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Procura por veículos elétricos abranda na Europa. Clientes querem preços mais acessíveis

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Rodrigo says:

    A união Europeia e países como Portugal que deixe de ser chulo, um exemplo um BYD Dolphin fica por 15.000€ na china na Europa é o dobro com as taxas e taxinhas.

    Claro que a procura abranda porque a sociedade não tem toda 30 a 60 mil euros disponíveis para um carro eléctrico, quem tinha já comprou agora sobra 80% da população da Europa que não tem.

    • Realista says:

      Os preços na China são mais baixos porque os carros necessitam de cumprir regulamentos.
      Por exemplo um VW ID3 os preços começam nos €15.000 enquanto que na europa os preços começam nos €40.000 para o mesmo modelo.

      • Rodrigo says:

        Qual regulamentos estamos simplesmente a falar do mesmo carro feito na mesma linha de produção e mesmo materiais e mesmas especificações só que aqui custa o dobro 30.000€ a única diferença são as taxas e taxinhas

      • Grunho says:

        O único regulamento que os carros cumprem na Europa é o da chulice e do parasitismo, que é o resultado inevitável do capitalismo neoliberal. É a única coisa que os distingue dos vendidos na China, e Portugal nisso é imbatível.

      • Toni da Adega says:

        25.000€ é o custo de se cumprir regulamentos?

    • Realista says:

      “(…)porque os carros não necessitam de cumprir regulamentos tão apertados como acontece no mercado europeu.”

      Fica a correção.

    • Naodou says:

      O que vende são os modelos mais caros e não os mais baratos.

    • B@rão Vermelho says:

      Desculpa descordar de ti, mas a Europa é o melhor mercado, os carros de luxo a combustão continua a vender.
      O problema na minha opinião talvez seja ou a falta de autonomia ou a preguiça de esperar pelo carregamento do carro, ou não ter condições de carregar em casa.
      O preço é só preocupante para nos portugueses, que para alem do carro caro ainda adoramos extras que nunca vamos utilizar mas gostamos de nos gabar que os temos.

    • Wilson says:

      Aqui no Brasil os electricos estão a vender bem, a BYD é a marca que mais vende está em 1º lugar derrubandio Tesla e WV, mas tudo pode mudar porque querem fazer como na Europa e em 2024 entra uma lei em vigor que o governo de lula quer taxar os 100% eletricos com uma taxa de 30% só para importados dai as vendas devem cair muito já em 2024.

    • O impostor says:

      Rodrigo, és mais um dos com a mania da perseguição? Realmente é o espelho da desinformação que existe em muitos países da Europa.

      1) os impostos pagam todo o que há de domínio público como segurança, saúde, economia, estradas, etc (inclui óbvio o desgoverno de muitos governos, inclui TAP, Efacec, associações de “tachos “, ajudas de custo astronómicas, ajudas a banqueiros, etc)

      2) na China é mais barato porque há ajudas e subvenções superiores, além de que são produzidos lá (transporte barato) com muito recurso a combustíveis fósseis (mais barato), menos exigência (mais barato), exploração de trabalho e direitos humanos (mais barato) e cópia de tecnologia alheia (mais barato). Na Europa é tudo ao contrário, por isso vales mais altos

      3) se quiseres os valores de lá, emigras para a China com tudo o que de “bom” há e usufruis das “qualidades” de vida e trabalho locais… se vives na Europa, já sabes. Não é tudo culpa dos governos ou Europa!

      Portanto, se queres tudo como na China, vota ou propõe um partido que baixe os impostos à custa de poluir mais, trabalho 60h/semana por metade do teu salário atual… e aí já vês o que é bom.

      • PN says:

        Isso passa a debate político, mas mesmo assim vou responder por pontos:

        1) Temos um dos maiores rácios de carga fiscal e relação ao rendimento per capita, incluindo IVA e IRS, da OCDE, mas temos falta de professores, polícias, médicos e enfermeiros, porque são mal pagos, maltratados e desrespeitados quando trabalham para o estado, muitos deles ou vão para o privado ou emigram. Com as estradas em muitos sítios numa miséria, água amarelada a saír da torneira porque a infraestrutura não é reparada há anos, a criminalidade violenta a aumentar, mas o importante são Efacecs e TAPs e afins. Assim é claro que ninguém gosta de pagar impostos, porque só vemos o dinheiro a ir para pseudo-projetos para “inglês ver”.

