Polestar 2 é um exemplo da enorme desvalorização dos novos automóveis elétricos
Estes são tempos de reflexão para a Polestar. A antiga divisão desportiva da Volvo foi transformada pelo Grupo Geely numa marca própria para competir no segmento dos automóveis elétricos de topo. Um movimento estranho, dado que a Volvo já está nesse segmento, bem como outras marcas próprias, como a Zeekr. Possivelmente, esta opção estará já a mostrar os seus efeitos. A desvalorização dos novos elétricos começa a sentir-se.
Usados elétricos serão "ao preço da chuva"
No ano passado, a Polestar entregou um total de 54.600 unidades, um crescimento de 6%. Mas as contas não batem certo e a marca tornou-se uma fonte de prejuízos para os seus principais acionistas, a Volvo e a Geely, que viram as ações caírem 79,8% num ano.
Apesar disso, os parceiros mantêm-se firmes, embora com algumas mudanças, como a redução da força de trabalho e o investimento da Polestar, que precisa de reduzir urgentemente os custos para evitar ficar sem combustível.
Além disso, precisam de lançar e promover as suas novas ofertas, como o Polestar 3 e 4, que deverão aumentar as margens de venda.
A somar a tudo isto, a Volvo decidiu separar-se da jovem empresa e fez saber que vai desfazer-se das ações. Esta pode ter sido uma boa notícia para os investidores.
Depreciação do Polestar 2
Apesar de a marca estar a afastar-se da sombra da Volvo e a caminhar pelos seus próprios pés, a verdade é que as últimas notícias não são animadoras. A empresa de aluguer Hertz, por exemplo, cancelou uma grande encomenda que tinha feito à Polestar.
Tudo isto, somado à guerra de preços que se desencadeou no último ano, está a afetar o valor dos modelos em segunda mão de um Polestar 2 que, no mercado americano, viu o seu preço cair significativamente.
Pesquisando um pouco nos sites do país, onde se encontram os usados de 2021, encontramos unidades Long Range RWD, com apenas 50.000 km no seu odómetro, com preços a partir de 24.999 dólares (cerca de 23 mil euros). Ou seja, uma desvalorização de 50% em apenas dois anos e meio.
É por isso que, segundo os analistas, a Polestar não deveria ser cotada em bolsa de forma autónoma. Estima-se que a empresa necessitará de uma injeção de mais 1000 milhões de dólares para se manter em funcionamento nos próximos 12 meses.
Em Portugal, o Polestar 2 tem preços a partir de 53.400 euros para a versão de série com uma bateria pequena (546 km WLTP) e uma versão de tração traseira com uma bateria de maior capacidade, 655 km WLTP, que começa nos 56.900 euros.
Isto coloca-o no meio-termo entre as propostas da Tesla, com um Model Y que baixou substancialmente os seus preços para 42.990 euros para o Standard, 455 km WLTP, e 49.990 euros para o Long Range Dual Motor (533 km WLTP) e outros como o BMW i4, que começa nos 56.900 euros na sua versão mais económica, 479 km WLTP, e 64.100 euros para o modelo eDrive40, com 585 km WLTP.
Fonte: Via
Neste artigo: elétricos, Polestar, Polestar 2
Os electricos têm jma desvalorização grande. Ainda bem, senão não tinha comprado o tesla3.
Acredito que daqui a uns tempos será possivel comprar um VE com 4 anos a metade do preço.
Se compras um carro a combustão, também te fica a metade do preço ao fim de 4 anos…
Só se for com carradas de quilometros. Já os tesla valem metade (ou menos) com menos de 100.000
O meu tinha 70.000km.
Esteticamente para mim são os mais bonitos.
Concordo. Gosto muito das linhas sóbrias da Polestar. E como carro é muito bom.
+1
Se tivesse dinheiro seria a primeira escolha.
Eu gosto do polestar, mas se tivesse dinheiro ia para o porsche.
Bem, a verdade é que nem ponderava carros eléctricos 🙂
tanta coisa interessante para se gastar quando se tem dinheiro e ias para um porsche?
tens bentley bentayga que são 300k muito bem gastos
Naaaa….
Nem lá perto.
Ficava-te ainda mais caro não esqueças que tinhas de fazer contrato com as empresas petrolíferas.
Quem tem dinheiro não olha a essas coisas.
Aquilo que o pplware chama “um exemplo da enorme desvalorização” eu digo que ainda estão muitissimo caros! Aqui é como na política, podem dizer que está muito bom e na realidade não parecer ou dizer que está muito mal e os números dizerem o contrário! Aqui podem dizer que está muito barato, mas a realidade nas compras é que ditam se está barato ou caro! Não é a percentagem de aumento de vendas de VE´s, porque se num ano vende um e no ano a seguir vende dois, há uma aumento de 100%, no entanto venderam-se muito poucos na mesma! Para quem ganha 3 mil euros por mês, é barato, mas para quem ganham mil euros por mês é muito caro!
Calma, o desenvolvimento das tecnologias têm de ser pagas. Como em tudo. Aponta; os elétricos vão sofrer o mesmo síndrome dos smartphones .
