciado um ambiente de trabalho hostil, onde ouvia "epítetos racistas diários" e o típico comentário para "voltar para a África" pelos colegas.
Num artigo publicado no blog, antecipando este novo processo da DFEH, a Tesla disse que "se opõe fortemente a todas as formas de discriminação e assédio e tem uma equipa Employee Relations que se dedica à resposta e investigação de todas as reclamações".
A Tesla, elevando-se como a "última fabricante de automóveis remanescente na Califórnia", afirmou que em investigações anteriores do DFEH não foram encontradas evidências de má conduta na fábrica. "No entanto, num momento em que os empregos na fabricação estão a abandonar a Califórnia, o DFEH decidiu processar a Tesla em vez de trabalhar construtivamente [connosco]", disse a empresa. Avança ainda que a situação é "injusta e contraproducente, especialmente porque as alegações se concentram em eventos de anos atrás".
Este artigo tem mais de um ano
“No entanto, num momento em que os empregos na fabricação estão a abandonar a Califórnia, o DFEH decidiu processar a Tesla em vez de trabalhar construtivamente [connosco]”
Já com cadastro e ainda queriam um ” vá la não façam mais isso”, e usam como escudo o facto de serem das poucas empresas lá do sitio, tão típico.
E novidades, há?
Cheira-me que a PPLWARE está a beber a cultura woke disseminada nos States pelo Soros e aquela etnia que nunca pode ser criticada (não a negra)……. e reparem eu nem sequer costumo defender a Tesla!
A PPLWARE podia muito bem ser acusada das mesmas práticas, falta um jornalista negro, outro asiático, outro americano, outro com mobilidade reduzida…….
A sério, não vão por aí…….
+1
cuidado pois sao muito sensiveis as verdades!
É mau sinal culpar o mensageiro. Tudo pode ser verdade, tudo pode ser exagerado, mas a Tesla (eu sou acionista) já tem razões para estar alerta nos locais de trabalho das fábricas, uma vez que nem sempre é culpa da empresa e sim de algumas maçãs podres xenófobos e racistas.
A sério semprealerta? Então e o que sugere? Uma brigada em cada empresa que investigue o que cada funcionário diz, escreve ou pensa? É isso que quer sugerir?
Cuidado…. olhe? E já agora, o Ventura é racista ou não? E o Mamadu Ba?
Tu sabes mesmo o que é o conceito de segregação racial? Estes wokes hoje em dia parece que caíram aqui de pára-quedas, ou melhor, foram ensinados nas escolas que o mundo é cor-de-rosa e depois é o que é.. que eu saiba nenhuma empresa obriga ninguém a ficar muito menos nos EUA.. se o pessoal está assim tão mal porque raio vai trabalhar para a Tesla? Interessante que a história é sempre a mesma, não vejo os chineses com esta palhaçada, não vejo os mexicanos, não vejo os cubanos, não vejo mais ninguém da américa latina, é sempre os mesmos wokes à procura de problemas
Existe uma diferença entre sionista e judeu, não mistures as coisas .
Vai dar ao mesmo
+1
A verdade há de andar algures no meio. Para mim, o cerne da questão, nem tem a ver com o que se sabe, mas sim com o que se faz, ou deve fazer, neste tipo de situações. Não sou a favor de “divisionismos” e acredito que podem existir soluções se as partes se comprometerem. Mas uma coisa é certa, este tipo de descriminação mete-me nojo.
+1
Aparentemente, nada e bom hoje em dia para qualquer minoria.
Antigamente trabalhavam com maior racismo mas hoje em dia so reclamam…E eu sou Africano, portanto sei muito bem do que falo.
Embora sim, exista racismo e muito ainda em locais de trabalhos, nada e tao exagerado com o que se comunica. Maior parte das vezes a minoria quer que lhes seja dado de ‘graca’ o que outro trabalhou muito para ter
e o problema é que este exagero só abafa as vozes dos que realmente sofrem!
+1
Ridiculo é tão grande. California Department of Fair Employment and Housing quando devia estar a preocupar-se com housing . Existem literalmente ruas cheias com sem abrigo e condições minimas de vida,
Deviam ter vergonha. As minoria que precisa de ser ajudada é quem nada têm.
Excusam-se de preocupar com Tesla, vai fechar fábrica. Vai-se acabar problemas.
Já era mais do que tempo.. estas picardias no estado da Califórnia não começaram agora, os democratas com a mania da perseguição nas taxas lembraram-se de atacar o Musk e a Tesla e foi tão simples como o Musk ir-se mudar para o Texas porque já não vê os malucos dos democratas à frente
Hoje em dia tudo é racismo. Uma horita em Angola e depois conversamos…
sim branquela, ta .
