Apoio para carros elétricos que custem até 55 mil euros! Mas atenção…
O Governo já confirmou o apoio para a aquisição de carros elétricos para este ano. A grande novidade deste é o facto de conseguir candidatar ao apoio um carro elétrico que custe até 55 mil euros (incluindo IVA). Mas atenção, não é o que certamente pensa.
Vai comprar um carro elétrico? Há boas novidades. A dotação para este ano é de 13,5 milhões de euros, um aumento de 35% face ao ano anterior (valor em 2024 era de 10 milhões de euros). O preço máximo por veículo passa também para 55 mil euros, mas para veículos de 6 a 9 lugares.
Requisitos para particulares:
- Incentivo
- 4.000 euros por veículo elétrico adquirido.
- Preço máximo do veículo:
- Se em 2024, os condutores podiam comprar carros elétricos até 62.500€ e candidatar-se ao incentivo, em 2025 é diferente. O valor máximo legível do veículo a comprar passa a ser "apenas" 38.500€.
- Veículos elétricos com mais de cinco lugares passam a ter um teto máximo de 55.000€ (mais IVA). Incentivo de 4.000€.
- Condição adicional:
- Entrega para abate de um veículo a combustão com mais de 10 anos. O objetivo é retirar de circulação carros mais poluentes.
Comprar carro elétrico: o que precisa para se candidatar a este apoio?
Há basicamente três coisas que deve cumprir:
- Verificar a elegibilidade do seu veículo atual
- O carro que pretende abater deve ter mais de dez anos e estar em seu nome há pelo menos um ano.
- Escolha o veículo elétrico até 38.500 euros ou 55 mil euros (6 a 9 lugares)
- Certifique-se de que o modelo que pretende comprar se enquadra no limite de preço estabelecido (55 mil euros, já com iva incluído).
- Documentação necessária
- Necessário apresentar vários documentos como, por exemplo, o registo de propriedade do veículo antigo e o contrato de compra do novo. Precisa também de tratar do processo de abate.
De referir também que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) podem beneficiar de um apoio de 5.000 euros por veículo elétrico adquirido, até um máximo de quatro veículos, também mediante o abate de veículos antigos.
Em Resumo: Particulares: 4000€ na compra de um veículo elétrico até 38.500€ ou até 55.000€ para carros elétricos entre 6-9 lugares. IPSS: 5000€ na compra de um veículo elétrico até 38.500€.
O único apoio que precisam é psicológico.
Mas se não resulta consigo, porque vai resultar com os outros ?
+1 Nem mais…
Obrigado pela gargalhada. Apesar de verdade
O estado sabe as contas dos portugueses, metam um cheque todos os meses no correio ou na conta bancária que o português comum sabe como se orientar, é facil.
O problema, é que andam a dizer que não ha dinheiro, mas é enviado aos biliões para torrar na guerra, enquanto temos meninas a se prostituir nas ruas, desalojados, sem abrigo,deficientes,etc
Mas nada, dão o dinheiro a Asiaticos,e na compra de productos de luxo.Porductos de luxo porque ha veiculos muitissimo mais baratos, mas a malta vai tentar ir buscar o maximo, e como tal, vão andar todos de automovel de luxo, e enquanto isso, os portugueses estão a passar fome.
Um 25 de Abril, á séria, é o que falta..
Pior do que isso: 13 milhões de euros para 11.000 sem abrigo. Quem se vai orientar com tanto dinheiro? Dava para fazer um big hotel para eles ou comprar uma casa e um carro a cada um e depositar uma boa maquia nas suas contas.
Qual a utilidade de um sem abrigo?
Perguntou o incel que vive às custas dos pais.
1181€ a cada um…
Mas eu não quero me candidatar, quero que o valor seja imediatamente descontado no ato de aquisição!
Então é simples. Paga o carro elétrico por inteiro porque as normas não vão mudar só para te agradar.
Eu também queria que o incentivo desse para comprar um EV usado, mas como não dá… não compro e continuo com o meu Corolla D-4D de 2006.
E aqui Renault Laguna de 2004!
E eu com o meu insignia de 2019….e triste ser pobre ;(
Mais dinheiro público desperdiçado.
Carros a gasolina/híbridos custam metade e são melhores em tudo.
Se esses fossem melhores em tudo, eram esses que eram incentivados, como vê, não são.
Não são incentivados porque não há interesse. Se houvesse interesse dos lobbys eram incentivados.
Por isso é tudo uma questão de modas….
São melhores onde? Antigamente quando trocava de carro trocava para algo melhor.. agora nao, troco de dor de cabeça.
São incentivados porque há interesse, o problema é que são mais caros.
Até por si, como vê tem muito interesse neles.
Eu também troquei para algo melhor, qual é o seu eléctrico que não é melhor ?
Quando caem na oficina com problemas são todos iguais. Tal como um MG híbrido que caiu na oficina e quem lá estava nem sabia o que fazer, nem a marca dava explicações.
