PplWare Mobile

Carros elétricos: Milhões de euros que não entram nos cofres do Estado

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. freakonaleash says:

    E é esta a razão escondida para a qual o IUC tem de subir! Obviamente é mais que justo que um Hyundai Atos de 1999 que não pesa 900kg tenha de pagar mais e mais IUC enquanto um Model S de 2Ton deve pagar 0!

    • joao says:

      nao nao é essa a razao ! nao espanlhes desinformacao!! a razao tem haver com as portagem!!

      • says:

        O imposto pago pelos consumos/poluição é no combustível. O IUC deveria ser (e é) essencialmente pela utilização das estradas. O que aliás é falacioso porque quem anda 500kms paga tanto como quem anda 50.000kms. Enfim.
        O governo por vir com todas as justificações e mais algumas mas chegamos sempre ao mesmo. Precisam de dinheiro para manter subsídios e benesses a quem, por vezes, não as merece. E para sustentar os boys. Basta ver o que temos no orçamento para 2024 na Saúde. A despesa do SNS duplica entre 2015 e 2024. Duplica! E a qualidade dos serviços na hora da morte. A inflação não justifica tal aumento, muito menos o acesso das pessoas aos serviços. Então o que acontece ao dinheiro?
        Mas na educação é igual e em quase tudo o que é serviço público vamos ao mesmo. Qualidade a baixar, falta de pessoal e falta de resposta. Mas afinal para onde vai o dinheiro? Parece que desaparece nos buracos da calçada.

      • V says:

        @joao
        Isso é propaganda do governo. É “apenas” uma subida de impostos; o resto são desculpas esfarrapadas.

    • Pedro says:

      Pela milionésima vez… parece que está difícil. O IUC não é calculado sobre o peso mas sobre as g/Co2 por km que um veículo emite.

      Ora… se o tal hyundai emite não sei quanto e o Tesla não emite… parece evidente quem é que deve pagar imposto, certo?

      • GM says:

        Errado. O Tesla utiliza as vias públicas, as quais têm de ser mantidas, independente de libertar ou não no momento CO2. Pegando no exemplo, 900kg contra + de 2ton, o desgaste no pavimento provocado por este é bem maior. A questão do CO2 foi um esquema do Medina ir (en)sacar mais impostos, sobre quem já paga e pagou impostos. Se (e espero que ele não leia o “post” para não ter mais ideias de m#$%@), em vez dos cm³, contabilizar em mm³, vê quanto não vai buscar mais de impostos. Para depois andar a distrbuir pelas portas não sei quantos, EFACEC’s da vida, TAP’s da vida, etc. E o país cada vez mais afogado em impostos e enterrado.

        • Realista says:

          Estas a inventar porque o Medina nem sequer estava no governo em 2007 aquando da introdução do IUC mas sim o Teixeira dos Santos tendo sido o mesmo criou esta regra para beneficiar quem já tinha pago a mais Imposto Automóvel.

          Já agora, as bicicletas também circulam, as trotinetas também, e as pessoas também circulam nos passeios. Queres que eles paguem também IUC? Existem passeios bem deteriorados e não circulam lá automóveis…

          Para além disso estamos a falar de 0.8% de veículos elétricos na totalidade de veículos existente em Portugal. Mesmo que cada elétrico tivesse 10 Toneladas não chegava a 10% ao peso combinado de todos os restantes veículos, porque o peso de um veículo elétrico é só cerca de 30% superior ao peso da sua versão a combustíveis fosseis.

          Para além disso estas a comparar um veículo que pesa 900kg de 1999 e que NÃO possui os mesmos requisitos de segurança que possui um carro de 2023 e ainda por cima de categoria diferente. Aliás, se comparares o peso esse Atos de 1999 é bem mais pesado que uma Citroen 2CV de 1980 que só pesava 600kg e portanto também deveria ter um aumento de 50% de imposto porque também pesa quase 50% mais e não é justo para o Citroen 2V nem para um Renault 5 que vão pagar o mesmo imposto que tu!!!

          Esse destilar de ódio aos EVs não faz sentido, quando esse aumento da tributação nem é por causa dos EVs…

          • GM says:

            Mas qual ódio aos EV’s? Andas a ver muitos filmes. Se usa a via tem de contribuir quer para a construção da via quer para a sua manutenção. Já lá vai o tempo das SCUT’s. O utilizador não paga, mas alguém paga. Um subsídio para uns, são impostos para muitos mais.

          • JL says:

            Então e não contribui ? até mais que os outros como vemos ali em baixo.

          • Realista says:

            Tratores também usam estradas, estão isentos de IUC…
            Cavalos também usam estradas e nem sequer estão abrangidos de IUC…

            Só estes dois exemplos, são exemplos de veículos que pesam mais de 2Toneladas já que um cavalo pesa entre 700 a 1000kg e um trator médio pesa cerca de 2,5 toneladas e nem vou valar naqueles monstros como uma ceifeira-debulhadoras em que as mais leves começam nas 3 toneladas.

            E existem mais veículos que pesam bem mais e que estão isentos.

            E já agora se o teu carro tem mais 50% do peso que um Renault 5 então deveria pagar mais 50% de imposto que este último!! É justo um Hyundai de 900kg pagar tanto como um carro com menos 50% do peso???

            Isso é ódio aos EV’s e só queres taxar por peso porque sabes que os EV’s são mais pesados que a sua contraparte a combustão.

          • Yamahia says:

            O que é q uma debulhadora vai fazer para o alcatrão?

