BYD Dolphin Surf está a chegar à Europa e vai ter um preço inferior a quase tudo
O BYD Dolphin Surf, também conhecido como Seagull, será lançado em vários países europeus ainda este ano. Segundo informações, este elétrico irá ter um preço abaixo dos 20 mil euros, posicionando-se como um rival de modelos como o Spring da Dacia. Este carro foi muitas vezes referido como tendo um preço de 10 mil euros no mercado chinês.
BYD Dolphin Surf terá um preço "barato"
Este ano de 2025 será, forçosamente, um ano basilar para as vendas de elétricos. Se 2024 assistiu a uma enormidade de apresentações de propostas, agora é tempo de as vender. Contudo, o bolso dos europeus não está mais generoso e os tempos são de fazer contas certas. É aqui que os carros elétricos "baratos" podem dar cartas.
Nesse sentido, o patrão da BYD na Europa confirmou que o fabricante de automóveis chinês vai continuar os seus agressivos planos de expansão, importando o Dolphin Surf para a região - concretizando finalmente o potencial da marca para introduzir preços competitivos no setor dos veículos elétricos.
Atualmente, os veículos da BYD têm uma boa relação qualidade/preço, mas nem sempre são tão inferiores aos da concorrência como seria de esperar, tendo em conta a atenção que os automóveis chineses recebem.
A chegada do BYD Dolphin Surf ao mercado europeu e, mais concretamente, ao mercado português, poderá ter um impacto favorável, mas também uma onda de choque nos fabricantes de automóveis europeus estabelecidos.
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, confirmou que o Dolphin Surf, também chamado Seagull e Dolphin Mini noutras regiões, chegará à Europa, pela porta do Reino Unido, como um automóvel elétrico de entrada de gama.
O Dolphin Surf está a chegar ao Reino Unido. Conhecem-no como Seagull em algumas partes do mundo e vendemo-lo como Dolphin Mini nos EUA.
Disse Stella Li.
BYD Dolphin Surf será barato... mas estamos a falar de que preço?
Li não quis falar sobre o preço, mas há informações que referem um valor que poderá ser inferior a 20 mil euros, o que faz com que este hatchback chinês se possa juntar às fileiras dos carros elétricos mais baratos à venda atualmente.
Com 3,8 metros de comprimento, o Seagull foi concebido como um carro citadino para as movimentadas aglomerações urbanas chinesas, mas os responsáveis pelo planeamento do produto prevêem que também se venderá muito bem na Europa.
É um dos vários novos modelos da BYD que deverão chegar a estas paragens antes do final do próximo ano, alimentando a curva de crescimento astronómico da marca. Segundo a vice-presidente executiva da BYD, a marca vai oferecer 13 modelos na Europa dentro de 18 meses.
Atualmente, a BYD está focada em aumentar a sua oferta de elétricos, tendo apresentado em Portugal o Sealion 7 e o Atto 2. A promessa é que até ao final do ano mais veículos serão introduzidos no nosso mercado.
Além disso, a empresa quer também iniciar a sua oferta nos carregadores. Conforme informámos, apresentou a super e-Platform, que deverá assegurar um carregamento quase tão rápido como abastecer gasolina.
Mas que coisa mais feia…sei que gostos não se discutem, mas havia necessidade?
É um carro bem bonito. Pena é se chegar aqui a Portugal ser logo vendido lá para os 20.000 euros, digo eu. Com todas as taxas e os impostos deve ir para esse preço.
Carro bem Bonito? Estás a falar a sério?
20 mil euros, é caro.
Mais um carrinho de compras elétrico
Devem ser os que estão no Brasil há mais de 1 ano à espera de comprador.
A beleza dele está na mesma gama que citroen C1,C1 e outros carros pequenos do género. A diferença continua a ser a diferença de preço em relação a carros da mesma dimensão e gama a combustão que custam uma 8 ou 9000 euros a menos
oi? desde quando? o mais barato desta gama é o Kia Picanto que começa nos 18 mil euros…
Só para não falar que tirando marcas coreanas e japoneses já ninguem tem carros deste segmento.
