Pneus sem ar da Michelin chegaram às estradas de França para serem testados no mundo real
Não é propriamente uma novidade, mas o avanço é, agora, significativo. Depois de vários anos de maturação, estes pneus sem ar, assinados pela Michelin, serão testados no mundo real, circulando pelas estradas de França.
Em 2021, falamos-lhe deste sonho de consumo, assinado pela Michelin: um pneu que não fura e que "dura uma vida". As vantagens mantêm-se e facilitam a vida ao condutor, livrando-o de furos ou rebentamentos inoportunos e incómodos, e permitindo que se esquive do frete que é estar de olho na pressão dos pneus.
Há anos que aguardamos os UPTIS (Unique Puncture-proof Tire System) e, aparentemente, estamos um passo mais perto de os ter em mãos. Afinal, após vários anos de maturação, esta revolução da indústria automóvel já está a dar cartas nas estradas.
Em 2019, a intenção da Michelin passava por oferecer este tipo de tecnologia, em 2024. Inicialmente, em conjunto com a General Motors. No entanto, em março de 2022, a data de lançamento foi redefinida e a estreia foi apontada para entre 2025 a 2028.
No início deste ano, a Michelin lançou um teste-piloto, em conjunto com a empresa DHL, nas estradas de Singapura. O sucesso da experiência resultou na confirmação de que os pneus sem ar estão prontos para o mercado francês, ainda que de forma embrionária.
A empresa francesa de correios, La Poste, está a equipar 40 das suas carrinhas com estes pneus sem ar e livres de furos da Michelin. Segundo informações divulgadas, agora, a parceria começará no final do próximo ano (2024), na região de Hauts-de-France, no norte de França. No entanto, três dos veículos já estão em circulação, desde o dia 27 de junho.
Para já, ainda não é possível comprar os UPTIS, pois a Michelin quer ter a certeza de que estão, efetivamente, aptos para serem comercializados à escala mundial.
Mas mal podemos esperar, certo?
Este artigo tem mais de um ano
“Mas mal podemos esperar, certo?”
Não sei…Ás x’s é preciso diminuir a pressão para passar melhor certos tipos de terrenos e n’outras circunstâncias convém aumentar.
Nestes pneus como se faz isso?
sim isso e não só, existem muitos veículos se não quase todos, em que a pressão é diferente nas rodas da frente e de trás, como garantem que está ideal?? das duas uma ou a “pressão” vais estar mais baixa ou mais alta do que deve estar á frente ou a trás
e mais quando se coloca carga no veiculo como se compensa o peso extra?? gosto da ideia mas, parece-me que só funciona em casos muito especificos
Sim, o pessoal que anda nas carrinhas a primeira coisa que faz quando carrega e descarrega a mercadoria é ajustar a pressão dos pneus. Mais anda sempre com o compressor atrás e tudo.
E mantem a estabilidade na conducao ?
Vantagens:
– Não furam
– Não requer controlar/regular a pressão
Desvantagens:
– Vão certamente custar muito
– Devem ser mais pessados (maior consumo)
– Assim à olho, parecem ter uma péssima aerodinámica (maior consumo)
– Mais material (pegada no ambiente)
Vale mesmo a pena este “sonho”? Eu pessoalmente nunca furei um pneu devo ser um sortudo… Perco 5min por mês a regular os pneus na bomba…
@LG, acrescento às vantagens, mulheres/namoradas traídas não podem furar os pneus e nas desvantagens, já não nos podemos baldar ao trabalho com a desculpa de pneus furados 🙂 🙂
“mulheres/namoradas traídas não podem furar os pneus”
EPÁ, POIS É!!! Tá bem Visto!!!
Só isto, nos dias que correm, deve garantidamente justificar a transição!!! ahahaha
Nao furam pneus riscam o carro hehe. Nao substimem a criatividade das mulheres.
Se, de facto, os pneus “durarem uma vida” então a pegada ambiental é reduzida. É esperar pelos carros que já venham com estes pneus de origem, os quais, certamente, já terão sido concebidos a pensar nestes pneus.
Aqui não refere o que querem dizer com “dura uma vida”… se “dura uma vida” porque não perdem pressão ou furam então sim… Mas não venham com milagres de um material que não dem no alcatrão…
*que não tem desgaste no alcatrão
Por ar nos pneus chega a ser uma dor de cabeça para algumas pessoas, existem carros que têm as pressões dos pneus no tampa externa do deposito de combustível. No meu ver estes pneus não vão criar resistência ao ar quando andam pois tendo estas “fendas” podem até fazer o automóvel andar um bocado mais depressa. Em caso de cheias estes pneus serão uma ajuda pois não criam uma resistência à agua.
Para o comum dos mortais, que é o que interessa, se funcionarem bem, é realmente uma óptima notícia.
Todas as reticências que têm colocado são se pouca relevância nesse contexto, excluindo o preço.
A preocupação seria em criar pneus assim para motos, pois quando se fura não tem step como os carros carro.
As laterais dos pneus têm que ser fechadas com borracha para não haver acomulação de detritos , caso contrário as rodas ficam descalibradas num instante o que pode ser perigoso nomeadamente no eixo da frente em alta velocidade.
Fónix:) é só engenheiros aqui. De certeza que uma empresa como a Michelin vai lançar um produto a nível mundial só porque sim quer tenha defeitos ou não:)
Produto que está a ser testado à várias décadas.