Renault poderá vender parte da participação na Nissan para financiar a gama elétrica
Alegadamente, o Grupo Renault está a ponderar vender uma parte da sua participação na Nissan, por forma a conseguir financiar a sua transformação elétrica.
Esse reajustamento permitirá reequilibrar a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Assim como outras fabricantes que já conhecemos, a Renault quer eletrificar a sua oferta. Para isso, está alegadamente a considerar vender a sua parte da participação na Nissan.
Essa venda permitirá angariar milhares de milhões de euros para a Renault, mas também reequilibrar a aliança entre esta, a Nissan e a Mitsubishi. Esta última, porque as participações cruzadas desiguais já causaram algumas tensões entre as fabricantes.
Afinal, a Renault possui 43,4% da Nissan, ao passo que esta possui apenas 15% da francesa, e não detém direito de voto. Aparentemente, a Nissan estará interessada em comprar uma parte das ações que a Renault estará a vender. Contudo, é possível que a fabricante francesa procure outros compradores.
Até agora, os porta-vozes das duas empresas não têm tecido qualquer comentário relativamente a este assunto.
O diretor executivo do Grupo Luca de Meo estará também a considerar uma possível divisão do seu negócio de veículos elétricos, que formaria uma divisão separada com a Mobilize, a marca de mobilidade da fabricante. Esta nova entidade seria cotada de forma independente na bolsa de valores.
Em paralelo, a Renault poderia procurar um parceiro para o seu negócio de veículos térmicos. Segundo alguns rumores, um dos candidatos preferidos seria Geely, empresa-mãe da Lotus e da Volvo.
Situação da Renault não é a melhor…
Estas alterações, bem como outras que também estão alegadamente em cima da mesa, poderão permitir à Renault aliviar a sua situação atual. Afinal, os estragos deixados pela COVID-19, a escassez de semicondutores, e as consequências da guerra entre a Rússia e a Ucrânia não têm deixado a fabricante na melhor posição.
A par disso, no mês passado, a Renault anunciou a suspensão das suas operações na Rússia, o seu segundo maior mercado.
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Este artigo tem mais de um ano
Podem escrever aí no caderninho , para mais tarde consultar e comprovar…
A Europa tal como a conhecemos hoje… já foi… deixou-se entalar.
Vai ser a doer daqui para a frente , aumento do custo de vida e perda de influencia no “teatro mundial”, submissão ao bloco que se irá formar com os anglo a dominarem deste lado, do outro lado a china e russia e demais asiaticos nao subjugados pelos anglo… um dia iria acontecer, o comboio começou a sua viagem.
O que tu dizes não se escreve.
O Luca De Meo tem de ir embora da Renault! Pensa que a Renault é a Seat! Com ele a Renault só se está a tornar num pequeno construtor, quer dividir a empresa e cortar no patrimônio da mesma, em vez de a fazer crescer tanto a nível de vendas como em número de marcas dentro do Grupo Renault!