Para a NIO, esta solução torna a compra de carros elétricos mais apelativa
O alcance dos carros elétricos é, para muitos, um senão, na hora da decisão. Para a chinesa NIO, a sua abordagem é a resposta ideal para este entrave e, conforme revela, já tem mostrado ser um sucesso.
A NIO quer trazer para a Europa algo que tem resultado muito bem, na China, e que poderá ser, na sua perspetiva, a solução ideal para aqueles que veem o alcance dos elétricos como um entrave à sua compra.
A abordagem diferenciadora da NIO passa por, como já vimos, criar uma rede de estações de troca de baterias, ao invés de assegurar os "tradicionais" pontos de carga. Dessa forma, os proprietários podem ver os seus veículos elétricos prontos para seguir viagem em cinco minutos, trocando as baterias gastas por baterias novas, em vez de ligarem a ficha e esperarem pelo carregamento.
De nome Battery-as-a-Service ou BaaS, esta alternativa aproximaria, segundo a NIO, o tempo de "carregamento" ao de abastecimento, e "dissociaria o custo do veículo, a manutenção e a capacidade de utilização das baterias do custo do veículo, tornando a propriedade de um elétrico mais apelativa".
NIO assegura sucesso das estações de troca de baterias
Esta alternativa aos carregamentos apresentada pela NIO reúne céticos. Para a Tesla, por exemplo, trata-se de uma abordagem "repleta de problemas e não adequada para uma utilização em grande escala". Contudo, recentemente, a NIO assegurou que a troca de baterias tem sido um sucesso, e que as suas estações de terceira geração têm capacidade para 408 trocas por dia.
A nossa atraente gama de soluções de energia, como as nossas estações de troca de baterias, oferece a liberdade de viajar livremente, sabendo que uma solução de energia robusta nunca está longe.
Partilhou William Li, CEO da NIO, acrescentando que a proposta da empresa é fiável e está a ser comprovada pelos clientes.
De acordo com um comunicado de imprensa, os utilizadores atingiram os 10 mil milhões de quilómetros em 1.762 dias desde o seu lançamento, um marco conquistado em menos de 28 meses, com 150 estações de troca.
Neste momento, um dos grandes objetivos da NIO passa por conseguir ser uma das cinco maiores fabricantes do mundo, até 2030, à medida que expande as suas ofertas, indo além da China e da Europa.
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Este sistema até poderia ter “pernas para andar”…bastaria decretar para TODAS as marcas de autos elétricos a normalização das conexões de carga como foi agora imposto para os smartphones. Claro que seria MUITO mais difícil devido às diversas capacidades,tamanhos,locais de instalação das baterias nos autos,etc! Mas como eu costumo dizer…o difícil já está feito e como este sistema seria quase um “milagre” é questão de esperar 24 horas para ficar operacional!
Demorou pra implementarem essa ideia. Existe rede de distribuição de gasolina e não pode ter de baterias? Os próprios postos de gasolina pode vender.
Chegou tarde demais esse sistema para todos. Placa solar no teto dos carros é mais util que esse sistema ai.
Um painel solar no teto de um carro, todo o dia ao sol, deve dar para andar aí uns 5 KMS no máximo.
Depende do projeto do carro, peso do carro, coeficiente de arrasto, tamanho das placas e eficiencia delas. A maioria vai dar mais que 10km, chegando a 70km dependendo do carro. Kombi ID buzz rende 10km/dia. Solar City Car rende 20km/dia. Ja o Lighyear One rende 70km/dia.
Talvez isso funcionasse se as vendas de “elétricos” fossem exclusivas para Países de clima tropical ou “parecidos”…se levarmos em consideração que as maiores vendas desse “produto” são precisamente em Países como a Noruega,Dinamarca,Finlandia ou Islândia que na maior parte do ano vêm o sol por um “canudo” as viaturas estariam “paradas” a maior parte do ano!
Um painel solar não faz milagres.
Para teres uma ideia um painel de 2m x 1m produz cerca de 350w por hora de pico. Vamos assumir que produz essa quantidade toda durante 6 horas, o que dá 2100wh.
O meu bolinhas consome 11000wh (11kWh) a cada 100km, ou seja 110w por km.
Assim a produção daria para cerca de 20km, assumindo 100% de produção e assumindo um painel de 2 metros. No entanto na vida real as condições ótimas não ocorrem frequentemente nem tão pouco consegues 6 horas de sol de pico. Assim se desse entre 5 a 10km já era muita sorte.
É uma solução que complementa muito bem com as estações de carregamento.
As estações de troca ficariam nas vias rodoviárias enquanto as estações de carregamento ficavam espalhadas pelos parques de estacionamentos dentro das localidades. Do ponto de vista do utilizador, em viagem, é muito mais conveniente usar estações de troca do que estações de carregamento.