Vários carros elétricos de condução autónoma da Waymo incendiados em motins em LA
Pelo menos cinco carros elétricos autónomos I-Pace da Waymo foram incendiados durante protestos que se tornaram violentos em Los Angeles, no fim de semana.
Qual a razão deste vandalismo contra os carros elétricos?
Estes veículos representam até 5% da frota da Waymo na cidade, o que constitui uma perda significativa.
A origem dos protestos foi uma série de operações da agência norte-americana ICE (Immigration and Customs Enforcement) na zona de Los Angeles, realizadas na semana anterior, que motivaram manifestações de grande escala no fim de semana.
Embora a maioria dos protestos tenha decorrido de forma pacífica, denunciando detenções arbitrárias por parte das autoridades federais, houve episódios de confrontos violentos com a polícia.
A situação agravou-se após o Presidente Trump ordenar a mobilização da Guarda Nacional.
Seguiram-se episódios de saques, motins e destruição de propriedade.
Num caso particular, há indícios de que um ou mais manifestantes terão chamado propositadamente vários veículos da Waymo para as ruas Arcadia e Alameda. Ali, os pneus foram cortados, os vidros partidos e mensagens contra o ICE foram escritas nas carroçarias.
Por volta das 17h de domingo, os veículos foram incendiados propositadamente:
Multiple Waymo vehicles set ablaze here in LA pic.twitter.com/p2iVDUbEIL
— Brendan Gutenschwager (@BGOnTheScene) June 9, 2025
Devido aos protestos em curso, os bombeiros não conseguiram aceder aos veículos, que acabaram por arder por completo.
Segundo informações, estima-se que a Waymo opere cerca de 100 veículos autónomos na zona de Los Angeles. Assim, a destruição de cinco veículos representa uma percentagem significativa da frota local.
A empresa realiza mais de 120.000 viagens por semana na Califórnia, embora a maior parte da frota esteja concentrada na Bay Area, onde o serviço cobre uma área geográfica maior do que em Los Angeles.
Terá o futuro próximo comprometido?
A Waymo não deverá ter grandes dificuldades em repor a frota perdida, tendo em conta que adquiriu recentemente mais de 2.000 veículos elétricos Jaguar I-Pace, com o objetivo de mais do que duplicar a sua frota ao longo do próximo ano.
Atualmente, a empresa opera mais de 1.500 veículos autónomos distribuídos por São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.
Apesar da frota relativamente pequena, a elevada taxa de utilização permitiu à Waymo conquistar quotas de mercado significativas no setor das viagens por aplicação.
Em São Francisco, estima-se que a empresa já represente cerca de 20% do mercado de transporte por plataforma.
Não podemos ser mansos contra fascistas.
O mais engraçado nisto tudo é que o Obama é quem deportava mais imigrantes ilegais por mês, Trump ainda não conseguiu atingir os números mensais de Obama, a diferença é que Obama tinha a imprensa do lado dele.
Verdade, e tudo relacionado com criminosos e travessias fronteiriças não autorizadas, e todas as deportações foram processadas judicialmente.
E já agora, com o Obama havia raides da ICE, deportações sem o devido processamento dos sujeitos, deportações erradas, raides em escolas ou instituições religiosas, sem qualquer tipo de identificação e suspeita? Mas o “Obama tinha a imprensa do lado dele.”
Basicamente a ICE está-se a transformar numa polícia política e outro grande perigo é haver pessoas que apoiam este deformado laranja e as suas políticas fascistas.
“O mais engraçado nisto tudo”, é quando as políticas fascistas atingirem os que inicialmente os que apoiaram estes asquerosos, vão dizer “mas não era para mim, não sou eu, não fui eu”. Aí vai ser tarde demais.
Dentro do tema, que fique claro que vandalismo e violência são condenáveis, mas li algures que partiram os carros da Waymo porque a polícia pode usar as gravações dos mesmos como provam em tribunal. Ou então foi só por pura maldade e gosto pela destruição.
