Reduzir as baterias e o alcance: qual o segredo para carros elétricos mais acessíveis?
Durante uma intervenção, o CEO da Stellantis partilhou, entre coisas, que acredita que uma das coisas mais importantes a fazer para tornar os elétricos acessíveis é produzir carros mais leves.
O CEO da Stellantis não tem por hábito guardar a sua opinião para si e, mais uma vez, fez questão de a partilhar. Durante o Freedom of Mobility Forum, que aconteceu recentemente pela primeira vez, Carlos Tavares assegurou que "estamos num bom caminho para atingir o nível de eletrificação que se espera da União Europeia".
Além disso, o executivo, que foi um dos seis oradores desta estreia organizada pela Stellantis, deu também a conhecer a sua perspetiva relativamente à receita para tornar os carros elétricos acessíveis:
Uma das formas mais importantes de tornar a mobilidade limpa acessível é tornar os veículos elétricos mais leves, o que significa encontrar uma melhor química de bateria, utilizar materiais alternativos e ter uma infraestrutura pública que suporte um alcance mais curto. Se o alcance é mais curto, o peso é mais leve; se o peso é mais leve, o custo é mais baixo.
Na sua opinião, os elétricos serão mais acessíveis se a infraestrutura for "suficientemente grande para proporcionar paz de espírito em termos da eliminação da ansiedade associada ao alcance".
Na mesma intervenção, o CEO da Stellantis disse ainda que acredita que os combustíveis sintéticos são uma outra direção tecnológica que se desenvolverá, no futuro. No entanto, "a indústria terá de provar que são realmente neutros, desde a captura às emissões".
Por sua vez, considera que o elevado custo de produção e a baixa eficiência energética dos combustíveis eletrónicos torná-los-ão uma solução reservada para os veículos topo de gama.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Freedom of Mobility Forum
Neste artigo: alcance, baterias, Carlos Tavares, carros elétricos, Stellantis, veículos elétricos
Que alimentem a ideia de progredir com o hidrogénio.
Leva o mesmo tempo que um tradicional a carregar o depósito.
Leva uma bateria muito mais pequena, talvez ao nível do que se usa no tradicional.
Impacto menor na pegada ecológica ao nível de a descartar em fim de vida.
Necessidade reduzida de adaptação das tubagens atuais.
OBS_ Já li um estudo para promover a instalação de postos H2 entre cada 200Km.
Hidrogénio para viaturas ligeiras é um absurdo.
Quanto à parte técnica, devias ler mais um pouco…
E para os pesados já faz sentido?
Se faz sentido para os pesados pq não faz para os ligeiros?
E para aviões comboios e barcos. Tb faz sentido?
Em nenhum deles faz sentido, pelo menos para aqueles que dizem que a electricidade vem toda do carvão, já fez a conta quanto emite e gasta um carro a hidrogénio que use o mix da Polónia ? Estou curioso. Looool
O H2 não será obtido com electricidade proveniente da rede. Portanto isso é um não assunto.
Não, vem do além.
Quando não houver vento anda a pé.
Qd não houver vento há sol e vice versa.
A sério ? Com todo esse investimento o h2 vai ser baratinho, e depois os donos de FCEV vendem os carros porque ele está caro. Ah espere, é isso que está a acontecer um pouco por todo o mundo….
O amigo RC aka JL não desaponta continua a ser o individuo que se tornou crente que via elétrica é a solução para tudo, ahaha, continue a pensar assim que daqui a uns anos vai descobrir que afinal havia outra e os outros todos que estão a ver realmente as coisas é que se vão rir no fim de pessoas como você…
Tanto é solução para tudo como todas as soluções que existem se baseiam sobre eletricidade, ou não deu por isso ?
Meu caro, já estudo estas tecnologias e já trabalhei com algumas antes de você ouvir falar delas.
Sabia que já houve uma fabrica de pilhas de combustível em Portugal ?
Se quer seguir para outras, tudo bem, opinei sobre as suas vantagens e desvantagens, que eu tenho a certeza que não as conhece na prática, essa é a diferença que você não entende.
O que não faz sentido é andares aqui sempre com a mesma treta de retórica.
Tens mais energia num litro de gasolina que num litro de hidrogénio ou seja ocupa mais espaço.
É super perigoso, difícil de abastecer, não é fácil a sua produção.
Por isso sim devias ler mais um pouco.
Sim, a energia por kilo a pressão ambiente nem sequer é contabilizavel, para ter a energia de um litro de gasolina em hidrogénio necessita de um depósito de 40 m3, ou seja, para ter a mesma energia se 2 litro de gasolina que pesa pouco mais de 800 gramas, necessita de um depósito de 40 mil litros, na pressão ambiente, por isso se usar pressões absurdas em aplicações que o usem.
