Porsche vai responder ao Tesla Model Y com o seu Taycan Cross Turismo
A batalha no mercado dos elétricos de topo de gama tem a Tesla como alvo, e algumas marcas na perseguição, entre elas está a Porsche. Como tal, depois do lançamento do SUV Tesla Model Y, o mercado aguarda a resposta da fabricante alemã. Segundo alguma imprensa germânica, o Porsche Taycan Cross Turismo será a resposta para "anular" a oferta americana. Este próximo carro elétrico da Porsche virá para competir no mercado dos SUV compactos.
Depois do sucesso dos modelos anteriores da Tesla, o Model Y tem as portas totalmente abertas. Será que a Porsche conseguirá pelo menos fazer alguma sombra?
O elétrico Porsche Taycan Cross Turismo é baseado na plataforma do Mission E semelhante ao elétrico de 4 portas Taycan. O elétrico desportivo foi apresentado pela primeira vez durante o Salão Automóvel de Genebra de 2018.
Desde então, o próximo carro elétrico evoluiu de um conceito para um veículo quase pronto para a produção. Muito recentemente, o concorrente do Tesla Model Y esteve em testes de inverno sem qualquer tipo de disfarce. Além disso, este também foi avistado a fazer testes em Nurburgring com o Taycan Turbo.
O que se sabe deste Porsche Taycan Cross Turismo?
Mesmo sem disfarce, o que passou cá para fora foi apenas alguma informação, mas não toda. Contudo, já se pode ter uma ideia. Por exemplo, em relação à gama de preços da Porsche Taycan Cross Turismo esta será muito superior à do Model Y. Apesar disso, a aposta irá gerar vários modelos de gama baixa que poderão encontrar uma forma de competir com o Model Y no futuro.
Sobre o aspeto do grande elétrico Cross Turismo, este tem um design mais longo e um pouco mais largo do que o Porsche Taycan. Também apresenta uma traseira com um enorme espaço de carga e uma maior altura em relação ao solo.
Ao modelo conhecido falta o tejadilho panorâmico do Mission E cross concept. Além disso, apresenta rodas do Porsche Taycan 4S, o mais barato. No que toca à parte dianteira de ambos os carros elétricos, estes são exatamente iguais, o que não é um ponto negativo. O Taycan é aerodinâmico e, apesar do que a classificação WLTP possa dizer, é também bastante eficiente.
Por falar em eficiência, tal como o Taycan, o Porsche Taycan Cross Turismo virá com uma bateria de iões de lítio de 90 kWh com 800v para um carregamento super-rápido. O Tesla Model Y, na sua especificação superior, aloja uma bateria de 74 kWh, o que dá ao SUV um alcance WLTP de 505 km.
Será mesmo um rival do Tesla Model Y?
Numa entrevista em 2018, o vice-presidente do programa de energia elétrica a bateria da Porsche, Stefan Weckbach, confirmou que o Concept Misson E teria um alcance de 483 km. Contudo, algumas dúvidas caíram sobre esta afirmação. Isto considerando os números de eficiência do Taycan, que tem a mesma bateria e é uma estrutura menor que o Sport Turismo.
Em termos de desempenho, o Porsche Taycan Cross Turismo irá de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos - o que é semelhante aos números conseguidos pelo Model Y Performance (3,7 segundos). Também foi prometido que a versão de produção terá mais de 600 cv e um peso de 500 kg a menos do que a versão protótipo.
Porsche leva a sério e eletrificação dos seus carros
A Porsche tem vários veículos elétricos na forma de híbrido plug-in. No entanto, com o Porsche Taycan, a empresa deu um passo arrojado para entrar oficialmente no mercado de VE. A mudança provou ser também uma bênção para a Porsche. A Porsche Taycan recebeu várias críticas e já é mais rápida em termos de desempenho do que o seu arquirrival, o Tesla Model S.
Portanto, o próximo carro elétrico Taycan Cross Turismo parece ser um passo natural no caminho da Porsche para a eletrificação. E, provavelmente, também em direção a enormes lucros.
