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Comprou um Tesla Model S com 11 anos por cerca de 11.000 euros. E a bateria?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Klimane says:

    Marketing escondido?

  2. jorge santos says:

    Pensei que fosse BEM pior…

  3. Zé Fonseca A. says:

    se é assim tão bom porquê a desvalorização gigante, superior a qualquer carro a gasosa

  4. Nobel says:

    Engraçado que estão a falar de um topo de gama de 75.000€. Como lançamento da marca, estavam sujeitos ao escrutínio, pelo que tiveram que por algo apetrechado. Mas mesmo assim, com esses anos em cima é uma sorte…um dia pode ter 85% e no dia a seguir pode passar para os 40% ou 30%.. Basta ver como acontecem com a generalidade das baterias!..

    • JL says:

      Este não era o topo de gama e não custava 75 mil euros.

      Então pode passar para 40 % como ?

      Basta ver ? Então mostre lá?

      • Actarus says:

        O meu puto quando tinha 5 anos conseguia fazer menos perguntas do que tu. Mas não te preocupes, à medida que cresceres isso passa.

        • JL says:

          Então há medida que cresceu aprendeu a calar-se e engolir todos os disparates!!! Desculpe mas há pessoas diferentes.

          • Mário says:

            Então mostre lá? Não sabe? Mostre evidências?
            O JL não gosta quando o confrontam com a verdade que faz descair a narrativa dele.
            Quando vi a notícia vim logo ler porque pensei que fosse ele que o tivesse comprado.

          • Hugo says:

            Não cromo. As tuas perguntas é que são autênticos disparates sendo que muitas delas nem procuras resposta o que faz de ti ainda mais boneco. Sim, há pessoas diferentes, felizmente .
            Fizeste quatro perguntas e na verdade não queres a resposta a nenhuma delas. Está feito, podes ir dormir a sesta lolol

          • JL says:

            Evidências de ?

            Quem me confrontou ? Não entendi ?

            Já comprei um com mais kms e com uns meses a menos.

          • JL says:

            Hugo, são disparates porquê? Porque nem tem resposta para elas ?

            É que nem sabe ler, fiz apenas 2 perguntas.

          • Mário says:

            Você é que está sempre a pedir evidências do óbvio. Mas claro fica todo chateado e amuado de usarem o seu jogo de chantagem contra si.

          • JL says:

            Você é que fica chateado, tanto que a conversa nem era consigo.

            Depois pede evidências de nada. Enfim.

          • Hugo says:

            “É que nem sabe ler, fiz apenas 2 perguntas.”
            Nem fizeste 4 nem 2. Afinal também não sabes ler oh burro.
            Não te armes em parvo como de costume porque a tentar subverter o texto acabas sempre por te enterrar LOLOL

          • JL says:

            Quem se está a armar é o Hugo, como de costume.

          • Hugo says:

            Sim, o que tu quiseres e melhor satisfizer a tua “panca”…

          • JL says:

            E o Hugo para satisfazer as suas “pancas”

      • PeterJust says:

        Então pergunto eu, que provas, links, testemunhos, noticias, boatos, mexericos, enfim… tem vocemecê para dizer que um carro tinha 85% de bateria e no dia a seguir passou para 40 ou 30%, por acaso gostava de ver alguém a defender isto sem um chapeu de aluminio na cabeça e com mais de 5 anos.

  5. Yamahia says:

    -Um canal que difunde elektros, patrocinado por uma plataforma que vende elektros…

    • Vítor M. says:

      Pode ter o mesmo interesse que tu teve nós térmicos. Portanto… podes estar em pé de igualdade com eles.

      • Anung says:

        Os térmicos não necessitamde nada disso, já cá andam há muitas décadas, alguns com 30 anos a circular com a mesma autonomia de quando eram novos.

        • Vítor M. says:

          Isso não é verdade. Lá está!!! Sim, os carros térmicos (a combustão) também perdem autonomia com o tempo, embora o fenómeno seja diferente do dos elétricos.

          Existem fatores que levam a perdas de autonomia nos térmicos, como, por exemplo:

          – Desgaste do motor: a eficiência diminui com o tempo, o que pode aumentar o consumo de combustível.
          – Sistema de injeção e escape: sujidade ou desgaste afetam a queima de combustível.
          – Compressão reduzida: motores com quilometragem elevada perdem compressão nos cilindros, o que reduz a potência e eficiência.
          – Manutenção deficiente: filtros, velas, óleos e sensores fora de especificações afetam diretamente o consumo.
          – Depósitos no motor: a carbonização interna reduz a eficiência da combustão.

          Estes problemas, transversais aos térmicos TODOS, acabam por entrar fortemente no bolso dos proprietários e tornam-se muito mais caros que os elétricos 😉

          • David G. says:

            @Vítor M. isso é verdade, tudo isso é verdade, pois há desgastes… contudo se a pessoa for mais ou menos certinha com os respectivos serviços, usando o oleo adequado, e com a idade possivelmente mudando o grau de espessura do oleo, essa diferença será sempre minima…
            Será sim uma diferença maior se o carro for um carro onde a malta anda nos drifts, onde puxam pelo motor/carro duma forma que não o fazem com um eléctrico… ai sim, penso que não só o desgaste como tb haverá peças que não resistirão a tudo isso…

            A probabilidade de um termico avariar é maior, visto ter maior número de peças onde têm desgaste… no eléctrico a coisa é muito mais simples e reduzida… contudo até ao momento o veículo que na minha opinião que faz mais km e é tb por si só mais económico é o Model 3 dual motor onde esse tem um consumo baixo por 100Km, contudo já o seu irmão o Y já não é assim tão económico e se não tivermos atenção onde carregamos já fica a valores semelhantes a um diesel por 100KM. para quem carrega em casa ficará sempre mais económico…

          • Vítor M. says:

            Será menor, é verdade. Mas infelizmente não é o que se passa em Portugal, como deves saber. Entre 2019 e 2024, foram inspecionados anualmente cerca de 6 milhões de veículos em Portugal, com aproximadamente 490 mil a 540 mil a serem reprovados por ano. Meio milhão de carros reprovados nos testes básicos, grosseiros (em termos de minúcia) em Portugal.