          • Realista says:

            Elas são alugadas e precisam de sair do local onde estão guardadas para o lugar onde são precisas…

            Por vezes necessitam de manutenção/reparação…

            Por vezes necessitam de se deslocar para outro campo…

            Precisam de se deslocar para locais de exposição ou feiras…

          • Yamahia says:

            Nesses casos pontuais vão de reboque..
            Sinceramente não estou a ver uma debulhadora a safar-se na estrada

          • Realista says:

            Aliás, pegas num Trator agrícola com 3T que esteja legalmente equipado a puxar um reboque com quatro vezes mais de peso e tens facilmente um veículo agrícola com 12T a circular pelas estradas e que não paga IUC.

            E depois vens aqui dizer que um veículo de 2T danifica seriamente as estradas…

            Aproveita e já que estamos a falar de coisas agrícolas para ir pastar, está bem?

          • GM says:

            Boa viagem e bom proveito. Para mim é um café e um pastel de nata, sff. Obrigado.

          • Yamahia says:

            Ya, o gajo até vai de tractor ao café eheh

        • João says:

          @GM, o Medina estava no governo em 2007? O pessoal anda a ver muito regresso ao futuro.

        • JL says:

          Então qual é a relação do peso para um camião com 40 toneladas ?

      • Leandro says:

        Tens um Tesla
        IUC e o imposto único de circulação não é imposto único de poluição. O estado aumenta o IUC para compensar também o que perde nos elétricos

      • José says:

        A malta não estuda, depois querem ser doutores em português, matemática, biologia….arre gaita! Se calhar tem de fazer um desenho….mas com lápis Viarco!

    • Realista says:

      Apesar de ser contra, a razão é para financiar portagens e não para beneficiar os VE mas sim para subsidiar portagens…

      Para além disso, comparar o peso de um carro do segmento A com um carro do segmento D é simplesmente desonesto para explicar emissões, porque se nos lembrarmos que um carro de 1999 está à 22 anos a poluir e que nem sequer cumpre as normas mínimas da euro 3 então mais injusto se torna.

      Mas eu concordo contigo, esses carros velhos não deveriam ter aumento de IUC porque já pagaram no momento do registo um montante mais elevado que deveria corresponder ao impacto ambiental para toda a vida do veículo.

      Mas agora não confundas ou estejas a destilar ódio aos EV’s porque isso é só parvo.

    • Estacaladooooo says:

      O Iuc tem por base questões ambientais. É só fazeres as contas e deixares esses argumentos de coitadinho.

      • Realista says:

        O código do IUC indica não só razões ambientais mas também do custo viário…

        Mas claramente os custos dos Ev’s ainda são uma gota no oceano quando comparados com os veículos térmicos e por isso não faz sentido cobrarem IUC neste momento.

        Mais tarde irá ser cobrado de certeza absoluta – e deve – mas neste momento não faz sentido porque são uma gota no oceano na totalidade de veículos existentes.

        • GM says:

          Faz sentido pela óptica do utilizador-pagador.

          • Realista says:

            Neste momento não faz sentido porque são uma gota no oceano na totalidade de veículos existentes, sendo que a isenção é um incentivo para a sua utilização/adoção.

            Mesmo a nível nacional faz todo o sentido depender menos de um recurso como o petróleo e passar para um mix de recursos para produzir energia, especialmente num sector critico como o da distribuição.

            Assim, os veículos elétricos passam a depender de vários recursos para se locomoverem (carvão, petróleo, gás, nuclear, eólico, solar, mares, produção própria, etc) e caso falhe um destes recursos a nível nacional podemos alterar com bastante facilidade sem estarmos dependentes de um só produto.

            É por isso que é estratégico a alteração para a eletrificação e a mesma deve ser reforçada e incentivada.

          • JL says:

            Daqui a pouco só falta virem dizer que os paineis solares vão ser taxados também.

          • GM says:

            JL, já faltou mais os colectores pagarem taxas. Se, em sede de IMI, um factor de valorização do imóvel é a exposição solar. Quando deveria ser um factor de diminuição do imposto, pois potencialmente conduz e menor gasto energético.

        • Joao M says:

          O IUC para EVs , daqui a meia duzia de anos (quando a febre populista ambiental passar) vai aparecer – talvez só com a componente cilindrada e sem a ambiental. No entanto não me admira que daqui a anda se crie uma componente “peso” para os carros. Um estado gordo precisa justificar ir buscar dinheiro ao bolso dos contribuintes.

          • B@rão Vermelho says:

            E ainda falta ai nas contas o valor do ISP, que os VE não pagam.
            Vão arranjar forma de os VE irem pagar mais imposto que os BEV, vão arranjar uma conta qualquer para nos continuarem a extorquir.
            A melhor forma de prever o futuro é olhar ao passado

          • JL says:

            É isso, andam a incentivar os BEV, depois fazem o contrário passam a incentivar os ICE quando é para os retirar das estradas. LOL

          • Joao M says:

            B@rão, basta ver que um VE que carregue fora de casa, apesar de pagar menos que um ICE para “atestar” não paga pouco em taxas e taxinhas graças a mobi-e. VE compensa mais, a meu ver, apra quem pode carregar em casa. Agora, como vão taxar os carregamentos em casa, diria que ou será com algo transversal – como se tens mais de x potencia pagas mais taxas (malta com VE tem uma potencia um pouco mais alta mas nem todos) ; ou se tens VE pagas um impsoto novo – taxa relativa À reclicagem das baterias ou algo assim 😀 ; porque não podem pegar pela parte ambiental, tendo em conta a conversa até hoje.

          • Realista says:

            Nem sequer é quando a febre ambiental passar, vai aparecer quando:

            1# – Se os preços de venda dos veículos elétricos se aproximarem dos preços de venda dos carros a combustão;
            2# – Se as vendas de elétricos ultrapassarem as vendas dos veículos a combustão;
            3# – Se quantidade de carros elétricos existentes no mercado passar a ser significativa.

            Que não exista dúvidas disto.

