Excelentes notícias! As vendas de carros elétricos da Volkswagen dispararam
O mercado de carros elétricos não tem mostrado estar numa posição favorável. A Tesla tem problemas internos e em muitos casos os utilizadores preferem outras propostas mais tradicionais. Ainda assim há boas notícias! A Volkswagen conseguiu aumentar as suas vendas de carros elétricos em 59%.
Vendas de elétricos da Volkswagen dispararam
O Grupo Volkswagen aumentou as suas entregas de veículos elétricos em 59% em comparação com o período homólogo, para 216.800 veículos no primeiro trimestre de 2025. Com este crescimento, o Grupo aumentou a quota de modelos elétricos no total de entregas de veículos de 6% para 10%.
A empresa entregou 157.800 veículos elétricos na Europa entre janeiro e março. Isto significa um aumento de 112,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos EUA, foram entregues 20.400 veículos elétricos, um aumento de 54,9%. As entregas na China caíram 36,8% para 25.900 unidades.
Considerando as vendas totais do Grupo, foram entregues 2,13 milhões de veículos em todo o mundo no primeiro trimestre do ano. 82.500 destas entregas foram modelos híbridos plug-in. Este número indica também um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Carros da marca dominam em vários mercados
O maior salto nas vendas de veículos elétricos por marca veio da Porsche. A marca, que opera no segmento de luxo, cresceu 326% ao aumentar as suas vendas de veículos elétricos de 4.300 no primeiro trimestre do ano passado para 18.400 este ano.
Foram entregues 151.400 unidades sob a marca Volkswagen, representando um aumento de 57,5%. De forma detalhada, a Skoda entregou 27.000 unidades (aumento de 39,6%), a Seat 18.600 unidades (aumento de 167,4%) e a Audi 46.400 unidades (aumento de 30%). Em termos de modelos, os Volkswagen ID. 4 e ID. 5 ficaram em primeiro lugar, com um total de 43.700 unidades.
Estes dados são importantes e mostram que a Volkswagen está a conseguir recuperar de um cenário que há alguns meses era complicado. Poderá também ser o primeiro sinal de recuperação da indústria automóvel, em especial no que toca aos elétricos. Aproveita o momento menos positivo da Tesla, mas consegue ganhar uma alavancagem importante nos mercados onde opera.
Excelentes notícias porquê?
Porque o Pplware é anti Trump, musk e Tesla.
Calma, Carlos, isso és tu a falar do que tu pensas. Não é a realidade. O Pplware não é anti nada disso. Fala por ti, deixa que eu falo pelo Pplware. Nós sobre política não temos opinião nem queremos ter. Sobre comportamentos sociais de Musk não temos nada a dizer, na tecnologia, ciência e inovação, é fantástico. Sobre a Tesla, é uma das marcas de elétricos que seguimos com paixão. Desde 2012… mais coisa menos coisa 😉 Portanto, fala por ti 🙂 Boa?
Talvez porque são carros europeus e porque a Autoeuropa vai comecar a produzir VE
A questão é mesmo porque é que não são boas noticias?
Infelizmente vai durar pouco (espero estar errado).
Atitudes exploradoras dos concessionários nas revisões (em Portugal) e forte concorrência dos chineses (com qualidade) irão mudar o mercado.
O grave erro dos alemães é acharem que neste mercado dominado pelos chineses, que podem continuar com as técnicas antigas de xulanço:
– preço base médio-alto mas despido de tudo;
– ao meter uns extras “básicos” sobre o preço de forma exorbitante;
– metem revisões acima da média “para bem da segurança” que fazem o custo total do veículo em 5-6 anos subir escandalosamente.
Se alguém comparar o VW iD5 equivalente a um Model Y, vai ver que no modelo alemão paga mais por menos, ou muito mais para o mesmo. Então se meterem as manutenções, em 5 anos esta diferença é escandalosa.
Ver grupo Hyundai/Kia.
Manutenção teslas não obrigam mas tb não passam na 1ª inspecção.
Passam, tanto que o meu passou sempre, e já fez 5.
Passam, nem que seja á segunda ou terceira reinspeção.
Sempre à primeira.
Qual teve e não passou ?
Não é o que dizem as estatísticas.
Não ? Mostre lá as estatísticas na Europa toda ?