        2) Por cá houveram subsídios para compra de elétricos, que entretanto acabaram, mas mesmo assim muito poucos compraram por causa da autonomia e falta de postos de carregamento, que foram prometidos pelo governo mas vemos muito poucos e apenas nas cidades, há quem tenha o tempo preenchiodo com coisas mais importantes que estar à espera no posto de carregamento, quando pode atestar o depósito de um carro de combustão e pagar em 5 minutos, para ter 1000km ou mais de autonomia (o meu caso), e nem todos têm o luxo de ter garagem para carregar em casa;

        3) Basta ver as respostas que dei nas alíneas anteriores, mas infelizmente as pessoas continuam a votar nos mesmos.

        Quanto à última alínea, os carros chineses são fabricados nas fábricas chinesas com recurso a combustíveios fósseis, não vão usar apenas energia renováveis para os carros que vêm para a Europa.

        • JL says:

          Os subsídios que são incentivos não acabaram, e os postos prometidos pelo governo foram instalados.

          Qual o problema ? Os a combustão também nao são fabricados com energia fóssil ? Nunca vi ninguém preocupado com isso.

  2. Naodou says:

    Não comprei pela autonomia, desenho exterior e interior fraco. Falta de ofertas interessantes no mercado, preço veio depois disso tudo.

    • O impostor says:

      Eu do meu Tesla pouco tenho a queixar-me, assim como de carros novos como os i4, VW id.5 e id.7 e afins.

      O meu consegue entre 380 – 550 km de autonomia com facilidade, não faz ruído, tem os extras que preciso e carrego 99.9% das vezes em casa, barato e já poupei muitas horas de tempo em não ir a boca de gasolina. Só no verão em férias “grandes” lá tenho que ir a um super carregador mas pouco mais que isso (e como coincide com a paragem de descanso e comer, não gasto tempo extra)

      • Yamahia says:

        Para andar à volta do quarteirão, não digo q sejam maus.

      • Zé Fonseca A. says:

        O i4 é um carro, os outros que referes são gadgets com rodas e maus estofos.
        Andei num i4 recentemente e senti-me num carro, semelhante com um EQS, tudo muito longe dos teslas e teslas copy cats

        • JL says:

          Como se mete o neutro num Tesla ?

        • O impostor says:

          JL: o Tesla tem P-R-N-D como num veículo com caixa automática, portanto tem neutro.

          Zé Fonseca A.: vê-se perfeitamente que sabes muito do assunto (ironiza). Que coisas banais têm truque num Tesla? E que num i4 e EQS são diferentes? Ora diz lá? Não sabes claro, nunca usaste um Tesla na tua vida…

          • JL says:

            Eu só lhe fiz a pergunta para saber se ele já andou nalgum, e como se pode ver na resposta….

            Eu sei, tenho um model s.

          • Zé Fonseca A. says:

            Já andei à pendura mais vezes do que gostaria, do que me lembro era tudo gerido no painel por touch.
            Não gosto de nenhum carro da Tesla, odeio por fora, por dentro dá-me arrepios de tão despido que é, não é algo onde eu consiga passar 4,5,6h seguidas… ah espera nem os condutores dos teslas 😀
            Essa coisa das paragens é coisa que não me assiste, já fiz viagens para Andorra em que parei duas vezes para xixis e abastecer, odeio parar em viagens.

          • JL says:

            Pois não consegue, para isso era preciso entrar dentro deles, tal como se conseguisse entrar no GLE.

  3. PN says:

    Gostaria de saber qual é a durabilidade dos carros elétricos após a marca deixar de dar suporte, e como será para mandar reparar em oficinas independentes, quando as marcas deixarem de fornecer peças originais. Isto para mim é importante para decidir se mudo para um carro elétrico, dado que o carro atual tem 16 anos e ainda dá para arranjar, mesmo com peças compatíveis.

    • JL says:

      Será como outro carro qualquer outro.

      • Yamahia says:

        Como pode ter a certeza disso?

        • JL says:

          Porque tenho 2 que assim são, fora de garantia e já foram reparados sem assistência da marca.

          Dúvidas ?

          • PN says:

            Fora de garantia não significa fora de suporte da marca e pode continuar a poder comprar peças da marca, mas se a marca deixar de fornecer peças porque a marca deixou de fabricar, consegue encontrar compatíveis, como baterias, chapa, eletrónica ou motores? O meu carro foi descontinuado há muito tempo mas ainda pode ser reparado.

          • Yamahia says:

            Tem 2? Isso de origem já só tem a carcaça e mesmo assim tenho dúvidas.

          • JL says:

            @yamahia, tem tudo de origem, menos os módulos da bateria, que também os tenho em casa no solar.