O que Obama não fazia, era fazer um filme em volta disso.
Simplesmente deportava e mantinha a boca calada, por isso é que ainda hoje há quem pense que o Trump está a fazer um excelente trabalho que nunca ninguém fez.
“Dentro do tema, que fique claro que vandalismo e violência são condenáveis”
Não são condenáveis são necessários e urgentes, já se esgotou a palavra civilizada, com fascistas que só falam a linguagem da violência e opressão é mesmo necessário provarem o mesmo veneno.
“Quem mata tem de estar disposto a morrer. ” – Gustavo Corção
E isto é válido os dois lados, incluindo quem pratica vandalismo e violência. O que não acontece na maioria das vezes devido à uma cultura de vitimização característica da esquerda.
Que idea se gênio, está ali frente uma câmera a filmar que pode ser usada em tribunal….
Que vamos fazer?
Vamos cometer um crime mesmo a frente da câmera.
Que crime??
Vandalizar um carro onde está a câmera.
Que gênios!!!
Mais genial é, sou imigrante num país que me está a acolher, que vou fazer ?? Cometer crimes!
Gênio!!!
Só estão a dar razão ao Trump!
Parece os ciganos com o ventura, que eles fazem??
Cometer crimes mesmo debaixo do nariz das câmeras televisivas, mas eles é que são os bonzinhos!!!
Só estão a dar razão ao homem.
É o mesmo que eu ser acusado de roubar e o que vou fazer?? Roubar a esquadra da polícia! E fazes me de coitado que sou boa pessoa.
Genioo
Isto tem uma razao de acontecer.
Seguir o dinheiro de certeza de que vem fundacoes tipo G Soros e de ngo`s ( deveriam ser classificadas de organizacoes criminosas).
Quando a esquerda iluminada se encontra no poder a direita respeita mas quando a direita ganha surgem logo movimentos financiados por essas ditas fundacoes e ngo`s para criarem agitacao civil e riots. Sucedeu-se o mesmo no primeiro mandato de Trump!
Tipos com bandeiras do Mexico, se o Mexico e tao fixe que regressem.
Vai trabalhar.
Não fujas aos impostos malandro.
Não tem como ficar do lado da imigração dessa forma. Isso aí é o mais puro vandalismo, seja ele em qualquer lugar do mundo.
“…adquiriu recentemente mais de 2.000 veículos elétricos Jaguar I-Pace…”
Serão estes?:
https://www.carscoops.com/2024/11/jaguar-is-buying-back-2760-faulty-i-pace-evs-over-fire-risk/
Quem não vai arriscar a andar em Waymos sei eu quem é!
Se fossem esses não tinha ardido nenhum. Lol
aqui na minha rua não aconteceu nada, como isso fica lá do outro lado do atlântico, da-me ideia que não faz mal
Ao que parece têm boas imagens para identificar os culpados, só têm se pagar os estragos.
Se calhar não vai ser assim tão fácil identificá-los.
Eles estão de máscara para evitar inalar os fumos venenosos das baterias.
+1 Se fosse carros a combustão não era necessario máscara, porque não haveriam incendios. O Bom é que assim que acabem os Elektros acabam logo os incendios
Há fumos saudáveis ? quais ? ah já sei, os fumos dos diesel. LOOOOL
Conseguem identificar ali muita gente, depois uns acusam os outros.
Afinal é ambientalista.
Mas afinal… Renuncie a todo e qualquer serviço que seja feito com diesel.
Ralhe com os agricultores da sua zona que não sabem ser como você e não andam de tratores elétricos. Bastava ter 500 painéis como você e baterias que um carregamento andavam 1 semana no campo.
Onde falei em ambiente, explique lá ?
Eu disse para renunciar ? onde ?
Onde tenho 500 paineis ? nos seus sonhos ?
