PplWare Mobile

O mundo vai enfrentar uma crise de fornecimento de eletricidade, afirma Elon Musk

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. NjsS says:

    Ainda à uns dias via por aqui malta a fazer contas a tentar explicar que não havia problema nenhum, que a infraestrutura eléctrica está, muito resumidamente, boa, recomenda-se e que ainda aguenta muita carga…
    Agora este gajo(o ídolo de muitos dos que criticam quem fala na falta de capacidade da infraestrutura) vem dizer isto …
    Esta não foi 5-0, esta foi quase 10-0…

    • JL says:

      Exato, está boa e aguenta, onde ele disse o contrário ?

    • A Bota says:

      NjsS, isso é uma tanga. As necessidades energéticas vão variando ao longo da vida e só os países muito confiantes (mecanismos estatais não apertam com as energéticas) é que perdem o jogo. Ainda há um par de décadas o consumo da iluminação + tvs + aquecimento das casas + PC desktop antigos (vs. hoje usam-se muito mais os portáteis, só poucos PC “gaming”) dos nossos pais / avós era muitíssimo superior às de hoje. Só aqui se baixou imenso o consumo. Logo a indústria na maioria dos países, fruto de deslocar tudo para a china, baixou e consigo o consumo total de energia.

      Agora estamos a assistir a um aumento pelos VE e centrais de processamento, se nas últimas décadas as elétricas foram desinvestindo na potência total, agora vão ficar com as calças na mão. Basta teres o combustível dos automóveis a ser usado para produzir eletricidade para os VEs e ainda vai sobrar para a AI…

  2. X says:

    Musk a estender os tentáculos, capitalismo é a unica teoria da conspiração verdadeira que por ai anda, nada pode escapar ao controlo corporativo.

    • Zé Fonseca A. says:

      amen.. venha de lá esse capitalismo que eu quero ser rico..

    • Antonio+Vasco says:

      O Musk deve ter metido dinheiro em ventoinhas ou painéis, aparentemente até tem logica, mas se ainda ontem saiu a noticia de que a península Ibérica tinha tido 10dias seguidos de excesso de produção o que conduziu a preços quase de borla, derivado das condições de tempo, MAS TAMBÉM DO DECRESCIMO DE CONSUMO QUE ACONTECE NOS ÚLTIMOS 10ANOS. Então em que ficamos?

  3. Mr. Y says:

    Próximo nicho: transformadores

  4. Tiago says:

    Eu já tinha dito isso antes do Musk. De acordo com as notícias, a rede eléctrica de França e Espanha estava no limite devido ao uso de ar condicionado no verão passado. Agora imaginem o que será da rede eléctrica se a maioria das viaturas passarem a ser eléctricas.

    • FFRFernandes says:

      No meu ver o problema das redes elétricas estarem saturadas no verão não é do ar condicionado, porque no inverno não se fala tanto dessa saturação e no inverno usa-se tanto AC como aquecedores de resistências que acabam por ter um impacto na rede maior. No meu ver tem a ver com as temperaturas que andamos a apanhar, isso retira as vezes mais coisa menos coisa 20% de eficiência na distribuição da rede de alta tensão, ou seja para chegar 230V a toda a gente tem de injetar na rede mais 20% só para compensar a perca, se as temperaturas tivessem mais baixas a perca de eficiência podia andar só nos 10%. Esta percentagens não parecem muito grandes mas quando se fala da rede de alta tensão que movimentam GW aí já estamos a falar de grandes quantidades de energia.

    • A Bota says:

      A questão aqui foi o que falei acima, muitos países fruto de cada vez mais com normas rigorosas de poupança de energia, não investem o suficiente na rede. Resultado: em situações limite não têm capacidade.

      No limite por AC no verão? Simples: estimulem com vantagens fiscais a instalação de painéis solares em tudo que são prédios / casas / supermercados e alimentas um país em dias de algum sol somente com energia solar. Porque não fazem?! Porque a industria da energia é das que mais máfia tem e movem o planeta somente com base aos seus rendimentos.

      Eu tenho um amigo que mora no sul e é praticamente independente da rede de energia: os painéis na casa acumulam para uma bateria e sustentam a casa durante o dia (e aquece-a ou arrefece-a); à noite a energia que necessita vem da bateria até à meia-noite e logo é para carregar o carro elétrico (carrega somente o que sobra da bateria e chega para o dia-a-dia dele). Se precisar de mais, aí sim vai buscar à rede. Só no inverno é que tem necessidades superiores mas também é raro no sul haver muitos dias seguidos de chuva/enevoado. Tens zonas em Espanha por exemplo que têm >300 dias de sol ao ano, e têm problemas energéticos?! Só porque querem…

      • JL says:

        Neste momento sou 90% autosuficiente, e a partir do próximo mês já vou estar a 100%, estou a aguardar que me instalem.mais uns quantos painéis onde vou duplicar a capacidade de produção.

        • A Bota says:

          como fazes à noite e quando chove muito?

          • JL says:

            Tenho bateria.

            Mas atenção, não vou desligar-me da rede, vou sim baixar a potência contratada para o minimo para usar apenas como backup.

            A falta dos 10% é mesmo essa, semanas continuas a chover, claro que produzem alguma coisa, mas não chega, de verão tenho excedente e vendo, sempre dá algum.

