Rolls-Royce pondera trocar as baterias dos seus elétricos por hidrogénio
A Rolls-Royce já está a planear a transição para uma oferta livre de emissões. Com o sucesso do seu primeiro carro elétrico, a fabricante inglesa não descarta a possibilidade de trocar esta tecnologia por outras alternativas não poluentes, como o hidrogénio.
Há umas semanas, para surpresa da própria fabricante, vimos que o primeiro modelo puramente elétrico da Rolls-Royce já contava com uma vasta lista de espera. O novo Rolls-Royce Spectre é o primeiro veículo elétrico da fabricante inglesa e estará equipado com uma das maiores baterias instaladas em qualquer carro de produção, de 120kWh.
Apesar do desempenho esperado para esta máquina elétrica destinada ao mercado de luxo, o CEO da fabricante inglesa, Torsten Müller-Ötvös, revelou que é possível que a Rolls-Royce considere o hidrogénio como combustível alternativo, no futuro.
À Autocar, Torsten Müller-Ötvös explicou que a tecnologia de combustão de hidrogénio poderia adequar-se aos seus grandes e pesados carros. Contudo, por já ter sido testada antes, considera que "não é a maneira mais eficiente de usar o hidrogénio".
Se o hidrogénio for usado no futuro, então, serão as células de combustível. E as células de combustível não são nada diferentes de uma bateria. É apenas a forma como se obtém a energia.
Partilhou Torsten Müller-Ötvös, ponderando a possibilidade, para quando a tecnologia das células de combustível de hidrogénio estiver avançada o suficiente para ser adotada em massa.
Por que não? Podemos sair das baterias e podemos entrar nas células de combustível.
O CEO da Rolls-Royce explicou ainda que, no caso dos seus clientes, para quem "o Spectre não é o primeiro carro elétrico", é muito fácil assegurar pontos de carga nas suas "grandes garagens", em casa e nos "prédios de escritórios".
Contudo, por não ser possível carregar um veículo movido a células de combustível de hidrogénio em casa, a Rolls-Royce está a "observar de perto" o possível desenvolvimento de infraestrutura para abastecimento de hidrogénio, de modo a perceber a sua viabilidade.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Autocar
A €3/L só mesmo para quem tenha um Rolls-Royce…
3€ o litro ? não, não se mede em litros, mas sim em kilos, na mais velha rede de abastecimento do mundo já vai em 29.95 dolares o kilo, o suficiente para fazer 100 kms sem ir muito para a AE.
Um kilo faz 100 kms no Toyota Mirai. Para o peso de um Rolls já não chega, faz muito menos. Mas quem tem Rolls não olha as contas.
Não sei quanto pesa um Rolls, o Mirai pesa 2 toneladas com a utilidade de um opel corsa.
Quem percebe do assunto sempre soube que a mobilidade urbana elétrica dos veículos passaria sempre pelas fuel cells/hidrogénio. Até lá podem andar com experiências com baterias, motores a hidrogénio, etc, mas a médio/longo prazo acabar-se-á nas fuel cells. Na verdade, a transição para as fuel cells (hidrogénio) devia ser feita recorrendo ao gás natural, mas com a NATO/EUA a quer meter a pata na Ucrânia acabou por tramar a Europa.
*mobilidade elétrica
Não existem motores a hidrogénio, acho que não leu o artigo.
Devia e é, 98% do hidrogénio consumido mundialmente tem essa origem, e com essa origem não trás vantagens, já que liberta muito CO2, deixando os carros eléctricos com emissões semelhantes aos a gasolina.
Pois não existem. Vai perguntar isso à Toyota!
E não existem, eles têm sim um motor a combustão que usa hidrogénio como combustível, que já demonstraram várias vezes que é pior solução de todos os tempos. Basta ir ver os resultados.
A solução que estão a vender é a óbvia, pilhas de combustível.
Não fales daquilo que não sabes……
Eu falei daquilo que sei, não daquilo que sonho
Disseste que não existem motores a hidrogénio, mas depois vens dizer que a Toyota tem um motor a combustão que usa hidrogénio. Não saber admitir que se disse asneiras denota uma personalidade que valha-me Deus.
Na tua perspetiva não existem motores a gasolina nem a diesel, apenas existem motores a combustão que usam gasolina e diesel. Valha-me Deus.
É bem diferente o que disse.
E não, não existem motores a gasolina, existem motores a combustão de vários ciclos que usam esses combustíveis.
Isto não é implicar ou perfeccionismo, existe muita confusão sobre as tecnologias a hidrogénio, maior parte das pessoas confunde uma com outra, portanto o melhor é clarificar.
Esqueçam motors a combustao a hidrogénio, cada vez que os testam só reforçam a ideia que não servem para nada.
Mr. JL dos elétricos. O Hidrogênio é o futuro.
Para mim já é pasado, já os testei, se é futuro compre e teste.
Sabe quanto custa encher ? posso deixar aqui um recibo.
Já agora, estes são eléctricos na mesma, ou não leu o artigo ?
No futuro já nós estamos, carros elétricos…depois disso só se forem carros voadores.
Só falta mesmo resolver o problema das baterias que quem sabe, um dia não será criada uma tecnologia 100% eficaz contra os problemas que temos hoje (autonomia e tempo de carga).
Quando chegar à ultima parte: “está a “observar de perto” o possível desenvolvimento de infraestrutura para abastecimento de hidrogénio, de modo a perceber a sua viabilidade.”
Faz como a toyota, é tão caro que tem de se agarrar aos governos que quiserem pagar a sua infra-estrutura, basta ligar para a Toyota Portugal e perguntar se têm o Mirai à venda em Portugal, vão responder que não, perguntem porque não, eles respondem que não existe infraestrutura, perguntem porque não instalam, e a resposta é não….