          • JL says:

            Seguindo o principio que os a combustão já pagam a parte ambiental, então o electrico já pagou essa parte, já que as emissões dele foram provocadas por aquilo que provoca emissões, ou seja, os a combustão.

            Em muitos paises a energia eléctrica vinda de fontes não renovaveis também pagam, portanto o tesla já tem essa parte saldada, talvez por isso ser mais caro, que a maior parte dos recursos para o seu fabrico já foram obtidos.

        • LA says:

          Cada um de nós é uma gota no oceano e temos que pagar todos os nosso impostos mensais e anuais. Muitas gotas…

  2. TiagoR says:

    Diria de forma diferente 100 milhões de benifício fiscal às viaturas elétricas ! quem mais pode mais benifício !!!

  3. sapo says:

    = IUC = mais IVA
    Vai ser aplicado
    para kem sair com sapatos Novos

  4. Someone says:

    Com a quantidade de impostos que já pagamos por tudo e um par de botas…faz sentido o IUC?

    • Realista says:

      Pagar IMI é o pior imposto deles todos… pagas por ter um telhado para te abrigares dos elementos!!!

    • Álvaro Campos says:

      Faz sentido na razão do utilizador-pagador

    • André says:

      Não faz sentido IUC nem IMI. São dois impostos apenas para tirar mais algum dinheiro ao povo, porque temos um estados cada vez mais gordo e não fazem reformas estruturais e vão enterrando dinheiro nos problemas em vez de os resolverem!

      Associar o IUC a um imposto de razões ambientais é mais uma treta que os governos nos tentam meter e a razão é simples! Sabes quanto do dinheiro do IUC vai para o ministério do ambiente? Eu respondo: é 0,00€. São dados públicos, cada um de nós pode procurar isto.

  5. Realista says:

    100 Milhões não cobrados aos veículos elétricos (na globalidade de IVA, ISP e IUC) vs 220 Milhões de receitas que vão receber apenas de IUC em 2024 não parece que seja o problema e nem a taxar os EV’s ia compensar a diminuição do outro…

    Artigo tendencioso e que apenas quer dividir a opinião pública.

  6. compro essa também says:

    Os electricos vão ver o tombo não tarda nada …

    Deixa pousar …

    • Realista says:

      Com certeza que vai. Ninguém pode afirmar o contrário. Mas entretanto, enquanto não pousa vai-se poupando e de que maneira 🙂

      Entretanto como os Ev’s são apenas 0.8% do total dos veículos em Janeiro de 2023, quanto chegar aos dois dígitos isto não deve acontecer nada, até porque é difícil taxar um carro elétrico.

    • Gonçalo says:

      Um tombo foi o valor que eu pagava em gasolina por mês vs o que pago agora em eletricidade isso é que foi um tombo e dos grandes

    • JL says:

      Um tombo vão levar os ICE, a intenção é que estes paguem cada vez mais, obvio que os BEV vão pagar, mas bem menos.

      Até porque o IUC para bev já existe há imensos anos, até 2019 paguei, e até pagava mais que um carro de 1994, se bem que o BEV nunca pagou ISV.

  7. Joaocesar says:

    Temos os Brancos e os pretos.

  8. lince says:

    Dantes vinham com historia do utilizador pagador ! está visto que os carros electricos voam !

  9. FoX says:

    Na china carros electricos =
    = Outros exploden = pega fogo
    essses carros Eletricos ven para europa

  10. lince says:

    Mais uma vez temos os estado e os politicos a promoverem leis anticonstitucionais os esatdo não pode promover o incentivar a descriminação dos portugueses, o esatdo não pode favorecer uns e prejudicar outros as funções do estado ou governo não são essas.
    Mas o mais incrivel é todos os que têm o dever por funções zelar pelo cumprimento da cosntituição assobiam pro lado, e por causa disso temos o país e osportugueses na merd …….

  11. Mapril says:

    Desde que rebentou esta polémica do IUC tentei saber para que serve afinal esse imposto. Infelizmente, nunca consegui ser esclarecido. Em desespero de causa, consultei o ChatGPT que respondeu o seguinte:

    “… os recursos arrecadados com o IUC são utilizados para suportar os custos de infraestrutura rodoviária, manutenção de estradas, sinalização e outras despesas associadas ao sistema de transporte. Além disso, parte da receita do IUC pode ser destinada a financiar políticas ambientais, uma vez que a taxa é calculada com base nas características ambientais dos veículos, como emissões de CO2.”

    Em geral não aceito cegamente as “opiniões” da chamada IA, mas vou aceitar esta com boa já que a comunicação social não se digna dar uma explicação mais fiável. Sendo assim:
    1. Se uma das componentes do IUC é a manutenção das vias, por que é que os eléctricos não pagam? Eles até pesam mais, e portanto danificam mais as vias!
    2. Há quem diga que os eléctricos não emitem CO2 – não emitem directamente, mas emitem a montante, porque só uma parte da electricidade produzida vem de energias renováveis.
    3. Tenho a percepção de que em geral os carros mais antigos andam muito menos Kms que os mais novos – por exemplo, raramente se vêm em autoestradas, e quando se vêm, em geral não passam dos 100Km/h.

    Ou seja, em média, é provável que um velho Opel Corsa emita menos CO2 que um Tesla de 100 mil €. E nem vale a pena falar no grau de utilização e desgaste das vias. Em suma, o carro do pobre paga e o do rico não paga, apesar de o carro do rico ser mais prejudicial para o ambiente e o erário publico. Viva o socialismo!

    • JL says:

      Pesam mais ? mas com o carro lotado ou vazio ? é que um a combustao com 5 pessoas pesa mais que um eléctrico.

      Depois o peso por cm2 é o mesmo, já que usam pneus mais largos para alguma coisa.

