Elon Musk afirma que ficará na Tesla até, pelo menos, 2030
Elon Musk voltou a ser notícia ao confirmar a sua intenção de permanecer à frente da Tesla por, pelo menos, mais cinco anos, ao mesmo tempo que anunciou uma significativa redução do seu envolvimento em atividades políticas.
Musk renova compromisso com a Tesla até 2030
Durante a sua participação, por videoconferência, no Fórum Económico do Catar, Elon Musk foi inequívoco quanto à sua dedicação à Tesla para os próximos cinco anos. O empresário admitiu que a sua participação política gerou controvérsia, mas manifestou o desejo de se concentrar agora na gestão e no futuro da empresa.
O magnata aproveitou ainda para dissipar os rumores sobre uma eventual substituição no cargo de CEO, assegurando que, apesar das especulações na imprensa norte-americana, não tenciona abandonar a liderança da Tesla.
Musk também defendeu as suas ações passadas, relativas à sua intervenção pública e gestão de outras empresas, afirmando que fez "o que tinha de ser feito" e não se arrepende das suas decisões.
A conjuntura económica da Tesla tem sido particularmente sensível no decorrer de 2025. A crise de reputação, impulsionada pelo papel político de Musk, somou-se a um cenário de quebra global nas vendas e à renovação do seu modelo mais popular, o Model Y.
No primeiro trimestre de 2025, a empresa registou uma diminuição de 71% no seu lucro líquido, fixando-se em 409 milhões de dólares. Adicionalmente, as receitas provenientes da venda de automóveis caíram 20% em comparação com o período homólogo do ano anterior, totalizando quase 14 mil milhões de dólares.
O impacto mais significativo sentiu-se na Europa, onde a marca atingiu os seus valores de vendas mais baixos dos últimos dois anos.
Estratégia de Musk: menor exposição política
Elon Musk procurou desdramatizar a situação atual da fabricante, afirmando que o volume de vendas "já sofreu uma inflexão positiva", embora tenha admitido que a Europa representa a região com desempenho mais fraco.
Somos fortes no resto do mundo. As nossas vendas estão a correr bem neste momento e não prevemos uma quebra significativa.
Justificou o CEO. Depois, aproveitou a intervenção para comunicar que irá reduzir consideravelmente os seus gastos em campanhas e eventos políticos, afastando-se do centro das atenções políticas para se focar na gestão das suas empresas.
Contudo, Musk questionou o real dano reputacional que a sua incursão política terá causado à marca:
Sim, talvez tenhamos perdido algumas vendas no espectro da esquerda, mas ganhámo-las no da direita. Os números de vendas atuais são sólidos e não vemos problemas com a procura.
Explicou. As ações da Tesla registaram uma valorização de até 3,6% após o anúncio, contrariando a tendência geral de baixa do mercado.
Leia também:
2030 ? Nessa altura a Tesla já não existe ….
musk quer voltar á escuridão de onde veio e dai continuar a puxar os cordelinhos aos vendidos que se estão a borrifar para a Humanidade mas salivam por poder.
Sendo o tipo mais rico do planeta, por que será que resolveu meter-se na política (queimando-se, como tantos afirmam)? Talvez por sentir que poderia fazer algo útil pelo seu país, após anos de erros governamentais (Trump incluído, em situações do seu 1º mandato tbm) por parte do fantoche do Obama/Clinton. Perder milhares de milhões de dólares, ser apelidado de nazi ou extremista, gozado, ver a sua marca sofrer ataques de ignorantes é realmente um prémio justo? Se receberá contrapartidas, provavelmente. Se precisa delas? Não creio. Mas o que fica são as manobras da CS afeta aos democratas na (tentativa ) de destruição do seu carácter! Pergunta; Bill Gates é um dos implicados no caso Epstein? Vamos queimar tudo o que é Windows ou MS???? Go!
Acreditas mesmo nisso ou é só propaganda para enganar parvos!? coitadinho do musk a querer ficar ainda mais rico tirando direitos ao povo!
Post: “Estratégia de Musk: menor exposição política”
Político: “Por que é que Elon Musk desapareceu dos holofotes? No Truth Social, onde Trump é conhecido por compartilhar os seus pensamentos não filtrados, o presidente costumava mencionar Musk a cada poucos dias, mas agora não posta sobre ele há mais de um mês.”
“Não é apenas Trump. Os principais conselheiros do presidente, bem como as contas oficiais da Casa Branca, também pararam de postar fotos e conteúdo que menciona Musk.”
“A presença cada vez menor de Musk pode ter benefícios políticos para o Partido Republicano. Pesquisas públicas revelaram que ele é cada vez mais impopular — muito mais do que Trump”.
Os democratas esperam que fique na política, para lhe continuar a malhar forte e feio.
Menor exposição política? Depois do gostinho de andar na boca do povo todos os dias, pessoas como ele não voltam atrás. Independente disso, não se iluda que a opinião pública sobre ele vai mudar. Se o quiser fazer tem de fazer melhor do que atirar umas ilusões para o ar.
Que eu saiba, Musk já anda na boca de tudo e todos (ou quase) bem antes de assumir a liderança do DOGE… Mas quando se odeia sem motivos… Vale tudo! Mas é a tua opinião, vale o que vale, não sendo , como a minha, uma verdade absoluta e inegável. Veremos em relação a 2030 também
Tem viagem de ida marcada para Marte em 2031. Não vai fazer falta na Terra.
Para o publico em geral salvo seguidores Musk e Trump, o facto é que este sr mostrou os dentes, e, queimou-se politica e socialmente.
É o problema do costume, empresários que tomam posições políticas sem medir consequências comerciais.