Desvalorização é um valor ralativo não valor absoluto. Um carro usado que custe 10.000€ pode ter tido menor desvalorização que um que custe 30.000€.
O preço apenas reflete a realidade Americana… do outro lado do atlântico devido à inflação, à crise imobiliária e ao desemprego pura e simplesmente as vendas caíram a pique… logo se a procura é mínima e a oferta é alta, isso reflete-se nos preços! Neste momento nos EUA a classe média está mais preocupada em conseguir pagar a renda da casa ao banco do que comprar carros e uma parte está a vender ao desbarato e a comprar carros usados mais em conta. O mesmo está a acontecer no Reino Unido… Por cá é que continuamos a viver no paraíso.
Por arrasto, como sabemos, acabamos por ver refletido também no nosso mercado. O mercado americano é sempre uma realidade que vemos em primeira mão e que uns tempos depois, alguma coisa, acaba por chegar cá. E esta realidade da desvalorização do mercado dos usados, já se começa também a ver cá na Europa, (embora ainda mais lentamente).
tanta asneira pegada..
inflação 3,1%
mortgage rate 6,6%
desemprego 3,7% (com mais vagas abertas que pessoas à procura de emprego)
a procura diminuiu nos USA porque os americanos que vivem nas cidades já têm EVs e os restantes têm 2 horas de commute por isso não têm interesse em EVs.
encher um deposito de um SUV são menos de 60 USD e isso é agora que está em máximos.
qualquer americano consegue poupar em 2 anos 40-50k para comprar um EV a pronto, maioria simplesmente não vê motivo para o fazer.
Os EUA tem BEV? Numero de carros 2.442.270, corresponde a 0.86%. O melhor estado é a Califórnia com 900.000, 2,5%.
Como sempre somos lixados pelos EUA.
Curiosamente, no site Mobile.de, o Polestar usado mais barato é de junho de 2021, com 118932 km, e pedem por ele 32,490 € (https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/search.html?dam=false&isSearchRequest=true&ms=4%3B%3B%3B&od=up&ref=srp&s=Car&sb=p&vc=Car&refId=a07f7452-b6f8-f703-9ad5-b7936b959e85)
Não me parece muito desproporcionado
No mesmo site. pedem por um Mercedes EQC de setembro de 2021, com 55000 km, 39,900 € (https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/search.html?dam=false&fr=2021%3A&isSearchRequest=true&ms=17200%3B322%3B%3B&od=up&ref=srp&refId=ca7e1427-c5ad-cd0b-a723-27a621655860&s=Car&sb=p&vc=Car)
os carros sempre tiveram uma grande desvalorização nos primeiros anos
No caso dos elétricos essa desvalorização grande, vai acontecer quando a garantia da bateria estiver a acabar, ou quando o período útil da bateria estiver a chegar ao fim.
No caso do LEAF o tempo de vida útil das baterias acaba antes da garantia…
E então qual é o tempo de vida da bateria?
Pois eu tenho um com 10 anos e 230.000km e continua a rolar sem problemas.
eles andar andam sempre, vão é fazendo menos kms
Tenho estado muito tentado no polestar 4. Mas a minh la metade quer mais suv. Teremos de esperar par o ver inloco
tens volvo, melhores, mais confortáveis e a marca não corre risco de falir
Obrigado pelo teu feedback. Eu até gosto do C40, pena o interior ser um pouco antiquado. Terei de o ver ao vivo. Concordo contigo a ser uma marca nova e haver um enorme risco. Relativamente ao conforto acho que ainda não temos nada que diga que são menos confortáveis. Concordo que é um tiro no risco.
não é antiquado, é só mais clássico, menos jovem, mas isso é o que lhe confere o conforto habitual.
eu tenho um GLE e está quase na renovação do ALD e ando a testar o XC90 (não electrico)
Mais uma vez obrigado pelas dicas
Pelo segundo título
Usados ao preço da chuva?
Só se for para pessoas a ganhar bem porque a maioria ganha pouco mais do SMN
Daí não ser tão barato
só quem vota PS ganha abaixo de 1500€.. por isso é continuar
A polestar é um excelente exemplo de uma má gestão. Basta só ir ao configurador e percebe se logo que não existe argumentos nenhuns para comprar um polestar. 99% do equipamento é extra, o carro vem com rodas e um volante e para piorar as coisas, a autonomia é tão ridicula para um carro tão caro que nem merece ser considerado como opção.
Alguém com olho
Novidade ..tecnologia é tudo caro!…depois passado algum tempo vem tudo por aí a baixo…
Os elétricos têm tido uma desvalorização importante, mas o caso do Polestar tem uma particularidade. A versão inicial era FWD e recebeu um feedback negativo quando á condução. No upgrade a Polestar optou por RWD o que impactou muito no prazer de condução. Muitos proprietários da versão 1 fizeram a troca pela versão 2 o que colocou muitos carros usados no mercado e baixou o preço significativamente. É um carro muito bonito mas a nova versão com RWD é significativamente melhor e a versão anterior tornou-se pouco apelativa daí a queda de preços neste modelo
Os elétricos nunca desvalorizam!