Se você não lhe sabe mexer, o problema é seu e não do carro.
Se incentivam os elétricos, é o lobby dos elétricos, se incentivam os carros a combustão é o lobby das gasolineiras…
Lol.. grande teoria
Não é teoria é um facto.
Uma coisa boa não precisa de incentivos, vende-se naturalmente. O incentivo à compra só demonstra que o produto é fraco. Pega lá dinheiro, leva-me sito daqui! 🙂
Então os diesel, gasolina e híbridos são produtos fracos ?
Metade? Isso é que era bom.
Vá lá que não pedem um atestado de “família numerosa” (ou de “familia + animais de estimação a partir de certo peso”, para justificar precisar de mais de cinco lugares 🙂
numa parte mencionam 55k (mais IVA). Mais abaixo mencionam 55k (via incluido)…
Há-de ser como nos 38.500 – preço com IVA incluido e outros encargos.
O meu carro nunca irá para abater, nem que fique para relíquia dos meus bisnetos 🙂
Podemos comprar um AMI?
Para ter acesso ao apoio, o carro tem obrigatoriamente de ser de 5 lugares. Isto caso custe até 38.500.
Caso pretenda uma viatura de 6 a 9 lugares, o carro já pode custar até 55000.
O ami, é um motociclo com capota.
Se o meu atual carro não fosse de 2 lugares também, comprava um Ami, para atualização que faço do carro no dia a dia chegava e sobrava, ainda ontem ao atestar o carro 70€ de diesel, pensei tenho de apresar o mealheiro para comprar um VE com paneis solares ando a uma fração do preço.
Tinha como meta a compra de um VE para o final deste ano, mas vou ser mais realista e talvez lá para o final do próximo ano, é que sou “alérgico” a créditos.
Não percebo porque apoiam carros de 50,000 euros e não apoiam a compra de TV’s OLED 8K . Estão à espera de quê ? Depois dizem que a cultura anda de rastos …
Só vim ler os comentarios do JL… Preciso de animar o meu dia.
Fixe.
Se fosse apoio para habitação é que era de valor
Aqui tem:
https://www.deco.proteste.pt/acoes-coletivas/habitacao-jovem/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=habitacaojovem2024&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwnPS-BhBxEiwAZjMF0hfyXdSMOHlZCSJHg4wKUwvHkKpdLnowpYo8WmPGBmu139oDoemxfxoC_S4QAvD_BwE
A ideia de incentivar a compra de eléctricos, a ideia em si é boa, não concordo é que seja com dinheiro dos contribuintes, aos milhões encravados na guerra, em bancos, agora nisto…. qdo precisamos de melhoramentos nas escolas no SNS e afins. Acho que os incentivos devem ser de outra forma….como redução no IA e aplicável a veículos eléctricos usados…..como taxas de carregamentos em postos com preços que incentivem a malta a mudar……a ideia em si não é descabida só que deveria ser mais direccionado a beneficiar quem de facto vai usar e precisa de comprar esses veículos…..o comum cidadão…..e não estar a servir para lobbys
Não é dinheiro dos contribuintes, é dinheiro das taxas de carbono, dinheiro esse que se não for aproveitado, vai para outros países.
E é para quem precisa.
Entao e não são os consumidores que pagam as taxas de carbono? Posso estra errado mas se é uma taxa logo é o contribuinte que paga seja ele uma empresa ou um cidadão….
Não, são os poluidores, e esse dinheiro até pode vir de outro país.
Já agora, ao pagar algo, esse dinheiro deixa de ser seu.
Deixa cá ver…. alguem aproveitou um apoio do Estado, afinal o Estado não somos todos nos?
Algo escapou.
O estado somos todos nós, mas o dinheiro não vem do estado, vem do fundo ambiental, que é um organismo governamental.
Afinal vivo num estado e não sabe como funciona ? essa veia está a ficar pior.
Para quem precisa? duvido. Quem tem 40 000€ para comprar um carro, nao precisa da esmola do estado para nada.
Mas não é 40 mil euros, é até ao limite de 38500 e para carros de mais de 5 lugares 55 mil, pode escolher qualquer 1 até esse valor.
Mas enfim, lá vem a veia invejosa fazer negação.
Qual negação? Qual inveja meu caro?
Só espelhei a realidade…porque habitualmente quem recorre a esses “apoios” são aqueles que andam todo o ano a apregoar que querem menos Estado em tudo… mas depois o Estado dá e lá vão eles?
mas qual inveja? Só disse que quem compra carros desse valor não precisa de uma esmola de 4000€
Mas qual realidade ?
Então mostre lá essa estatística com universo ?
Então mas o estado não eram todos nós ?
Por isso mesmo quem compra um carro de 40000 euros não tem direito.
Ano passado meti os papéis em Maio, em Novembro responderam que a verba tinha sido esgotada me enganem que eu gosto…
É só para os primeiros 3000 carros!
O ano passado venderam-se em Portugal 46 000 !
Entenda-se 46000 100% electricos.