Quantcast
PplWare Mobile

Piloto Automático da Tesla salva condutor de um pneu voador (vídeo)

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Eloi says:

    Vá lá… Funcionou.

  2. Paulo Baptista says:

    Por sorte a faixa colateral estava desimpedida. Alguém, mais atrás, terá ficado com o prejuízo, que o vídeo não mostra mas que não custa adivinhar. Não percebo é como é que um pneu com jante, chega ao ponto de se soltar sem o condutor dar por isso e abrandar até imobilizar o veículo.

  3. Fulano says:

    Vá lá… desta vez não atirou o carro contra uma parede ou para debaixo de um camião.
    De qualquer maneira um condutor atento teria desviado o carro também.

    • José Carlos da Silva says:

      Qual condutor atento? O objectivo é ir sem qualquer tipo de atenção à estrada. O carro que faça tudo, porque depois podemos sempre culpar o carro pela estupidez humana, pois claro.

    • rjSampaio says:

      estatisticamente estas errado nessas frases.
      O autopilot previne mais acidentes do que provoca, por uma larga margem.

    • andy says:

      Eh pa… Eu não sou condutor profissional, mas também não sou nenhum nabo… eu apenas conseguia desviar-me, tal como este piloto automático, só se estivesse em “modo racing”, pois numa autoestrada americana que vão todos em fila indiana, o meu grau de atenção seria muito baixo e não teria os reflexos suficientemente estimulados.
      Repara que o acto de fazer o desvio zig-zag utilizando a faixo do lado, o sistema já sabia que não tinha lá nenhuma viatura ou obstáculo. O ser humano em “modo cruzeiro” não consegue ter esta perceção instintiva em frações de segundos com a certeza que não irá causar outro acidente ao fazer este zig-zag

    • ZéBoss says:

      Criticar é facil.. fazer melhor é que é F.. Lixado

    • k says:

      Um condutor atento pode não ter os reflexos para responder a uma situação destas. Tanta gente por aí que simplesmente não os tem e não significa que são maus condutores, simplesmente não tem o tempo de reacção para isto. Não te são testados, nem é requisito este tipo de reflexos para poderes conduzir.
      Ou ter a percepção de tudo a volta dele com precisão para decidir fazer isto. Possivelmente até te desviavas por reflexo mas o mais certo era nem teres tempo para verificar ou saberes se a faixa ao teu lado estava vazia para o poderes fazer. Ou se não estarias a ser ultrapassado por um carro num ângulo morto. O sistema já tinha esta informação toda e muito mais para poder decidir.

      Condução automatizada é um processo em constante melhoria. Dadas a massiva quantidade de variáveis era impossível ser perfeito à nascença, mas está a avançar. Quando o software estiver bem afinado, vai conseguir conduzir melhor que qualquer condutor por, simplesmente ter melhor tempo de reacção que um humano e muito mais informação disponível instantaneamente. É inevitável. E a mover isto está uma industria que sabe que o primeiro a conseguir um software praticamente perfeito, vai lucrar fortemente.

    • Miguel Nóbrega says:

      Pelo que percebi na notícia o Tesla emitiu um aviso, o condutor fez o desvio (sorte que não estava ninguem à direita) e o Tesla ao detectar a condução brusca entrou em auto-pilot para voltar ao estado inicial.
      Acho que o pessoal está a entender que o auto pilot desviou-se do objecto. Não foi o que percebi.

      • Pedro says:

        The Tesla did not dodge the tire, I did. However, the autopilot gave me the time and view which allowed me to see the tire coming from the other side of the freeway. Also, the car stabilized very quickly after swerving to avoid getting hit. The car kept me from flipping over and spinning out into five lanes of traffic.

        Correto, descrição do vídeo no youtube.

        Desviar todos se desviam, impulsivamente, e depois sucede-se o resto considerando as velocidades, o tesla estabilizou e o Homem, que naturalmente ficar nervoso, e impulsivo nesta situação, naturalmente, devido ao sistema da Máquina, voltou ao seu lugar.

      • Paulo de Almeida says:

        O “pessoal” na sua ignorância e cegos pelo fanatismo nem sequer lêem as coisas, isto é como o iPhone as pessoas perdem capacidade cognitivas e ficam burras 😉
        Alias, qualquer OUTRO CARRO FAZIA O MESMO, apitava pois o pneu é um objecto na frente do carro, qualquer outro carro com front assist faz o mesmo.