            Em relação ao elétrico com mais kms feitos, temos de dar mais espaço, mais marcas estão a chegar e só com pelo menos 20 anos de mercado dos elétricos iremos conseguir ter uma imagem bem mais alargada. Agora, sim, de facto os Tesla têm uma boa durabilidade das baterias e motores.

            Não tenhamos dúvidas, os elétricos serão mais económicos e têm a vantagem de nos permitir gerar o combustível.

          • PeterJust says:

            Claro que o Y gasta mais e é muito mais ineficaz, é basicamente um caixote alto e com rodas grandes, duas das caracteristicas que mais afetam consumos, mas as pessoas compram porque acham bonito e como tem complexos de inferioridade compram carros estupidos, pode comparar consumos de qualquer caixote seja eletrico, seja diesel. Não compare é os consumos de um caixote com um carro normal e eficaz para dizer que os consumos de um eletrico ficam parecidos com um diesel porque isso é como comparar um camião com uma mota.

          • Vítor M. says:

            Não, isso não é verdade. Raios, vocês…. O novo Tesla Model Y, e falo na versão atualizada de 2025, apresenta um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,22, melhorando face ao valor anterior de 0,23. Esta melhoria foi alcançada através de ajustes no design exterior, como linhas mais suaves e uma carroçaria mais aerodinâmica, contribuindo para uma maior eficiência energética e autonomia.

            Este coeficiente coloca o Model Y entre os SUV elétricos mais aerodinâmicos do mercado, repara, estamos a falar de entre os melhores SUV….. supera mesmo modelos como o Audi e-tron (Cd 0,28) e o Jaguar I-Pace (Cd 0,29).

            E este coeficiente de arrasto aerodinâmico é importante? Claro, a redução do coeficiente de arrasto permite ao Model Y percorrer maiores distâncias com menor consumo energético, reforçando a sua posição como uma opção eficiente no segmento dos veículos elétricos.

          • PeterJust says:

            Estava a responder ao David que disse basicamente que o Y gastava mais que o Model3, assumo claro que falava do modelo “antigo” visto que o novo ainda nem está disponivel em PT, penso eu, nem fui verificar. Mas o que eu disse mantem-se, apesar do Cd ser bastante baixo, continua a ter muito volume frontal, é + pesado, é + alto, rodas maiores, etc Não podemos comparar os consumos com o M3 como é óbvio

          • Vítor M. says:

            Ó, claro, um SUV já sabes como é, não tem o mesmo design, a física é tramada.

      • Yamahia says:

        -Quase todos os 85s até 2014 tiveram que trocar a bateria. Não sabemos se foi o caso desse pq a apresentadora tbm não se dignou a esclarecer.

        Num elektro mais que na idade do carro, o que verdadeiramente conta é a idade da bateria bem como o uso da mesma.
        Convém que ela esclareça se a bateria é de origem para que possamos dar algum crédito à questão.

        • Vítor M. says:

          Lá está, a afirmação que fazes não é verdadeira. O carro é de 2014, tem um uso de bateria explicado, portanto, pelas contas deles não houve troca de bateria, e o resto estás tu a inventar.

          A afirmação de que “quase todos os Tesla Model S de 85 kWh até 2014 tiveram que trocar a bateria” não é suportada por dados disponíveis e é apenas uma generalização baseada em casos isolados. Mas, já sabemos que a tua retórica é sempre enviesada.

          • Yamahia says:

            Não costumo brincar com coisas sérias:
            https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/hv-battery-failure-2014-s85-with-43-000-miles-single-owner-car.299215/

            A apresentadora na Tesla e portanto tb sabe que alguns clientes mais “sortudos” beneficiaram de garantias e campanhas silenciosas. Muitos packs desta bateria foram substituídos ao abrigo da garantia de 8 anos, mesmo antes de apresentarem falhas graves, pq a tesla queria evitar má publicidade e procedeu muitas vezes à substituição sem questionar ou informar e os clientes tiveram a bateria substituída “às escondidas”, porque a marca sabia o problema sério que ali estava e preferiu não gerar polémicas, especialmente com certos perfis de cliente.
            Muitos desses clientes nem chegaram a saber que a bateria tinha sido trocada, quanto mais alguém que está agora a ver o carro pela primeira vez, como é o caso da apresentadora. Por isso, sabendo de tudo isto, ela nunca poderia afirmar com certeza absoluta que a bateria é a original. Se, de facto, o afirmou, então não está a ser honesta.

          • Vítor M. says:

            Hmmm, um exemplo de “uma velhinha” é um argumento substancial? Não sejamos melodramáticos, não tens (não existem) dados que confirmem o que disseste nem existem fontes no mercado que digam isso.

          • Yamahia says:

            Uma velhinha?
            Basta andar uns posts para baixo para encontrar um grupo FB de 3700 clientes furiosos com os s85 fabricados entre 2012 e 2015:
            Tesla BMS_u018/BMS_u029

          • Vítor M. says:

            Isso é uma amostragem de ridicularias (muito residual) face ao exagero no teu comentário.

            Até 2014, não existem dados oficiais que quantifiquem exatamente quantos veículos Tesla apresentaram os erros BMS_u018 ou BMS_u029. No entanto, relatos de utilizadores e fóruns especializados indicam que estes problemas afetaram principalmente os modelos Model S fabricados entre 2012 e 2015. Mas foram muito poucos, e os que apareceram em fóruns foram algumas dezenas. Portanto… valores ridículos, diria, face ao volume de vendas.