Verdade. Gostava de ver estas associações em Angola 😀
actualmente, ou se é politicamente correcto, ou está-se sempre a descriminar alguém … já parece a história do futebolista negro que, porque deu um chuto num gato passou a ser o pior gajo deste planeta (que se manifeste o primeiro que nunca deu uma chapada num animal e/ou numa criança) 🙁
ainda sou do tempo em que fumar é que era bonito e levar no c* é que era feio, mas actualmente isso já não é assim 🙁
triste mundo em que este se transformou 🙁
Qualquer dia temos que pedir desculpa por sermos caucasianos.
É um bocado estranho esse comentário sem se saber a realidade. Já vi muitas pessoas a sofrerem de racismo cá e você já sofreu? Algo me diz que não. Não critique só por criticar.
Experimenta ser branco em Agola e depois falamos de racismo
Eu sou branco e já sofri racismo em Portugal
“os trabalhadores negros estavam sub-representados na gestão da Tesla”
Quando a raça se torna critério de contratação, roçamos o ridiculo. Porque é que nunca ouço falar em quotas, de raças ou género na construção civil, ou nas minas, por exemplo?
Será que isto do pagamento terá a ver com as habilitações literárias, será ???
É muito fácil falar em discriminação racial e esquecer que 36% do abandono escolar na California é de afro-americanos ?!?!
Racistas há em todo o lado e de todas as cores, religiões e etnias (infelizmente).
Não vou aqui defender isto ou aquilo mas já pensou nas razões para esses 36% abandonarem a escola ? Talvez porque vivem num contexto onde necessitem de ganhar dinheiro para se sustentarem e não poderem fazer as duas coisas. Talvez porque vivem numa comunidade desagregada, com problemas de drogas e criminalidade. Poderia continuar com mais razões mas uma coisa é óbvia: As minorias nos EUA, não têm as mesma oportunidades que o patriarcado branco. E é esse mesmo patriarcado branco que impõem a sua cultura e o seu poder. Independentemente de “todas as cores, religiões e etnias”.
Claro que a culpa é da sociedade !!!
Tal como foi quando eu decidi não acabar o curso de Eng EletroMecânica que eu estava a tirar ao fim de 1 ano …
… ou se calhar foi porque eu decidi começar a trabalhar e estudar à noite e depois desisti !!!
E não foi da droga que eu nem fumo !!!
E não foi do álcool que eu só bebo de vez em quando !!!
Parem de culpar a sociedade no seu todo pelas opções de cada pessoa !!!
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”
George Bernard Shaw
Eu não digo o contrário. No entanto, as suas idiossincrasias são só suas. Portanto, a realidade é mais do que você nela inserida.
É claro que somos responsáveis pelas nossas acções. Ou pelo menos, devíamos. No entanto, basta olhar à volta para perceber que muitas vezes, para muita gente, isso não é o suficiente para atingir um certo grau de independência. Por muitas boas decisões que tomem e por muito que lutem, estão rodeados de ignorância ou violência e estão sujeitos a situações ou ambientes que, se calhar, o António nunca esteve. Ainda bem que nunca esteve rodeado de drogados e alcoólicos. Muita gente não teve a sua sorte e essa foi uma realidade desde sempre: A pobreza gera ainda mais pobreza.
Isto não se trata de justificar “coitadinhos”. Há pessoas que não conseguem sair desses contextos e só com muita perseverança e, muitas vezes, ajuda é que conseguem dar a volta à vida. O exercício da liberdade de forma responsável tem algo a ver com isso mas o mais importante aqui será a equidade. Portanto, não basta falarmos em igualdade de oportunidades sem falar num contexto social e comunitário.
” As minorias nos EUA, não têm as mesma oportunidades que o patriarcado branco. E é esse mesmo patriarcado branco que impõem a sua cultura e o seu poder. Independentemente de “todas as cores, religiões e etnias”.”
Mais ignorância e racismo. Os Asiáticos são o grupo nos EUA com mais rendimento per capita.
Por isso é que a maioria das Universidades nos EUA que são racistas – mas não aparece nas notícias – os pune e os obriga a terem muito melhores resultados nas provas de aproveitamento para poderem entrar.
o que é um afro americano?
O que o nome diz
Quando entramos em uma empresa para uma visita ou trabalho , vemos as pessoas que trabalham nela, não vemos as pessoas que foram chamadas para disputar as vagas, não vemos as pessoas que mandaram o currículo, não vemos as pessoas com as formações pedidas, etc … Vemos só o resultado final. Como podemos acusar uma empresas de forma rasa, só olhando quem foi contratado, deixando de lado todo o processo de formação, busca por emprego, disputa de vaga em uma entrevista e finalmente , pisar no chão de fabrica em que foi contratado.
Nada de novo.
Já está na hora do charlatão, Elon Musk, se por a caminho de Marte e nunca mais cá voltar.
Considerando o nível de arrogância, egocentrismo e vaidade do dono da empresa, não é de admirar que a mesma seja o reflexo desses traços de personalidade.