Só mesmo Dacia com o Spring que começa nos 17k, mas tens de ir para os 20k para ter motor e equipamento decente.
este segmento claramente tem paridade de preço entre Gasolina e Eletrico.
@Rui, tira as palas.
Mostra-me um carro de segmento A, super mini que seja mais barato do que mostrei.
E não me venhas com usados, novo a sair do stand.
O C1 começa nos 12 mil euros e tem mais. Por 18 mil até por menos já compras 1 Sandero
vou ao site da Citroen e o modelo mais barato é o C3 que a gasolina começa nos 15k, não existe C1, maioria das marcas abandonou os super minis
De facto o modelo C1 e C2 acabaram. Nem tinha tido conhecimento. Aparentemente o C1 foi substituído pelo Ami e o C2 pelo c3 You que é a versão mais barata do C3. Ainda assim ainda tens opções de carros a combustão mais baratas e com maior espaço mesmo que não seja muito mais. Mas cada 1 deve comprar o que puder e entender atender as suas necessidades
e ainda nao apareceram aqueles “que autonomia fraquinha”, como é que é possivel uma autonomia de 300km nos dias de hoje…. e tal e coisa….
Como se fosse normal 99% dos portugueses abastecerem (gasoleo ou gasolina) 1 vez a cada 2 dias….. se calhar ate é normal, 5 euritos de cada vez e depois queixam-se que so tem autonomia para 150km …. com 5 euritos nao deve dar para muito mais…..
com 5€ fazes metade desses km’s: 75.
Os que se queixam de autonomia fraquinha normalmente abastecem 1 ou 2x por dia.
Quem mete 20€ ou 30€ de cada vez a autonomia é irrelevante
Acho piada aos comentários de alguns. Gozam com o carro mas melhor não têm. É choram a gasolina todas as semanas. A BYD está a testar o mercado europeu com estes carros. Logo a seguir vem a Xiaomi.
Alguém que me explique como se eu fosse mesmo burro, burro mesmo, tipo wtf…porque é que carros de segmento A rondam os 20k. É que um Dacia Sandero Bi-fuel , segmento B, começa nos 14€!
De que adianta um tipo atravessar-se a comprar um destes “twingos da vida” por 20k à espera de, na sorte, receber 4k de volta, matando, para isso, um usado, quicá de um segmento maior, quando podia manter esse usado e dar 14k por um segmento B novo a estrear e já com combustível mais barato!? Isto só na parvónia é que faz sentido!!!
Fácil… o segmento A é o segmento dos citadinos.
Antigamente um carro pequenino era a safa de quem não conseguia comprar um ‘grande’: bom para a cidade e dava para ir a qualquer lado! (apertadinhos e por vezes com bagagem no tejadilho faziam-se centenas de kms…)
Nos dias de hoje ter um citadino é um luxo!
Quer um carro pequeno para andar em cidade… É pagar o que eles pedem! Se não… É usar os transportes públicos ou… comprar um maior!
@freakonaleash
Não existe nenhum Sandero Bi-fuel a começar nos 14 mil euros. Os que começam nesse valor não são Bi-fuel, são apenas a GPL.
O carro é feio que doi ao meu olho, mas o preço já é competitivo.
Qual a autonomia deste menino sabem? Quantos km faz e quais os tempos de carregamento sabem?
“The Dolphin Surf is definitely coming to the UK,” said Ms Li. That’s the European version of the Seagull, a Chinese electric city car that stunned the industry with a range exceeding 200 miles for around £10,000.
The new name won’t be the only thing to change. “We need to make it more premium for Europe, so we will double the power to 130kW (175bhp).” That more than doubles the domestic Seagull’s 55kW (74bhp) motor, but there’s no word on whether the Dolphin Surf will get an enlarged battery: currently its biggest pack yields 39kWh.
Valor normal para a bateria que tem.
Se fosse 10k até o comprava apesar de feinho. Só para ir trabalhar