            Até ao final de 2014, a Tesla vendeu aproximadamente 53.705 unidades do Model S a nível global. É importante notar que, durante este período, o Model S de 85 kWh era a principal variante disponível, representando a maioria das vendas.

          • JL says:

            Já agora, tem lá algumas oficinas que reparam isso em menos de nada, e cá em Portugal existem dezenas de oficinas a fazer isso, é um problema bem conhecido e barato de resolver.

          • Yamahia says:

            Pena os tesla club members serem todos uns atados e não conhecerem o @JL.

          • JL says:

            Estão mencionadas no próprio artigo que você enviou, não leu porque não quis.

        • JL says:

          Então mostre lá quantos teslas de 2014 tiveram de trocar a bateria ?

    • JL says:

      Curioso, porque você já usou videos de quem difunde combustão, patrocinado por quem vende combustão, e não se queixou na altura.

    • JL says:

      Já agora, a Recurrent auto não vende eléctricos.

    • Toni da Adega says:

      +1 Qualquer noticia que diga algo positivo de é Fake news. Sem contar que qualquer elektro no dia seguinte á garantia acabar deixa logo de funcionar

  6. Manfred Reinhold says:

    Obvia publicidade. Um caso nao faz uma norma estatistica. Se o que vale $$ num carro a bateria é a bateria, é bom ter em atenção qual é a media de duração vs velocidade de detriorização que a marca prevent aquando da compra do veículo.

  7. Victor says:

    O meu velhinho diesel de 21 anos, dá para encher o deposito a 100% e faz os mesmos 1.050 km a 120 km/h que fazia quando novo.
    Alguém me convença, sff, de que é melhor para o Ambiente ele ser transformado em sucata (quando ainda pode continuar a amortizar a pegada ambiental resultante do seu fabrico) e eu comprar um electrico que deixa pegadas bastante pronunciadas.

    • Sérgio V. says:

      Isso já não desculpa. Ja é mais que sabido que um elétrico tem vantagens para o ambiente. Mas para mim ambiente é o que menos preocupa. Fechamos uma central de carvão e houve países a abrir 6 por isso é nwue o ambiente é tudo treta.
      O grande problema dos elétricos está nos valores muito elevados. Se não fosse isso facilmente as famílias podiam ter um elétrico e um a combustão quando hoje é dia a maioria tem 2 a combustão e um já bastante ” velho” (PS o meu tem mais que 21 anos)

      • David G. says:

        Em relação a fechar centrais e abrir outras é tudo uma questão de negociatas na Europa…
        Continuo a achar que a Europa devia mudar toda a malta que está no parlamento europeu, visto que andamos, parece, somente a defender uns e a usar outros para subsidiar a loucuras de outros…

        contudo, o grande problemas eléctricos não está no preço de compra visto que os carros que são mais económicos tb aumentaram e muito os seus preços… basta ir verificar o preço de um decente diesel para vermos que estão mais caros…

        O mercado está a mudar e isto leva muito tempo… são sabemos exactamente se vamos para eléctricos ou não… mas acho que ambos terão de coexistir juntos… ambos tem prós e contras… a escolha deve ser o que melhor serve para um determinado propósito…
        Possuidor de um eléctrico, acho que faz todo o sentido para fazer o trajecto casa/trabalho, sendo que tenho uma poupança enorme directa no carregamento vs abastecimento vs serviços… Contudo a longo prazo, desvalorização do carro será maior no eléctrico vs térmico como também a perda de km/idade do veículo, logo concordo consigo, um diesel com 20 anos fará mais ou menos os mesmos kms quando novo, e um a bateria não….
        Outra coisa que é preciso com um carro eléctrico é pensar no tempo de carga a cada paragem que fazemos, e planeamento antes de uma determinada viagem, por isso para quem tem de efectuar longas viagens aconselho sempre a ter um carro térmico para estar mais tranquilo…

        Electrico é optimo para o dia a dia, trabalho casa trabalho, escola, crianças e tal… para o dia a dia…
        Termico é melhor para quem tem de efectuar ferias, longas viagens, ou empresas que tenham de fazer longas viagens vários sitos e paragens etc…

        hoje, tendo mudado um pouco a minha vida em relação à 3 meses atras… estou no limite a se devo voltar a ter térmico ou continuar com o eléctrico, mesmo sabendo que vou ter um pouco mais de despesa com o térmico mas não preciso de tanta planificação para gerir a bateria do eléctrico… sento que por exemplo um 120d, um 320d fará sempre a rondar 1000km com 1 tanque e vou abastecer no máximo 2 a 3 x ao mes… ter 2 carros onde vivo, é um custo alto… seguros, impostos circulação e garagem, fica caro por ano…

    • JL says:

      Que é melhor já todos sabem, senão você não vinha com essa afirmação de que o seu diesel fez os mesmos KMS, porque não faz.

      Mas como amortiza a pegada ambiental se ele continua a aumentá-la ?

    • SF says:

      Estás à 21 anos a mandar gazes poluentes para a atmosfera, além disso todo o diesel que usaste nestes 21 anos não nasceu das arvores, teve um custo ambiental enorme. È assim tão difícil perceber isto?

      • Yamahia says:

        Fazer baterias não manda gases.
        1bateria de 100kWh=200 mil kms num diesel.

        • JL says:

          Errado, são 46 mil kms na pior das hipóteses.

          • Yamahia says:

            Cada kWh de capacidade na bateria emite 200kgs de CO2. É fazer a conta como diz ou outro.

