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Reduzir as baterias e o alcance: qual o segredo para carros elétricos mais acessíveis?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Freedom of Mobility Forum

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Eu says:

    Que alimentem a ideia de progredir com o hidrogénio.
    Leva o mesmo tempo que um tradicional a carregar o depósito.
    Leva uma bateria muito mais pequena, talvez ao nível do que se usa no tradicional.
    Impacto menor na pegada ecológica ao nível de a descartar em fim de vida.
    Necessidade reduzida de adaptação das tubagens atuais.
    OBS_ Já li um estudo para promover a instalação de postos H2 entre cada 200Km.

    • Lelo says:

      Hidrogénio para viaturas ligeiras é um absurdo.
      Quanto à parte técnica, devias ler mais um pouco…

      • yamahia says:

        E para os pesados já faz sentido?
        Se faz sentido para os pesados pq não faz para os ligeiros?

        E para aviões comboios e barcos. Tb faz sentido?

        • JL says:

          Em nenhum deles faz sentido, pelo menos para aqueles que dizem que a electricidade vem toda do carvão, já fez a conta quanto emite e gasta um carro a hidrogénio que use o mix da Polónia ? Estou curioso. Looool

          • yamahia says:

            O H2 não será obtido com electricidade proveniente da rede. Portanto isso é um não assunto.

          • JL says:

            Não, vem do além.

            Quando não houver vento anda a pé.

          • Yamahia says:

            Qd não houver vento há sol e vice versa.

          • JL says:

            A sério ? Com todo esse investimento o h2 vai ser baratinho, e depois os donos de FCEV vendem os carros porque ele está caro. Ah espere, é isso que está a acontecer um pouco por todo o mundo….

          • Homar says:

            O amigo RC aka JL não desaponta continua a ser o individuo que se tornou crente que via elétrica é a solução para tudo, ahaha, continue a pensar assim que daqui a uns anos vai descobrir que afinal havia outra e os outros todos que estão a ver realmente as coisas é que se vão rir no fim de pessoas como você…

          • JL says:

            Tanto é solução para tudo como todas as soluções que existem se baseiam sobre eletricidade, ou não deu por isso ?

            Meu caro, já estudo estas tecnologias e já trabalhei com algumas antes de você ouvir falar delas.

            Sabia que já houve uma fabrica de pilhas de combustível em Portugal ?

            Se quer seguir para outras, tudo bem, opinei sobre as suas vantagens e desvantagens, que eu tenho a certeza que não as conhece na prática, essa é a diferença que você não entende.

        • Lelo says:

          O que não faz sentido é andares aqui sempre com a mesma treta de retórica.

    • Naodouonome says:

      Tens mais energia num litro de gasolina que num litro de hidrogénio ou seja ocupa mais espaço.
      É super perigoso, difícil de abastecer, não é fácil a sua produção.
      Por isso sim devias ler mais um pouco.

      • JL says:

        Sim, a energia por kilo a pressão ambiente nem sequer é contabilizavel, para ter a energia de um litro de gasolina em hidrogénio necessita de um depósito de 40 m3, ou seja, para ter a mesma energia se 2 litro de gasolina que pesa pouco mais de 800 gramas, necessita de um depósito de 40 mil litros, na pressão ambiente, por isso se usar pressões absurdas em aplicações que o usem.

    • JL says:

      Nesse caso ficam bem pior, os sistemas a hidrogénio custam 10c mais, tanto na aquisição como em consumo diário.

      Por acaso não leva, os 5 minutos são apenas retóricos e verificados em casos especiais, é necessário uma série de condições para se verificarem.

      Não; apesar de levar uma bateria pequena em kWh, ela pesa mais cerca de 10 a 20 % a de um electrico a baterias com a mesma autonomia, já que usa uma bateria com carateristicas de híbrido essas têm mais potência e portanto mais peso, ou seja, menor densidade energética com maior densidade de potência. A bateria de um mirai pesa 46 kgs, com apenas 1.6 kWh, esta serve para manter o carro em funcionamento enquanto a pilha de combustível não arranca ou precisa de parar, nalguns casos chega a levar 1 minuto para arrancar.

