Peugeot entregou o e-EXPERT Hydrogen, o primeiro veículo da marca movido a hidrogénio
Veículos alimentados a energia elétrica ou a hidrogénio? Qual será o futuro para a indústria automóvel? Esta questão está ainda por responder, apesar de haver cada vez mais elétricos a circular nas estradas e a serem colocados nos stands. Contudo, ainda há quem aposte que o futuro passa pelo hidrogénio, a alimentar um motor elétrico. A Peugeot também parece acreditar que poderá ser este o caminho e fabricou já o seu primeiro veículo movido a hidrogénio, o e-EXPERT.
O primeiro veículo desta classe saiu da linha de produção no dia 13 de dezembro de 2021. O Grupo Michelin é o primeiro cliente da nova aposta da marca francesa de fabrico de automóveis.
Peugeot e-EXPERT Hydrogen
Com o e-EXPERT Hydrogen, a Peugeot torna-se um dos primeiros fabricantes a oferecer, além das variantes elétricas de combustão e bateria, um veículo a célula a combustível a hidrogénio no segmento de veículos comerciais.
A carrinha Peugeot e-EXPERT Hydrogen integra um novo motor elétrico com célula de combustível de hidrogénio no compartimento do motor e na parte inferior da carroçaria. Segundo a marca, esta disposição não compromete o volume de carga em comparação com as variantes a diesel do EXPERT.
Além disso, refere a marca, um baixo centro de gravidade melhora a estabilidade do veículo e a sua segurança.
Esta nova proposta da marca francesa tem como base a carroçaria e-EXPERT com bateria. Assim, o Peugeot e-EXPERT Hydrogen já está disponível para entregas, e o primeiro cliente é a WATEA by MICHELIN.
Esta jovem subsidiária dedicada às soluções de mobilidade ecológica do grupo MICHELIN, receberá a sua carrinha a hidrogénio antes do final do ano.
3 minutos a recarregar hidrogénio permite 400 km de autonomia
O e-EXPERT Hydrogen é o mais recente desenvolvimento na estratégia de "Extended power of choice" da Peugeot, permitindo aos clientes escolher entre uma ampla gama de conjuntos de motorização para melhor atender às suas necessidades.
O modelo Peugeot e-EXPERT Hydrogen chega apenas 15 meses após o lançamento do e-EXPERT com bateria. Esta nova proposta, contudo, apresenta um sistema de célula de combustível de hidrogénio combinado com uma bateria de 10,5 kWh que ajuda a alimentar o motor elétrico.
Um reabastecimento completo com hidrogénio comprimido requer apenas três minutos, resultando em 400 km (WLTP) de autonomia elétrica e velocidade máxima de 130 km/h.
O e-EXPERT Hydrogen está disponível em dois comprimentos, padrão e longo. Ambas as variantes partilham um volume idêntico à carga das variantes diesel e gasolina, com até 6,1 m 3 de capacidade interna.
Com carga útil máxima de até 1.000 kg e capacidade de reboque de 1.000 kg, o e-EXPERT Hydrogen é uma solução prática e com emissão zero para uma ampla variedade de empresas e frotas.
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Isto sim, parece-me o futuro
Vai ser o futuro! Evolução eléctrica para o aperfeiçoamento do hidrogénio!
Seria o futuro, se o hidrogénio não tivesse o “pequeno” problema de devolver sempre muito menos energia que a aplicada para o produzir, menos de 70%. É um processo de perdas. Nos poucos sítios onde se abastece, em Portugal só 1 ou 2, um kg de hidrogénio custa mais ou menos o mesmo que 7 ou 8 litros de gasolina e dá para percorrer sensivelmente a mesma distância, logo, à volta de 3 X mais caro que electricidade carregada em casa. A grande vantagem é não ter de ficar horas à espera de que a bateria carregue, mas isso não sai barato.
exatamente o hidrogeneo é uma boa solução mas não se iludam vai ser o mesmo preço que a gasolina a unica vantagem é que vai ter tendencia a reduzir o preço ao longo do tempo
O mesmo ? atualmente já custa o dobro para um veiculo fuel cell fazer 100 kms que um a gasolina.
Qualquer processo de produção de energia é deficitário. É impossível retirar mais energia do que a colocada para produzir. Excepção ao petróleo, porque a energia já está produzida, nós apenas a extraímos. O petróleo vem com a “pequena” desvantagem de não ser renovável e de ser altamente prejudicial ao ambiente. Se imaginamos um futuro onde a produção de energia eléctrica é na prática infinita (solar, eólicas, etc.) então o custo energético de produção do hidrogénio é irrelevante – a luz solar aparece todos os dias e esta sempre cá, quer a usemos ou não. Penso que o problema do hidrogénio está no transporte e no armazenamento, que necessita de ser feito a pressões muito altas.