          • JL says:

            Errado, já nem a 80 kg chega.

            Eu já fiz a conta, tal como outros já fizeram, não se esqueça dos 0.6 kg de CO2 por cada litro de diesel produzido.

        • PeterJust says:

          Os barões do petróleo tem muitos admiradores! Pagam-te alguma coisa ou fazes de graça?

          • Yamahia says:

            Porque será @Peter?
            Ainda hoje:
            – “…”O futuro passa pelo carro elétrico” e “o abate da frota é fundamental”: estes especialistas explicam…”
            https: //cnnportugal.iol.pt/videos/o-futuro-passa-pelo-carro-eletrico-e-o-abate-da-frota-e-fundamental-estes-especialistas-explicam/683d92910cf216cd3ad37063
            “O futuro passa pelo carro elétrico”
            “O abate da frota é fundamental”

            Tradução:
            Comprem tudo novo, outra vez.
            Deitem fora o que ainda funciona.
            Endividem-se por uma ideologia pintada de verde fluorescente.

            Estes abutres não se calam e ninguém reage? Pqp esses facínoras. Vão brincar com a vida de quem lhes fez as orelhas.
            Estes abutres deviam era ser corridos à vassourada.
            Já não enganam ninguém que ainda tenha neurónios e dois dedos de testa.

          • JL says:

            Pronto, ainda bem que se acusou.

  8. AlexS says:

    Para uma bateria com tecnologia de11 anos portou-se muito bem. Agora falta saber se foi pelos cuidados, utilização, ambiente onde foi usada ou é um caso geral.

    • David G. says:

      Exactamente @AlexS…
      Acho que por vezes temos memória curta por um lado, por outro demasiado perspicaz…
      O mesmo que acontece com evolução nas baterias, o mesmo acontece nos motores…
      Ora vejamos quantos motores partem mesmo antes de chegar aos primeiros 30mil km (VW nos 1.4 TSI tiveram graves problemas, onde motores foram substituídos em carros praticamente novos) casos da BMW em 2005 a 2009 salvo erro nos diesel que os tensores empenavam e a corrente partia… carro podia ter menos de 30 mil ou até passar dos 100mil km mas acontecia…
      VW com motores como os do GTI de 2013 (MK7 2.0 GTi) que consumia oleo e agua… e a marca dizia que é normal adicionar oleo entre serviços e que se for mais do que x litros então podiam reclamar…. Conheço esse gajo com esse GTi EU comprava sempre o dobro dos litros por cada revisão… e aguam idem… e não, não sou caso único… basta pesquisarem…
      Toyotas com problemas nas bombas injectoras nos D4D antigos la de 2005 sei onde está pelo menos um… os restantes como era Toyota a marca substituiu os restantes não sei…
      Audis A3 de 2005 com problemas de perda de bateria que não sabia o que seria… sei de dois que não foram reparados e foram para abate… sem solução…
      entre outras coisas… problemas todos têm e a evolução existe… desde que se mantenham as ligações, que se possam adaptar as mesmas a modelos mais antigos, etc o resto é conversa… e com o tempo ficarão mais baratas as baterias….

      O que me intriga é… todos o material para fabrico de baterias não é infinito, ou seja tem uma extracção penosa para a Natureza e para nós, tal como a maior parte das reservas estão no mar, como podemos mudar para algo que sabemos que não poderá durar mais do que o petróleo?

      a meu ver terá de haver outra tecnologia que ajudará a que possamos reutilizar ou reaproveitar as baterias em final de vida… H ainda não é solução… demasiado dispendioso e inseguro…. mas talvez seja a solução…

      Entretanto, vamos assistindo a birra da Europa e dos verdes na ecologia que não é bem ecologia….enfim…

      • Yamahia says:

        “…Audis A3 de 2005 com problemas de perda de bateria que não sabia o que seria… sei de dois que não foram reparados e foram para abate… sem solução…”
        Então mandam carros para abate pq acaba a bateria? E comprar uma portátil de arranque por 40€ não resolvia?

        • JL says:

          Toda a vez que chega ao carro tem de ir dar encosto ao carro, o problema não está na bateria,.está no carro que está sempre a gastar a bateria.

          • Yamahia says:

            E isso é caso para deitar os carros no lixo?
            Na volta até era o rádio que ficava a deixar passar corrente, mesmo com a ignição desligada…
            Enquanto não descobrisse a causa dava encosto, oras. É com cada maluquisse que se vê neste mundo 😛

          • JL says:

            Se o quer é ir buscá-lo há sucata, isso não passa de um carro electrico que usa combustível, é que nem se pode chamar híbrido.loool

            Não é você que diz que os fabricantes não divulgam informações de como reparar os carros ? Então tem aí a prova que nos a combustão também é igual, já que não descobriram o problema. Looool

      • JL says:

        Tem também os podretech e os motores dos vw siroco, esses então are faziam fila nas oficinas dos concessionários para mudar motores em garantia, entre os 40 e os 80 mil partiam.

  9. Manuel Almeida says:

    Bem podem dizer o quiserem dos carros elétricos ,mas como estão segmentados não é carro para mim se for para andar em viagens com mais alguns km,tem vários problemas,os carros elétricos dão bem para zonas como o Vaticano e o Mónaco.

    • JL says:

      Sim claro, deve ser mais uma pessoa que faz 1000 KMS por dia, há muitos assim por aqui.

      • Mauro says:

        Porque é fácil falar de “avanço” quando não se apresenta uma alternativa concreta que faça sentido para todos. Nem toda a gente pode, ou quer, mudar já para um elétrico, e isso não faz dessas pessoas inimigas do progresso.

        Lá porque hoje estás rendido aos elétricos, não apaga o passado em que só existiam os a combustão e muitos desses modelos ainda hoje são robustos, fiáveis e perfeitamente seguros, mesmo sem a parafernália eletrónica moderna.