  5. Sungas says:

    Criar um sistema inviolável obrigatório no sistema de abastecimento dos carros electricos individuais para pagar uma taxa de moderadora forte. Há que prioritizar a energia para outros sectores.

    • Realista says:

      Melhor era criar uma taxa no combustível para subsidiar o custo elétrico.

      • says:

        Mais taxas? Mas já se paga tanta taxa. Até para os carros elétricos. Paga-se taxas pela instalação dos postos de carregamento. Paga-se pela ligação à rede elétrica, paga-se pelo consumo… Sinceramente falta (por uma questão de justiça) os carros elétricos pagarem IUC, mas isso é outra conversa.
        Agora, bom era criar condições para carregar carros nas horas de vazio, por exemplo. Bem sei que durante o dia também produzimos com energia solar, que não produz de noite, mas a própria energia é mais cara durante o dia.
        Mas podíamos subsidiar estações de carregamento em casa. Ter sistemas burocráticos que tornassem mais fácil fazer aumentos de potência só para esse fim (por exemplo se a casa não permitir mais potência, ter um segundo contador ou permitir ter potência superior à potência para a qual a casa está certificada e ter um quadro que separe a casa do carro; obviamente que é tecnicamente possível, mas legalmente, é outra conversa).
        Mas… já sabemos que temos de ler com alguma parcimónia o que o musketeiro escreve.

      • says:

        Mas voltando às taxas, concordava que se cobrasse IMI à EDP pelas barragens. Isso é que era…

    • JL says:

      Tipo combustíveis sinteticos ?

    • A Bota says:

      Sungas: não precisam, basta que:
      – subam os dos combustíveis fósseis que deixam uma pegada (não) ecológica gigante e sujam os edifícios e pulmões
      – que subam as taxas para quem usa a rede elétrica para jogar (consolas, PC gaming, etc) ou ver desportos nas TVs -> há que priorizar a energia para outros setores…
      – que subam o IMI fortemente a prédios e casas sem painéis solares

      Com isto dá bem para investir numa infraestrutura melhorada e não faltar energia para todos.

      • Odius says:

        – cortem o ordenado em 90% ao @A Bota
        – cortem o subsidio de natal e ferias em 100% ao @A Bota
        – Aumentem o IUC, IMI, IVA e seguros ao @A Bota em 90%

        Se não gostas então muda de país.

  6. says:

    Se as redes estiverem saturadas, certamente a culpa é das entidades que as gerem. Quando pedimos uma baixada à eredes paga-se bem pago um serviço de treta. Paga-se o “reforço de redes” se eles acharem que a rede naquela zona é curta. Paga-se taxas pela potência contratada e pelos picos de potência. Paga-se taxas pelo consumo. Paga-se taxas pela energia reativa. E nem pensem sequer fazer um loteamento que aí pagam cabos daqui até à lua e ainda voltam.
    Mas afinal que raio anda a eredes a fazer? Se cobra com base na capacidade instalada, cobra pelo aumento dessa capacidade, cobra pelo consumos e pico… Isso não deveria ser aplicado em investimento para a rede acompanhar o consumo? Ou querem gastar tudo em diretores, gestores, assessores, tachos, panelas, frigideiras…
    Aliás, o consumo elétrico pouco aumento desde 2006 (dados de 2022) e em 2022 até foi inferior a 2007.
    Portante, acho que em Portugal a rede até é relativamente robusta (têm havido problemas pontuais em certos picos, mas até acho que é mais na parte das subsestações em mau estado). Agora, já que pagamos tanta taxa para as redes, que lhes deem uso, não?

  7. Odius says:

    Um idiota a meter-se em assuntos de que nada sabe. Perdeu uma grande oportunidade para estar calado e dedicar-se à construção de foguetes e carros elétricos. Nunca vai haver falta de transformadores, o que vai haver é a morte dos últimos neurônios do cérebro do Elon Musk. De dia para dia um dos neurônios morre, ou seja esta a ficar burro a cada dia que passa e isto mostra isso.

  8. PJA says:

    Esta é a realidade. Não há produção e infraestrutura suficiente para tudo o que se quer fazer. É necessário mais tempo para fazer a transição para uma economia não fóssil. O que mais me surpreende é Musk fazer estas declarações.

  9. JL says:

    Oh Elon, quem te mandou andar a inventar carros electricos, pá?

  10. jaquim says:

    Este elon está a ficar cada vez mais idiota

  11. says:

    Eu só espero ainda cá estar quando cair a máscara e chegarem à conclusão que este santo é pior que o Maddoff. É trapaceiro e usurpador. Mas pronto, há muita gente que faz dele deus e não olham para a realidade.
    Mas também estou convencido que já muita gente sabe, mas dá jeito manter o status. Então se o cabeça de trampa voltar a ser presidente é que vai ser. São bichos da mesma cepa.

  12. Xixas says:

    Se fizerem cargas lentas não… Agora na questão de prédios, vai ser um desafio… Lembrem-se, instalar gadget na ficha “OBD” e outras cenas de inventar o que centenas de engenheiros não meteram no carro, anula a garantia, depois a coisa não atualiza e o BMS não calibra… Se pegar fogo demora uma semana a apagar… Não se esqueçam que nem tudo é cor de rosa

    • JL says:

      Não, instalar leitores obd não viola a garantia, a ficha está lá mesmo para isso.

      Não atualiza porquê, porque você não deixa ?

      Não é tudo cor de rosa, mas como vemos não é tão negro como você quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.