*De 1 litro e não de 2.
Nesse caso ficam bem pior, os sistemas a hidrogénio custam 10c mais, tanto na aquisição como em consumo diário.
Por acaso não leva, os 5 minutos são apenas retóricos e verificados em casos especiais, é necessário uma série de condições para se verificarem.
Não; apesar de levar uma bateria pequena em kWh, ela pesa mais cerca de 10 a 20 % a de um electrico a baterias com a mesma autonomia, já que usa uma bateria com carateristicas de híbrido essas têm mais potência e portanto mais peso, ou seja, menor densidade energética com maior densidade de potência. A bateria de um mirai pesa 46 kgs, com apenas 1.6 kWh, esta serve para manter o carro em funcionamento enquanto a pilha de combustível não arranca ou precisa de parar, nalguns casos chega a levar 1 minuto para arrancar.
Errado, a pegada é bem maior, ficando ao nível de um a combustão considerando o mix atual de energia, quem o diz são estes e estes.
https://theicct.org/publication/a-global-comparison-of-the-life-cycle-greenhouse-gas-emissions-of-combustion-engine-and-electric-passenger-cars/
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867
As tubagens atuais são para gás, não faça confusão, nesses tubos só podem injectar até 12 % de hidrogénio mantendo o restante em gás natural, que vai servir para alimentar as casas.
Os carros necessitam de hidrogénio altamente puro, acima de 99.2 %, e de altas pressões, a infra-estrutra é estremamente cara e tem ser construída nova, há países que já investiram muitos milhares de milhões, como Califórnia, e têm uma rede que mal funciona com 52 postos, e quanto mais investem, menos carros vendem, já que a operacionalidade deles têm vindo a descer, ou seja, imensas avarias, o tempo quente que de faz sentir por lá , complica ainda mais, já que estes sistemas só funciona bem em ambientes frios( necessidade de arrefecer os tanques e o abastecimento que é feito com o hidrogénio a -40 graus C).
A Alemanha já tem o a tem, no entanto ao fim de 8 anos e investir mais mil milhões de euros neles, e subsidiar o custo do hidrogénio em 50 %, tem apenas 1280 carros a hidrogénio nas estradas (contando com carros, autocarros, todas as categorias), no ano passado venderam-se 22, mesmo com o hidrogénio a cerca de 13 euros o kilo.
1 kg de hidrogénio leva 60 kwh para produzir e não dá sequer para fazer 100 kms. Com os mesmos 60 kwh um EV a baterias pode fazer quase 400 kms, alguns até mais. Além disso, o carro a hidrogénio não pode sequer ser guardado em local fechado. E tem sempre a degradação dos depósitos de hidrogénio, que têm de ser substituídos com frequência maior que os 100% eléctricos substituem baterias, que o carro a H2 também tem. A única vantagem, e cada vez menor, é o tempo de carregamento. É por isso que não vai vingar.
Pareces saber muito sobre o assunto. Só falta chegares-te à frente e produzir tal veículo.
Não vão faltar compradores, por isso tens retorno de investimento garantido.
O caminho deve ser precisamente o contrário: baterias de maior capacidade, mais eficientes, carregamento mais rápido e com mais ciclos de recarga.
Baterias mais pequenas significa que os carros vão ser mais afetados pela degradação e menos alcance significa menos pessoas dispostas a adquirir um…
Baterias de maior capacidade é muito bonito, se não fosse o peso e o preço. Além disso, para andar na cidade ou em estradas secundárias não tem especial interesse. Para viajar sim, mas aí a carga rápida e ultra rápida é facturada ao preço da gasolina para a mesma distância.
Os preços para carregamento rápido sofreram descidas de preço. Agora consegues carregar a 150kW pelo preço de €0,41/kW.
O que significa que carregas uma bateria de 75kW em 30 minutos.
Já para não falar dos preços da ionity para marcas parceiras, onde com o pagamento de 13 euros mês, fica a 27 centimos o kwh, sendo que até são os mais rápidos existentes.
E vc iria todos os meses a Almodôvar ou a Leiria só para carregar e amortizar o investimento mensal nessa parceria. eheh
Admitindo que sejam verdadeiras essa parcerias, mostre lá um exemplo disso para ver como funciona.
Para uso intensivo justifica.
Ok e quais são os parceiros? A quem tenho que entregar os 13,00€ de quotização mensal?
Vai ao site da ionity e vê.
Os 13 euros é para a ionity.
Isso não pode ser analisado assim dessa forma simplista.
Mesmo o S Plaid que é dos mais despachados neste particular, iria demorar 53 minutos para meter 74,3 kWh na bateria (8 a 87%) no Ionity de Almodôvar, apesar deste carregador ser dos mais rápidos em PT.