        Ninguém aqui está a defender fazer lixo ou agarrar-se ao passado por teimosia. A maioria quer apenas que, quando for para trocar, haja uma opção que realmente compense em autonomia, fiabilidade, preço e infraestrutura de carregamento.

        Portanto, em vez de agredir quem pensa diferente, tenta perceber que há várias realidades. E não é por alguém ainda não acreditar a 100% nas capacidades dos elétricos que está errado. Está apenas a ser prudente e isso também é inteligência.

        • JL says:

          E porque haviam de mudar todos ?

          E quem falou em inimigas ? Está -me a parece que você funciona tipo rebanho, só faz o que outros fizerem.

          No passado também existiam eléctricos, aliás, um argumentos dos haters é que os eléctricos apareceram primeiro.

          Eu agredi onde ? Quem está aqui a agredir são aqueles que não querem e e sentem intimidados pelas verdades.

          • Mário says:

            Prove la? Mostre lá?
            Onde é que isso está escrito? Só vai no que os outros dizem, não consegue provar nada

          • JL says:

            O que quer que mostre ?

            Por não ir no que outros dizem é que você embirra comigo, já lhe disse que nem todos vão em rebanhos.

          • Mário says:

            Por isso é que não fui no rebanho dos elétricos. E você foi
            Tanto que foi que diz que tem uma frota deles em casa.

          • JL says:

            Mas qual rebanho dos eléctricos ? Isso existe ?

            Tanto que anda sempre aqui a inventar, tenho tantos como a maioria das pessoas.

          • Yamahia says:

            Então não existe @JL?
            Basta observar certos comportamentos.
            Por ex. na Tesla vem o pastor e diz q hoje é para reunir no curral de Fátima. Depois das instruções dadas pelo pastor, vai tudo acender luzes para um descampado antecipadamente escolhido pelo pastor.

            Isto é comportamento de rebanho, desculpe lá.

          • JL says:

            Certos comportamentos ? Onde ?

            Ah então também anda nesses rebanhos ?

            Nunca foi a concentrações ?

            O que não vejo é a malta dos eléctricos andarem em artigos de veículos a combustão a inventar. Lol

        • Yamahia says:

          Como disse a Helena, quando vamos para o Algarve e vemos dezenas de Teslas parados à espera para carregar, até podíamos achar que aquilo era espetacular, se só conhecêssemos carros de bois.

          • JL says:

            Curioso, nunca vi, a não ser numa notícia.

            Mas no Algarve e em altura de férias vê se muita bomba abarrotada e com filas de dezenas de carros para abastecer.

            Até podíamos achar isso espetacular, mas é estranho quando dizem que abastecem em 5 minutos.

          • Yamahia says:

            Os combustão não precisam parar. E mesmo que precisassem não era nada disso que vc está para aí a aldrabar.
            E mesmo sem bichas, os elektros esperam e desesperam:
            https://pplware.sapo.pt/motores/ue-aprova-flexibilizacao-para-as-fabricantes-cumprirem-os-objetivos-de-emissoes-para-2025/comment-page-1/#comment-3686218

          • JL says:

            Não precisa de parar porquê ? abastece em casa ?

            Mas esperam onde ? não entendi ? o cartão do rapaz não funcionou ? que fila tem ai ?

          • Yamahia says:

            Até podia ser em casa, mas o que lá tenho normalmente só dá para a ida.
            Então o mais normal é no caminhos daqueles sítios onde se compram as coisas para abastecer a despesa, tá a ver?, há sempre umas boxes onde se fazem breves pit-stops e tenho logo para 2 vai-vens ao Algarve.

            Qt aos tristes da foto eles estavam convencidos que a loja estava a consumir toda a potência disponível por causa do calor e tinham o AC no máximo. Queriam q desligassem para ver se era essa a causa.
            Na verdade atestei de água (ainda leva um certo tempo, são 7 litros e aquela mangueira deita pouca água, é anti-lavagens oportunistas), juntei o detergente concentrado, deitei as embalagens no lixo e eles lá ficaram à espera do milagre. É a vida.

          • JL says:

            Então quer dizer que faz o mesmo que os outros, abastece fora de casa e perde tempo na mesma.
            .

            Portanto saiu de casa para ir buscar água, depois fala do tempo que os outros perdem. Looool

          • Yamahia says:

            Vai na volta não tinha água em casa. Lol

            Não pá, dá muito mais jeito desviar para uma bomba qd estamos em movimento..
            Vc pode achar estranho, mas o que não faltam são bombas no nosso caminho. Isto não é a Tesla q tem desviar da rota para usar.

          • JL says:

            Ah afinal pára quando está em movimento, estranho.

            Mas teve de desviar da rota, ao que parece não fica na A8, teve de sair, entrar na en11x, depois ainda teve de ir à outra rotunda e voltar atrás para voltar à a8, portanto o mesmo ou mais KMS que um Tesla tem se fazer, isto apenas para meter água no radiador, agora imagine o que tem de fazer para atestar os outros consumíveis num a combustão. Loooool

          • Yamahia says:

            Radiador? Lol. Agora os limpa parabrisas usam o líquido de refrigeração?
            Não desviei coisa nenhuma. Ia ao Tojal e aquele era o meu caminho.