            O Tesla está de origem, nem quero alterar porque além de ter carregamentos gratuitos vitalícios nos suc tem comunicações gratuitas para sempre.

            @PN porque a marca iria deixar de fornecer peças ? Tenho uma scooter de uma marca que já falou há 11 anos e ainda arranjo peças, porque muitas delas são de marcas que ainda cá andam, como disse, não é diferente das outras marcas.

            Para Tesla por exemplo já existem peças de concorrência.

            A electrónica pode ser reparada, os motores podem ser reparados com rolamentos e rebobinados caso seja necessário, peças de sucata também se arranjam, por acaso ando há procura de um motor performance para o meu Tesla, para lhe colocar mais 60cv, e há na sucata.

            Porque a marca iria deixar de for

          • PN says:

            @JL porque nestes tempos a moda tem sido das marcas fazerem componentes proprietários que quando acabarem, tentam convencer as pessoas a comprarem carros novos, o que contraria a política ambiental de Reduzir e Reutilizar. Nos carros de combustão existe legislação que obriga as marcas a permitirem a reparação por independentes, mas como os carros mais recentes têm bloqueios a tudo e mais alguma coisa, há o receio de isso ser usado para obsolescência programada. Na realidade, estou bastante interessado em saber se alguém tem um carro elétrico com mais de 10 anos para o qual seja possível arranjar peças, ou se a legislação obriga as marcas a darem manuais de serviço para os carros elétricos descontinuados poderem continuar a andar muito depois da marca deixar de fornecer peças.

          • JL says:

            Não existe lei para carros a combustão, existem leis para toda indústria automobilística, portanto são iguais.

            Tenho um com 26 anos, a marca já não vende alguns componentes, é verdade, mas há sempre peças nem que seja na sucata.

            Eu tenho o manual de serviço desse mesmo veículo.

            Portanto são iguais em tudo.

        • Toni da Adega says:

          Porque têm que cumprir a lei em vigor.

    • O impostor says:

      1) durabilidade até necessitar arranjos: mais alta que um ICE. Vários estudos indicam isso. MAS há marcas mais fiáveis que outras, como por exemplo a Tesla, KIA, Mercedes. BMW há relatórios diferentes mas parece estar acima da média.

      2) se pode ser reparado em oficinas de terceiros: pode MAS se está na garantia há aí uma zona cinzenta tal como nos ICE porque Portugal a nível legal parece estar num limbo e que dá poder às marcas para decidir. Se há algum advogado aqui com experiência no assunto, que se pronuncie! Já no entanto países em que, se a oficina está certificada, as marcas estão obrigadas a manter a garantia. Fora da garantia: podes fazer o que quiseres, em Espanha por exemplo empresas já dedicadas aos elétricos.

      3) ainda vai demorar muito até deixar de haver peças para elétricos, as marcas na UE são obrigadas a ter peças vários anos.

  4. X-Tremis says:

    Cá estamos outra vez no ponto fulcral. Todos queremos salvar o planeta, mas “o carro eléctrico é caro”, “as cores são feias”, “hoje joga o Benfica”, “amanhã tenho de trabalhar”. Os governos também têm culpa neste tópico, carros electricos (ou outros mecanismos que permitam reduzir a pegada de carbono) deviam estar isentos de impostos, ponto final.

    • Yamahia says:

      “carros electricos (…que permitam reduzir a pegada de carbono) deviam estar isentos de impostos, ponto final.”
      Isso é uma grande treta. Pelo contrario, os carros eléctricos aumentam a pegada do carbono.

      • JL says:

        Errado, estes diminuem em muito a pegada, só aqueles que não sabem fazer as contas alegam o contrário.

        • Yamahia says:

          As contas passam muito pelo local de produção dos carros e respectivos componentes, sendo o mais agressivo para o ambiente a bateria. Neste momento a China é o maior produtor deste componente, portanto tudo dito.
          O 2⁰ maior produtor é o Japão que manda fabricar as baterias em países com matriz parecida com a China. Por ex, a Polónia.

          Qt à utilização, o elektro só é melhor para a pegada em países com elevada percentagem de renováveis na matriz, que são uma minoria residual a nível mundial. Mesmo nestes casos um um elektro com bateria de 100 leva 200mil kms a anular o impacto a mais q teve no fabrico em comparação a um combustão semelhante.

          Simultaneamente fabricantes populares resolveram impedir o acesso ao sw da bateria promovendo assim, mesmo no caso de pequenos toques no trânsito, a obsolescência de carros práticamente acabados de sair de fábrica e mais vendas que é o q procuram não olhando a meios para atingir fins.

