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Renault poderá lançar um elétrico de 17 mil euros e não será fabricado na China

10 Características das Baterias LFP

  1. Segurança elevada: Menor risco de sobreaquecimento e incêndio em comparação com outras químicas de lítio.
  2. Longa vida útil: Ciclos de carga e descarga mais numerosos, normalmente entre 2.000 e 5.000 ciclos.
  3. Estabilidade térmica: Mantêm desempenho estável em diferentes temperaturas.
  4. Alta eficiência de carga/descarga: Perdem pouca energia durante os processos.
  5. Densidade de energia moderada: Menor que NMC ou NCA, resultando em baterias mais pesadas para a mesma capacidade.
  6. Baixo custo de materiais: O ferro e o fosfato são mais baratos e abundantes que níquel ou cobalto.
  7. Amigáveis ao meio ambiente: Contêm menos metais pesados tóxicos.
  8. Tensão de célula relativamente baixa: Cerca de 3,2 V por célula, comparado com 3,6–3,7 V em outras químicas.
  9. Desempenho estável: Capacidade quase constante ao longo de grande parte do ciclo de descarga.
  10. Compatibilidade com carregamento rápido: Suportam altas correntes sem comprometer tanto a vida útil.
                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. JL says:

    Um desses vai ter de vir para esta mesa.

  2. Fábio says:

    Esses preços são para Portugal com os impostos todos que temos?

  3. Jaime says:

    Ora a 1 ciclo por dia,
    Portanto temos bateria para 5 – 13 Anos, com o optimismo dos 13 anos, e uma carga tipo 60%??

    depois disso, é jogar no lixo.
    Este pessoal, é maluco.

    • Sail says:

      Não é bem a assim pois o problema que as NCM são mais caras e após 1000 ciclos começam a ter uma capacidade inferior a 90% enquanto as LFP são mais baratas e após 1000 ciclos mantém uma carga de 90%. As LFP também têm outras vantagens são a probabilidade de incêndios e explosões é menor e a maior vida útil. As desvantagem são terem menor capacidade e uma menor resistência térmica ao frio.

    • Freaka says:

      E nesses 13 anos, quantas vezes foi mudada a Correia de distribuição, revisões com trocas de filtros e óleos…e outras peripécias da rotina dos motores a combustão? Talvez (porque na verdade desconheço o custo de baterias novas..) possa compensar!

    • Toni da Adega says:

      Se cada ciclo for 200km. 5 anos sao 365.000km, 13 anos são 950.000km.

      Quantos carros de 17 mil euros duram quase 1 milhao de km sem dar problemas?

    • JL says:

      Para fazer um ciclo por dia tem de gastar todos os dias a bateria dos 100 aos 0%, o que deve indicar pelo menos uma autonomia de 200 KMS por dia, o que dará 400 mil a 1 milhão de KMS, não estou a ver quem consiga fazer tanto km num carro destes em tão pouco tempo.

      Depois não é jogar no lixo, é meter outra, o que deixou de gastar em gasolina dá para várias baterias.

      • Toni da Adega says:

        Até fazem mais. Neste grupo o pessoal faz em média 20 a 30 mil KM por Mes (1.000km por dia). 400 mil dá pouco mais de 2 anos

        • B@rão Vermelho says:

          Tu não sais de casa?
          O meu irmão tem casa no extremo litoral norte e vai quase todos os fins de semana e ele não gosta de fazer paragens, cada maluco com as suas pancas.
          O outro tem no Alentejo e também é raro não lá ir passar os fins de semana.
          Um dos meus cunhados aos fins de semana faz grandes viagens, tem um dos filhos no Algarve e outro no Porto e tem um BMW X4 e um ID3, aos fins de semana o ID3 está sempre parado, como ele diz não faz sentido para de hora a hora para carregar o VE.
          E ainda tenho outro familiar em Braga e os filhos estão a viver em Lisboa e também é raro não vir aos fins de semana a Lisboa.
          Tenho um colega que têm casa em Coimbra e vai às sextas feiras e quando o glorioso joga em casa vêm a Lisboa e volta para Coimbra.
          Como vez no meu universo de família e amigos são mais os que não passam os fins de semana em casa dos que passam, e destas pessoas todas só 3 deles é que são proprietários de VE, 2 ID3 e um Mercedes EQE.
          Pelos visto há pessoal que gasta tudo no carro e depois tem que ficar em casa, são opções respeito mas não compreendo.

          • Toni da Adega says:

            Raro o fim de semana que estou em casa.
            Vou de férias 3/4 vezes ao ano. Este ano fui na Pascoa, fui no Verao. Vou agora no final do Mes e novamente no Ano novo. E já tenho mais uma semana marcada para Marco 2026.

            Faco no máximo 10 mil KM por ano. Nao é necessario conduzir milhares de km para sair de casa

          • JL says:

            Nesse caso mais vale comprar um eléctrico, assim evita fazer paragens para abastecer.

  4. TugAzeiteiro says:

    O preço de referência 17 mil Euros será sem a carga fiscal em Portugal, certo? Se colocarmos 1.000 Eur. para despesas de transporte e a tudo isto acrescentarmos os ridículos 23% do IVA. estamos a falar de 22 mil Euros. Mas não se esqueçam, que este preço será para a versão base… que ninguém quer… portanto, realisticamente, estamos a falar de um Twingo por 25mil Eur. Obrigado, mas não estou interessado…

  5. José says:

    O carro é bonito pra 250om de autonomia se tiver não deveria passar dos 12mil euros metem-nos carros elétricos pra cima quase ao preço de alguns apartamentos, dizem todos viva mas ninguém ainda pensou que muito Português vive no limite da pobreza vive só e unicamente do salário, muitos do mínimo, e vêem esse governantes dizer que os carros a combustão geram poluição, não chaga a 1% no mundo inteiro, e os aviões navios etc etc e as fábricas que fabricam carros roupa etc etc , 3 se lembram o planeta de x em x tempo faz degelo, ou aumenta etc

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