        • David G. says:

          Completamente de acordo consigo @Mauro, e não descredibilizando tb o @JL.
          Acho que há muita malta que não entende… um lado ou o outro…
          Facto, é que há aqueles que tem possibilidades e mudam para o que o vendedor lhe apresenta… anda 4 anos e muda… Há aqueles que tem carros há 20 anos e continuam com esse mesmo… e não quer dizer que não tenham possibilidades,.. apenas acham que gastar resmas, paletas de dinheiro em algo que não lhe oferece nada… pq simplesmente não lhes interessa…. não ligam a isso…
          a malta nova gosta do som vrum vrum e uns drifts e uma 200km/h, depois das uma mal dada e vem o primeiro rebento e ups tá na hora de assentar e mudam… ou então ganham muito para sustentar os vários carros e vícios…. A gasosa está cara, e já não dá para ter carros que fazem 300km para dar uma galhas… e andar a transpirar entre mortes e multas…. e não saber se no dia seguinte somos vivos ou se ficaremos paraplégicos….
          Depois há os amantes que nada fazem… apenas gostam de acordar e abrir a garagem apenas ouvir o som… depois seguem no bolinhas económico para o parafernália do dia a dia… e em alguns casos chega a uma altura que desfazem-se deles porque manter custa… depois há os endinheirados que colecionam… mas esses têm uma vida que não temos…

          Para já eu vou vendo e sentando o rabo la de século a século num AMG GTS, ou num M5 ou M3 mas não sou eu que tenho de os sustentar… mas fico feliz por quem os tem… sempre ainda vou gozando um pouco da minha juventude… mas no dia a dia… vai um eléctrico pq a vida está cara… e este comprado a bom preço, faz os KM necessários, dá pouca despesa e até ir para a sucata… espero que demore muito tempo… ou que alguém lhe pegue lume (algum louco que não atine com o Musk e que pense que somos todos iguais) e eu aproveite para mudar para outro idêntico… até lá boas discussões e divirtam-se ….

          Contudo, usem o que quiserem, o que vos servir melhor pq os grandes estão-se a marimbar para se é verde ou não… querem é que compremos carros…. e eles estão lá a rir-se de nós…

          PS… qualquer coisa… ide beber uma jola e aproveitem o bom tempo…

          • Mário says:

            O JL não entendeu isso. Isso é mentira.
            Ele acha que quem não tem elétrico ou não está disposto a trocar de carro de 5 em 5 anos não é boa pessoa.
            Mas ele.como gosta de ostentar a riqueza do tipo olhem aqui o meus 4 teslas, e carrego numa casa com 80 anos e sou o maior da minha aldeia.. aí está tudo bem..

          • Mário says:

            O JL é aquele que acha que o nosso governo acorda a pensar no ambiente..o que não é verdade, querem é lá dinheiro.
            E tbm é aquele que acha que toda a gente tem sítio para carregar os elétricos. Ainda esta semana na zona industrial onde trabalho ardeu um cabo de baixa tensão porque não contavam com tanta potência em simultâneo.. carros a carregar, ACs, e demais consumo, e puff fez se o Chocapic.
            @JL vem lá.com a cassete do “prove” e onde está? E n sei quê.

          • JL says:

            Aqui quem troca de carro de 5 em 5 anos é você, não eu, o meu mais novo tem 11.

            E não são 4, é 1.

          • JL says:

            Claro que não consegue provar, já sabe muito bem as invenções que faz por aqui.

          • Mário says:

            Então mas você é que disse que tem 3 ou 4 elektros em casa..
            Ainda há pouco tempo disse que tinha comprado um. Deixe de ser farsolas.

          • JL says:

            Eu disse que tinha 1 carro, uma carrinha e uma scooter eléctrica, portanto nunca disse que tinha 4.

            Sim, tinha comprado um usado, e com bem mais de 5 anos, provavelmente de alguém como você que troca de 5 em 5.

  10. Paulosul says:

    Marketing

  11. Zeca says:

    Vão lá enganar outros… Puto marketing. Depois já anda aí o desocupado a a vender a banha da cobra.

  12. CACMC says:

    Se alguém viu o vídeo, este é altamente depreciativo dos carros elétricos, qualquer carro elétrico a 120 Km durante quase todo o percurso gasta mais do que o construtor anuncia, este carro tem uma bateria a mais de 90%, se o percurso tivesse sido feito a velocidades mais baixas, DARIA DE CERTEZA bem próximo do valor anunciado pela Tesla. Tenho um ZOE com quase 130.000 km, quase 10 anos e a bateria está quase nos 100%, como já tinha dito aqui, há uma oficina de elétricos em Portugal com 2 ZOE’s com 700.000 km cada, e a bateria ainda é a de origem. Claro que há pessoas que aqui já referiram que se estão borrifando e carregam as baterias de 0% a 100% quase sempre e em carregadores rápidos, porque é leasing, mas se o carro for de alguém que carrega em casa todos os dias quando chega e só até aos 80%, a bateria estará quase nova, mesmo após 10 anos.

    • JL says:

      Sim, e tem essa parte, portanto este Tesla está novo.

    • Yamahia says:

      Dois ZOE com 700 mil km e baterias de origem? Isso soa a conto de fadas. Queres meter fontes ou ficamos só pelo “juro que é verdade”?

      • JL says:

        Com 400 mil já vi um, com 300 mil tenho um na família.

        As baterias do zoe é material de guerra.

        • Yamahia says:

          São…são
          ”…For city driving: In mild weather it’s normal to use around 15-16 kWh/100 km. When it’s really cold outside (sub-zero C temps), you will get to around 18-20 kWh/100. So you are still
          to be able to make around 90-100 km from a single charge, or more when it’s around 25-30 degrees outside. …”
          https://www.reddit.com/r/RenaultZoe/comments/1g5nwjh/battery_draining_extremely_fast_while_driving/
          Então não são?
          Claramente ali o amigo @CACMC, foi engrupido pela gaja da oficina ao comprar um elektro já sem garantia de bateria e ainda hoje acredita da história da vendedora.

          • JL says:

            Esteja descansado, não temos cá temperaturas dessas, e nessas temperaturas até duram mais.