          Perante o quadro actual, só acredita que o elektro tem uma pegada de carbono menor que um a combustão quem é crente.

          • JL says:

            Curioso porque você nunca junta as emissões de produção do veículo nem do combustível e consumíveis que os a combustão têm, portanto não tem razão para vir falar dos outros.

            E sim, até em países como Polónia que é 80% carvão compensam, como já foi demonstrado muitas vezes, só não temos culpa que muitos de vocês que usam carros a combustão tenham carros que não duram 100 mil kms.

        • NunoManuelAlves says:

          É só consultar a operação da Tesla e ver a produção de.um Bev segmento D e ice segmento D e estão a colocar na equação a extração dos minerais, o problema é quando colocam os fluidos no ice desde o óleo do motor, sumo de dinossauro e fluido de transmissão e já nem vamos ver a extracção do petróleo porque aí então era uma anedota :):):):) realmente só mesmo quem.nao sabe ou então não quer saber nem sequer vai ver e nem atualiza a informação.

    • Zé Fonseca A. says:

      Toda a gente que conheço com teslas ou outros eléctricos é porque são carros da empresa, depois têm na garagem algo com motor v8 ou até v12 para o fim-de-semana, claro que estão preocupados com o planeta e não tem nada a ver com modas

      • JL says:

        Eu não tenho de empresa e muito menos V8 na garagem.

        Interessante isso vir de alguém que alega ter carros a combustão de empresa.

        • Zé Fonseca A. says:

          Eu não te conheço.

          Os meus colegas todos quase todos foram para tesla, os que trocaram de carro mais recentemente alguns optaram pelo i4, e anda aí um ou dois com EQS. Só eu e outro optamos por combustão mas depois se é preciso ir ao Porto ou a Madrid ninguém quer levar os EVs, se forem sozinhos lá tem que ser, se forem comigo pedem-me sempre para ser eu a levar carro.

          • O impostor says:

            LOLOL ninguém quer levar o Tesla porquê? Não é pela autonomia de certeza absoluta! Podes cruzar a península ibérica toda a fazer paragens cada 3h e carregar entretanto (portanto durante o descanso de ir ao WC, comer algo)

            Agora se me disseres que querem fazer Porto- Madrid acima dos limites legais e de uma vez sem parar, aí tens razão, não se pode com um elétrico nem com um gasolina, só consegues com diesel.

            Também há emigrantes que dizem “ah e tal um elétrico não dá para fazer 2500 km”: dá para fazer os km que quiserem, não dá é para fazer como a maioria que vão 2 condutores e enquanto um conduz o outro descansa (dormem e comem no carro) e revezam-se e só param para WC e meter combustível. Ora bom, como isso são casos excecionais e extremamente desaconselhados, um elétrico não dá para isso.

            Resumo: um elétrico permite as viagens que quiserem se fizerem uma condução saudável. É verdade que também depende por onde vai porque infelizmente no interior de Portugal e Espanha, a rede de carregadores A FUNCIONAR é muito muito fraca e ninguém anda a controlar isso.

            Eu há pouco fiz uma viagem ao interior, paramos em Amarante (e não se classifica como “interior”) e dos vários carregadores na cidade só UM funcionava e esteve ocupado durante horas (sem carregar, o tipo meteu a carregar, segundo o lcd já tinha acabado há horas mas o tipo não aparecia para tirar o veículo…).

          • JL says:

            Há algum carro melhor para andar em longas distâncias que um Tesla ?

          • Zé Fonseca A. says:

            Porque vamos a trabalho tipicamente atrasados para reuniões, vamos sempre a 160-180 km/h, e o meu GLE é mil vezes mais confortável e mais convidativo que qualquer tesla.
            Também essa das paragens não é coisa que me assiste, só paro a cada 6h de viagem e só para o xixi, não como em estações de serviço, se como em viagem (algo raro) planeio paragem num bom restaurante, não como lixo.
            Todos os meses vou pelo menos uma vez ao Porto, outra ao Algarve e outra ao Alentejo e a cada 3 meses costumo ir a Madrid, se for passar férias de inverno a Andorra prefiro também ir sempre de carro e fazer a viagem seguida, Deus me livre se tivesse de parar a cada 3h por mais que 5 min ou andar a 120 km/h, só de pensar num cenário desses fico todo arrepiado e é efectivamente um mundo onde não vou querer viver, mais depressa mudava de continente.

