PplWare Mobile

Laboratórios Germano de Sousa alvo de ataque informático

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Isto agora é o prato do dia, ataques a tudo e mais alguma coisa. Duvido que estas entidades tenham grandes políticas de cibersegurança.

  2. Samuel MGor says:

    Estou estupefacto pelo estado não multar estas empresas. A lei diz se empresas não tiverem prevenção contra ciberataques serão multadas em 50 mil euros.

    • Amilcar says:

      A única forma de estar livre dos ciberataques, tendo em conta os protocolos e arquiteturas usadas hoje, é estar off-line. Tenho dito.

    • rui says:

      prevenção não impete ataques, e que prevenção é que necessitam dizer.

    • Paulo Pedroso says:

      Isso é muito relativo, além do mais, em IT nada é 100% seguro.
      A maioria dos ataques têm como responsáveis indiretos trabalhadores dessas empresas que abrem tudo o que recebem na caixa de email.

      • Samuel MGor says:

        Eis um facto mas há ainda outro!! A maior parte das empresas apenas usam o Microsoft Defender que é pior que um queijo suíço!! Como se diz: “Depois de casa roubada trancas à porta”

    • Pedro says:

      Prevenção contra ciberataques pode não ser suficiente para evitar que os mesmos aconteçam. A filha do talhante também tomava pílula e engravidou. Não há nada que seja 100% garantido excepto a morte e um dia destes nem ela.

    • Manuel da Rocha says:

      Prevenção quer dizer que possam recuperar o controlo do sistema, impedindo que outros o façam.
      Basicamente é a mesmas coisa que aconteceu a 780000 milhões de contas de e-mail, que os millenials criaram e nunca mais usaram, porque assumiram que o futuro era tudo nas redes sociais, até precisarem de um mail, tinham 3000 no telemóvel antigo, que já foi para o lixo, nem se lembram do nickname de 1 delas. Isso sim é punido…

    • Luis Borges says:

      Todas têm. Ate’ um simples “Windows” tem prevencao contra ataques EXTERNOS.
      Se a cyber security fosse assim tao simples … 🙂

    • Carlos Almeida says:

      Lá por vc não saber que isso acontece não quer dizer que isso não aconteça. Veja o que aconteceu com a camara de lisboa.
      A estado multa as empresas não garantem a segurança dos dados, mas isso não costuma acontecer no próprio dia do ataque.
      Primeiro investiga-se depois multa-se e mesmo assim multa-se mediante os requisitos da lei que por sinal existe, já foi regulamentada e tem muitos artigos:)

      O estado não multa em 50000€ quem sofre ciberataques, mas sim quem não tenha planos definidos de segurança contra ciberataques e quem não toma medidas adequadas para prevenir ciberataques.

  3. SteveRobs says:

    Sistemas de segurança do século passado aliado a software cada vez pior …. Microsoft e afins só sabem é cobrar mas a qualidade do software cada ano que passa é só mais buracos na segurança.

  4. Caravela Portuguesa says:

    O que mais fico espantado é quando dizem que têm uma empresa de cybersegurança bla bla bla, é quase como pagar as quotas a um ginásio, e sem ir ao ginásio, emagrecer, só porque paga as quotas.

  5. BM says:

    Pode ser que agora os administradores passem a olhar com outros “olhos” para os “gajos da informática” e para o investimento que é preciso fazer nas suas empresas…
    Que se faça auditorias de segurança e formações aos seu colaboradores…formações “uteís”… e valorizar os seus recursos humanos…

    • Pikapau says:

      Bem dito, mas ao olhar de muitos esses gajos da informática so servem para trocar o teclado avariado enfim.

    • VP says:

      BM respondeste muito bem “formações aos seus colaboradores”, quantos colaboradores já não infectaram os seus pc’s que depois se estende para as shares e vai por ali fora, só porque decidiram clicar num link de um email suspeito que receberam (não há protecção informática que nos salve disto)

      As auditorias de segurança também são extremamente importantes, pois descobrem falhas, security holes em software e sistemas operativos e dá-nos a possibilidade de aplicar os devidos patchs. E assim evitar que os hackers as explorem.

      • Zé Fonseca A. says:

        “BM respondeste muito bem “formações aos seus colaboradores”, quantos colaboradores já não infectaram os seus pc’s que depois se estende para as shares e vai por ali fora, só porque decidiram clicar num link de um email suspeito que receberam (não há protecção informática que nos salve disto)”
        Claro que há, muito facil impedir ransomware, basta não dar previlegios de admin a ninguém, não permitir correr executaveis a partir de localizações temporarias e desabilitar macros.
        Demoras 5 min a fazer a GPO e ficas à prova de ransomware user oriented.
        Isto nem é segurança activa, é só bom senso e saber trabalhar.
        Estes gajos da germano de sousa tinham uma bela empresa de cyberseguranção a trabalhar para eles, devem ser daquelas que veem logs da firewall mas que nem um SIEM têm, vale de muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.