PplWare Mobile

Nas estradas da Noruega, um em cada cinco carros já é elétrico

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. secalharya says:

    Com inúmeros benefícios fiscais é fácil.

  2. xico says:

    Pois a Noruega não é governada por um partido chamado PS que há decadas que nos empobrece. A noruega pode ter esses luxos, nós nao

  3. Sergio says:

    Conduzi na Noruega. Velocidades bastante controladas em estradas estreitas e, não raras, próximas das beiras de fiordes. Em pleno verão levamos 8 horas para percorrer a principal estrada entre Oslo e Bergen, as duas “maiores” cidades, frequentemente ainda cobertas de neves eternas e a exigir muita cautela para conduzir na travessia de longos túneis sem necessária iluminação. Síntese: ambiente e condições das estradas são perfeitas para carros à eletricidade. Prefiro Portugal, Portugal, Portugal…

  4. Hali says:

    Além de serem carros caríssimos , existem um problema imenso para carregar o carro.
    Fora outros problemas dos carros elétricos.

  5. Cesar II says:

    smartphones com rodas povos facilmente manipulados por politicos.

  6. Chico says:

    Em Portugal, 1 em cada 5 carros tem menos de 5 anos.
    O resto é tudo 20 anos Clios etc

  7. guedes says:

    Também a Noruega não é exemplo .
    Exportam todo petróleo e a poluição para os sitios onde produzem os carros electricos. Nem o usam porque o Slartibartfest fez aquele país ideal para as barragens que produzem toda a energia do país

  8. Yamahia says:

    No entanto um dos maiores poluidores “per capita”

    • Toni da Adega says:

      Em que posicao estao eles?

      • Yamahia says:

        Em 2021, num universo de 185 países, a Noruega é apenas o 153º menos poluente per capita e apesar de todo esse alarde com os BEVs obteve uma variação para pior de 0,65%. Realmente notável pela negativa.

        Para comparação destaco Portugal que com o seu parque automóvel deveras envelhecido consegue poluir menos de metade per capita; Ou ainda Cuba conhecida pelos seus carros quase cinquentenários polui menos da terça parte per capita!
        https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2?anio=2020

        • RC says:

          E quanto produz e exporta Portugal e Noruega ?

          1/3 ??? errado, cerca de metade, já que 3.8 não é 1/3 de 7.7.

          • Yamahia says:

            Óh que caraitas…
            “Vá lá ver de novo:
            – “Portugal que com o seu parque automóvel deveras envelhecido consegue poluir menos de metade per capita”

            E o que é que as exportações têm a ver com o assunto?
            Estamos a falar de BEV’s e dos supostos benefícios para o meio ambiente! E ao que parece não resolvem o problema, antes pelo contrário, apenas contribuem para o seu agravamento!
            Sendo que é mais que certo que a origem do problema provém de outras áreas, como vc inconscientemente acabou de confirmar!

          • Rc says:

            Que tem a ver ? Quer ver que agora a produção de coisas não faz poluição ?

            Porque será que ele ganham 4 a 5x mais que nós? Poupam muito e fazem pouco ?

            Porque razão os países pobres aparecem em primeiro lugar ?

            Não resolvem ? Parece que a Noruega agora com 20 % de BEV está a reduzir muito as emissões, basta ver as emissões deles ao longo dos anos.

            Secalhar estão todos errados, e você é que está certo. Loooool

          • Yamahia says:

            Não tem a ver com BEV’s que é o assunto.
            Já agora se querem mesmo salvar o planeta e bem podiam começar por parar de produzir coisas supérfluas e inúteis para a subsistência e bem estar da humanidade. A começar pelos BEV’s cuja produção gera uma poluição medonha!

          • Rc says:

            Então invente outros que poluíam menos que estes 2 e venda -lhes, já que sabe mais que eles.

        • RC says:

          Já agora, eles têm vindo a diminuir, e nós temos vindo a aumentar e já começamos a diminuir, olha que mau, parece que até coincide com a entrada de veículos eléctricos em massa. LOOOOL

          Claro que isso você não viu.

          https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/portugal

          https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/noruega

          • Yamahia says:

            Vc parece mesmo que lê pela metade ou então faz-se desentendido qd os factos lhe tocam onde mais lhe doi!
            O link q vc coloca aó só confirma o que eu já tinha dito há 2 posts atrás:
            “a Noruega é apenas o 153º menos poluente per capita e apesar de todo esse alarde com os BEVs obteve uma variação para pior de 0,65%.”

          • Rc says:

            Eu faço-me desentendido ou você quer fazer desentender ?

            Então mas quantos bevs tinha a Noruega em 2010 ? Isso já não interessa ?

          • Rc says:

            2010 – 10.08
            2020 – 7.65

            Segundo você, só estes dados só servem para classificar poluição de bevs.

            Bevs:

            2010 – 0%
            2020 – 10%

            Então não existe variação ? Só lhe apetece ver a variação de um ano? Nada tendencioso.

            Pois, ainda há bocado também Portugal era 1/3, afinal era metade.
            É como o zoe, só o zoe é que fica dentro de água.

            Enfim…

            Portanto

          • Yamahia says:

            Não era Portugal era Cuba! Xiça
            Pela 3ª vez…Vá ver melhor carago:
            “…Ou ainda Cuba conhecida pelos seus carros quase cinquentenários polui menos da terça parte per capita!”
            Até amanhã 🙂

          • Rc says:

            Tem razão sim.