          • JL says:

            Portanto aquele relato que parece todo ele verdade. Looooooll

    • WhiskasSaquetas says:

      E porque não, “hoje joga o Porto” ou “hoje joga o Sporting” é sempre joga Benfica Benfica Benfica Ahhh espera, estão a falar do maior clube de Portugal…

      As o lítio para as baterias só pode vir da atmosfera com uma rede de pesca….. Deves pensar seriamente no impacto humanitário (exploração infantil e adulta para conseguirem o lítio) e ambiental, creio que sabes de onde vem o lítio, não, não vem da atmosfera.

      Dizem eles que os VE estão aqui para reduzirem as emissões de carbono mas ao que parece, emitem 60% na construção de um VE do que um carro a diesel/gasolina.

      A mineração e refinamento de materiais como cobalto é produzido muito carbono. Quanto à produção de baterias aqui também existe uma grande quantidade de carbono produzida nas longas viagens de barco onde os materiais em bruto são enviado de todas as partes do mundo, a grande maioria para a China onde esses materiais são refinados e enviados para todo o mundo.

      Para terminar, de onde vem a energia dos postos de abastecimento dos VE?!? Pensa nisso..

      Os VE são verdes mas não são.

      • JL says:

        Desde quando há exploração infantil no lítio ?

        Emitem ? Quais ?

        Então e cobalto para refinar combustíveis não emite ?

        É isso, a diferença é que só faz uma viagem, já o combustível que você tanto quer apoiar também só faz uma, já que só dura uma única vez. Em bruto ? Errado, isso é o petróleo.

        Vem do mesmo local que vai para as refinarias de petróleo e bombas de gasolina, que gastam mais que os ve.

      • O impostor says:

        “ Deves pensar seriamente no impacto humanitário (exploração infantil e adulta para conseguirem o lítio) e ambiental, …
        Dizem eles que os VE estão aqui para reduzirem as emissões de carbono mas ao que parece, emitem 60% na construção de um VE do que um carro a diesel/gasolina”:

        – diz lá onde existe o estudo comparativo e independente entre essa “exploração e emissão de CO2” do lítio e o teu combustível fóssil deste a extração e bomba de combustível.

        “A mineração e refinamento de materiais como cobalto é produzido muito carbono. Quanto à produção de baterias aqui também existe uma grande quantidade de carbono produzida nas longas viagens de barco onde os materiais em bruto são enviado de todas as partes do mundo, a grande maioria para a China onde esses materiais são refinados e enviados para todo o mundo”

        Os incultos como tu devem achar que o combustível fóssil que metes no carro nasce na bomba de gasolina…. Claro, porque a exploração e extração do petróleo vem de Portugal (LOL), transporte para a refinaria por cano (LOL) e refinar e transportar para a estação de serviço também não contamina (LOL). Enfim, assim o populismo com os incultos cresce rápido…

        “Para terminar, de onde vem a energia dos postos de abastecimento dos VE?!?”

        Para quase para terminar: depende do país mas na Europa uma grande maioria de energias renováveis ou gás natural. O combustível fóssil que usas…nada vem de energias renováveis.

        E mesmo para terminar: onde há mais veículos concentrados (grandes cidades) e onde a poluição afecta mais a saúde, os VE emitem…zero. Um ICE emite CO, CO2, NOx, partículas cancerígenas, etc etc etc etc etc.

        Portanto se eu caminhar pela cidade, se passar VE os meus pulmões recebem ZERO partículas; se passar um ICE é um festival de poluentes…

  5. Helder says:

    Mas quem decide o sucesso de um produto? O produtor/fabricante ou o mercado?

  6. freakonaleash says:

    Descobriram a pólvora! É bom que a malta com mais recursos vá optando por Mercedes EQS na vez do Classe C com motor 2000 turbo diesel, é da maneira que o ar que se respira vai ficando mais limpo. Mas enquanto não aparecerem carros BEV do segmento B a custarem o mesmo que um equivalente ICE do mesmo segmento, esqueçam que nunca mais nos livramos dos fumarentos. Eu ainda gostava de saber se não valia a pena continuar a investir em ICE a carburar GPL ou GNC, o escape do meu Sandero tem muito pouco cheiro, presumo que seja mais limpo.

    • JL says:

      O GPL é um subproduto da refinação, se diminuírem a produção de gasolina, gasóleo e até querosene, vão ter de aumentar o preço do GPL.

      • freakonaleash says:

        Pelo que li o GPL é um subproduto da refinação do petróleo. Ora o petróleo não é apenas refinado para gasolina ou gasóleo.

