Setor dos elétricos está muito perto de uma guerra de preços, alertam especialistas
Com a procura de carros elétricos a cair, aproxima-se uma aguerrida concorrência por via da tática que poderá cativar mais consumidores: os preços. Especialistas estão preocupados com a indústria alemã, especialmente.
Os consumidores não estão a seguir o caminho dos elétricos à velocidade esperada e, por isso, a procura por modelos eletrificados, na Europa, está a diminuir. Isto significa que as marcas estão a acumular stock nos seus concessionários. Este é, na perspetiva de especialistas, o cenário ideal para o início de uma guerra de preços fervorosa, na qual a concorrência chinesa parece querer marcar o passo.
De modo a tentar compensar os danos que resultaram do fim dos incentivos à compra de carros elétricos e procurando evitar o colapso das vendas, várias marcas estão a oferecer descontos significativos.
De entre elas destacam-se as fabricantes chinesas de elétricos, desde a Great Wall Motor, até à BYD, que lutam para ter (cada vez) mais relevância na Europa. Efetivamente, estas têm tentado, a vários custos, ganhar quota de mercado por cá.
Na perspetiva de analistas da indústria automóvel alemã, vocalizados por Constantin M. Gall, especialista em mobilidade da EY, "a procura quase não existe, está a chegar perto de zero". Para eles, a indústria automóvel alemã está a enfrentar "uma confusão".
Estamos nos estágios iniciais de uma guerra de preços.
Disse Michael Ziegler, presidente da associação do setor automóvel de Baden-Württemberg, referindo-se, especialmente, à Alemanha.
A guerra de preços dos elétricos, na Alemanha e, também, na Europa, não é alimentada apenas pelas fabricantes chinesas, tendo também cunho das ocidentais, que têm conduzido descontos outrora inacreditáveis, de modo a responder à ofensiva asiática, competitivamente.
“a procura quase não existe, está a chegar perto de zero”.
O melhor é venderem tudo em saldo e fecharem a loja.
E já agora os reguladores do ambiente acabarem com esta patetice dos créditos do carbono e dedicarem-se à pesca.
Exato, e assim a tesla, byd e outras nem precisam de conquistar o mercado, e assim os alemães vão de vela.
Já agora, se não fosse essa patetice, hoje só tinha carros a gasolina a mamar 10 e 25 litros aos 100.
Sim, a evolução nos a combustão só se deu porque foram obrigados.
Tive um elétrico da tesla. Vendi-o no final de 2021, e voltei para o diesel.
As razões foram várias, mas no final das contas, o elétrico para mim não compensava.
Dada a depreciação dos carros, não me arrependo da decisão.
Ah sim, então que tesla era ?
Exacto, desde que lhes espetam com os impostos respectivos e lhes cortem todas as benesses.
Hein ?
Esse resposta era mais acima. Queria responder a BYD e Tesla ficarem com com o caminho livre.
E sublinho que por mim td bem desde que paguem o que é devido em impostos e já agora que deixem de oferecer créditos de carbono ao MrMusk.
Eles têm os mesmos impostos que todos os outros.
Benesses também não têm, querem é meter dificuldades devido à produção fora da europa, espero que façam o mesmo aos europeus que produzam na china, apenas por questões de igualdade.
Só oferecem porque querem, façam o mesmo. Se não fazem é porque não querem ou não conseguem, agora devemos limitar os inovadores pelas limitações e preguiça de outros ?
O q os europeus produzem na China é vendido na China, já lhe disse.
Só o artista do Musk é q continua a trazer de lá, inclusive Y’s apesar de ter fábrica cá.
Errado, até a mercedes, bmw tem lá fabricas de peças, até a audi.
Não culpe apenas um apenas porque não é contra aos eléctricos.
JL.10 a 25 aos 100 mas tinhas algum Ferrari.? Tenho carro a gasolina e consome no máximo 7
Nop, meu pai tinha um Ford que gastava isso, era um 1600 CC.
Um Ferrari gasta isso se andar a 60 kmh.
Um ford 1600 gasta 25 aos 100? Dass.
Tenho um 1600 já entradote e qd o levava para Almeria, fazia-me 50 litros até à BP de Albufeira.
E vinha bem carregado de pessoas e carga. E sempre a rasgar.
Portanto esse ford tinha o depósito roto. Eheh.
Carros mais antigos.
A minha Tia tinha um Toyota 1200 amarelo (mesmo à gaja eheh), onde dei os 1⁰s toques e aquilo não gastava nada de especial.
E de facto não gastava. Não é só impressão minha, fui agora confirmar:
Consumos – Extra-Urbano:5.5 L/100 km
De 1960 sim.
Aos preços que os BEV estão é difícil ao consumidores médio comprá-los.
Logo que estejam perto do preço dos ICE eu creio que as vendas subirão muito, até lá ficarão reservados aos mais entusiasta ou consciencioso com o ambiente.
O problema dos elektros não está apenas no preço.
Dito por quem não tem nada contra eléctricos.
Looool
É o que me é dado a assistir e não me apoio em ” haters” como sabe.