Por fim resta referir que a variante offroad do elétrico Porsche Taycan vai mesmo avançar ainda este ano. O anúncio foi feito, de forma oficial, pela marca de Estugarda, que, além de revelar o nome e data em que chegará o Porsche Taycan Cross Turismo, prometeu ainda a chegada de um novo Macan, em 2022.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mais um? Autonomia real 80 km, preço 200 mil € e aos 15.000 km vai pedir para mudar o óleo do motor :))) gosto muito da Porsche, mas não se metam (ainda) nisso. Não sabem!
80 km? Como assim? estás a referir-te a quê?
Acho que ele está a dizer que a única capaz de criar elétricos de jeito é a Tesla, pois as outras ou exageram na autonomia (mesmo sendo muito mais caros), ou pedem para mudar o óleo (como aquele caso recente, acho que da Audi).
Eu não conheço o Taycan de o conduzir, conheço-o quando foi apresentado e estive num evento onde foi mostrado, mas conheço todos os Tesla que chegaram ao nosso país, conheço bem o Audi e-tron e conheço outros elétricos, sem dúvida que interiores e materiais em geral os Tesla deixam muito a desejar. Nos fóruns de culto da marca, há dezenas e dezenas de queixas dos utilizadores, sempre com a dor moderada, mas com problemas infantis de um construtor ainda a aprender fazer carros. Mas tecnologicamente é um carro com uma nova abordagem e que com o Model Y, os materiais dizem já serem melhores, mais duradouros… dizem. Portanto, para um Porsche entrar num mercado destes, tem de ter preço. O comprador sabe que tecnologicamente os Tesla são mais evoluídos.
Agora, o mercado vai mudar, a Tesla vai lançar carros deste nível que tem agora muito mais baratos e vai lançar carros topo de gama com outros atributos. O mercado da Tesla cresce, o dos outros não. Claro, com esta crise que aí vem, tudo isto fica pendente.
As ilações que podemos tirar do teu “cumentário”, é que percebes tanto de automoveis como eu de agricultura.
Se não for turbo nem quero. #zueira
80km’s?
“Será que a Porsche conseguirá pelo menos fazer alguma sombra?”
Duvidas, há?
A Porche já mostrou que é superior à Tesla em todos os aspectos. Desde qualidade de construção (Coisa que na Tesla é de amadores) á velocidade máxima.
Deixa de ser ignorante!!! A Porche é superior em quê? Preço? A drenar Baterias? Qualidade na rede de carregamentos? Superior em tecnologia em geral??? Na qualidade das baterias? Superior a conseguir fabricar mais de 500 mil eléctricos? Quanto vale a Porche como empresa no mercado?? Superior em ignorancia e falta de visão?!!!
Não comentes pelo gosto mas sim pela sabedoria!!! Eu também digo que o Sporting é o maior!!! Será que é mesmo?
“Porsche vai lançar o Taycan Cross Turismo”.
Este sim, deveria ser o título, porque a Porsche não vai construir um modelo de 60/70 mil € (Tesla Y).
Não vai? 😀 isso é o que vamos ver 😉
Bonito artigo não fosse a absurda comparação do protótipo da Porsche com o Tesla model Y… Têm tudo a ver um com o outro a começar pelo preço……
Vai ser como o Taycan normal…
– Mais caro
– Mais lento
– Menos autonomia
Mas vá lá… os interiores são jeitoso…
Concordo totalmente, mas a qualidade de construção é muito melhor, cheia de detalhes de plástico, madeira e prata. A mesma porcaria que todo TESLA tem. Mas a tecnologia da era espacial ainda está emperrada nos anos 80 para todas as marcas alemãs. Idiotas! O fim da BMW, Mercedes, Audi e VW está chegando muito em breve.
Comentários copy/paste em diferentes artigos?
Mas explique lá bem esse seu ponto de vista. Tanto da porcaria dos Teslas, como dos antiquados dos alemães. Com um jeitinho ainda vai dizer que os melhores são mesmo os chineses.
Em termos de design acho horrível. Apesar de manter as linhas do Taycan original, a versão alongada estraga-o por completo.
Já o Taycan original é sem dúvida bem bonito