      Errado, a pegada é bem maior, ficando ao nível de um a combustão considerando o mix atual de energia, quem o diz são estes e estes.

      https://theicct.org/publication/a-global-comparison-of-the-life-cycle-greenhouse-gas-emissions-of-combustion-engine-and-electric-passenger-cars/

      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

      As tubagens atuais são para gás, não faça confusão, nesses tubos só podem injectar até 12 % de hidrogénio mantendo o restante em gás natural, que vai servir para alimentar as casas.

      Os carros necessitam de hidrogénio altamente puro, acima de 99.2 %, e de altas pressões, a infra-estrutra é estremamente cara e tem ser construída nova, há países que já investiram muitos milhares de milhões, como Califórnia, e têm uma rede que mal funciona com 52 postos, e quanto mais investem, menos carros vendem, já que a operacionalidade deles têm vindo a descer, ou seja, imensas avarias, o tempo quente que de faz sentir por lá , complica ainda mais, já que estes sistemas só funciona bem em ambientes frios( necessidade de arrefecer os tanques e o abastecimento que é feito com o hidrogénio a -40 graus C).

      A Alemanha já tem o a tem, no entanto ao fim de 8 anos e investir mais mil milhões de euros neles, e subsidiar o custo do hidrogénio em 50 %, tem apenas 1280 carros a hidrogénio nas estradas (contando com carros, autocarros, todas as categorias), no ano passado venderam-se 22, mesmo com o hidrogénio a cerca de 13 euros o kilo.

    • Grunho says:

      1 kg de hidrogénio leva 60 kwh para produzir e não dá sequer para fazer 100 kms. Com os mesmos 60 kwh um EV a baterias pode fazer quase 400 kms, alguns até mais. Além disso, o carro a hidrogénio não pode sequer ser guardado em local fechado. E tem sempre a degradação dos depósitos de hidrogénio, que têm de ser substituídos com frequência maior que os 100% eléctricos substituem baterias, que o carro a H2 também tem. A única vantagem, e cada vez menor, é o tempo de carregamento. É por isso que não vai vingar.

    • Keyboardcat says:

      Pareces saber muito sobre o assunto. Só falta chegares-te à frente e produzir tal veículo.

      Não vão faltar compradores, por isso tens retorno de investimento garantido.

  2. Realista says:

    O caminho deve ser precisamente o contrário: baterias de maior capacidade, mais eficientes, carregamento mais rápido e com mais ciclos de recarga.

    Baterias mais pequenas significa que os carros vão ser mais afetados pela degradação e menos alcance significa menos pessoas dispostas a adquirir um…

    • Grunho says:

      Baterias de maior capacidade é muito bonito, se não fosse o peso e o preço. Além disso, para andar na cidade ou em estradas secundárias não tem especial interesse. Para viajar sim, mas aí a carga rápida e ultra rápida é facturada ao preço da gasolina para a mesma distância.

      • Realista says:

        Os preços para carregamento rápido sofreram descidas de preço. Agora consegues carregar a 150kW pelo preço de €0,41/kW.

        O que significa que carregas uma bateria de 75kW em 30 minutos.

        • JL says:

          Já para não falar dos preços da ionity para marcas parceiras, onde com o pagamento de 13 euros mês, fica a 27 centimos o kwh, sendo que até são os mais rápidos existentes.

        • Yamahia says:

          Isso não pode ser analisado assim dessa forma simplista.
          Mesmo o S Plaid que é dos mais despachados neste particular, iria demorar 53 minutos para meter 74,3 kWh na bateria (8 a 87%) no Ionity de Almodôvar, apesar deste carregador ser dos mais rápidos em PT.
          Na realidade há carros que anunciam velocidades de carregamento de 150kWh mas depois na prática é pouco o tempo que conseguem carregar acima de 40 kWh
          Quanto a valores, dependendo do CEME, iria pagar neste carregador, hoje que está a beneficiar do valor em vazio, a bonita soma de entre 0,071 €/kWh e os 0,97 €/kWh.
          Total entre 52,72€ e 72,15€

          • JL says:

            Por acaso não é o mais rápido, desde quando os teslas são os mais rapidos a carregar ? os hyundai, audi, porsche, são todos mais rápidos a carregar. 87% só um trolha carrega em QC até aos 87%.

            https://www.youtube.com/watch?v=bE4OkylQ5o8

            Já agora, perto de Almodôvar, Castro Verde, dá para carregar um Model S Long Range, por 21 euros.