Não ? curioso, ainda ontem ou no outro dia colocou aqui um vídeo de um.
Esse foi para mostrar q ao fim dos 9 anos a bateria dos elektros já está toda mamada. Não é uma exclusividade dos LEAF.
Já agora era giro acompanhar a evolução desse projecto q só por acaso vem na linha de algumas discussões neste tópico.(aquilo é para recuperar)
Está ? Onde ele confirma que está mamada ?
Só aparecem baterias mamadas quando são haters a apresentar, curioso…
Qual projecto ?
Para si uma bateria nc está mamada, já vi.
-Levar 7horas para carregar num PCR até 50% não significa q está mamada?
-Depois indicar q sao precisa mais de 24 horas para carregar os restantes 50% não é sinónimo de bateria mamada?
-Não conseguir subir a CRIL quando a bateria está nos 30% é sinónimo de quê?
Agora já percebo seus critérios .
A casa está a arder mas está td bem, lool
O projecto de reabilitar a bateria. Se calhar até vai ficar barato e vc fica todo contente. Já vi q vc só analisa o copo meio vazio.
E você acreditou que levou 7 horas ? Looooooll
É sinônimo que tem problemas, mas não quer dizer que esteja mamada.
Quer dizer então quando tiver um entupimento no motor do chaço e ficar com pouca potência, tem o motor mamado, logo tem de trocar por novo.
Há dezenas de situações para isso acontecer, mas para isso é preciso ser visto por um técnico, e não por um troca peças.
Eu não analisei nada, não vou abrir videos de gajos que começam por dizer :”malta dos eléctricos, este video não é para vocês” , até fui bem mandando. Looool
Reabilitar a bateria por um troca tintas ? Loooooooool, estou a ver que vou ter vídeos para me rir.
Aproveite. No entanto ele já resolveu num igual. Se calhar não é tão hater como vc pensa.
Já o tiBastos que não e hater, resolveu porra nenhuma e perdeu 2 dias só em deslocações. Ele e as pessoas que levou atrás dele para o levar e trazer de volta lool
Já, já. Looool deve entender muito da poda.
O tibastos fez um diagnóstico, nada a ver, e ficou a saber das possibilidades.
Mas já começam a estar perto dos ICE, o Model 3 é dos carros mais baratos do seu segmento, no segmento C o Megane a 33k e o MG4 a 29k já não estão absurdamente distantes dos ICE equivalentes e há que ter em consideração que com um Eletrico se fizeres os KM médios nacionais poupas facilmente 1200€ ano, que te pode permitir aumentar um pouco a prestação do carro se for necessário…
Para quem quer comprar, acha que está muito longe! Pelo menos os preços estão muito longe daquilo que as pessoas podem comprar (sem hipotecar as suas vidas, claro)!
Os stocks estão a acumular mas as vendas de BEV e PHEVs, um pouco por toda a europa, não param de crescer. LOL
De certeza?
E PHEVs são carros a combustão. Nada de misturas sff.
São carros híbridos, nada de misturas com os a combustão.
Sim 95% a combustão e 5% modo elektro(5%nos dias bons pq de contrario é 1]0% a combustão a gastar mais pq tem mais peso que um puro combustão. Mas o que importa éser elwgivel para os subsídios, que se lixe o leso extra. eheheh)
É assim que conduz o seu ?
Ou é apenas por embirração ?
É assim q vejo no meu circulo de amigos . Foi assim q cortaram os subsídios em determinados paises para este tipo de carris.
Seria assim q utilizaria caso usasse um desses carros.
Nem dá para grandes questões. Esperar 4ou 8 horas para nem chegar à praia do Meco e nem sequer conseguir voltar …td dito.
Então se quiser ir à praia da Comporta passa o fds agarrado à ficha não faz praia e vai trabalhar de Uber 2ª Feira.
Portanto é comutar para combustão e acabaram-se as condicionantes.
Um híbrido leva 4 a 8 horas a carregar ? Como quer que acredite nos seus disparates quando nem sequer dados fiáveis fornece ?
Qual é a sua dúvida? Bateria para não mais de 30 kms.
“Numa tomada convencional, este tempo pode estender-se até às cinco horas”
https://www.turbo.pt/mercedes-e-300-de/
Quer carregar isso onde? Num PCR?
Manda o artigo e não o lê ?
Para carregar em 8 horas só se fosse a 1500 wh / wh, os plugin aceitam desde os 6 a 32 amperes, e alguns até carregam DC sim.
Os plugin são para fazer o dia a dia, para viagens usem o motor a combustão. Se usarem dessa maneira já fazem muito.
Pois, mas não usam e este artigo até explica porquê, em linha com o que já lhe tinha dito.
Por ex. Se eu tivesse um híbrido a usar a tomada da garagem, teria que bloquear 2 carros e 3 motas caso o hybrid não fosse o 1⁰ a sair. Isso entre outros condicionantes faria com q me estivesse a borrifar para os carregamentos e é o q acontece na vida real.
Então se eu estacionar um diesel no mesmo lugar como é que os outros passam ?
Vc aí em família pode escolher qual o veiculo que vai sair 1⁰ no dia seguinte.