      Há quem diga não, nenhum electrico emite CO2, os a combustão também emitem a montante, e isso não é também considerado.

      Vamos a contas.

      O tesla de 100 mil euros pagou 19 mil euros em iva, que não é dedutivel.

      O corsa pagou em novo cerca de 6 mil euros em impostos (IVA+ISV)

      Parga atualmente 14.18 euros, e vou fazer a conta a este numero, portanto há 3 anos nem 12 euros pagava, tive um sei bem disso.

      19000 – 6000 = 13000 / 14.18 = 916 anos com o IUC atual para chegar ao que o tesla pagou

      19000 – 6000 = 13000 / 125.26 = 103 anos para chegar a pagar o mesmo que o tesla pagou de impostos.

      Pergunta final: AFINAL QUEM PAGA MAIS IMPOSTOS ?

      • Realista says:

        Não concordo porque não estas a ser justo.

        Os particulares compram mais Dacias Sanderos e não Teslas novos.

        Quem anda a comprar BEV são as empresas e essas possuem vantagens que não possuem os particulares, sendo que as empresas representam 70% do mercado de automóveis novos.

        O particular se comprar um BEV paga imposto idêntico ao carro a combustão, mas as empresas não.

        • JL says:

          Só estou a usar o grande exemplo das redes sociais, quem compra mais pouco me interessa.

          Se a intenção era dizerem que o tesla paga menos impostos que um corsa, não é verdade.

          Mas ok, não deixa de ser o exemplo mais ridículo que alguma vez usei para fazer cálculos. LOL

          Não esquecer que podem ser 70%, mas muitos desses carros são renting e leasing a particulares.

          Nas empresas depende do valor, como foi o caso. A partir dos 62000 não deduzem iva.

      • André says:

        Se a tua comparação for para rir, acho que vais conseguir para a maioria das pessoas lerem este comentários e os abaixo já que fizeste questão de o colocar várias vezes.

        Não compares alhos com bogalhos. Compara um veiculo a combustão e um elétrico com o mesmo valor. Não te interessa fazer essa comparação não é?

        Enfim, sê justo e correto!

        • JL says:

          Comparação ? não fiz comparação nenhuma, mostrei os impostos que tanto um e outro pagam.

          Foram 2 porque a primeira deu erro….

          Não compararei nada, usei o tema do artigo.

          “O IUC é um dos temas da atualidade e são muitas as contas que se tem feito. Nas redes sociais muito se tem falado sobre o assunto e um dos posts mais populares é referente ao Tesla de 100 mil euros não pagar IUC, enquanto que um Opel Corsa B vai pagar 156 euros.”

          Pode interessar sim, mas não é isso que está em discussão.

          Então sejamos justos, porque dizer que um tesla paga menos impostos que um corsa ?

          • André says:

            Fez uma comparação sim! Usou o tema do post e fez as contas da maneira que lhe deu jeito, usando valores absurdos de um carro que custa 100 mil e de outro carro que a ser comprado novo não chega sequer ao 20 mil. Obviamente que um carro que custa 100 mil paga mais IVA na sua compra do que um carro que custa 20 mil, seja ele elétrico ou a combustão.

            Mas se quer responder ao tema do post realmente na sua integra a parte essencial é: Tesla de 100 mil não paga IUC, Corsa B de baixa cilindrada paga! O imposto aqui é o IUC que se está a discutir!

            Relativamente ao comentário inicial que deu direito à minha resposta a si, a ideia é clara: O IUC em nada serve para o ambiente, embora seja isso que os governos tentam meter na cabeça das pessoas. Nenhum do dinheiro que é pago do IUC para canalizado para o ministério do ambiente! O IUC serve apenas para o governo tirar mais algum dinheiro ao povo porque temos um estado gordo e não se resolve o problema. Os governos empurram o problema com a barriga e ano após anos metem mais dinheiro nos problemas em vez de fazerem reformas estruturais.

            Se os governos quisessem incentivar as pessoas a comprar carros eletricos por causa do ambiente, retirava o IVA na compra a particulares por exemplo. Não aumentava o IUC antigos, porque se as pessoas na maioria têm carros antigos não é porque querem, é porque não podem ter melhor. Eu sou um deles, em vez de ter um carro de 2011, gostava de ter um elétrico, mas infelizmente não tenho orçamento para isso!

          • Yamahia says:

            “Então sejamos justos, porque dizer que um tesla paga menos impostos que um corsa ?”
            Então e não paga?
            Onde em PT paga impostos um Tesla ?
            Nao paga ISV, não paga IUC, não paga IVA (a maioria que anda aí é IVA dedutível). Ainda por cima abate à colecta, recebe subsídios de aquisição e recebe créditos de carbono.

            É um negócio ruinoso para o Estado.

          • JL says:

            Volto a repetir, não fiz comparação nenhuma ou não sabem o que é uma comparação ? Agora que se apresenta a verdade que querem passar nas redes sociais, já vos doi?

            Claro que um tesla não paga, como pode pagar se em todos os parâmetros do imposto ele dá zero?

            A verdade é que paga mais imposto que o corsa.

          • JL says:

            @Yamahia, desculpe desfazer mais uma das suas mentiras, mas paga iva sim e não é dedutivel, já o tinha dito e volto a repetir.

            “ No entanto, nas empresas é possível deduzir o IVA dos carros elétricos ou híbridos plug-in em Portugal. Isto ocorre em despesas de aquisição, fabrico ou importação, locação e transformação de viaturas ligeiras de passageiros ou mistas, quando consideradas de turismo. Quanto ao custo de aquisição, este não pode exceder 62.500€ nos automóveis elétricos, e os 50.000€ nos híbridos plug-in.”

            https://www.acp.pt/eletricos/incentivos-e-beneficios/impostos-dos-carros-eletricos-em-portugal

            Mas enfim, continuem a querer esquerdalhas e não votar e talvez um dia tenham os ricos a pagar para os pobres, depois deixamos de ter ricos, porque ser pobre é que é bom, é essa a ideia da esquerdalha.