Só pode estar a brincar… o problema dos elétricos são as baterias… pense em pilhas e use os neurónios. Nõ desvalorizo, até estou a pensar comprar um 3 mas ao fim de x cargas, a coisa começa a perder… agora manutenção e preço de carga, em casa, ui, poupa-se muito.
Na maior parte dos países os carros em segunda mão desvalorizam fortemente … por cá a coisa não se processa da mesma forma e ainda é possível encontrar carros com 10 anos que ainda valem quase 1/3 do valor de novos … mistério …
Ganham mais com os carros usados na venda do que novos. Isto é a faixa do gamanço, não esquecer… ouvi falar numa de gaza mas essa é a pura hipocrisia humana
Venha o hidrogênio que isto de carros a pilhas não passa de uma moda , e fruto disto é as grandes companhias a começar a cancelar as encomendas dos eléctricos. Mas como tudo há interesse por detrás destes negócios.
O s Fuel Cell como medida de ambiente seria uma boa solução. O problema será o custo. Podemos produzir Hidrogenio de varias formas, uma delas seria o chamado hidrogenio verde que é produzudo com eletricidade. Considerando a eficiencia do processo de produção de hidrogenio (ronda os 30%) e a eficiencia do sistema de conversão de hidrogenio em eletricidade necessitariamos cerca de 5 vezes mais eletricidade para percorrer 100km com fuel cell do que com um BEV. Isto sem contar com toda a logistica de produção, armazenamento, distribuição necessária. É por esta razão que na Dinamarca no ano passado foram desmarteladas todas as estações de distribuição de hidrogenio e varios construtores (e.g. MAN) indicaram que não vão investir no Full cell. Com um BEV somos independentes e posso carraar o carro em casa com paineis solares, com Hidrogenio tem se a mesma dependencia que se tinha com os carros a combustão. Estamos numa fase de evolução tecnologica e as pessoas levam o seu tempo a adaptar-se o que é perfeitamene normal.
A taxa de % de carros eletricos continua a aumentar em % e o que varia é a taxa de crescimento o que é outra coisa. Foi a mesma coisa quanda a Apple introduziu o iPhone, a Nokia dizia que eles vendiam mais numa semana que a Aple num ano. Bom vemos o resultado hoje. A resistencia à mudança é normal.
E achas que um carro a hidrogénio é um carro diferente do carro elétrico porquê?
LOL
Ambos têm um motor eletrico e uma bateria (o FuelCell them uma bateria mais pequena). A diferença é na origem da energia que no eletrico é guardada em baterias (energia eletrica) e no Fuelcell é guardada na forma de hidrogenio. a questão é como gerir a fonte de energia que o carro consome e os custos associados a essa fonte de energia. O BMW i2 Extended Range, é um carro eletrico que tem um motor a combustão para carregar a bateria e dar uma extensão de autonomia. O principio base é semelhante, somente que em vez de gasolina utiliza-se hidrogéio. E as desvantagens são as mesmas (depender de um elemento externo e o aumento da complexidade do carro para gerir esse elemento.
Eu sei disso, o utilizador em cima é que não sabe…
Vocês devem ser de Marte. .. não são de cá 🙂
Carros eletricos a desvalorizarem? Deve ser piada.. .
Consultem o mercado de usados!
Qual é a tua opinião?
Eu posso dar o meu exemplo, comprei um cupra born por 42500 e vendi por 38500, logo não vejo nenhum problema de desvalorização. Pior foi o meu lexus que ninguém comprava e tive de vender quase 11 mil abaixo do valor que comprei em segunda mão…
Comparam alhos com bugalhos… Comprar e vender assim tão rápido? Não gostou ou precisava de liquidez? 4 mil euros com quantos km’s e que intervalo de tempo?
Curiosidade apenas, tenho um conhecido que tem um e a bateria parece que perde electrões ao deslocar-se… não é bem um Tesla
Pois, os carros usados de algumas marcas são tramados… Esse Lexus devia ter alguma coisa para darem tão pouco por ele… isto quer dizer, seria um LC500?
Vendi o carro com 8000km porque a minha casa triplicou de mensalidade e por mais que gastasse pouco na electricidade não tinha dinheiro para a mensalidade do carro…o Lexus era um ct200h, chegaram a oferecer me 10mil por ele….Neste momento tenho um model 3 e estou bastante contente, a única queixa é mesmo os limpa vidros automáticos que nunca funcionam quando há chuva..mas funcionam quando está sol sem chuva alguma xD
Carro eletrico…
Nao muito obrigado, mudei por causa da minha esposa, e ao fim de um ano so tive problemas, e a garantia nem ve-la.
Porque a culpa eta toda minha, segundo a marca….enfim
A primeira coisa que fiz quando sai do stand foi vender e voltar a um bom carro a conbustao…
Para mim eletricos é um embuste bem feito para os patinhos…
Têm de me explicar o que fez ao carro para que a garantia que está presente em qualquer carro não possa ser usada…Eu vou no meu segundo electrico, tive um problema no meu antigo e ficou resolvido a custo 0…