Tesla Model 3 aparece no Super Bowl a atropelar manequins de crianças
A campanha visa "desacreditar" as capacidades de condução totalmente autónoma apontadas, por muitos, à tecnologia FSD ou Full Self-Driving (vulgo piloto automático). O Super Bowl foi o palco escolhido por Dan O'Dowd, fundador do Projeto Dawn, para mostrar que os Tesla estão equipados com software e hardware que falha e que não cumpre o que promete.
Tesla arrasada no Super Bowl
Os automóveis elétricos estão a tornar-se cada vez mais populares e uma das empresas mais conhecidas que popularizou este tipo de veículos foi a Tesla. A marca automóvel de Elon Musk não fabrica apenas veículos elétricos, tem também como trunfo a condução automatizada.
O seu FSD, ou Full SelfDriving, tem como objectivo a condução totalmente autónoma do veículo. Embora não tenha conseguido tal objetivo até á data, a Tesla implementa funções que permitem ao condutor estar "ausente" do volante sem se preocupar. Bom, pelo menos foi essa a ideia que passou a muitos condutores e até a pessoas que apreciam a marca com a sua tecnologia avançada.
Tal ideia que tem popularizado a Tesla foi criticada e mesmo levada a um extremo ao ridicularizar o sistema FSD usado num Model 3 que passou num anúncio no Super Bowl.
O carro, que deveria evitar certas e determinadas situações, aparece a atropelar manequins vestidos de criança, a não reconhecer sinalização vertical, e outros cenários que estão apresentados como fazendo parte daquilo que é o sistema autónomo de nível 2+ da marca.
Anúncio patrocinado pelo Projeto Dawn
Quem está por trás deste anúncio que chega a ridicularizar a marca de Elon Musk é Dan O'Dowd, que se apresenta como o maior especialista mundial na criação de software que nunca falha e não pode ser hackeado.
Ele pretende provar que os veículos elétricos auto-conduzidos ainda estão longe de ser uma realidade. Embora seja verdade que foram feitos progressos significativos, empresas como a Tesla ainda não completaram a sua promessa de veículos totalmente autónomos.
Aliás, a empresa Elon Musk estava à frente neste campo até há poucas semanas, altura em que perdeu o pódio para a Mercedes-Benz. A marca alemã foi a primeira no mundo a receber a certificação de condução autónoma de nível 3. Isto relega a Tesla para um plano secundário visto que a sua tecnologia ainda está enquadrada e certificada como Nível 2 e parece que não mudará tão cedo.
A Tesla enfrenta muitas críticas e acusações há muitos anos, mas tem conseguidos ajustar-se e contornar alguns problemas. Aliás, a marca desde que apareceu está sempre debaixo de fogo, muito porque mudou o mercado automóvel e mexeu em políticas lobistas ligadas aos combustíveis fósseis.
Contudo, esta exposição num evento do tamanho do Super Bowl é uma forte crítica, logo com uma exposição tão negativa neste evento dos mais vistos nos EUA.
Não, os Tesla não se conduzem sozinhos
A publicidade terá enganado muitas pessoas, mas também porque se deixaram iludir. Muitos condutores, entusiasmados com os vídeos que veem na internet, notícias sobre a maravilha da tecnologia autónoma, acreditam que os carros Tesla são veículos totalmente autónomos, onde se senta e o próprio carro faz tudo sem ter de se preocupar com nada.
Embora desempenhe algumas funções, está longe de atingir este objetivo. Da mesma forma, também houve numerosos relatos de acidentes com carros Tesla, mas mais uma vez, as coisas não são a preto e branco e o sistema não é perfeito, mas também não é meu, muito menos péssimo!
O Dawn Project não pensa assim. Como tal, criaram um anúncio de um Tesla e do seu sistema FSD a cometer crimes à esquerda e à direita. Um anúncio que foi apresentado um pouco por toa a América e que teve milhões de espetadores.
Conforme o vídeo em cima, na cena aparece um Tesla Modelo 3 com FSD ativado e começa a atropelar manequins vestidos de criança nas passadeiras para peões. Também atinge um carrinho de bebé, ultrapassa um autocarro parado e ignora os sinais de STOP.