Se tiver um PHEV terá q ser forçosamente esse a sair 1⁰, se o quiser carregar.
Foi só mais um exemplo que entre estar-me a chatear com isso e ter liberdade para sair mais tarde ou mais cedo, prefiro não me chatear e não pôr a carregar.
De resto, por esta ou por aquela razão, as pessoas não carregam os PHEV’s. Não precisa ser esta. Esta sei que seria uma condicionante para a minha realidade., que ate aparenta ser das menos desfavoráveis. Outras pessoas terão outras realidades e consequentes limitações.
Não entendi o exemplo, até parece que os cabos de carga são como as mangeiras das bombas de abastecimento, têm apenas 1.5 metros .
LOOOOL
Exemplos seus, são sempre ilariantes.
Carregam, compram um carro que não usam, devem ser do seu tipo, compram coisas que não usam.
Desde q tenha descontos no ISV compra-se. Mesma motorização e tal por menos uns largos milhares. Tá-se bem.
Mas eles não têm desconto no isv.
Então mas compram carros mais caros só por terem desconto num imposto ? Onde no final ficam mais caros na mesma ?
Loooooool
Sim a procura diminui para os legacy que tem produtos de caça a preços anedóticos:):):) entretanto a Tesla agradece aos legacy bem como os fabricantes chineses, enfim.
Se fossem só os “legacy”… A BYD vai entrar a toda a força com os PHEV que os elektros não estão a render e a Tesla já esta a mandar pessoal para casa pq não há trabalho para todos.
Onde dizem que não estão a render ?
Por não estar a resultar resolveram tentar a ofensiva PHEV. Ou pensa que é por acaso?
Os elektros vão mandá-los para o Brasil. Já quase todos os youtubers têm um Dolphin para dizer bem da mecânica.
Não está a resultar ? Onde ? Já vendem quase tanto como a Tesla, deixe de sensacionalismos, há anos que a Byd tenta meter híbridos no mercado europeu.
Estamos a falar da UE.
E sim a Tesla já foi comida pelos elektros da BYD no Q4 de 2023.. Nc mais os agarram agora.
Exacto.
E depois ? Ainda bem que foi comida, isto só os fax mexer e ver de lançam o model 2.
Concorrência é bom para os clientes.
Espere sentado.
Não é preciso cadeira, não existe anúncio oficial mas que vai haver novo modelo é certo.
Mais um hype a q ja estamos habituados. Deve ser tipo CT anunciada em 2018 e aparecida em 2023.
O anuncio de um modelo não tem nada a ver com o ano do seu lançamento.
A CT já tinha ano de lançamento e foi o que se viu. Este possivel nem sequer tem ano.
Tinha ? Então mostre lá o anúncio sobre o ano de lançamento ?
Em Angola é ao teslas pessoal tem muito sol
Quando a malta começa a ter os problemas das baterias, que basta descerem aos 70% da capacidade (desgaste) têm de ser trocadas, ou um simples acidente que toque nas baterias, o custo de substituição é muito elevado. E é aqui que vão começar a perceber como não compensa,
Exemplo dum que conheço tem um EV opel corsa, já com 250 mil km com 3 anos…. e já substituiu por duas vezes as baterias, que são basicamente metade do valor do carro.
Ele diz que assim não compensa….
Ahahah, que tanga… Faça é as contas primeiro se quer que uma mentira seja mais credível…
Quais contas ?
Tem de ser trocadas porquê?
Não compensa e continua a meter baterias ?
……..Em 3 anos 250km…. portanto 224km todos os dias e 6944 km por mes, acredito que essa pessoa nem trabalha
Ahahah exatamente o que pensei, há com cada um…
Ainda não viste o Australiano do model S
Que no mesmo tempo fez o triplo dos kms.
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Até te apagas. looolol
No mesmo tempo ? de 2018 ?
Curioso porque só levam baterias à bruta aqueles que ninguém ouve falar.
E já lá vão 7 em 19!
Um paladino deve estar sempre atento e lutar pelo amor em que acredita, mesmo que que não saiba sequer o que é eficiência
Quem não sabe o que é eficiência é o senhor, confunde eficiência com consumo. Ahahah
Seria interessante não vulgarizar o termo “guerra” em qualquer notícia. Digo eu que não percebo nada disto.
Avisem quando essa “guerra” chegar a Portugal…as margens são sagradas e o “povo” gosta!
Não me parece razão para um “alerta”!
“lutam para ter (cada vez) mais relevância na Europa”
Não é cada vez mais relevância, não têm relevância, ponto.
O caminho é reduzir preços, reduzir capacidade dos motores. Para que preciso eu para o meu dia-a-dia de um carro que percorre dos 0-100 em 3.6 segundos?
Eu costumo pensar que aquela malta que me ultrapassa nas autoestradas para 50m a seguir travar de forma a poder entrar na rampa de saída que devem estar a ficar com a cueca castanha. Para essa malta faz falta carros desses.
Para uma ultrapassagem mais segura é sp melhor ter q não ter.
O problema é q os radares não percebem se estás a zelar pela tua segurança e pela dos outros.