      • Yamahia says:

        Aumenta o GPL e as matérias para plasticos, tintas etc dos elektros .

        • JL says:

          Exacto, como eu disse antes, você julga que os ice são produzidos em árvores.

          • Yamahia says:

            Pelo contrário, os elektrfans é q andam ai armados em netzeros, com a visão e pensamento tolhidos
            pela mensagem eganosa “ZeroEmissions” que lhes passaram e acreditaram.
            Para além de todo o mal que já provocaram, demonizam o petróleo como se não precisassem dele loool
            É bom que caiam na real e reconheçam q sem petróleos nem tinham carro é q carros eléctricos usam pneus e plásticos feitos de petróleo, e as tintas e diluentes para os carros elétricos também provêm do petróleo. E também é verdade que os carros elétricos precisam de outro produto do petróleo que é o alcatrão para poderem circular nas estradas o qual danificam bastante devido ao seu peso excessivo.

          • JL says:

            Andam onde ? você é que anda sempre, tanto que ignora sempre essa parte.

            Mas a mensagem não é enganadora, é a pura verdade, já que a alternativa só conta, e você confirma sempre isso, aquilo que sai pelos escapes, portanto são zero emissões nas mesmas condições, e até rima.

            Ninguém demoniza o petróleo, até entendemos que devemos poupá-lo por ser tão importante. Você é que o demoniza, tanto que apoia a ideia de acabar com ele, depois volta para as cavernas…

            Vê como afinal ele é importante, porquê acabar com ele em máquinas que só o desperdiçam ? acha que isso é de seres racionais ?

          • Yamahia says:

            Tenha juízo. Não cabem nos dedos das 2 mãos as x’s q vc já criticou a extracção de petróleo para justificar a existência de elektros.

            Qt a escapes os elektros usam os das centrais termoeléctricas, cujos gases de escape tb chegam às zonas urbanas pela acção dos ventos.
            Abrantes é um bom exemplo medindo a qualidade do ar do antes e o depois da central do pego. Os carros, esses,continuam os mesmos ou em maior nr.
            Notar que estes gases não têm tratamento prévio como a incorporação de biocombustíveis, adBlue adicionado, catalisadores e filtros de partículas. Estamos conversado sobre isso.

          • JL says:

            Eu critiquei ? Ou disse que tem emissões e efeitos nefastos ?

            Então os carros velhos também têm esses tipos de sistemas ?

            Têm tratamento sim, não temos culpa é de você admitir que não existem, nem sequer consegue provar que não.

          • Yamahia says:

            Claro que criticou. Tem efeitos nefastos? Tem! No entanto precisa dele em larga escala (apenas 30% de um barril é usado para combustíveis rodoviários)

            E deixe de ser faccioso, os pequenos diesel terminaram por via do EUR 6. Os custos para cumprir a norma resultaram incomportáveis para carros de segmento baixo.
            E a ideia era acabar agora com os pequenos a gasolina com a norma EUR 7. Tiveram azar…

            Pelo menos têm catalisador e

          • Yamahia says:

            Ia a dizer… que os carros “velhos” pelo menos têm catalisador e biocombustíveis incorporados, coisas que as centrais não têm.

          • JL says:

            Critiquei onde ? é capaz de dizer ? E onde disse que não precisamos dele ? é por precisarmos é que o devemos poupar.

            E está com muita sorte por terem aliviado a euro 7, senão até os a gasolina como diz, não valia a pena irem gastar tanto milhão que pode ser aproveitado em outros recursos.

            Têm enquanto não o tiram, é como o filtro de partículas….

            Carros velhos cada vez têm menos, já que ao primeiro problema já eram…

            As centrais nem precisam, têm muito menos emissões e as que têm não precisam de catalisador, filtro de partículas têm.

          • Yamahia says:

            Se retirar o catalisador na passa na inspecção q nesses carros é anual.

            Se retirar o filtro de partículas e o AdBlue, o carro não anda ou anda muito mal.
            Se já tiver idade para ir à inspecção, tb não passa sem q esses elementos a funcionar correctamente.

          • Yamahia says:

            Já as termoeléctricas não estão sujeitas a inspecções periódicas. Mesmo q tenham sido montados filtros no momento da inauguração, por esta altura já estará td nas lonas e ng fiscaliza. Deixe de ser naif.

          • JL says:

            Passa, o que não faltam são soluções para passar, e muitas outras para “desprogramar” esses sistemas, não me diga que é tão ingénuo assi. LOOL

            Até parece que eles os testam… ahahahahaha

          • JL says:

            Não estão ou você não sabe ? é só mesmo para ser negacionista.