Como se as inspeçoes neste pais fossem muito rigorosas ahahah qualquer carroça com rodas passa na inspeção
Não se faz inspeções a carroças 🙂
Teslagate
Eu se tivesse dinheiro para o Model Y novo trazia já um para casa…
O Banco tem lá muito, ou então abres uma unipessoal e nem pagas o IVA.
Abre uma empresa tu também…
É só abrir empresa e não paga IVA ? Como faz isso ?
Ao dizer isso sabe como funciona o IVA.
+1
São boas notícias e espero que continuem acontecer com todos os produtos europeus! Caso contrário que se tome medidas “adequadas”, eu diria de imediato, imposto de luxo a Tesla, Coca-Cola, Apple etc… Não vai a bem, vai a mal e quem não gostar a porta da rua é a serventia da casa!!!
Porque beber Coca-Cola é um luxo
Bebe cola do Recheio que é bem bom.
A brincar a brincar, há uns 17 anos procurei “colas” alternativas de marca branca, na busca de alguma que pudesse garantir praticamente o mesmo sabor. Nenhuma satisfez plenamente, embora tenha encontrado algumas boas receitas.
Na altura descobri uma “cola” curiosa, no mínimo, e que até não era nada má: El Ché Cola
https://en.wikipedia.org/wiki/El_Ch%C3%A9-Cola
Tu percebeste onde quero chegar… Mas podes discordar é um direito!
Não percebi onde queres chegar, mas tudo bem. Sou Toninho 🙂
Lê novamente. O imposto é que seria de luxo, não a coca-cola. 😀
Ah, ok 😛
Quando andei a ver VEs para comprar fui ver o ID3. É um charuto que nem vos digo, os bancos parecem retirados de um fiat punto dos anos 90! Travões de tambor atrás e plasticos mal duros e mal montados no interior.
Isso é extensível a todos os elektros, exceptuandoos alguns ditos “premium”. Não valem nada.
A todos os a combustão também, salvo alguns ditos premium.
é como os teslas com volantes a descascar, chapas com podres, etc…
Tal como acontece com os BMW.
Errado, um golf GTE é mais barato que um ID3 e tem muito mais qualidade.
O Golf GTE é um premium ?
Um GTE custa a partir de 50 mil euros, um ID3 a partir de 38 mil, como é mais barato ?´
Custa? A VW não tem culpa dos impostos
O GTE é um híbrido, portanto é dos paga menos a seguir aos 100% eléctricos.
Paga menos mas paga mais!
Paga menos menos que todos os outros que consomem combustíveis.
O meu carro tem um circular mais suave que qualquer carro premium com motor a combustão…
Não acho, e um caso disso é o model 3 2021. Não é nem de perto mau como dizem
Os travões de tambor nos elétricos ressurgiram com os elétricos devido a três pontos:
1) são mais económicos;
2) como os travões não são tão usados como nos veículos a combustão e as rodas traseiras apenas contribuem com 30% da força da travagem, ao utilizar o sistema de tambor estes estão protegidos dos elementos já que os travões de disco que se não forem utilizados acabam por perder eficácia.
3) possuem menos impacto ambiental. Como o pó permanece no tambor reduzem largamente as emissões.
Lol
Prontos, é a 1. O resto é lenga lenga para tentar justificar.
Verdade 🙂
Mas acredito-me que seja 70% da primeira e 29% da segunda.
Até porque as marcas europeias não conseguem produzir um carro elétrico ao mesmo preço que o fazem com os carros a combustão e necessitam de encontrar formas de reduzir custos.
Curiosamente a Continental, que desenhou os travões do ID.3, afirma que em teoria nunca seria necessário fazer manutenção aos travões ao usarem este sistema. Para além disso não nos podemos esquecer que os travões de tambor não fazem fricção, ao contrário dos travões de disco, isto ajuda também a aumentar a autonomia.
Portanto, acredito que seja uma mistura dos dois sim 🙂
E a malta que se queixa que os elektros não travam qd é preciso?
Da ultima vez que bati foi com um diesel, também não travou quando foi preciso.
Tens de ir reclamar ao concessionário, o dono do carro diesel não tem culpa dos defeitos do teu carro.
Tive culpa por bati por trás.
PorcoDoPunjab se tivesse que adquirir um EV agora ou seria BYD ou KIA Ionic.
Como não preciso, entretenho-me a imaginar o meu frigorífico com um volante e 4 rodas et voilà eis o meu EV.
A Tesla vende cada vez menos!
O consumidor está mais esperto!