            Claramente que o seu lobby ficou tão intimidado com o relato dele que tenta a todo o custo negar.

          • Yamahia says:

            Como é q é?
            Não temos por cá temperaturas entre os 25 e os 30 graus para permitir que o ZOE consiga fazer 90 km em cidade?
            Pode reconfirmar a ver se percebi bem?

          • JL says:

            Então não leu o que postou. Looool

          • Yamahia says:

            Isso é o q está postado.
            O ZOE e capaz de fazer 90a 100 kms se estiverem temperaturas a ronda 25/30⁰, se estiver frio é melhor ir a pé.

          • JL says:

            Ou não:

            “When it’s really cold outside (sub-zero C temps), you will get to around 18-20 kWh/100. So you are still
            to be able to make around 90-100 km from a single charge, or more when it’s around 25-30 degrees outside. …”

            Portanto se estiver abaixo de zero faz 90 a 100 KMS ou mais quando 25 a 30 graus, qual é a dificuldade de ler isto ?

          • Yamahia says:

            Foi o que eu disse. Se estiver frio, o melhor é ir a pé!

          • JL says:

            Não, que eu saiba você disse isto:

            “O ZOE e capaz de fazer 90a 100 kms se estiverem temperaturas a ronda 25/30⁰, se estiver frio é melhor ir a pé.”

          • Yamahia says:

            É isso aí,
            Já disse 3 ou 4 x’s a mesma coisa com ligeiros ajustes de vocabulário e transcreve o testemunho do user ZOE. E vc volta sempre a bater na mesma tecla. O que é que não percebe?
            Mais uma vez: – se estiver frio, o carro não consegue percorrer os kms necessários para a viagem. No entanto, se a temperatura for amena, o carro já consegue fazer 90 a 100 km, que, em princípio, são suficientes para completar o percurso.
            Quer que faça um desenho?”

          • JL says:

            Eu transcrevi, você inventou.

            Errado, se estiver tempeturas abaixo de zero o carro faz 90 a 100 KMS, se estiver 25 a 30 faz mais.

  13. olarecas says:

    O que ainda andam com a conversa dos eletricos?! Isso é apenas um enterro adiado

  14. Silva says:

    Estão a falar de baterias NMC (Níquel, Manganês, Cobalto), carro em questão.
    Venha um teste de LFP (Fosfato de Ferro de Lítio).
    Isto é como comparar motor a gasolina e gasolio.
    Quando se compra um carro elétrico atenção a tecnológia da bateria.

  15. Rachaminoff says:

    Mas faz sentido falar em kms ? Pergunto. Será mais correto em ciclos de carregamento ? No caso dos termicos não seria correto falar em horas de trabalho? Penso que se estuda algo parecido em engenharia.. ppl esclarece-nos sff. Obrigado

  16. Rachaminoff says:

    Já percebi que és um brincalhão com resposta resposta tão taxativa. Para nós continuarmos divertidos , responde à 2 parte da pergunta e motores/máquina o correto é km ou horas de trabalho?

    • JL says:

      Nos térmicos faz mais sentido os kms, porque quanto mais kms faz, mais desgaste tem, até em velocidades maiores, horas de trabalho é usado em máquinas que trabalham sempre no mesmo ritmo.

  17. Victor says:

    Ena pá! Que discussão interessante!
    Mas ja nao consigo ver o meu comentario e uma resposta.
    Paciência!

  18. Victor says:

    Concordo que os EVs podem ser uma solucao logica, em custo e, um pouco, ambientalmente … para certos tipos de necessidades.
    No meu caso, de momento, nao faz sentido o investimento em ev. E, como disse, desconfio que sou mais amigo do ambiente com o meu diesel bem mantido e que, no máximo, faz 12.000 km/ano (no total, ainda nao chegou aos 400.000 km): continua a amortizar a sua pegada ecologica.

    Vejamos: todos poluimos. A questao é escolher o mal menor. Falemos de evs contra carros com motores alternativos. Os dois poluem igualmente com pneus (cerca de 1/3 da poluicao total) e com travoes (idem 1/3, quando o ev trava carregando a bateria, fica com alguma, pequena vantagem).
    Falta o “terço do motor”. Dada a desgracada da pegada ecologica com motores eléctricos (usam terras raras) e baterias ( nem vale a pena falar!) e onde vao buscar energia para carregar as baterias? Tenho duvidas que o meu, apesar de gerar CO2, tenha pegada geral mais penosa para o Ambiente

    • JL says:

      Mas amortiza como ? Se ele continua a fazer poluição ?

      Desgraçada pegada ecológica dos motores eléctricos ? Por acaso já existe muitos que nem usam terras raras.

      E onde o seu vai buscar energia ?

      É fácil concluir que os que amortizam a pegada são os eléctricos e não os a combustão.

      • Yamahia says:

        Qd se vê baterias de carros novos a serem jogadas no lixo pq a marca não disponibiliza códigos de reparação a terceiros pq é segredo, não estou a ver como recuperam.

        ‐—

        A última é q a BYD anda a matricular carros pressionada pelas alucinação das metas que tb se manifestam na China.
        E depois injecta-os no mercado de usados com zero kms.
        Maravilha

        • JL says:

          Quem é que não disponibiliza isso ?