            As centrais têm de renovar de tempos a tempos a licença ambiental.

          • JL says:

            Ah, deixe de ser naif, até parece que nas inspeções controlam isso. LOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Garanto-lhe a si que controlam. Ainda este ano um conhecido meu a quem roubaram o catalisador mandou por um novo aftermarket por 400€, foi à inspecção e chumbou por causa dis gases. Foi trocar por outro mas desta feita OEM e passou.
            Portanto controlam. Deixe de passar desinformação.
            Qd lá vou, o carro não passa enquanto não atingir os níveis de temperatura correctos. Já me aconteceu ter apanhado seca até q o motor atinja a temperatura de funcionamento. Nos últimos anos vou sempre dar a volta ao quarteirão para aquecer o motor. Se chegar lá com ele frio não passa Já sei que vou a andar a acelerar em seco até q aqueça. É logo a 1ª verificação q fazem.
            Portanto fiscalizam. Inventam cada uma na facção elektra…e os crentes acreditam.

          • JL says:

            Isso não prova nada, a única medição que fazem de emissões é no CO (monóxido de carbono) onde o catalisador tem muito pouca influência.

            Portanto colocaram um OEM e reprogramaram o carro com firmware original para o deixar com os parâmetros originais e assim ter as emissões declaradas.

            Portanto tem de andar a enganar os testes para passar, agora imagine os milhões de carros que andam a emitir mais nessas condições dentro das cidades que nunca chegam a aquecer.

          • Yamahia says:

            É sabido que enquanto a temperatura ideal de funcionamento não for atingida que os carros gastam mais, logo poluem mais. Mas esteja descansado que é coisa para 5 minutos (no verão nem é preciso tanto). E medem mais umas coisas nomeadamente hidrocarbonetos e óxidos.

          • JL says:

            Aqueles 5 minutos que em cidade são grande parte do percurso.

            Errado, só medem CO e CO2

  7. PJA says:

    Era a notícia que se esperava, a estagnação da venda BEV. Problemas como o carregamento, o custo inicial e o custo elevado da substituição da bateria deixa as pessoas receosas. É claro que os governos podem subsidiar, ainda mais, a compra… mas haverá dinheiro para isto tudo.

  8. SM says:

    A situação noticiada é mais que óbvia.
    Carro eléctrico, neste momento, é para quem tem 2 prerrogativas (normalmente associadas): moradia com garagem e dinheiro.
    Quem tem, já comprou EV. Quem não tem ou é burro e vai atrás da moda (mas estes não serão suficientes para alterar os números de vendas) ou não comprará de todo.
    Quem não tem, obviamente que gostaria de ter (é o meu caso e creio que, salvo raras excepções, será o de toda a gente).

    • JL says:

      A moda são os a gasolina.

      • Mr. Y says:

        Aqui estou em desacordo contigo 🙂

        Não podemos considerar gasolina como moda NESTE momento. O custo de um VE e a facilidade de abastecimento AINDA não é comparável com os que são a gasolina. Tu sabes muito que a grande maioria das pessoas não tem capacidade financeira para isso.

        • JL says:

          Por isso a moda são os a gasolina, até porque os diesel já cairam nas vendas. Moda porque são os que mais se vendem.

          • Mr. Y says:

            Ah ok! Então vai ao encontro do que eu disse 😉

          • JL says:

            Então não está em desacordo.

          • Mr. Y says:

            Sim, foi isso que quis dizer! 🙂

          • Yamahia says:

            Os diesel caíram nas vendas? Pudera, os pequenos diesel que era o que mais vendia foram fuzilados pela norma EUR6. Um decisão que é caso de estudo face aos argumentos apresentados . De facto eram os carros que menos consumiam e os que menos emissões geravam.

            Preparavam-se os srs do ambiente da UE para fazer o mesmo aos pequenos a gasolina com a norma EUR 7, no entanto correu mal para o lado deles e disfarçaram deixando tudo na mesma.

            Voltando aos diesel, não se entusiasme muito. Há por aí muito PHEV a diesel a que chamam carros electrificados e são contabilizados de forma enganadora para o êxito da ME.

          • JL says:

            Caíram porque os benefícios deixaram de existir, simples assim ?

            Híbridos a diesel têm poucas ou nenhumas vantagens, por isso mesmo terem acabado com os incentivos.