Petróleo não é excepção, em cima dele ainda tem gastar muita energia para obter os combustíveis.
O problema está que precisa de muito mais energia renovável, a malta queixa se quando instalam barragens, queixam se quando instalam geradores eólicos e queixam se quando arrancam árvores para instalar painéis, agora multiplique tudo por 5x se quer hidrogénio vs eléctricos a baterias; essa é a diferença de consumo energético ente um e outro.
https://www.google.com/amp/s/jornalcana.com.br/amp/hidrogenio-verde-entenda-o-potencial-da-celula-de-combustivel-por-etanol/
Leia este artigo.
Artigo cheio de mentiras.
Existem vários tipos de fuel cells, umas trabalham com hidrogénio com elevado grau de pureza, 99.9 para cima, que são a maioria e as que a toyota, hyundai, estas da peugeot usa, são as mais eficientes e duráveis. Existem também as fuel cell “molhadas” que usam como fonte de energia elementos ricos em hidrogénio, caso do etanol, metanol entre outros. São menos eficientes, menos duraveis e também mais lentas a arrancar.
Nunca na vida essa carrinha vai consumir 5 litros aos 100 km; talvez uns 50 ou mais, de acordo com os resultados dessa tecnologia.
Duvido que volte a ouvir grandes novidades desse projecto, existem muitos artigos sobre essa env200 e nenhum bate certo um com o outro, cheios de mentiras e confusos.
Nao compreendo como voces ainda pensam assim. Quer dizer as marcas como a Hyundai que foi das que mais investiu em tecnologia de hidrogenio ja vieram afirmar que o Hidrogenio tem futuro mas nao e para os carros, mas voces ainda continuam a achar que vai. O hidrogenio vai ser para a industria pesada, aviacao, naval e talvez ate camioes. Mas para o privado a escolha ja esta a ser feita ate que apareca outra tecnologia, vai ser carros a baterias.
Acho que o futuro passará muito por hidrgeneo e eletricos portanto parece me acertado as marcas apostarem nos dois, mas na minha opinião o hidrogeneo será sempre mais caro que o eletrico e muito menos eficiencia, perde-se muito eficiencia na criação de hidrogeneo e posteriormente na converção do hidrogeneo para eletrecidade, mas será futura numa boa parte dos transportes
Sempre o futuro foi esse, mas montadoras insistem no erro de veículos recarregáveis em tomadas.
Digo desde o fim do século XX que o futuro é hidrogênio. Chegou a hora.
O hidrogeneo vai ser o mesmo preço da gasolina, em vez de gastares o triplo da eletrecidade para fazer hidrogeneo mais vale usar logo essa eletricidade no carro, será uma opção para alguns transportes mas muito dificilmente para os carros
Vocês precisam conhecer as tecnologias usadas no Brasil para produção “verde” do hidrogênio.
Será muito mais barato que gasolina.
Existem muitas formas de criação de hidrogeneo a mas é exatamente essa hidrogeneo verde que é a melhor que usa um processo chamado eletrólise o problema é que este processo precisa de mais energia do que o que produz em hidrogenio em termos de eficiencia é muito fraco, acho que é uma boa solução para alguns transportes mas em termos de preço não te iludas vai ser igual e vais na mesma ficar dependente de centrais tendo ainda a desvantagem que é muito mais dificil transportra hidrogenio que gasolina dái grande parte das bombas existentes terem produção propria no entanto quando menos fazes mais caro fica mas pronto lá chegaremos estamos cá todos para ver. Em termos do carro em si acho que foi uma boa aposta da pegeout no segmento certo porque lá esta fazer isto para um pegeout 208 não faz sentido
A única que é considerada verde é aquela que usa energias renováveis, para já só existe uma: eletricidade proveniente de fontes renováveis.
Usando essa a eficiência média de um veiculo fuel cell fica abaixo de um a gasolina. Pode pegar no exemplo do mirai, dificilmente em condições normais consegue fazer mais de 100 km com 1 kg, um kilo de hidrogénio nos dias de hoje custa entre 10 euros na Alemanha (financiado), passando por 15 a 16 euros em França e UK, 17 Noruega (considerado o pais dos electricos, atenção que fuel cells são considerados eléctricos).
E quanto fica carregar um carro? pagar 5€ para ter +-30km de autonomia, acho que até a gasolina sai mais barata
Onde é que viu isso ?
Eu gasto 1.15 € a cada 100 km.
Um amigo que tem um plugin-hybrid e é quanto lhe sai da conta sempre que carrega o carro. Sabes que nem todos tem moradias ou garagens para carregar os carros e tem que recorrer a carregadores públicos.