          • Yamahia says:

            Levei até 87% para dar os ~75% exemplificados pelo @Realista
            Se há melhores que o Tesla, tb os há bem piores, a começar pelo ultimamente por aqui muito badalado BZx4 que anuncia que carrega a 150 e depois por pouco tempo passa dos 40kWh. E como ele há outros.

  3. sousa says:

    portanto o que a toyota defende e alguns “entendidos” tanto que critican. O futuro não é o electrico, isso é garantido.

    • JL says:

      Está mal informado, a toyota defende os 100 % electricos.

      • yamahia says:

        Defende o tantas, a Toyota foi como q obrigada a lançar UM modelo destinado a satisfazer a paranóia de certos mercados.

      • Homar says:

        Não é ele que está mal informado, mas você…

        • JL says:

          Então fica aqui a prova, em vez de andar com lenga-lenga de perseguição:

          https ://tvi.iol.pt/mobilidade/eletrica/toyota-inverte-os-planos-e-passa-a-apostar-em-forca-em-automoveis-eletricos/20221227/61c4a1f90cf2cc58e7d90da1

          http s://www.razaoautomovel.com/noticias/toyota-ofensiva-eletrica/

          https ://www.motor24.pt/noticias/koji-sato-vai-conduzir-a-toyota-a-uma-nova-era-eletrica/1589223/

          E agora, quem está mal informado ?

          • Yamahia says:

            Sabemos tudo isso @JL Repare nas datas 2019, 2021—.
            O artigo de 2023 da motor24 nada acrecesnta aos dos anos anteriores.
            De palpável a Toyota apresentou 1 carro BEV, faz no mês que vem 2 anos.
            Agora que sabe que o motor a combustão não vai ser banido após 2035 e que a Europa vai investir a sério na rede do H2, duvido muito que se dê ao trabalho de lançar mais modelos BEV. Deverá reforçar a aposta nos híbridos com recurso a sintécticos e eventualmente bios para depois de 2035 e alavancar os FCEV. Afinal eles é que estavam certos.

          • JL says:

            É isso é, a toyota vai continuar a cometer os mesmos erros do antigo ceo, a investir em coisas caras que ninguém compra, como os seus FCEV.

            Isso tudo alimentado a carvão vai ser bonito . Loooooool

            Cada vez me mais dá para rir com estes comentários, não há electricidade verde par Bev, é tudo a carvão, mas para soluções que gastam 5 a 10x mais já vai haver.

            Ainda há gente que me persegue na tentativa de eu me ir embora, desculpem, mas com o teatro tão grande que de faz por aqui, não é mesmo possível deixar isto.

        • JL says:

          A toyota investir em rede de hidrogenio devido a combustão nao acabar ? Nao entendi ? Só não vão acabar os a efuels, e a toyota tem FCEV há mais de 9 anos e não investiu.

          Enfim, não sei para que você sonha tanto, deve ser para se decepcionar mais vezes. Loooooool

          Por acaso só estava a procura das notícias seguir a entrada do último ceo. Lol

          Nao lhe dou 6 meses para deixar de ouvir h2 por parte da toyota.

          • Yamahia says:

            Quem disse que era a Toyota a investir nos postos de H2?

            Em relação ao novo CEO está o plano no artigo de 2023 da motor 24 que vc linkou.
            Antes deste últimos anúncios da UE a Toyota estava a pensar criar uma plataforma dedicada a BEV’s em…2027!!!
            Presumo que perante os últimos desenvolvimentos deixe de pensar e focar-se naquilo que realmente lhe poderá continuar a trazer valor acrescentado . Hoje qq zé lança um BEV.

          • JL says:

            Ao que parece qualquer Zé lança um FCEV, até para chegar a velocidades que bala. Looool

            Continue a sonhar.

          • JL says:

            Tem a certeza que leu a notícia, é que não tem nada relacionado com hidrogénio. Lol

    • JL says:

      E já agora, o futuro é eléctrico, até porque os novos combustíveis que querem impor, também são feitos de electricidade.

  4. yamahia says:

    Portanto para o Carlos Tavares a solução para conter o valor de aquisição e resolver o efeito barco nos BEV, é cortar forte e feio na já ridícula autonomia que têm e aumentar os pontos de carga.
    O sonho do Tavares é ver os condutores dos BEV a encostar de 10 em 10 minutos para dar mais uma patanisca na bateria.
    Como bom portuga, o Tavares gosta é de pataniscas.

