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Relatório diz que um em cada sete carros elétricos tem um conta-quilómetros mentiroso

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. jorge santos says:

    Fico admirado que pessoas comprem telefones usados e agora também com automóveis eléctricos… sem qualqer preocupação acerca das baterias…

    • Traveller says:

      Fico admirado que pessoas comprem carros a combustão usados sem qualquer preocupação dos km’s do carro das revisões que foram feitas, como está o motor, turbo, correia de distribuição intercooler, motor de arranque, etc

    • RC says:

      Para quê preocupação ? alguns até o dizem no quadrante, outros basta ligar uma obd e com uma aplicação gratuita sabe-se o estado da bateria.

      Muito mais simples que saber o estado real de um motor a combustão.

      • robin says:

        Isso depende da qualidade do artista que mexe .

      • ifm says:

        este gajo é um genio!!!!

        Com um simples OBD se engana os Kms, o estado da Bateria etc.
        E vais la tu com o teu OBD bluetooth azul do chines, coma appp Cardoc,etc e vai dizer carro com 100km,bateria 100% confiavel.

        Es um genia tu.

        • Rc says:

          Por acaso não engana, tem de abrir as ecu, todas elas e programar tudo é boa sorte.

          No caso dos eléctricos até a bateria guarda os kms e não é um valor que consiga alterar por canbus. Mas como disse é possível, se a abrir e dar co o valor.

          Pago lhe 100 euros se conseguir fazer isso no meu, e nem precisa de trazer equipamento, tenho esse obd e também a aplicação.

    • Manel says:

      Fico admirado de tantas peças que tem-se de mudar nos carros convencionais ha um século a esta parte , uma mina de ouro o negocio das peças. O elétrico acaba com isso tudo.

      • RC says:

        Cuidado, vai ser atacado pela petrolhada que não pesca um chavo de evs.

        • ifm says:

          Eu a pensar que os carros eletricos, tambem tem, Discos, pastilhas, cubo da roda, braços de suspenção, amortecedor, molas, rolamentos.

          A unica coisa que muda é mesmo a caixa (mas é tudo mecanico na mesma, logo o desgaste tambem vai la estar presente), e o Obvio que é o motor, que requer muito menos manutenção e é mais barato de reparar.

          Mas dizer que não tem manutenção calma ai, qualquer motor eletrico tem de trocar rolamentos.

          Mas penso que o que assusta mais num eletrico é a eletronica de potencia, que é bastante dispendiosa quado avaria e as baterias.

          Mas sim quem tem um eletrico deixa de pagar 300€ para a revisão periodica,e passa a pagar 40€.
          Mas não ha refeicoes de borla, pagas mais inicialmente, ou vais pagar a factura quando tiveres de ir a oficina com um problema.

          Mas isso é obvio, as grandes marcas tem de manter a receita anual….

          • Rc says:

            Tem sim, no caso dos travões são quase para esquecer, o meu ve mais velho, já quase com 300 mil, mudou de pastilhas não por gasto, mas porque se estavam a desfazer devido há velhice.

          • Rc says:

            A electrónica de potência destes carros é um não problema. Os casos que de conhecem de avarias tanto no motor como controlador acontecem quase sempre nos primeiros anos dos primeiros modelos, portanto assumo que seja pela imaturidade dos componentes e tecnologia.

            Ex; primeiros teslas model S, muitos motores e controladores deram o berro, Nissan Leaf, os primeiros da 3 geração que são completamente diferentes dos anteriores. E os zoe da primeira geração que tinham carga ac 43, nestes ate deixaram de usar motores da continental e passaram a usar motores produzidos pela própria renault.

        • Yamahia says:

          Essa dos travões tb nao me convence. Já fiz varios experiências e isso não corresponde à vdd.
          Mais uma falácia para enaltecer os eléctricos e lavar mais uns cérebros.

          • Rc says:

            Falácias anda você a inventar, mostre lá um caso onde tenham mudado pastilhas com menos de 200 mil kms, isto para veículos mais pesados e com mais potência.

            Entao o que andou nao tinha regenerativa. Só pode.

            Se quiser mando fotos das do meu mais novo, tem 4 anos e 190 mil, e vê se são as originais ou não.

    • Peterjust says:

      Só fica admirado porque está a comparar a bateria de um telemóvel com a de um automóvel que é como comparar um bicicleta com um avião, não tem nada haver, desde a tecnologia da bateria à forma de gestão que é completamente diferente.