Afinal você é que é o ambientalista, isso não lhe sai da boca.
Calma @Mario, na Austrália os ambientalistas já estão contra os espelhos e ventoinhas. Sim desses q antes se deitavam na estrada para pressionar o fim do fossil. Looool
Claro que estão , até cá , não vê o Mário ?
Não me parece que o @.ario seja daqueles que vai para a estrada em grupos barrar estradas para exigir o fim do fóssil em 2030:
https://www.afr.com/policy/energy-and-climate/renewables-rollout-on-a-collision-course-with-green-groups-study-20250604-p5m4su
É preciso barrar estradas para ser ambientalista ? Costumam é chamar activistas a esses, se bem que não falta muito para ele se tornar num.
Sim, esses são os activistas.
Vão pagar tanto como pagaram aqueles em Portugal que incendiaram caixotes de lixo e autocarros. Ou seja os vândalos destrói e o Zé povinho paga
O homem laranja ao federalizar a guarda nacional forçou mais protestos violentos contra os raides da ICE, o que basicamente é o que ele quer para poder mais tarde aplicar a lei marcial. E aí ninguém pia. Além disso estes protestos são localizados numa pequena área geográfica e não estão espalhados pela cidade, e se assim fosse talvez fizesse sentido uma tomada de posição mais firme. É um fascista, um ditador a nascer, mas nada que não estivesse à vista de toda a gente já há muitos anos.
Está a acontecer o mesmo a Portugal.. mas por cá o crime organizado deixa-os entrar, e depois sofremos tododos..
O que tem de ser violento, mas mesmo muito violento é a acão das autoridades para com estes bandidos inúteis que nada contribuem para a sociedade.
kyle Rittenhouse, the USA needs you again!
Veneras psicopatas assim meio fraquinhos, esse nem para fingir que chora consegue convencer, muito mau actor lol
O X é compadrio pelos 3 criminosos que o Kyle atingiu em auto defesa!
Kyle chorou porque foi um evento traumático…mas o X é pessoa de esquerda forte, não vacila nem sente empatia pelo próximo!
Sejam como o X!
Tanto disparate junto, falta de noção.
Acusas Kyle de ser um psicopata. Alguém que alvejou em auto-defesa antes que lhe fizessem a folha. E o outros é que têm falta de noção!?
És o maior do 2º andar!
O que é que carros elétricos de condução autónoma da Waymo teem a ver com esta situação toda!? Toda a gente tem direito à manifestação, mas será necessário destruir propriedade alheia??
Só com palavras não chegam longe infelizmente, o poder não ouve os em baixo, as manifestações têm que ter impacto e a única opção que dão ao povo é a violência, assim terá que ser.
“Nobody is in control when the goverment is the enemy!”
Ou seja, os fins justificam os meios… certo.
Faz-me lembrar o discurso de Israel.
Auto-defesa contra regime fascista.
Que fascista que quê? Pelo menos ele está a tentar fazer algo. Algum dia teremos de fazer o mesmo aqui não te rias
Foram elétricos pork aparentemente foi os que a empresa mandou. Se fosse a combustão destruíram igual pork a birra não era sequer com os carros
Prá semana, há um “presidente” de um pequeno Gau europeu, que irá lá explicar que todos os carros são iguais, que não há carros assim e carros assado. A viagem pagamos NÓS. De caminho são m++dalhados uns quantos com comendas e outras mariquices, os que preferirem terão um voucher para autocolantes tatuados.
Burn mother*****! BURN! Mais carros para os chineses venderem!
É normal estes emigrantes que saem do México para os Estados Unidos empunharem a bandeira do país que abandonam e queimam a bandeira do país onde querem viver?
Não seria normal na Rússia, China, Coreia do norte, Irão, Venezuela. Mas se nos outros países não se tem grande liberdade no na Europa, EUA entre outros tem se excesso de liberdade. Os estrangeiros têm até mais liberdade que os próprios habitantes do país