    • JL says:

      Não , parece que não entendeu nada, ele diz que a solução para ter eléctricos mais baratos….

      E tem razão, baterias mais pequenas também carregam mais depressa, apesar de parar mais vezes, também pára menos tempo.

      • yamahia says:

        Entendi perfeitamente. Patanisca significa isso mesmo. Uma carga pequena para fazer mais uns poucos KMS suficientes para atingir mais um ponto de carga no caminho antes de chegar ao destino e/ou para chegar ao destino se já estiver muito perto.

  5. Luis Costa says:

    Do seu comentário nada ficámos a saber do Carlos Tavares…….. Mas ficámos a saber como você pensa e que gosta de pataniscas.

    • Yamahia says:

      Eu gosto de pataniscas, se possível acabadinhas de fazer. Agora ao contrário do Tavares não acho bem estar sempre a parar para dar uma patanisca na bateria!

  6. 15 minutos maximo says:

    Carro eletrico so sera viavel carrregar em postos se for 10minutos carga total

    • JL says:

      Carga total nunca vai ser possível nesse tempo.

      Até aos 80-90% sim.

    • Homar says:

      Para aplicar uma carga total em 10 minutos as coisas tem de evoluir ainda muito em relação ao que é hoje e não vai ser nada assim a curto prazo, tanto que a viabilidade é optar por outras energias além de somente elétrico….

      Mas pronto nestes topicos só se vê sempre o mesmo cromo RC aka JL a defender os eletricos, o homem meteu as palas nos olhos e pronto nunca mais as tira até descobrir que anda enganado e a tentar enganar os outros com aquilo que pensa que sabe, ou seja nada…

    • Kush says:

      Cargas rápidas com frequência dão cabo de uma bateria, nada como o deixar nos 3kwh durante a noite, respeitando sempre a carga de 20 a 80 por cento. Tenho um zoe de 2020, e só perdeu 5 por cento da bateria em 2 anos.

      Como digo, elétricos e só para ilhas e cidades, quem faz autoestradas nem vale a pena pois acima dos 110kmh os consumos disparam e muito

      Abraços

  7. Obrigatorio Placa Solar says:

    Deveria ser obrigatorio por lei ter placa solar no tetos dos veiculos eletricos

    • JL says:

      Para quê ? se o rendimento que têm versus o investimento que é feito não faz sentido ? é muito melhor gastar esse dinheiro e instalar painéis em casa e fazer netmeetering, ou seja, o que fornecer à rede pode gastar depois quando necessitar.

      • Grunho says:

        Em termos de física, isso faria todo o sentido. O problema é que os donos da rede pagam miseravelmente o kwh quando é o cliente a fornecer e cobram-no a escaldar quando é o cliente a consumir.

        • JL says:

          Não é bem assim, no net meetering que injetar na rede fica a crédito.

          Se quiser vender e receber ao fim do mês, tem várias hipóteses, ou por preço fixo, ou indexado ao mercado ibérico, ficando estes com um margem de 5 a 12 %.

      • Placa Solar tornou um Item de Seguranca says:

        Se tornou item de seguranca dentro do carro assim como um estintor de incendio, exemplo. 1- o carro acaba a bateria no meio do deserto, voce apenas precisa estacionar em algum lugar que de para estacionar e voltar para pegar em alguns dias. Nao precisaria de guincho para rebocar. 2- A energia das placas solares pode ser convertidas para ligar o ar condicionado enquanto estacionado para diminuir o calor. 3- Sempre tera energia para notebooks e gadgets e celulares numa emergencia. 4- Diminue o numero de posto de recarga instalados no pais em geral. 5- Aproveita um area que nao estara sendo aproveitada para geracao de energia, pois hoje em dia a cada metro quadrado ocupado numa cidadade e caro. 6- Diminue o numero de instalacao de empresas de geracao de energia. 7- Melhora a qualidade da energia pois esta contribuindo para geracao distribuida em redes. Ou seja so tem beneficicios.

      • Placa Solar tornou um item Obrigatorio e de Seguranca says:

        Deveria ser obrigatorio 1- Teto de Vans eletricas 2- teto de bau de caminhoes 3- teto de carros eletricos. 5- Teto de onibus de passageiros. Alivia a sobrecarga de infraestrutura eletricas, como geracaoes. Hoje em dia espaco fisico esta cada vez mais caro o metro quadrado dentro de uma cidade.

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