            Sim, como vê Cuba pouco ou nada têm reduzido, e nalguns anos até aumentou e bem, parece que lá compram poucos eléctricos. Loool

            https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/cuba

          • Yamahia says:

            Vamos lá a ser sérios.
            Estamos a comentar um artigo de 2022 onde é dado enorme ênfase ao facto de 20% dos carros que circulam na Noruega serem electricos. Todos sabemos pq nos últimos 2 anos atingiu repentinamente esses valores. É que foi anunciado que a partir de 2023 grd parte dos benefícios para aquisisão de BEV´s deixariam de existir. Portanto tudo o que queria e não queria foi a correr comprar BEV’s…
            E o facto é que as emissões de CO2 em vez de baixarem em consequência do aumento de BEV’s…pioraram bastante!!

            Agora vc vai buscar 2010 para comparar o incomparavel.
            Muitas coisas se passaram para justificar esse decréscimo em 12 anos de 10.08 para 7.65=2.4 pontos percentuais per capita (ainda assim um valor vergonhoso), entre os quais e tlz o mais relevante foi o facto da produção de petróleo bruto em território norueguês ter sido reduzida para metade! Nada a ver com os BEV’s.

          • RC says:

            Fui, como prova com 1 ano que aumentou, e que foi devido aos BEV’s ?

            Vão diminuir os incentivos em 2023 ? onde dizem isso ?

            Até podem diminuir, os bev’s na Noruega mesmo sem incentivos ficam mais baratos que os ice’s.

            2.4% são 25% menos no total, não é revelante.

            Exportou menos ? onde inventou isso ?

            https://pt.tradingeconomics.com/norway/oil-exports

          • Yamahia says:

            Mas quem é que falou em valor da exportação??
            Hoje um bem vale 10 amanhã pode valer 100. Não é por ai,
            Eu falei em produção, veja lá melhor:
            “o facto da produção de petróleo bruto em território norueguês ter sido reduzida para metade!”

            E por acaso nesse mesmo site que vc linkou +e possível conferir isso: https://pt.tradingeconomics.com/norway/crude-oil-production
            A Noruega chegou a produzir no início do seculo XXI 3,417,000 de barris por dia e no final da 2ª década já só estava a produzir 1,408,227. Bastante menos de metade conforme pode conferir. Como sempre até fui bonzinho! lol

            Aliás, esse noruegueses são mas é uns hipócritas de todo o tamanho.
            Acabadinhos de assinar o acordo de Paris em finais de 2015, e provavelmente preocupados com a tendência de queda na produção, trataram logo assim que sairam de começar a distribui concessões para a exploração de mais petróleo no Artico. Concessões essas que violavam o acordo de Paris sobre o clima, bem como a própria Constituição norueguesa.
            O governo norueguês ainda em 2017 foi levado a tribunal por várias associações ambientalistas, entre as quais a Greenpeace mas estes acabaram por perder a acção em 2018.
            Mais uma vez os interesses económicos a sobreporem-se à preservação da natureza.
            Tenho dúvidas que essas acções venham a ter efeito nas contas das emissões per capita dos noruegueses pois a destruição é no no mar de Barens bem distante do continente e ainda a Norte da Suécia.
            Das concessões, apenas uma foi atribuida a uma empresa norueguesa, as restantes são americanas e russas.

          • Rc says:

            Se eles produzem a maior parte é para exportação.

            Exato. Por isso é que reduziram as emissões, e como nos últimos 2 anos aumentaram a produção, voltaram a subir as emissões.

            Não é lógico ? Como produz e exporta petróleo sem emissões ? Pensa que é que com energia renovável ?

            Pois, parece que tem de produzir menos petróleo.

          • Rc says:

            Mas quer que eles parem de produzir ? Então depois compra a quem ? Quer pagar mais por litro ?

            Você decida-se ? Anda meio confuso, nao quer eléctricos e inventa tudo para nao querer, e depois vem meter todas as vantagens nos a combustão, agora quer que os noruegueses, a quem nós compramos petróleo, que parem de produzir.

            Então não podem ter eléctricos porque você não quer, e não podem extrair petróleo. Isto é que está um problema, daqui a pouco aparecem os defensores do hidrogénio a dizer que podem abastece com hidrogénio vindo do universo. Looooool

          • Yamahia says:

            Como disse e pela 5 ou 6ª vez vou ter que fazer um quote a mim próprio pq vc teima em não ler o que está escrito.
            “Tenho dúvidas que essas acções venham a ter efeito nas contas das emissões per capita dos noruegueses pois a destruição é no no mar de Barens ”

            Como não lê muito menos é capaz de interpretar os dados que lhe colocam à frente é escusado insistir para que perceba o alcance da demagogia dessa gente,
            Fico-me por aqui.

          • Rc says:

            Eu li, se tem duvidas conforme, prove, não invente como é costume.

            Fico à espera que também prove que são os bevs que provocaram o aumento das emissões, até porque não têm escape e 98% da energia eléctrica na Noruega é renovável.

            Portanto, ou andaram a queimar os carros , ou os pneus têm emissões de co2 também.

          • Rc says:

            *Confirme…

            Eu sei interpretar, simplesmente não aceito a sua interpretação. Porque havia de aceitar, não faz o menor sentido.

            Tal como você não aceitou a minha… lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.