Qual a razão deste “ataque” tão violento à Tesla?
Segundo as informações partilhadas, o The Dawn Project tinham como objetivo criticar a Tesla e o seu FSD. De acordo com a organização, estes veículos e o sistema de auto-condução são um perigo para os peões e outros automóveis. Chegaram ao ponto de descrever os carros Tesla como "peças de engenharia lamentavelmente ineptas".
E Musk? Para já, tal ataque não parece ter afetado o homem forte da Tesla, que está ainda a braços com os problemas do Twitter.
Exactly. This will greatly increase public awareness that a Tesla can drive itself (supervised for now).
— Elon Musk (@elonmusk) February 12, 2023
Além disso, esta não é a primeira vez que o Projecto Dawn cria um anúncio para criticar Tesla. Em janeiro de 2022, pagou para colocar um anúncio no New York Times, onde afirmou que o software da FSD estava a funcionar mal e a dar erros de 8 em 8 minutos.
Na altura, ofereceu 10.000 dólares à primeira pessoa a nomear outro produto comercial de uma empresa da Fortune 500 que teve um fracasso crítico a cada 8 minutos.
Este artigo tem mais de um ano
Aonde andam os defensores da tesla?
vou comprar um Tesla e se te vir activo o piloto automatico!
Eu também tenho inveja de quem tem um quem me dera…
Portanto os outros andam a fazer anuncios para a tesla ahah é preciso serem burros
Não é os “outros”… É apenas alguém que teve a coragem de pagar para expor as mentiras da Tesla.
Para vender o quê ? não há almoços grátis.
Mas quais mentiras a tesla alguma vez disse que os carros conduziam sozinha sem supervisão ? por alguma razao o carro pede para colocar as maos no volante e por alguma razão os carros sao de nivel 2 e nao 5 que mentira mesmo ?
Fica lá com a tua “inteligência” e deixa estes assuntos para os adultos.
Pagar para expor ??? sim, realmente parece coisa de adulto que não tem nada para ganhar, só a perder…. LOOOL
Sim, parece opção de gente inteligente.
Não sou nenhum defensor mas que raio de pergunta é esta “why NHTSA allow tesla full-self driving” what? a tesla nunca disse que o carro conduzia sozinho sem supervisão alias o carro pede para se por as mãos no volante se não desativa o FSD portanto qual é a questão mesmo? a NHTSA permite da mesma maneira que permite o cruise control de qualquer carro no cruise control se nao estiveres atento também causas um belo acidente e daí a fazer um anuncio a criticar qual é o ponto mesmo ? é só um atrasado mental que quer destaque
Se este gajo faz software para a boeing e airbus devia saber que o auto pilot dos avioes tambem tem de ser supervisionado por humanos no caso dos aviões até sao 2 e tal como os carros da tesla se o auto piot nao se sentir confortavel com o que esta a acontecer desativa, portanto qual é o objetivo disto é que os carros tal como os avioes têm de ser supervisionados por humanos ?
Conduzir um carro são necessários algumas aulas teoricas e praticas, mais 2 exames. Normalmente, o aprendiz nem tem acesso a condução defensiva. Para pilotar um avião tens formação de anos que são sendo refrescados periodicamente. No avião, tens regras e listas de tarefas.
Eu percebo a relação mas deve ser analisada de outra forma. Se nem na aviação querem dar o passo de automatizar todo o voo, como podemos não impor regras restritas na condução autónoma, onde, exagerando, impera a selva?
Na avião, aprende-se com o erro e corrige-se as falhas, sejam humanas, maquinas ou processos.
Na Tesla (o Musketeer), critica-se o condutor, pois a “sua” maquina nunca falha!
Exatamente pilotar o avião é um formação de anos porque é um processo bem mais exigente daí ser um passo mais dificil para a automatização assim como as consequencias de um acidente são maiores o que estou a dizer é que nenhum dos dois funciona sem a vigilancia humana e o que este senhor disse é que o carro cometia erros pois obviamente que comete se nao era um autonomo de nivel 5 e não 2.