Sim, nem todos têm, como a maior parte tem, são imbatíveis, mesmo com estes a hidrogénio que ficam ao dobro do custo que se fosse a combustão.
5€ por 30km. Nunca vi preços desses em lado nenhum. 0.50€ acredito que sim.
Carros ou outros veículos movidos a hidrogênio fazem sentido para algumas situações onde o uso de bateria é inviável devido ao peso ou a dificuldade de carregamento (aviões a jato, navios de longo curso por exemplo), agora no caso dos automóveis o uso de baterias é a forma mais eficiente de aproveitamento da energia eléctrica.
Se se conseguir produzir H2 por outro via que a electrólise então sim poderá ser vantajoso mas para já não o é.
Engana-se. Os veículos pequenos usarão células de hidrogênio e as baterias serão bem pequenas, quase o tamanho das tradicionais usadas nos veículos à combustão interna.
Baterias de carros totalmente elétricos nunca serão viáveis e reduzem a vida útil de um veículo já que sua reposição é mais cara que o próprio veículo.
As baterias são idênticas ás dos híbridos, ainda assim pesam em média 50kg,
Errado, além das baterias tem a fuel cell que também tem degradação, e muito maior que uma bateria, depois ainda tem os depósitos, esses têm vida útil também, se não acredita consulte por exemplo o manual do mirai onde mandam fazer revisão aos tanques a cada 5 anos e subsituir ao fim de 15. Na fuel cell mandam trocar uma membrana a cada 30 mil custam mais de 500 euros .
obrigado pela informação, nao conhecia esses pormenores.
E assim vai continuar a ser.
Errado, desde os anos 60 que existem veiculos a hidrogénio, continuam com os mesmos problemas da altura, caros, pouco eficientes e pouco duradouros. Há quem pense que os eléctricos com baterias duram pouco, o que não é verdade, estes ainda estão piores, além de terem baterias de tracção, têm também as fuel cells que até agora não demonstraram muita duração (máximo 10 mil horas) e o pior de tudo; os tanques de hidrogénio, a toyota manda fazer revisão e teste aos depósitos a cada 5 anos e substitui-los a cada 15, sendo esta parte uma das mais caras de um veiculos deles.
Na minha opinião estão condenados à muito tempo, as marcas é que continuam a receber financiamento para brincarem com eles, já todas passaram por lá, procurem por Mercedes Necar e F-CELL, GM Electrovan, Honda Clarity e FCX, Mitsubishi FCV, Toyota FCHV-1 e Mirai, VW Bora Hy-motion, entre muitas dezenas deles.
O futuro não é este ou aquele, é aquele que demonstrar maior eficiência e sustentabilidade, e nisso os eléctricos são imbatíveis até agora, os fuel cell ou hidrogénio nem entram na competição, já que só em energia gastam 4 a 5 vezes mais para fazer o mesmo.
Hidrogênio ? Energias alternativas sem capitalismos….. está na altura de darem mais em vez de sacarem, senão a alternativa é ir-mos todos pelo cano, principalmente as gerações futuras.
O mais importante: o preço?
Claro, não dizem porque é proibitivo.
Mesmo, raramente dizem nos artigos sobre hidrogénio quanto custa, quanto gasta aos 100 km, e manutenção. Modus Operanti da tecnologia hidrogénio, para não assustar os crentes.
O preço disto vai rondar os 40000€ ( em França e depende da versão ) e pra fazer os supostos 400km precisa de 4,4kg de hidrogénio.
Como dizia o outro, é só fazer as contas…
Em França neste momento custa 15 a 16 euros cada kilo.
Portanto 60 euros = 400 km WLTP.
Sim
E tendo em conta que, embora com menos autonomia, a versão puramente EV consome +- 28kw/100km a escolha é simples…não incluo as opções a combustão.
O preço que referi é conservador.
Totalmente de acordo!
O hidrogênio é altamente corrosivo para os metais … Ele adora comer aço inoxidável, titânio e alumminum, perfeito para veículos, não é? Como o homem de Tesla disse “você está apenas perdendo seu tempo com hidrogênio”
https://www.theengineer.co.uk/hydrogen-embrittlement-could-lead-to-failure-of-fuel-cell-cars/
Nem só ele, temos em Portugal alguém muito entendido sobre o assunto, o Prof Joaquim Delgado, afirma o mesmo.
Sim
E tendo em conta que, embora com menos autonomia, a versão puramente EV consome +- 28kw/100km a escolha é simples…não incluo as opções a combustão.
O preço que referi é conservador.
Coloquei mal a resposta…