Na realidade há carros que anunciam velocidades de carregamento de 150kWh mas depois na prática é pouco o tempo que conseguem carregar acima de 40 kWh
Quanto a valores, dependendo do CEME, iria pagar neste carregador, hoje que está a beneficiar do valor em vazio, a bonita soma de entre 0,071 €/kWh e os 0,97 €/kWh.
Total entre 52,72€ e 72,15€
Por acaso não é o mais rápido, desde quando os teslas são os mais rapidos a carregar ? os hyundai, audi, porsche, são todos mais rápidos a carregar. 87% só um trolha carrega em QC até aos 87%.
https://www.youtube.com/watch?v=bE4OkylQ5o8
Já agora, perto de Almodôvar, Castro Verde, dá para carregar um Model S Long Range, por 21 euros.
Levei até 87% para dar os ~75% exemplificados pelo @Realista
Se há melhores que o Tesla, tb os há bem piores, a começar pelo ultimamente por aqui muito badalado BZx4 que anuncia que carrega a 150 e depois por pouco tempo passa dos 40kWh. E como ele há outros.
portanto o que a toyota defende e alguns “entendidos” tanto que critican. O futuro não é o electrico, isso é garantido.
Está mal informado, a toyota defende os 100 % electricos.
Defende o tantas, a Toyota foi como q obrigada a lançar UM modelo destinado a satisfazer a paranóia de certos mercados.
Obrigada ? Por quem ? Por mim provavelmente ? Loool
Para quê essa cegueira ?
Não é ele que está mal informado, mas você…
Então fica aqui a prova, em vez de andar com lenga-lenga de perseguição:
https ://tvi.iol.pt/mobilidade/eletrica/toyota-inverte-os-planos-e-passa-a-apostar-em-forca-em-automoveis-eletricos/20221227/61c4a1f90cf2cc58e7d90da1
http s://www.razaoautomovel.com/noticias/toyota-ofensiva-eletrica/
https ://www.motor24.pt/noticias/koji-sato-vai-conduzir-a-toyota-a-uma-nova-era-eletrica/1589223/
E agora, quem está mal informado ?
Sabemos tudo isso @JL Repare nas datas 2019, 2021—.
O artigo de 2023 da motor24 nada acrecesnta aos dos anos anteriores.
De palpável a Toyota apresentou 1 carro BEV, faz no mês que vem 2 anos.
Agora que sabe que o motor a combustão não vai ser banido após 2035 e que a Europa vai investir a sério na rede do H2, duvido muito que se dê ao trabalho de lançar mais modelos BEV. Deverá reforçar a aposta nos híbridos com recurso a sintécticos e eventualmente bios para depois de 2035 e alavancar os FCEV. Afinal eles é que estavam certos.
É isso é, a toyota vai continuar a cometer os mesmos erros do antigo ceo, a investir em coisas caras que ninguém compra, como os seus FCEV.
Isso tudo alimentado a carvão vai ser bonito . Loooooool
Cada vez me mais dá para rir com estes comentários, não há electricidade verde par Bev, é tudo a carvão, mas para soluções que gastam 5 a 10x mais já vai haver.
Ainda há gente que me persegue na tentativa de eu me ir embora, desculpem, mas com o teatro tão grande que de faz por aqui, não é mesmo possível deixar isto.
A toyota investir em rede de hidrogenio devido a combustão nao acabar ? Nao entendi ? Só não vão acabar os a efuels, e a toyota tem FCEV há mais de 9 anos e não investiu.
Enfim, não sei para que você sonha tanto, deve ser para se decepcionar mais vezes. Loooooool
Por acaso só estava a procura das notícias seguir a entrada do último ceo. Lol
Nao lhe dou 6 meses para deixar de ouvir h2 por parte da toyota.
Quem disse que era a Toyota a investir nos postos de H2?
Em relação ao novo CEO está o plano no artigo de 2023 da motor 24 que vc linkou.
Antes deste últimos anúncios da UE a Toyota estava a pensar criar uma plataforma dedicada a BEV’s em…2027!!!
Presumo que perante os últimos desenvolvimentos deixe de pensar e focar-se naquilo que realmente lhe poderá continuar a trazer valor acrescentado . Hoje qq zé lança um BEV.
Ao que parece qualquer Zé lança um FCEV, até para chegar a velocidades que bala. Looool
Continue a sonhar.
Tem a certeza que leu a notícia, é que não tem nada relacionado com hidrogénio. Lol
E já agora, o futuro é eléctrico, até porque os novos combustíveis que querem impor, também são feitos de electricidade.