Eletricos nao são o futuro a longo prazo
Não, são a pedais e a pé.
Este é a Cerelac, queres ver.
Pessoal, pesquizem como é gerado o hidrogénio e os gastos energéticos necessários em todo o processo até chegar a um posto de combustível. Vejam como é feita uma célula de combustível e os minerais raros que são necessários. Vejam a que pressão tem de estar o hidrogénio para se manter no estado liquido e ser utilizável. No fim de responderem a estas questões vejam se ainda faz sentido o hidrogénio.
Esqueça. Para a maior parte das pessoas só as baterias é que precisam de ser fabricadas, tudo o resto é produção em pomares.
Os caras usam adamantium nas celulas de combustivel kkk, assim fica inviavel. Deve ser um mineral rarissimo. Deve ser mais viavel as baterias de sodio ou bateria de oxigenio-ferro ou bateria de silicio (areia)
Ja sei, eles estao usando o Unobtainium com o Raritanium, Hardtofindium e Illudium. Esses caras vao conseguir atender o planeta kkk
Parto me todo a rir quando falam do hidrogênio e dos carros mágicos que nunca iremos ter e que ninguém quer:):)
Discursos ignorantes em todos os tópicos ohhh JL isto já parece copy Paste 🙂
Mandam um discurso e não sabem nada, as tais teorias do Achismo
Por mais que digamos que são eléctricos é que a hipótese a combustão é só para gastar o dinheiro do investimento em nada, tal como já aconteceu com outras marcas, continuam a insistir sempre na mesma tecla.
De forma doentia a tentarem defender os carros fumarentos a gasolina ou pior ainda, a gasóleo, quando sabemos que já são uma causa perdida, os tugas põem-se a falar de carros elétricos, a hidrogénio… e a sua eficácia…
Fazem-me lembrar uma vez quando fui ao manicómio ver um vizinho, todos os loucos a babarem-se e a soltarem grunhidos, a baterem com a cabeça nas árvores e a comerem rama para depois vomitarem…
O Português médio não sabe fazer contas…
Mais um:
https://www.turbo.pt/toyota-gr-h2-racing/
Sim, mais um para passar vergonha e para a malta se rir.
A ver vamos.
Vai algum elektro?
Vai, este, que em princípio será a pilhas de combustivel, senão vão andar mas é parados como aconteceu em Fugi.
Este é combustão a H2.
Os que usam célula de combustível nao são elektros. Electros sao os que carregam 300 kgs de oeso morto para cima. Vai algum desses?
São electricos sim, não existem outros, são maiores, pesam o mesmo mas têm a utilidade e espaço de um renault zoe, aliás, o zoe tem uma mala bem maior.
Acredito que sim, senão a toyota vai passar vergonhas novamente.
Toyota passar vergonha ???? nahhhhhh esta tudo a desfazer se e esta tudo bem, parecem baratas tonta retardadas.
Aposto que o despertamento de Engenharia da TOYOTA que é comandada pelo Elfo MOR elrond de Rivendall diz a todos os outros elfos no departamento .: para 2030 iremos vender cerca de 6 Milhoes de carros magicos sem cabos para carregar e carros com Gás MAgico H2.
ELfos Engenheiros .: Clap Clap Clap Clap Clap Clap CLap grande discursooooo bibós carros magicos!!!!!
Entretanto no mundo Real .: Rip Toyota 1937 – 2030
@Nuno Manuel Alves não é 2030. é 2035 . E tb não é 2035 pq vai dar para andar a sintéticos e eventualmente a bio lá mais prá frente e agora vem a Polónia que nc quis nada com elektros levar a UE a tribunal europeu por causa desta questão e a Polónia convida mais 8 estados membros, que tb se demonstraram abertamente contra esta decisão, a acompanhá-lana litigância.
Portanto é como eu sempre disse. Ainda ha muita água a correr debaixo das pontes.
Por fim, a Toyota não depende da UE para se manter. A UE, neste momento não passa do laboratório do mundo nesta questão. A UE gasta dinheiro, recursos e sacrifica os seus cidadãos, enquanto outros observam calmamente o q isto vai dar. E cá para nós, não vai dar em nada. Qtos mais elektros mais niveis de CO2 globais, ano após ano.
A sério que agora vai andar a dizer que “quantos mais eléctricos mais co2 ano após ano” ?
Essa é mesmo de lobista.
É o q eu vejo. Ninguém me disse.
Os nrs. não mentem e já não acredito em coincidências.
Vê onde ? Na sua mente enviesada ?
Quais números ? Mostre lá então essas provas a culpa aqueles que tanto quer culpar.
“Global energy-related CO2 emissions grew by 0.9% or 321 Mt in 2022, reaching a new high of over 36.8 Gt.”
Já 2021 tinha sido superior a 2019.
É sempre a escalar!
E isso quer dizer o quê? Com hidrogénio vai subir muito mais ?
Quer dizer que confirma aquilo que lhe tinha dito e que vc duvidou!
A única variável aqui é a corrida ás baterias. Deixe lá o H2 em paz!
Confirmo o quê? Que são muito mais poluentes os a hidrogénio e efuels ? Sim, já tinha mostrado isso muitas vezes, não é novidade para ninguém.
Eu deixo em paz, simplesmente até porque essas 2 vertentes são a forma mais rápida de fazer transição, porque quem as experimentar rapidamente passa para eléctricos.
Já agora: deixe os eléctricos em paz tá. É que esses eu uso, já aquilo que você tanto defende , não usa em lado nenhum.