  2. Yamahia says:

    Sobre a bateria;
    “Neste caso, o melhor a fazer é um teste real, dos 100% aos quase zero, pois, desta, forma, conseguirá saber realmente.”
    Qual é o vendedor/stand que permite que se faça teste desta natureza?

    • RC says:

      Nesse caso liga uma obd que custa 3 ou 4 euros e vê o estado numa aplicação, ou então paga 50 euros e manda fazer o teste numa empresa, onde sai um certificado da capacidade da mesma.

      Vê como é simples e sem complicações, apesar de querer complicar !!!

      • Yamahia says:

        Vá ler o artigo novamente.
        Já nem com quotes chega lá. Enfim…

        • RC says:

          E depois ? eu dei uma solução mais simples, onde é que se convenceu que os jornalistas pescam alguma coisa destes assuntos ?

          • Yamahia says:

            Mais um quote do artigo a ver se entende:
            “também a degradação da bateria pode ser ocultada, uma vez que os dados podem ser alterados e podem enganar até mesmo as aplicações que os leem”

          • Rc says:

            Um quote meu não faz mal a ninguém:
            “ ou então paga 50 euros e manda fazer o teste numa empresa, onde sai um certificado da capacidade da mesma.”

          • Yamahia says:

            Conheço esse teste e este depende de uma aplicação.
            Ao depender de uma aplicação é falível a fazer fé no artigo!

            Mais, o valor do teste são 99€ e não 50€(lá está vc com a tendência irresistível para branquear os custos com os eléctricos)

            Depois, não é a empresa que lhe faz o teste. A empresa disponibiliza-lhe um aparelho que se liga ao carro e à tal aplicação e passa-lhe um certificado de capacidade da bateria.

            Para fazer o teste é o proprietário e/ou candidato a proprietário que tem que que andar com o carro durante uma carra completa e esvazia-la o mais possível, idealmente dos 100 aos 5%.

            Portanto implica que o vendedor/stand lhe passem o carro para as mãos durante o tempo necessário para que vc faça os kms necessários até esgotar a bateria.

            Pelo que volto a questionar:
            “Qual é o vendedor/stand que permite que se faça teste desta natureza?”

            PS.: Numa eventual anuência de cedência da viatura por parte vendedor/stand eu nc pagaria por esse teste porque a app pode ser enganada.
            Eu escolheria uma rota cujos kms conhecesse de outras experiências + GPS e depois comparava com o WLTP anunciado pela marca.
            Se a autonomia conseguida estivesse muito longe do anunciado nc compraria esse carro.

          • Rc says:

            Mais uma vez não entendeu e prefere inventar.

            O teste consiste ligar a bateria a uma máquina produzida pela própria empresa, que posso dar contactos, e não, ninguém vai aldrabar até porque está certificada pelo ISQ.

            Essa máquina carrega a bateria e descarrega pelos parâmetros usados pelo carro.

            E não, não é uma aplicação tirada da internet.

          • Rc says:

            Nunca comprou um carro e o levou a uma oficina sua conhecida para ver como está ?

            Estranho, na minha terra isso é prática normal. Provavelmente os vendedores da sua zona não são muito de confiar.

          • Rc says:

            Eu conheço por 50 euros, mas se quiser mando lhe o contacto da empresa que o faz por esse valor.

          • Yamahia says:

            eh lá 3 posts seguidos…nem sei por onde começar…Bom:
            Em resposta ao seu post 1- OK esse é certificado pelo ISQ e o outro que lhe falei é-o pela TUV e agora?
            E a app do outro tb. não é da internet, é proprietária do sistema deles. Portanto software deles.
            Esses que levam 50 paus a máquina não tem SW? Então se tem pode ser enganado!

            Em resposta ao seu post 2- Não, nc levei. Comprei sempre novo desde que, ainda na minha “meninice”, levei uma banhada com um Punto GT ainda a cheirar a novo e 5000 kms.

            Em resposta ao seu post 3- E eles fazem 100 a 5% à bateria? Isso é como? Nalgum banco de ensaio? e os kWh para carregar a bateria tb já estão incluidos nos 50 paus?
            Mande lá os contactos, parece um bom valor, não é que que pense usá-los mas pode dar jeito a alguém daqui.

          • RC says:

            Portanto são proprietários da app e deixem a aldrabar, LOOOOOOOOOOOL ou seja, cada vez que fazem o teste a baterias fazem download da app da internet certo ?