          • JL says:

            @Andre, não interessa se não podem ter ou não, se não podem ter vendam.

            Acha correto que os carros mais novos paguem mais ?

            Essa do não ser para o ambiente é mesmo só desculpa, porque os que têm carros mais novos já é pelo ambiente, ou não ?

            Sabiam que isso ia acontecer, não entendo tanta indignação.

          • Realista says:

            @Yamahia Diz-me onde como é que uma empresa pode receber subsídios para aquisição de BEV…

          • Yamahia says:

            6000€ para ligeiros de mercadorias +tudo o resto.

          • JL says:

            Até 150 viaturas, faltou-lhe essa, entre outras.

          • Realista says:

            Portanto, não é para Teslas já que os Teslas são veículos ligeiros de passageiros…

            São para ligeiros de mercadorias.

          • GM says:

            …que continuam a ser BEV, os que forem alimentados exclusivamente por baterias.

          • Yamahia says:

            Pode ser que dê para a Cybertruck.

          • Realista says:

            Portanto, estamos a falar de ligeiros de passageiros e de repente passamos a falar de ligeiros de mercadorias só para teres razão…

            Daqui a pouco estas a criticar que estão a incentivar as bicicletas elétricas LOL

      • Rui says:

        Compraste um tesla de 100mil€ porque podes! E vens te queixar ou comparar com o desgraçado que têm uma carroça velha porque não pode comprar melhor? Na volta ainda és o prejudicado porque compraste um carro de 100 mil€ porque és rico e ninguém te o obrigou a comprar, e o Zé Manel que vive com a corda no pescoço e têm um carrito barato porque a vida não dá para mais é que é beneficiado porque pagou menos de IVA que o tesla de 100 mil€. Lol… Compra um corsa também! Qualquer día os donos de iates e mansões de luxo também vêm chorar a dizer que são muito prejudicados porque pagam muito IVA e etc pelos seus bens de luxo em relação ao pobre! Ai estes pobres que gostam de ser pobres…

        • JL says:

          Não,
          Eu comprei um tesla usado e avariado com 9 anos, que não chegou a 20 mil euros.

          Eu comparei onde ? Não sabem ler ou já estão a dormir ?

          Eu só mostrei que a informação que tenha passar o sensacionalismo não é o que parece e sim, o tesla paga mais imposto.

          Mais um de um esquerda, onde os que não querem trabalhar devem ser substituídos pelos que querem trabalhar.

          Não admira que Portugal esteja na cauda de tudo, querem valorizar é o que trabalha e produz pouco e ainda querem que os que trabalham mais paguem os impostos dos que não querem trabalhar.

          • freakonaleash says:

            Dedução do JL – O pobre tem um Corsa porque não trabalha!
            Palmas! Epá, muito bom! És um fartote! A ginástica mental que você, e outros fazem, para justificar um TESLA não pagar impostos face ao Atos/Corsa antiguinho do pobre! E não, não destilo ódio aos EVS, até sigo com bastante atenção as novidades, sobretudo EVS ao alcance do pobre que trabalha!

          • JL says:

            Eu não disse que não trabalha, e sim, no nosso pais quem quiser trabalha não precisa de ser pobre, por mais voltas que deem.

            Errado, até mostrei que o tesla paga mais impostos que o corsa. escusa de inventar ou então também não soube ler.

          • Yamahia says:

            Devia pagar mas não paga.

          • JL says:

            Paga, lamento que queira espalhar desinformações, mas paga.

          • Rui says:

            Sabes lá se sou de esquerda ou direita, ou se trabalho muito ou pouco! Trabalho por turnos no duro a produzir muita riqueza para este país de idiotas e ladrões…

            Sabes lá da missa a metade! Não entro às 10 da manhã no trabalho e às 16 já estou a caminho de casa como muitos que falam de boca cheia e vejo por aí.
            O que as redes socias dizem, para mim vale bola, porque não perco o meu tempo com parvoíces!

            E sim pegaste mum exemplo e fizeste comparação da carga fiscal de duas viaturas!

            Para mim, mas é só para mim! Não acho justo um rico que pode comprar um tesla de 100 mil € e pagar toda a carga fiscal inerente, depois ser beneficiado no iuc sendo que é utilizador da via pública como o corsa ao qual também deve contribuir para a sua suposta manutenção. Ninguém o obrigou a gastar tanto dinheiro num carro, mas o pobre que alternativa têm?

            A balela da componente ambiental é mesmo isso! Balela! Ou a partir do momento que se pague pode se fazer a poluição que se quer? Onde é gasta a parcela da componente ambiental do iuc??? Com palavrinhas caras e frases bonitas se enganam e roubam os tótó.

            Quero ver qual é o nome que vão dar quando os elétricos um dia começarem a pagar IUC…

            Para completar, o único clube que simpatizo é o Benfica, não é o PS ou PSD, voto em pessoas e ideias, não em partidos, agora uma coisa é certa! Votar em socialistas/comunistas é querer um país cada vez mais atrasado e pobre!

            Não julgues os outros sem saber! Não somos todos ricos, não temos todos garagens nem vivemos todos em grandes cidades cheias de transportes.

          • JL says:

            O exemplo não é meu.

            Mas ok, já vi que ficaram “acesos” quando se mostra a verdade dos factos. Loool

        • Realista says:

          Deixa de ser invejoso.

  12. AlexS says:

    Milhões de euros que ficam nas mãos das pessoas em vez de nas mãos dos politicos para comprarem votos com a violência legal do Estado.

