Esteja atento! GNR inicia operação de controlo de velocidade intensiva
A partir desta segunda-feira a GNR vai realizar uma operação de fiscalização rodoviária para controlo de velocidade. A incidência será nas vias indicadas de maior sinistralidade.
GNR: quarta-feira haverá ação intensiva de controlo de velocidade (24 horas)
A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai iniciar esta segunda-feira uma operação de segurança rodoviária que visa o controlo de velocidade. A operação no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol) estará nas estradas portuguesas até domingo.
A Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol) é uma organização estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa para melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. Na sua estratégia estabeleceu quatro áreas de atuação no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade.
Na nota, a GNR informa ainda que para quarta-feira está prevista uma ação intensiva de controlo de velocidade durante 24 horas consecutivas (ROADPOL — Speed Marathon), a realizar simultaneamente por todos os Estados Membros. A GNR tornou-se membro da RoadPol no final de 2021.
No ano passado, a corporação controlou 13.151.582 veículos e registou 9.644 em excesso de velocidade.
O excesso de velocidade continua a ser, em Portugal, uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave. As razões são a diminuição do tempo de reação do condutor face a um imprevisto ou o agravamento das suas consequências, em resultado da maior violência do embate.
Não é que me toque o excesso de velocidade, mas ja agora para quando a fiscalizaçao dos xico espertos que seguem na fila do meio quando a da direita esta livre? É que um carro seguindo na fila da direita e se encontrar um emplastro na do meio, tem de desviar 2 faixas para o ultrapassar, pois se continuar na faixa ultrapassa-o peloa direita dando direito a multa.
Quando a expectativa de facturação for grande.
já é, até 600€ de coima por circular na via/faixa do meio. Basta ir para a ponte Vasco da Gama e é só faturar.
Dá trabalho.
Circular na via do meio, cortar sucessivamente a fila de transito e cortar distancia entre veículos, fazer manobras sem pisca, respeitar as cedências de prioridade, largar a porcaria do telefone enquanto se conduz, respeitar a passagens nos cruzamentos quando as filas não permitem avançar na direção pretendida e assim não encravar todos os sentidos, acender as luzes com nevoeiro e já agora, de noite(!), respeitar os semáforos …enfim…já tou cansado …
Isso não é verdade. O conceito de ultrapassagem implica a mudança de faixa. Se alguém segue na faixa da direita e nela se mantém ao passar por outros veículos noutras faixas, não está a fazer nenhuma ultrapassagem.
Ultrapassar pela direita é o que fazem os broncos que seguem na faixa esquerda ou na do meio, e contornam o veículo que segue à sua frente pela direita. Isto quando não andam aos esses no meio do transito, que é a especialidade do condutor tuga bronco e estúpido.
Outro tipo de idiota é, infelizmente, o que segue na faixa da esquerda a velocidade reduzida e obriga até o mais paciente a ultrapassar pela direita. Mas, perante a lei, este idiota é cumpridor.
isso de permanecer na faixa apenas é v+alido dentro das cidades, com via com mais de uma faixa. https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/conduzir-faixa-meio-ultrapassar-direita-podem-dar-coimas-elevadas
Devem ter ido para a Estrada Nacional 6, vulgarmente conhecida como Marginal. Estiveram ontem a mudar os limites para 50 km/h e ainda não deve ter dado tempo para montarem os radares.
Em Caxias os 50 km/h já se notaram, senão devia ter voado até ao Bugio. Umas placas vão resolver o problema vão.
por isso é que infelizmente hoje as 7:30 morreu lá uma pessoa que galgou o muro de proteção, passou a zona pedonal junto ao rio e foi parar dentro de agua.
Mais uma operação da treta, para mostrar número no telejornal… porque de resto, este tipo de operações de nada serve! Começem é a por operacionais e viaturas a circular nas estradas…
Mas plantação de radares não tinha como objectivo reduzir a sinistralidade ???
A Marginal só tem 1 radar de 50 na descida para Oeiras. Agora que passou tudo a ser limitado a 50, para 30km 1 radar é pouco tendo em vista os índices de facturação esperados.
A guarda terá que fazer um esforço adicional de modo a zelar pela receita até q cheguem os novos equipamentos.
Mais dinheiro para o jantar de Natal.
Johnny – como anda o seu código da estrada….. muito mal…. se o xico esperto vai pela faixa do meio e se você segue na faixa da direita e segue a sua trajetória nunca e nunca será uma ultrapassagem, logo não existe infração. só a do xico esperto no meio. Antes de comentar disparates informe-se e apreenda o CE. Não invente…..
Meu caro, lá porque não se concorda com a regra (eu também não concordo, no tempo em que os veículos não tinham espelho do lado direito fazia sentido, hoje não faz) não quer dizer que ela não exista.
Existem apenas duas excepções no CE relativamente a ultrapassagens pela direita (veículos a mudar de direcção à esquerda e veículos que circulam sobre carris se não estiverem a largar/tomar passageiros ou caso haja uma plataforma para refúgio dos passageiros, artigo 37.º — excepções.
Existem ainda outras duas situações onde circular à direita de um veículo não é considerado ultrapassagem, circulação dentro de localidades existindo mais de uma via no mesmo sentido e engarrafamentos (faixa de rodagem ocupada em toda a sua largura e velocidade de circulação dependente do veículo que circula à frente), artigos 14º, 15º e 42º.
A regra está certa. Obviamente que é proibido ultrapassar pela direita porque é uma manobra intrinsecamente perigosa.
Onde você está errado é no conceito de ultrapassagem, o qual pressupõe mudança de faixa. Se segue na faixa da direita e nela se mantém, sem mudar de faixa, não está a fazer nenhuma ultrapassagem.
Não é assim tão óbvio, para mudar de via o condutor tem de verificar previamente que pode realizar a manobra, tendo os carros espelhos do lado direito, claramente não me parece assim tão óbvio, do mesmo modo, não me parece que seja mais seguro andar aos “zig-zag’s” nas autoestradas.
Quanto ao resto, o código não diz em lado nenhum que só se considera ultrapassagem se mudar de via, diz sim, que para realizar correctamente uma ultrapassagem deve mudar de via, por tanto, se não mudar de via, tal como em qualquer outra situação que não se enquadre nas excepções referidas ou em que a ultrapassagem não seja realizada de acordo com os artigos 36º e 38º, a mesma é irregular e portanto incorre numa contraordenação e respectiva coima.
Não concordo.
Só o pode fazer se o trânsito nas vias mais à esquerda estiverem congestionadas ou se for sair.
Ultrapassagem pela direita = infração.
Mesmo que pareça idiota, a lei é clara.
Resumo:
Vais a 120 na direita? Estás certíssimo.
Há um choninhas no meio a 110? Tens de ir à esquerda passar.
Passar pela direita? Só se quiseres presente do PSP/GNR =papelinho com multa.
A regra é simples: andar à direita, ultrapassar à esquerda. Mesmo quando os outros não sabem as regras.
Se fiscalizassem mais as manobras perigosas e ultrapassagens suicidas que se vêem quase diariamente é que era de valor.