  4. Voualijávenho says:

    Vir para aqui e, encostar a espingarda à cara, é fácil. Se o piloto automático evitou um mal maior, porque não assumem isso?

  5. Jota says:

    Prontos, já vi que vamos ter aqui uma nova Apple cujos produtos passam a vida a salvar pessoas (pelo menos nas notícias)!

  6. Pedro says:

    Há uns dias atrás, numa viagem, um amigo meu teve de fazer um desvio porque alguém se meteu à frente dele pela direita. Depois (quando já estávamos todos calmos) ele disse que a maior preocupação dele foi ter de olhar para a faixa para onde se desviou, para não causar ele um acidente.

    Tendo em conta isto, o facto de um computador ter acesso a todos os ângulos de visão, conseguir fazer cálculos mais depressa que nós, e não sentir fome, sono ou outra coisa qualquer, faz-me acreditar que estamos muito melhores com condução autónoma.

    Agora, se essa condução já existe, se é sólida, robusta, sem erros… é outra questão. Mas quando for, só quando quiser sentir o prazer da condução (que vai ser sempre) é que tiro o modo automático.

  7. Evandro AE says:

    Fico pasmo como tem gente hater de tesla.. o sistema é incrivel.. tudo tem erro nessa vida vai da escolha de cada um ligar o piloto automatico e ficar atento.. a tesla é incrivel.. que pessoa conseguira desviar deste pneu.. ninguem fica tao atento assim em um fila de carros!

  8. George M. says:

    Tesla não usa LIDAR (Light Detection and Ranging ) porque o Rocket-Man diz que o LIDAR não vale nada, e isto pode ser o motivo. Li que Porche poderia estar desperdiçando seu tempo investigando e talvez gastando milhões em tecnologia LIDAR antiquada. Reação impressionante do computador entre a velocidade do carro e do pneu de cerca de 170-200 kmh.

  9. Abreu says:

    E o pneu que vinha a voar era de outro Tesla kkkkkk

  10. JM says:

    Na descrição do vídeo é dito que não foi o AutoPilot que se desviou do pneu, mas sim o condutor.

    “The Tesla did not dodge the tire, I did. However, the autopilot gave me the time and view which allowed me to see the tire coming from the other side of the freeway. Also, the car stabilized very quickly after swerving to avoid getting hit. The car kept me from flipping over and spinning out into five lanes of traffic.”

    Mas continua a ser um sistema fantástico e super importante para os condutores.

  11. Louro says:

    Há uns anos atrás na A28 de madrugada, vinha eu em excesso de velocidade (estava mal claro) vejo um carro a entrar na auto-estrada, entao passei para a faixa mais a esquerda para nenhum de nós ter de abrandar, nao é que quando estou eu a chegar ao pé dele ele decide que era boa ideia tentar ultrapassar um fantasma e ir para faixa mais a esquerda.
    Claro que eu ir a 150 nao ajudou, no entanto nao creio que fosse muito diferente se viesse a 120.

    Para nao bater no carro dele, encostei aos rails, raspei o carro da frente até trás, ele bateu contra mim na outra lateral forcando-me ainda mais contra os rails e fez com que andasse as voltas no meio da estrada.

    Posso estar enganado, mas creio que se tivesse o Tesla, possivelmente teria conseguido abrandar antes de chegar até ele ou no máximo ele só me teria apanhado a parte da frente lateral do carro.

    Todas as ajudas sao bem vindas.

  12. Paulo de Almeida says:

    E onde no video é que está a prova que o condutor não estava com as mãos no volante ???
    Piloto automático ? Hahahhaha NUNCA NA VIDA O Piloto automático fazia isso !!!!
    Mais uma fake news inventada e repassada por este sites que são uma autentica nódoa jornalística, qualquer pessoa que tenha um Tesla com AP sabe perfeitamente que no máximo dos máximos o que acontecia era o carro travar !!!
    E assim continua o disseminar de mitos e de desinformação que muitos comem sem sequer pensar um pouco.

    • Vítor M. says:

      Porque tem o condutor de estar com as mão fora do volante? Desconheces como funciona o Piloto Automático nitidamente. Se não sabes como funciona, como podes dizer que é ou não é verdade? 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.