            Sim, têm, mas não a descarregam da internet e é desenvolvida por eles, e não, não vai para a internet para lhe fazerem alterações, se é que você tem alguma noção disso.

            Então mas certificaram um software para usar com uma OBD bluetooth ? LOOOOOL

            Assim se vê o que você inventa.

            Sim, os kwh estão incluídos, até porque só se desperdiçam 10%, que é a perda de eficiência de uma carga, porque a energia que sai da bateria é injetada nas instalações da empresa, normalmente até metem carros a carregar na mesma altura.

            Não, descarregam dos 100% aos 0%, mesmo até ao ponto do bms da bateria indicar que não pode haver mais descarga, que é sempre num nível seguro de descarga.

            Sobre os contactos e a máquina que eles desenvolveram, aqui tem:

            https://evolutionsbc.pt/produto/battery-capacity-analyzer/

          • Yamahia says:

            Mas em que realidade é que vc vive?
            Onde é que se disse que eram os app que aldrabavam?

            Vá lá ver novamente o está descrito no artigo:
            “também a degradação da bateria pode ser ocultada, uma vez que os dados podem ser alterados e podem enganar até mesmo as aplicações que os leem”

            Desta vez leia com atenção e pare de divagar com disparates!

          • Rc says:

            Se o sw é proprietário da empresa que faz os testes, como o teste pode ser aldrabado ? Que interesse tem a empresa nisso quando tem a coisa certificada e até vende para fora ?

            “ OK esse é certificado pelo ISQ e o outro que lhe falei é-o pela TUV e agora?
            E a app do outro tb. não é da internet, é proprietária do sistema deles. Portanto software deles.”

          • Rc says:

            Ah espere lá, já entendI, é que você continua a pensar que o sw destas empresa lê apenas os dados do carros? Bolas você é difícil, já expliquei N vezes que o teste consiste em medir a capacidade real da bateria, e não de ligar ao can bus e ler os dados que o carro tem.

            Será que é desta ?

      • robin says:

        Isso depende do artista que mexe existem sistemas mais complexos que um carro e consegue-se aceder portanto num carro depende de quem mexe se for mt bom descobrem mas é o tanas.

      • Tiago says:

        quais aplicações android server para ver o estado SOH?

  3. Joao Ptt says:

    Alguém precisa de estudar mais.

  4. IR says:

    Continuo a não perceber o porquê de não colocar público o histórico das inspeções para combater este tipo de crime. Já que se consegue ver os seguros…porque não as inspeções.

  5. Alguém says:

    Fácil, fácil… Nos elétricos sei que é mais fácil!

  6. Manel says:

    Não ha dia que não leia noticias acerca do mau desempenho dos eletricos, a força das petroliferas é realmente impressionante. Eu tenho um eletrico e digo-vos oleos, filtros, etc etc e toda essa porcaria nunca mais.

  7. Rodrigues says:

    Elétricos é o futuro não há dúvida. O esquema é… Até aos 4 anos, usar bem, andar muito, usar e abusar dos carregamentos rápidos (tipo TVDE). Depois retirar e fazer IPO. Querem mais um desenho 🙂

  8. Manuel says:

    Só fiquei com uma duvida, no artigo diz que 13,4% dos eletricos sao aldrabados como é que dessa percentagem convertem para 7 em cada 10 ?

  9. Grunho says:

    Um carro com um ano e 100 mil kms na Alemanha é vendido com os 100 mil kms. O mesmo carro em Portugal é vendido com com 10 mil, mesmo que já tenha andado 200 mil. Na Alemanha quem for apanhado a fazer isso leva uma cacetada que é banido da praça para toda a vida, se for em Portugal é só mais um a fazer o normal do negócio.

  10. Lolada says:

    Anda aí muito aldrabado… Elétrico, pois claro.
    Fácil de fazer, e os esquemas estão a dar muito dinheiro a muita malta… De resto comam mais geladinhos com a testa, que isso passa.

  11. Curnodos says:

    Para os lados do Prior Velho, até há uma agenda bem preenchida. É ver a quantidade de elétricos que por lá passam. Giro depois ver estes tipos que acham que compram usados como novos. O que já me ri com alguns dos comentários. Parece como aquele que é sempre o último a saber …

  12. Antonio Vasco says:

    Tenho o Y há 1mes, fiz 3600 km , mais de metade em autoestrada, media 130 a 150km/h, gasto 18,3kw /100 km. 3€ por 100km. Como não podia estar satisfeito? Ainda por cima anda como um GTI.

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