    Escolhe a não violência, deixa o dinheiro nas mãos das pessoas.

  13. Joao M says:

    É sempre interessante ver que a conversa é sempre orientada para – “se eu pago eles também têm de pagar” em vez de ser que todos andam a pagar impostos a mais para o retorno que temos. Falam que é preciso impostos altos para se ter serviços como educação, segurança, saude mas:
    – saúde está uma lastima. Nunca vi um governo tão amigo dos seguros de saúde como este.
    – Educação está pelo mesmo caminho da saúde.
    – segurança e justiça está igual – problemas em todo lado.
    – Transportes publicos só nas grandes cidades onde os politicos moram. Povo do interior que se arranje com os carros antiguinhos que agora pagam mais IUC porque “poluem mais” dizem eles do senhor manuel que usa o carro só quando vai ao centro de saude e de resto anda a pé na aldeia.
    – habitação? Não há e o IHRU não tem mais casas porque o estado nem os seus edificios devolutos sabe onde andam.

    Depois dizem que é preciso pagar impostos por causa disto… enfim. Em vez de amalta se queixar de quem não paga imposto x ou Y deviam era ir ali ao Sôr ministro e aos seus amigos e perguntar o que é feito do IRS, IVA, IMI e outros impostos que pagam todos os anos e não vêem resultados. só vemos estado a engordar, mais despesa sem produtividade e eficiencia. MAs vá, a culpa é dos EVs que não pagam IUC.
    O povo que continue assim e a politica não muda.

    • lince says:

      Os culpados são os Juizes,porquê, porque os portugueses votam, depois são enganados pelos politicos e roubados com leis que não são legais nem tem validade perante a constituição, não cumprem aquilo que ela afirma que os politicos têm de fazer e no fim não lhes acontece nada.
      temos um democracia só de nome porque na realidade os donos do país são os partidos e os politicos e o povo que os sirva.

    • B@rão Vermelho says:

      O problema da saúde, é provocado pelos hospitais privados.
      Basta ver que os hospitais privados vão buscar os recursos ao púbico provocando o caus, e depois ainda se vão financiar no estado por um problema provocado por eles mesmo, indo o estado a correr fazer contratos milionários para os privados prestarem o serviço que o publico não consegue exatamente por eles lá irem buscar os recursos .
      A saúde é um negócio e caro por sinal, onde antigamente não havia falta de médicos, por exemplo Lisboa e Porto, é o local onde há mais hospitais privados neste momento e vejam como estão os serviços públicos.
      Não há volta a dar, ou o estado começa a pagar seguros para todos, caso contrário nunca vamos conseguir levar a melhor com os privados.
      Eles podem pagar o que quiserem, pois sabem bem onde vão buscar esse dinheiro, ao estado, e os estado vai sempre pagar, é uma guerra perdida, a única forma que estou a ver é obrigar, os jovens médicos retribuir à sociedade o baixo valor que ela paga para se licenciar em medicina e ter de prestar X de anos ao publico, ou então pagar o real valor do curso de medicina.

      • Joao M says:

        Então espera, o problema do serviço nacional de saúde é existir concorrencia que “rouba” os seus recursos? Isto é tipo uma empresa queixar-se que a perda de recurso é da empresa ao lado que lhes está a oferecer melhor condições. Nesse sentido deve a empresa 1 melhorar a sua retensão de recursos com beneficios por exemplo (e nem todos os beneficios têm de ser dinheiro) ou vai obrigar a empresa ao lado a fechar?

        Se o estado quer manter os recursos tem de lhes dar condições para isso. Entre escolher trabalhar num sitio onde tenho de fazer 1001 horas extra, não receber por aí além, ou trabalhar num outro local com melhor qualidade de vida (e nem sequer ganho muito mais comparado com o outro) o que vou escolher? O primeiro por “amor à camisola” 😀

        • Robin7 says:

          Portugal é um pais rico. (eu trabalho na saude) o que temos é uma grande desorganização e estraga-se dinheiro a rodos naquilo que não faz falta e poupa onde devia ser gasto, se tiver uma ideia que seja util e poupe dinheiro não e aproveitada porque tem um conjunto de preceitos a cumprir como tal gastas a maluca porque é assim que tem de funcionar, depois passam a vida a inventar a roda, desfaz-se o que está bem , para por mal para depois por bem.Esquecam temos de limpar o país da maquina partidaria, precisamos de gente que não esteja captura por partidos nem interesses, de outro modo a pais vai a caminho de uma venezuela, pais riquisseimo e esta na bosta.

        • B@rão Vermelho says:

          Não tenhas duvidas, sempre ouve concorrência no setor da saúde, mas nunca como agora.
          Repara lá quando o privado oferece ajuda ao estado quanto é que vais pagar?
          Olha quando foi a pandemia quantas clinicas de analises clinicas nasceram nas nossas esquinas?
          Até a bem poucos anos atrás, não tínhamos problemas de falta de médicos, já te perguntas-te o porquê?
          Os hospitais privados financiam-se no serviço nacional de saúde, não na banca, como as outras empresas, e isso só é possível porque conseguem retirar a mão de obra do público provocado assim o caos no mesmo para depois oferecerem a sua preciosa ajuda.
          O SNS, não necessita de ter lucros, não podes fazer a comparação que fizeste.

          • Joao M says:

            O problema que temos na saúde é que o SNS – Serviço Nacional de Saúde – apenas se tem focado no sector publico. Um bom ministério da saúde iria organizar o SNS para englobar Publico, Privado e o social. O problema é que nos ultimos anos, por questões politicas, demagógicas e populistas, fez-se do sector privado uma anátema (na opiunião publica) mas depois era preciso pagar ao privado para colmatar falhar do publico (consultas, cirurgias, etc..).
            Por outro lado temos médicos e enfermeiros a sair do sector publico. Há anos que enfermeiros saiem de Portugal para ir trabalhar para, por exemplo, Reino Unido. Médicos não fogem do país (não tanto como enfermeiros) porque o privado os absorve.