Portanto para o Carlos Tavares a solução para conter o valor de aquisição e resolver o efeito barco nos BEV, é cortar forte e feio na já ridícula autonomia que têm e aumentar os pontos de carga.
O sonho do Tavares é ver os condutores dos BEV a encostar de 10 em 10 minutos para dar mais uma patanisca na bateria.
Como bom portuga, o Tavares gosta é de pataniscas.
Não , parece que não entendeu nada, ele diz que a solução para ter eléctricos mais baratos….
E tem razão, baterias mais pequenas também carregam mais depressa, apesar de parar mais vezes, também pára menos tempo.
Entendi perfeitamente. Patanisca significa isso mesmo. Uma carga pequena para fazer mais uns poucos KMS suficientes para atingir mais um ponto de carga no caminho antes de chegar ao destino e/ou para chegar ao destino se já estiver muito perto.
Do seu comentário nada ficámos a saber do Carlos Tavares…….. Mas ficámos a saber como você pensa e que gosta de pataniscas.
Eu gosto de pataniscas, se possível acabadinhas de fazer. Agora ao contrário do Tavares não acho bem estar sempre a parar para dar uma patanisca na bateria!
Carro eletrico so sera viavel carrregar em postos se for 10minutos carga total
Carga total nunca vai ser possível nesse tempo.
Até aos 80-90% sim.
Para aplicar uma carga total em 10 minutos as coisas tem de evoluir ainda muito em relação ao que é hoje e não vai ser nada assim a curto prazo, tanto que a viabilidade é optar por outras energias além de somente elétrico….
Mas pronto nestes topicos só se vê sempre o mesmo cromo RC aka JL a defender os eletricos, o homem meteu as palas nos olhos e pronto nunca mais as tira até descobrir que anda enganado e a tentar enganar os outros com aquilo que pensa que sabe, ou seja nada…
E você mantêm-se enganado e com palas na mesma, já que nem conhece esta tecnologia nem nenhuma das outras.
E quem o está a proibir de avançar ?
Pelo menos estou informado nesta e até noutras, como é fácil de ver.
Gaba-te… lool
Faz a festa, deita os foguetes e ainda vai apanhar as canas eheh
Obrigado por reconhecer o meu prestigio. LOL
Cargas rápidas com frequência dão cabo de uma bateria, nada como o deixar nos 3kwh durante a noite, respeitando sempre a carga de 20 a 80 por cento. Tenho um zoe de 2020, e só perdeu 5 por cento da bateria em 2 anos.
Como digo, elétricos e só para ilhas e cidades, quem faz autoestradas nem vale a pena pois acima dos 110kmh os consumos disparam e muito
Abraços
Deveria ser obrigatorio por lei ter placa solar no tetos dos veiculos eletricos
Para quê ? se o rendimento que têm versus o investimento que é feito não faz sentido ? é muito melhor gastar esse dinheiro e instalar painéis em casa e fazer netmeetering, ou seja, o que fornecer à rede pode gastar depois quando necessitar.
Em termos de física, isso faria todo o sentido. O problema é que os donos da rede pagam miseravelmente o kwh quando é o cliente a fornecer e cobram-no a escaldar quando é o cliente a consumir.
Não é bem assim, no net meetering que injetar na rede fica a crédito.
Se quiser vender e receber ao fim do mês, tem várias hipóteses, ou por preço fixo, ou indexado ao mercado ibérico, ficando estes com um margem de 5 a 12 %.
Se tornou item de seguranca dentro do carro assim como um estintor de incendio, exemplo. 1- o carro acaba a bateria no meio do deserto, voce apenas precisa estacionar em algum lugar que de para estacionar e voltar para pegar em alguns dias. Nao precisaria de guincho para rebocar. 2- A energia das placas solares pode ser convertidas para ligar o ar condicionado enquanto estacionado para diminuir o calor. 3- Sempre tera energia para notebooks e gadgets e celulares numa emergencia. 4- Diminue o numero de posto de recarga instalados no pais em geral. 5- Aproveita um area que nao estara sendo aproveitada para geracao de energia, pois hoje em dia a cada metro quadrado ocupado numa cidadade e caro. 6- Diminue o numero de instalacao de empresas de geracao de energia. 7- Melhora a qualidade da energia pois esta contribuindo para geracao distribuida em redes. Ou seja so tem beneficicios.
Deveria ser obrigatorio 1- Teto de Vans eletricas 2- teto de bau de caminhoes 3- teto de carros eletricos. 5- Teto de onibus de passageiros. Alivia a sobrecarga de infraestrutura eletricas, como geracaoes. Hoje em dia espaco fisico esta cada vez mais caro o metro quadrado dentro de uma cidade.