          • Yamahia says:

            Parvoíce, veja só o parque nacional. Mais de 60% é Diesel. Só de importados semi-novos em 2022 foram 100.000 unidades, ou seja um crescimento 5x superior aos elektros.

          • JL says:

            Falávamos em híbridos e agora já são só diesel ?

            100 mil mas não foi só de diesel, até eléctricos entram nessas contas, já que muitos que aí andam são importados, todos os que tenho foram importados em segunda mão.

          • Yamahia says:

            A grande maioria é Diesel. São os únicos q beneficiam de uma vantagem fiscal considerável ao serem importados. Gasosas de baixa cilindrada e elektros pouco adianta pois em novo os 1⁰s pagam um valor residual e os 2⁰s pagam 0 em PT.

          • JL says:

            Nop, porque vêm de países que têm mais incentivos que cá, deixando-os mais baratos, não são residuais, até são em grande numero.

          • Yamahia says:

            Pode explicar o que ganharia em importar um carro como este? Com garantia geral da marca terminada, com garantia da bateria para mais uns míseros 40mil kms, sujeito a todo o tipo de aldrabices que envolvem estes negócios, mais despesas de legalização e transporte? … Por mais 3000 comprava novo em PT e não se chateava, pelo menos durante 80000 kms.
            https://www.mobile.de/es/Veh%C3%ADculo/Tesla-Model-3-Standard-RWD-Plus/vhc:car,pgn:5,pgs:10,srt:mileage,sro:desc,ms1:135_5_,dmg:false/pg:vipcar/377987772.html
            O grande atractivo q justifica comprar um carro usado fora de Portugal é exactamente evitar grande parte do ISV que incide de forma muito penalizadora nos carros de alta , média -alta cilindrada em PT.
            Por ex. Um 2.7 em Espanha custa menos 40.000€ a comparar com Portugal. É uma roubalheira. Importando usado com 3 a 4 anos, já abate uma fatia considerável desse valor desde que PT foi condenado pela UE. É aqui que reside o interesse em importar um carro usado de certos países da UE.
            Importar um carro usado que em novo não paga ISV em PT é capaz de ser uma opção um bocado para o estúpido. Não sei, digo eu…

          • JL says:

            Obvio que não compensa, foi logo buscar o mais caro que encontrou, lool, por esse valor até se compra cá novo, porque não viu este ? não lhe convém ?

            https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/details.html?id=377670445&dam=0&isSearchRequest=true&ms=135%3B5%3B%3B&od=up&ref=srp&refId=364b175c-cf86-ef83-b098-13926e1dfddb&sb=p&searchId=364b175c-cf86-ef83-b098-13926e1dfddb&vc=Car

            Os a combustão é que não tem qualquer viabilidade, já que compra usado lá fora e depois leva imposto como se fosse novo, esse 2.7 não vale a pena mesmo, por isso é que carros de grande cilindrada só mesmo quando não se encontram cá.

  9. SM says:

    JL a sua face de defensor da ecologia e dos EV é a sua parte positiva.
    Mas o que o move a vir constantemente a este fórum sobre este tema é a sua tendência incontrolável para contrariar os outros.
    Não receia que o considerem um grande chato?

    • JL says:

      Eu defendi a ecologia dos ev onde ?

      Contrariar as mentiras e invenções ? Sim normal do ser humano que quer manter a verdade e sobretudo livre de lobbies.

      Não receio, sou como sou e não há como mudar.

  10. Togas Pacho says:

    Bastaria que a UE liberalizasse as vendas dos carros novos em toda a UE.
    O mesmo carro de 30k custa mais 5k em Portugal do que em Espanha ou em certos casos quase mais 10k noutros países. Qual o sentido disto?
    Uma verdadeira UE e com um verdadeiro mercado único devia dar liberdade de escolha e o cidadão comprar o carro em que país quisesse. Porque não criar uma matrícula europeia com o ISV idêntico nos países todos?

    Pois… não interessa…. Venham de lá então os chineses….

  11. PTO says:

    Uau, que surpresa! Até uma criança de 10 anos previa isto.

    Sempre disse aqui que se não baixassem os carros a “pilhas” para 20k ou menos bem iam começar a ficar com eles para pisa-papéis.

    Estes fabricantes devem viver num mundo paralelo se acham que a generalidade da população pode comprar carros de 30k, 40k, 50k só para poupar o ambiente.

    Comem todos gelados com a testa, só pode.

  12. ND says:

    Sempre o mesmo vendedor de EVs nos fóruns… Uma tristeza. Muita desinformação, muitos fake facts, por parte desse utilizador JL.

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