É obvio que os teslas fazem há milhares de videos do youtube com esta versao que o carro consegue fazer 99% das coisas mas em muitos videos ve-se erros e situação que o condutor tem de intervir isso acontece há anos e cada vez melhora mais.
Mas tambem acho que muitas vezes o pessoal se aproveita quantos acidentes ja nao houve que os condutores colocaram as culpas no autopilot e depois se veio a descobrir que nem estava ativo e mesmo que tivesse ativo e falha-se o condutor ainda tem a responsabilidade
Eu tenho um modelo Y e claramente sou um dos inocentes que esperava mais do piloto automático. Não tenho o FSD activado, só o autopilot Aperfeiçoado (o 2º pacote numa escala de 3).
Antes tinha um carro do grupo VW e era muito mais exacto na condução em autoestrada. Também era mais eficiente a detectar pessoas. O tesla não detecta animais, por exemplo, coisa que o carro anterior detectava.
Não é tudo mau, por exemplo é muito eficiente a detectar outros veiculos e a iniciar uma condução defensiva, mas poderia ser melhor.
Tenho um e não preciso que me guiem. Se não querem guiar, vão de transportes públicos ou a pé porque ainda não há alternativa. A não ser a Mercedes com condução autónoma total. Aposto um rim como vão ter acidentes.
+1 e acrescento mas ainda temos algum que acredite no charlatão Musk?
Confesso que às vezes fico abismado com a atenção aos mais ínfimos pormenores. A condução autónoma pode ser uma treta mas tudo o resto está pensado. Desde o momento e a forma como se entra e sai do carro. Aposto que ele passou horas a guiar e a dizer o que queria alterado. O esforço é mínimo. Tb tenho um Mini elétrico e parece ter anos de atraso em relação à Tesla. Por ex: Tenho de carregar num botão para abrir o carro. Depois tenho de ligar o carro senão nada funciona, nem janelas. Pormenores 🙂
O problema é que o Musk convenceu muita gente que faltava pouco para os carros andarem quase sozinhos , compraram os carros dele e afinal estão muito longe disso ,prefiro conduzir a ter de ir sempre alerta a fim de corrigir os erros do carro …..mas confesso que já vi uns vídeos com dois idiotas , ele e ela , a fazerem sexo num Tesla , enquanto o carro vai a andar sozinho…correu-lhes bem , mas podia dar para o torto
Era interessante (Pplware) ver mais informações sobre este Projecto Dawn, nomeadamente quem financia, etc.. Mas não interessa, porque o que faz vender (neste caso ler) é falar da Tesla e aparecer na Super Bowl é ótimo.
É uma marca que não gasta um tusto em publicidade e tem a publicidade toda do mundo. Também é ótimo para quem lá investe e só ganha, tempo e dinheiro.
A atropelar manequins vermelhos devia ser algum tesla dos super dragoes.
https://electrek.co/2022/08/10/tesla-self-driving-smear-campaign-releases-test-fails-fsd-never-engaged/, agora tirem as vossas conclusões.
Entretanto as ações da Tesla já subiram mais de 70% desde o início do ano. É sorrir e acenar, rapazes, sorrir e acenar.
Este vídeo fez uma boa análise. essencialmente diz que não há credibilidade com O’dowd, nenhuma prova de que o M3 estava no FSD, muita manipulação e falsificação. no canara inside correndo sobre o manequim para avaliar os dados na tela. eles também apontam na alemanha que um veículo de teste Bmw usando o software O’dowd desviou no trânsito, matando uma pessoa e ferindo gravemente outras 9.
https://youtu.be/nuHwTnfdx7E
Eu não gostaria de ser o responsável por fazer um sistema desse, e pessoas morrerem por minha causa.
Se eu tivesse um Tesla, iria comprar manequins e eu mesmo faria o teste. Iria usar câmeras 4K, com estabilizador de imagem, para não ficar tremula. Vai que alguém diga que é fake e, na verdade, estou tentando difamar uma empresa.
Houve uma companhia de seguros que tambem teve que incendiar o tesla do anuncio para mostrar que os Teslas ardiam 🙂 , pelos vistos os manequins estavam a passar a estrada fora da passadeira de quem é a culpa do acidente?
Aí está o verdadeiro vídeo do FSD da Tesla!