Stellantis conquistou o mercado automóvel em Portugal, e a marca mais vendida é líder isolada!
Em outubro, a Stellantis liderou o mercado nacional em todas as frentes - Veículos de Passageiros (VP), Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) e total (VP+VCL) - com uma quota de 24%.
A Stellantis destacou-se nas vendas de outubro de 2025 como o Grupo líder do mercado automóvel nacional, registando 4502 veículos vendidos e uma quota de 24%.
Desse total destacam-se os 3347 VP, que garantiram à Stellantis uma quota de 20,7%, e as 1155 unidades de VCL comercializadas, para uma quota de 46%.
No acumulado dos primeiros dez meses de 2025, o Grupo passou a totalizar 53.311 unidades vendidas, garantindo um quarto das vendas totais do mercado (25% de quota) e uma evolução de vendas de 6%.
Desse volume, 41.514 são VP (22,1% de quota e 7% de crescimento) e 11.797 são VCL (quota de 46,0%, +1%).
O Grupo Stellantis liderou, também, o mercado BEV nacional em todas as frentes no mês de outubro:
- VP+VCL: 917 unidades e 18,7% de quota;
- VP: 823 unidades e 17,8% de quota;
- VCL: 94 unidades e 33,5% de quota.
Em termos acumulados, a prestação é igualmente notável:
- VP+VCL: 8793 unidades e 20,0% de quota acumulada, registando um crescimento de 57%, e duplicando a evolução do mercado (+28%);
- VP: 7765 unidades e 18,8% de quota e uma expressiva evolução de 56%, mais que duplicando a do mercado (+27%);
- VCL: 1028 unidades, representando 38,3% de quota e um salto significativo face ao período homologo de +64% vs o crescimento do mercado de 42%.
Marca mais vendida de outubro pertence ao Grupo Stellantis
À semelhança dos últimos meses, a Peugeot voltou a destacar-se como a marca líder do mercado nacional em outubro, mantendo-se inalcançável no primeiro lugar em todas as categorias, no acumulado do presente ano.
No mercado VP+VCL comercializou 2046 unidades, garantindo 10,9% de quota no mês, volume que somou para um acumulado anual que passa agora para as 23.594 unidades (+6%), tendo 11,1% de quota.
A marca foi, também, líder no mercado VCL, com 438 unidades e 16,6% quota, para um acumulado anual de 4644 unidades e uma fatia de 18,1% do mercado, liderando, ainda, a vertente VCL-BEV em termos acumulados, com 19,0% quota (510 unidades).
Em termos de produtos, o SUV 2008 mantém-se o modelo mais vendido em Portugal, somando, à data, 6674 unidades vendidas, sendo imitado pelo Peugeot Partner, modelo "Made in Mangualde", de novo o furgão mais vendido no mês, e reforçando o seu estatuto de Comercial preferido dos profissionais em Portugal, com 3783 unidades matriculadas de janeiro a outubro de 2025.
Leapmotor no top 3 das marcas chinesas em outubro
Mais recente marca do portfólio da Stellantis, lançada em Portugal em abril, a Leapmotor foi, em outubro, a 3.ª marca chinesa de Novas Energias mais vendida no nosso país.
Matricularam-se 89 unidades no mês em análise, da gama de produtos T03, C10, C10 REEV, com o SUV B10 a juntar-se, agora, à gama. A marca encontra-se em fase de implementação, contando até ao momento 207 unidades vendidas.
Novos produtos geram evoluções noutras seis marcas
À semelhança do que tem sucedido nos últimos meses, decorrente da introdução de novos modelos nos catálogos das diferentes marcas do Grupo, houve seis delas que registaram, em outubro, crescimentos bastante acima da média do mercado VP (+5,4%):
- Jeep: +52,9%; 182 unidades vendidas
- FIAT: +32,7%; 461 unidades vendidas
- Citroën: +32,5%; 843 unidades vendidas
- Opel: +28,3%; 770 unidades vendidas
- Alfa Romeo: +21,6%; 45 unidades vendidas
- Maserati: +50,2%; 3 unidades vendidas.
Destaque para os crescimentos acumulados nos dez meses de 2025, muito superiores ao do mercado, das marcas Jeep (+40,1%; 2238 unidades vendidas), Opel (+17,1%; 8921 unidades vendidas), Alfa Romeo (+36,6%; 593 unidades vendidas) e Maserati (+32,0%; 33 unidades vendidas), refletindo o impacto positivo da renovação das respetivas gamas e da competitividade dos novos produtos.
Por fim, destaque para o Citroën Ami, no segmento dos Quadriciclos, que este mês acrescentou 34 novos registos e tem no acumulado 469 unidades e uma quota líder de 39,8%.

























O sonho do tuga é um stellantis pure tech com correia de distribuição banhada a óleo.
Infelizmente uma grande banhada 🙁
O problema é que a maioria das pessoas não sabe desse grande problema nos motores PureTech, ou quando sabem, já compraram o carro… e claro a comunicação social só dá notícias da bola e de politiquice. A Stellantis atualmente já substituiu a correia de distribuição banhada a óleo, por uma corrente, no entanto o problema do consumo do óleo? Mantem-se? Não se mantém? Depois temos os 1.5 Hdi com o problema de árvore de cames… É como se costuma dizer, cada tiro cada melro!
É o cliente que paga. A casa factura mais. Já imaginaram o que era se os carros durassem 15, 20 e mais anos e as pessoas os comprassem para os gastar até ao caroço, com uma amortização anual de 1000 euros ou menos?
Maserati: +50,2%; 3 unidades vendidas – diz a Stellantis, como reproduzido no post.
Só faz sentido se vendeu 3 unidades e tinha vendido antes 2 unidades, com um crescimento de 50% – e não de 50,2%. Não têm cuidado nenhum com os números … ao menos o Rocha nem finge que tem 🙂
Para quem é entendido disto dos veículos chinocas, é impressão minha ou a única marca decente que aí anda é a xpeng?
E porque se veem tantos byd e agora Stellantis e apenas meia dúzia de xpeng?
Xpeng não é Stellantis…
Até aí mesmo eu que não acompanho o mercado chinês já tinha percebido. Só não entendo onde cada marca de insere, em que segmento
Riam-se e façam pouco agora. Engulam o sapo bem fundo nas vossas gargantas. Só dizem mal do grupo Stellantis e agora ?? Agora remetam-se à vossa insignificância pois é o que merecem.
Igual nos eléctricos, falam mal mas cada vez vendem mais. LOOOL
Vendas falsas ;
Falsas ? Na Europa ? Quero ver isso.
Mas porque que o pessoal não se deveria rir? E a “marca” mais vendida e cheia de problemas ainda da mais vontade de rir ou não?
Também não é a marca com mais problemas, por acaso está a meio da tabela com todas.
Isso merece umas férias e uns bons jantares para festejar
Rui Almeida, se tivesse tido o prejuízo que eu tive com uma viatura dessas com a correia banhada a óleo não estava tão inchado…
Não é destas, é das outras. Anterior a 2023 inclusive.
Destas, ainda se vai provar se são ou não fiáveis. É dar tempo ao tempo.
Correia banhada a Óleo só pode dar chatices.
Ainda se fosse em azeite…
Não compro carros Franceses.
Único carro novo que comprei foi um Toyota Corlla D4D…
Quase 20 anos e está como novo.
Disto já não se faz.
Os MG híbridos montam motores de origem Toyota. Simples e fiáveis. Portanto, sim, ainda é possível encontrar essa tecnologia, agora autorizada a circular em qualquer cidade.