            Temos tantos hospitais privados porque o “negócio” da saúde da dinheiro e, como disse, o melhor amigo do sector privado e das seguradoras tem sido a classe politica. Por exemplo, ontem tive de levar a minha esposa a uma urgencia e escolhi urgencia privada porque se fosse na publica ainda agora estaria a espera de ser atendida após a triagem. Quem lucrou? O privado. De quem é a culpa? De quem gere o SNS e não soube inovar. Ainda se vive o SNS de 1980 quando já passaram 30-40 anos e não inovou em nada.

          • Realista says:

            @João. Precisamente!

      • Realista says:

        O problema é provocado pelos hospitais privados que fazem as pessoas ficarem mais doentes… LOL

  14. lince says:

    Temos uma tirania disfarçada de democracia. Com uma opressão economica cada vez maior sobre o povo e sobre as empresas com mentiras atras de mentiras.

  15. JL says:

    O tesla de 100 mil euros pagou 19 mil euros em iva, que não é dedutivel.

    O corsa pagou em novo cerca de 6 mil euros em impostos (IVA+ISV)

    Parga atualmente 14.18 euros, e vou fazer a conta a este numero, portanto há 3 anos nem 12 euros pagava, tive um sei bem disso.

    19000 – 6000 = 13000 / 14.18 = 916 anos com o IUC atual para chegar ao que o tesla pagou

    19000 – 6000 = 13000 / 125.26 = 103 anos para chegar a pagar o mesmo que o tesla pagou de impostos.

    Pergunta final: AFINAL QUEM PAGA MAIS IMPOSTOS ?

  16. JL says:

    O tesla de 100 mil euros pagou 19 mil euros em iva, que não é dedutivel.

    O corsa pagou em novo cerca de 6 mil euros em impostos (IVA+ISV)

    Parga atualmente 14.18 euros, e vou fazer a conta a este numero, portanto há 3 anos nem 12 euros pagava, tive um sei bem disso.

    19000 – 6000 = 13000 / 14.18 = 916 anos com o IUC atual para chegar ao que o tesla pagou

    19000 – 6000 = 13000 / 125.26 = 103 anos para chegar a pagar o mesmo que o tesla pagou de impostos.

    Pergunta final: AFINAL QUEM PAGA MAIS IMPOSTOS ?

    • says:

      Estás a comparar uma lata sardinhas com uma de caviar. Vamos ser honestos, sim?
      Agora compara um tesla com um de preço equivalente a gasolina ou diesel. Com um M5
      E o IVA nada tem a ver com o automóvel em si. É um imposto sobre a “transação” de bens.

      • JL says:

        Estou a usar o exemplo que tanto roda nas redes sociais, ou agora quando se chega à pura verdade já não serve ?

        Não tenho de comparar nada, apenas usei o exemplo do artigo.

        Num exemplo com um carro idêntico o tesla até fica mais barato.

        O iva é imposto a juntar a tantos outros.

      • JL says:

        Ah, e não esquecer, os 19 mil euros já estão nos cofres do estado….

        • says:

          Não, não serve porque são duas coisas diferentes. Ou também és como o governo que acha que só tem carros velhos quem quer?

          • JL says:

            Diferentes ?quando se demonstra que o tesla pagou mais impostos já é diferente ?

            Então pagar mais impostos numa situação é diferente de pagar menos noutra como ?

  17. PorcoDoPunjab says:

    Eu acho que um carro que tenha 4 portas deve pagar mais IUC porque tem mais aberturas LOL
    Eu acho que um carro que tenha tecto de abrir deve pagar mais IUC porque apanha mais SOL e vê melhor a paisagem e o céu.
    Eu acho que um carro que seja bonito deve pagar mais IUC porque ajuda a atrair olhares do sexo oposto e não só…

    Medina, se usares alguma destas medidas, processo-te. São só minhas…

  18. Kush says:

    São os 100 milhões mais bem entregues, ao contrário da EFACEC, estado meteu lá dentro 400milhoes para vender por 15 a um grupo alemão

  19. Moura says:

    A forma de apresentar estas contas e eventuais perdas de receita fiscal tem muito que se lhe diga.

    Se consideramos que a generalidade da oferta mais interessante de viaturas elétricas existentes no mercado nacional vai de 40.000€ para cima (exemplo Model 3) é fácil perceber que o estado arrecada em IVA perto de no mínimo quase 10.000€ nestas viaturas, ou seja mais que o que apuraria entre ISP e IVA numa viatura com motor de combustão equivalente.
    Se também fizermos estas contas para viaturas um pouco mais baratas como o 208e, o 500e ou o ZOE, o estado ainda apura entre sensivelmente 7 a 8.000€ de IVA. Aqui é mais gritante a disparidade já que as viaturas térmicas de que derivam os versões EV renderiam para motorizações entre os 1.000cc e os 1200cc cerca de 1.000€ de ISV e entre 3 a 4.000€ de IVA.

    Em suma, os políticos não estão a dormir mas já se perceberam há muito que a receita no fim acaba por crescer, só que ao invés de entrar em duas rubricas distintas das contas publicas como são a do ISP e do IVA acabam por entrar apenas numa única, a do IVA

    • Yamahia says:

      Se consideramos que a generalidade da oferta mais interessante de viaturas elétricas existentes no mercado nacional vai de 40.000€ para cima (exemplo Model 3) ”
      O IVA desses carros é todo deduzido pois a maioria e adquirido por empresas.
      De elektros o estado vê o IVA de cerca de 45% dos Springs vendidos a particulares.