          • Yamahia says:

            Este assunto já foi abordado aqui no Pplware. Você é muito esquecido quando as verdades não lhe assistem.
            Como disse as baterias de carros elektros quase novas são descartadas devido à falta de códigos ou informações técnicas por parte dos fabricantes em resultado de pequenos sinistros.
            Carros da Tesla (principalmente esta) mas tb BMW, Nissan e Hyundai, são enviados para sucata após colisões relativamente leves. Isto deve-se ao elevado custo de substituição das baterias, que podem representar até 50% do valor do veículo, tornando a reparação economicamente inviável para as seguradoras.
            Um dos principais problemas identificados é a integração estrutural das baterias em alguns modelos, como os da Tesla, o que dificulta ou impossibilita a sua remoção e reparação. A falta de acesso a informações técnicas detalhadas por parte dos fabricantes também impede oficinas independentes de avaliar e reparar adequadamente estas baterias, levando ao seu descarte prematuro.
            Em resultado desta situação. Os seguros aos carros em geral foram agravados incluindo ICE’s que nada têm a ver com estas parvoíces.
            Foi a formula encontrada pelas seguradoras, ratear os elevados custos por todos os prémios) para não agravarem demasiado os prémios aos elektros (o lobby climático é terrível)
            https://cars.usnews.com/cars-trucks/features/ev-batteries-junked-instead-of-recycled

            A UE já tomou medidas. Mandou criar um BI/passport para as baterias. Mas só entra em vigor em 2027.
            Até lá vamos todos continuar a comer com a bucha por culpa dos elektros.

          • JL says:

            Mas isso é mentira, existe suporte para todas as marcas, basta consultar as máquinas de diagnóstico.

            Só o título diz logo a falsidade, que são lixo em vez de recicladas, diga isso ao Centi, à evolution, entre outros tantos que fazem recondicionamento de baterias de carros e até de baterias estacionárias com baterias de carros.

            O que era inviável para as seguradoras é a falta de mão de obra para as reparar, coisa que muitos locais já existe.

            Estamos a falar de uma tecnologia que evolui, não de carros a combustão que pararam no tempo.

          • JL says:

            Então que bucha é que você come ? Qual é o seu ?

          • JL says:

            Carros da Tesla ? Loooooooool , é que bateu logo naquela que fornece mais dados e suporte as baterias, por acaso já consultou os manuais de serviço que são públicos da Tesla ? Sabe quanto custa o software de diagnóstico da Tesla ? Que faz todos os processos de troca de equipamentos ? Até upgrades de baterias, ou seja, num 70 meter uma bateria de um 100.

            Quando as outras, é consultar a Autel, até têm uma maquina de diagnóstico específico para eléctricos com todas essas ferramentas e teste.

            Não se enterre mais, como sempre.

          • Yamahia says:

            “…, diga isso ao Centi, à evolution, entre outros tantos que fazem recondicionamento de baterias de carros e até de baterias estacionárias com baterias de carros. …”
            Sim, sim, já todos conhecemos essas histórias:
            https://www.telegraph.co.uk/news/2024/05/08/electric-carmakers-break-law-collect-scrapped-batteries/

            Quanto à bucha…
            “…(ICE) car increased from £514 ($653) to £676 ($859), by 31 percent…”
            https://www.instituteforenergyresearch.org/renewable/ev-insurance-premiums-in-the-uk-cost-twice-as-much-as-those-for-gasoline-vehicles/

            Qt ao resto, é só o @JL, ou quem quer que seja que esteja por detrás do nick a meter água, como sempre. Qualquer dia já nem é preciso confirmar nada. É só ler o que ele diz e assumir o contrário. Dá jeito, funciona como bússola… mas apontada para sul! 😛

          • JL says:

            Essa noticia é velha e não é de cá:

            https://www.centi.pt/armazenamento-geracao-de-energia

            https://evolutionsbc.pt/conversao-de-baterias/

            Para ICE ? normal, ficaram mais caras e também devido ás baterias que também usam nos sistemas hibridos.

            Acorde para a vida, desde de ser do século XX.

          • Yamahia says:

            Uma notícia de Maio de 2024 é velha? LOL
            E
            Onde é que essas 2 empresas reciclam baterias q se encontram a verter veneno no solo dos sucateiros?
            Tem que me explicar isso melhor.

          • JL says:

            Sim, é velha tendo em conta os desenvolvimentos sobre este tema.

            Quem falou em reciclar ?

            Mas já que fala nisso, o centi também desenvolve essa parte

            Encontram onde? Mostre ?

            Veneno tem você nessa cabeça.

  19. Pereira says:

    O dois principais problemas dos eléctricos,:
    1º é a bateria que custa muito e claro a respectiva autonomia, isso será aos poucos ultrapassado, pelos vistos por outras baterias sem serem de lítio, mas não sei se chegarão ao preço dos motores!
    2º Para quem não tem garagem, muitas vezes é difícil encontar um carregador vazio, principalmente nas Auto-Estradas, e a matemática não perdoa, quantos mais eléctricos mais difícil será!
    Já agora, obrigar as bombas de gasolina a terem posto de carregamento, não será ditadura?

    • JL says:

      As baterias já há muito tempo que são mais baratas que os motores.

      Quantos mais eléctricos mais carregadores vai haver, estão a aumentar a um ritmo de 60 por semana.

      Ninguém obriga as bombas de gasolina a terem posto de carregamento.

  20. Pedro P. says:

    Vamos ser realistas, não existe tecnologia perfeita e os EVs têm os seus próprios problemas.

    Os carros a diesel e gasolina ainda são essenciais para muitas pessoas e situações. Os híbridos também têm o seu lugar. Em vez de tentar forçar uma única solução, devemos valorizar a variedade e deixar que cada um escolha o que melhor se adapta às suas necessidades.

    Os EVs podem ser bons para alguns, mas não são a resposta para tudo.

    • JL says:

      E é isso que acontece, existem diesel, gasolina, GPL, híbridos de várias tecnologias, tudo que pode comprar, não há nenhum forçar para uma tecnologias.

      Entretanto vão passar a dar, a tecnologia evolui.

  21. cAPEX says:

    Mais areia para os olhos.

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