      • JL says:

        Igual aos diesel há uns anos, não entendo o tamanho da admiração.

        Até 62500 euros.

        O estado não vê 50 % do iva do gasóleo que as empresas gastam, muito dele para andar a passear.

        Isso já não o incomoda de certeza.

      • Yamahia says:

        62500+IVA=77000€
        Falta este pequeno pormaior. E desconta este IVA

        A diferença de 23000 para os 100 mil vem numa 2ª factura na firma de serviços ou acessórios. Dos quais só paga 17500 pois este IVAtb é dedutível.

        • JL says:

          Errado, desde que o veiculo custe mais de 62500 já com IVA, já não tem direito a dedução.

          “- Aquisição, fabrico ou importação, locação e transformação de viaturas ligeiras de passageiros ou mistas elétricas ou híbridas plug-in, quando consideradas viaturas de turismo, cujo custo de aquisição não exceda 62.500€ ou 50.000€, respetivamente.”

          E não, não existe meias parcelas.

          https://www.acp.pt/eletricos/incentivos-e-beneficios/incentivos-para-empresas

          • Yamahia says:

            O valor de 62500 é sem IVA:
            “0% – Veículos elétricos se os custos de aquisição for inferior a 62.500 euros (sem IVA). ”
            https://pt.linkedin.com/pulse/fiscalidade-dos-autom%C3%B3veis-em-2023-o-que-sua-empresa

            E fazem vendas com 2 facturas. Deixe de ser ingénuo.

          • JL says:

            Seja o que for, não chega nem de perto aos 100 mil.

            Fazem venda com 2 facturas como ? mostre lá 2 faturas para o mesmo veiculo.

            Até parece que os gajos das finanças não sabem o valor do carro novo.

            Deixe sim de ser ingénuo, e não se esqueça que tem de apresentar a declaração da alfandega, ou também passa pela alfandega 2 vezes com metade do carro de cada vez ?

          • JL says:

            Daqui a pouco com esse truque até deduz 2 vezes com o mesmo carro. LOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            2x o mesmo carro não pode deduzir.
            Mas os gajos das finanças não têm nada a ver com o preço a que os bens são vendidos.
            O mercado é livre.

            E pode ter a certeza que se faz e não é só para carros. Em casas tb se faz. E por aí fora. Parece que nasceu ontem pá, lool
            Não acredito lool

          • JL says:

            Ah sim, e os gajos da alfandega que também são das finanças não sabem. LOOOOL

            Deve pensar que isto são encomendas do aliexpress.

            Sim sim….

          • Realista says:

            Era bom era…

            Achas que já não tentei isso para adquirir uma viatura a gasóleo pela empresa para não pagar Tributação Autónoma?

            Lamento, mas não dá nem te concedem porque a AT depois cai em cima.

            Hahaha

          • Pois, Pois says:

            Faz-se, não será para todos, já que tem que existir alguma confiança…
            mas o procedimento é comprar o carro na sua versão mais básica possível e depois há uma compra posterior relativa aos extras/equipamento em “falta”.

          • JL says:

            A versão mais básica já ultrapassa largamente o orçamento.

          • Yamahia says:

            E o que é que impede de baixar o preço?
            Nada.

          • JL says:

            Tudo, ninguém lhe passa a fatura de um valor menor.

          • Yamahia says:

            @Realista, comprasses um Arteon por 32000€ que estava com desconto. loool
            Era um bom negócio para quem estivesse comprador.

        • JL says:

          Ah, não esquecer que acima de 62500 pagam 10% de TA, coisa que o corsa do pobre não paga, nem nunca vai pagar.

    • Pois, Pois says:

      É um ponto de vista, mas acho que não concordo contigo. Salvo alguns endinheirados que compram uma viatura sem pensarem no preço da mesma, durante 10 segundos que seja, penso que a maioria define um valor para compra, assim, a comparação na minha opinião deverá ser entre viaturas ICE e VE do mesmo valor final. Nesta hipótese, para uma viatura de 40k€ teríamos (em média):

      VE
      32500€ (BASE) + 7400 (IVA)

      ICE com 1600cm3 gasóleo:
      29200€ (BASE) + 3300€ (ISV) + 7400€ (IVA)

      ICE com 1600cm3 gasolina:
      29500€ (BASE) + 3000€ (ISV) + 7400€ (IVA)

      Nem seriam necessárias contas, já que para um preço final igual o IVA é sempre o mesmo e os ICE têm ainda o ISV, por isso, o estado não tem vantagem, no que a impostos diz respeito, com a venda de VE’s em relação aos ICE’s (e com os ICE ainda vai facturar bem com o IUC e ISP)…

      • JL says:

        Ah agora os eléctricos já custam o mesmo?

        Que raio, só são mais caros quando se trata de os escolher, quando se trata de pagar impostos já custam por igual.

        Então e os carregamentos não custam mais que a gasolina e não tem uma carrada de impostos e taxas ?

        Iuc ? Isso conta para o quê afinal ?

  20. mikado says:

    Os elétricos deviam pagar IUC já a 1/1/2024. Se usam a estrada têm de pagar IUC.

  21. Disse-me um passarinho says:

    Está para breve os impostos para os elétricos, ou achavam que era tudo à borla. Daqui a 2 anos, teremos novidades.

  22. SilvanaB says:

    Imposto é roubo!
    Mas não perdem pela demora!
    É uma questão de tempo até o estado voltar a tributar em força!
    Onde vão eles buscar o dinheiro para pagar as coisas que nos “dão”?…

  23. VTPC213 says:

    Quando o governo começar a apertar o pessoal vai voltar para os carros com motor a combustão. A fantochada dos elétricos está a acabar em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.